sábado, 26 de fevereiro de 2011

Jornal Ícone - Veja o primeiro protótipo de TV holográfica

Com informações da BBC - Fevereiro/2011

Um protótipo de televisor já é capaz de gerar hologramas monocromáticos e coloridos, com a vantagem de não forçar os olhos do espectador.
Desvantagens das TVs 3D
Especialistas afirmam que as telas atuais com imagens tridimensionais forçam os nossos olhos a trabalhar de forma antinatural.
No mundo real, quando se observa um objeto, os olhos focalizam e convergem para um mesmo ponto.
Mas quando se vê imagens 3D, embora os olhos focalizem objetos que supostamente estariam na frente ou atrás da tela, na realidade, eles continuam convergindo sobre a tela.
Por isso, críticos dizem que assistir a muitas horas de TV tridimensional ou a imagens em que a profundidade do 3D é grande demais, pode forçar os olhos e provocar dores de cabeça.
Tanto assim que muitos fabricantes de equipamentos 3D recomendam que crianças jovens sequer assistam televisão 3D e alertam sobre os riscos dos videogames 3D.
TVs com hologramas
Os hologramas podem se transformar na alternativa mais saudável.
No atual protótipo, as imagens ainda são tremidas e tênues, e isso no modo monocromático. Colorido é pior ainda.
Por outro lado, a tecnologia é capaz de reproduzir tanto imagens de computador quanto filmes feitos em 3D.
O princípio é o mesmo usado em fotos holográficas, que surgiram nas últimas décadas.
As imagens são armazenadas em filme ou neste caso, reproduzidas na tela, através de uma complexa rede de interferências que só formam uma imagem quando vistas do ângulo correto e sob a iluminação perfeita.
Para cada objeto na cena, fachos de luz são projetados da tela para convergirem no ponto em que o objeto realmente estaria.
Isso significa que os olhos podem convergir para e focalizar o mesmo ponto.
E é isso que os olhos fazem na vida real, diferentemente do que acontece na atual tecnologia 3D.
Infelizmente, a imagem anterior em frente ao repórter era uma simulação de como ela podia ser vista do ponto de vista do repórter.
Rastreador de olhos
O problema é que para que as imagens possam ser vistas de vários ângulos, a TV precisaria produzir muito mais fachos de luz e interferências, o que necessitaria de uma quantidade enorme de informações.
O atual protótipo driblou esta limitação com um sistema que identifica os olhos do espectador para dessa forma projetar a luz no ponto ideal.
Atualmente, o máximo que o sistema pode fazer é acompanhar os movimentos de 4 pares de olhos de uma só vez, criando os respectivos hologramas.
A expectativa é que a tecnologia avance a ponto de os primeiros televisores holográficos chegarem ao mercado no fim do ano que vem. Recentemente, a IBM afirmou que espera que isso aconteça dentro de cinco anos - veja IBM promete projeção holográfica 3D em cinco anos
Fonte: Inovação Tecnológica

Jornal Ícone - Rádio de mão-dupla dobra velocidade de redes wireless

Câmbio


Inovação Tecnológica - Você já se perguntou porque pilotos e outros profissionais que usam comunicação por rádio sempre falam "Câmbio" quando terminam de falar?
É por que a comunicação por radiofrequência é uma via de mão única, o que obriga os interlocutores a combinarem uma forma de definir a hora de cada um falar.
Ao dizer "Câmbio" (over, em inglês), passa-se a palavra para o outro.
Isso ocorre porque o tráfego das ondas de rádio pode fluir apenas em uma direção de cada vez em uma frequência específica.
Câmbio binário
E isso não é assim apenas para os pilotos, profissionais de emergência, radioamadores e usuários de walkie-talkies, mas em qualquer comunicação por radiofrequência - incluindo aquelas que mais recentemente está-se convencionando reunir na categoria de wireless.
Ao trocar dados, um equipamento envia uma espécie de "câmbio binário" para que o equipamento receptor saiba que todos os dados já chegaram e que ele pode responder.
As redes de telefonia celular permitem que os usuários falem e ouçam ao mesmo tempo, mas elas usam uma forma de contornar essa deficiência que é caro e exige um planejamento cuidadoso, uma técnica menos viável para as outras redes sem fio, incluindo as Wi-Fi.
Rádio de mão-dupla
Agora, engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, desenvolveram os primeiros rádios capazes de enviar e receber sinais simultaneamente.
O impacto da descoberta é imediato: ela equivale a dobrar a velocidade na troca de informações de qualquer tecnologia sem fio.
"Os livros didáticos dizem que você não pode fazer isso," afirma Philip Levis, coordenador da pesquisa. "Este sistema reconstrói completamente todos os nossos pressupostos sobre como as redes sem fio podem ser projetadas."
Os cientistas descobriram uma forma de fazer com que o equipamento que está transmitindo filtre sua própria transmissão, o que o torna capaz de processar o que está sendo recebido naquele mesmo instante.
"Quando um rádio está transmitindo, a sua própria transmissão é milhões, bilhões de vezes mais forte do que qualquer outra coisa que ele possa ouvir [de outro rádio]," explica Levi. "É como tentar ouvir um sussurro, enquanto você mesmo está gritando."
Como cada transmissor sabe exatamente o que está transmitindo, não é necessário nenhum processamento adicional para que ele saiba o que filtrar - o processo é similar ao usado nos fones de ouvido para cancelar os ruídos externos.
O grupo está agora tentando aumentar a potência das transmissões e as distâncias que a técnica alcança. Estas melhorias serão necessárias antes que a tecnologia seja prática para uso em redes Wi-Fi, por exemplo.

Jornal Ícone - Campanha de enfrentamento à exploração sexual de menores é defendida por artistas e autoridades

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Vilã na novela Passione, de Silvio de Abreu, a atriz Daisy Lúcidi, funcionária da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), é uma das maiores divulgadoras da campanha nacional contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, lançada quinta (25) no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, pela ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Daisy Lúcidi disse à Agência Brasil que a campanha é muito importante porque dá seguimento ao grito de alerta feito pelo novelista da TV Globo. “Eu fui o veículo para ele falar sobre essa coisa terrível que é a exploração sexual de menores. Essa campanha tem que continuar. Eu estou de braços abertos fazendo a campanha. A gente não pode se omitir, vendo essa coisa vergonhosa que é a exploração sexual de menores”, afirmou. Daisy Lucidi desempenhou na novela o papel da vilã Valentina, que explorava sexualmente a neta adolescente.
A solenidade de lançamento da campanha contou com a presença de várias autoridades, entre elas o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, destacou a importância de a campanha ser lançada próximo do carnaval.
“Essa conscientização do respeito à criança e ao adolescente tem que crescer cada vez mais, em todos os níveis. Respeito à vida, à dignidade. Eu acredito que esse passo que é dado hoje, envolvendo tantos grupos e pessoas, deve ser aprofundado cada vez mais e fazer uma mudança de mentalidade da nossa cultura. Fazer voltar a importância da educação para a criança, para o adolescente, seu direito e sua dignidade”, disse.
O superintendente regional da Infraero no Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva, assegurou, durante a solenidade, que os aeroportos brasileiros servirão de apoio à campanha. Ressaltou que se o Brasil quer ser reconhecido como um país desenvolvido, tem “de fazer respeitar e proteger as crianças e os adolescentes”.
A adolescente Francisca Aline Torres, de 14 anos, aluna da Fundação Xuxa Meneghel, disse contar com os jovens na divulgação do problema da exploração sexual de menores nas redes sociais, escolas, famílias e comunidades. “É hora de agir”, afirmou. “Eu acredito que com o compromisso de todos, nós podemos modificar essa situação. Nós temos direito de viver livres dessa violência”, completou.
A apresentadora Xuxa Meneghel também abraçou a causa. Segundo ela, o primeiro passo para inibir a violência sexual contra as crianças e adolescentes é denunciar o crime no serviço gratuito Disque 100. “É denunciar. Porque isso é uma máfia. É crime. O segundo passo é dar oportunidade para as crianças”.
Para o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem, a participação de todos os níveis de governo “é importante para reverter esse jogo” da exploração sexual contra menores. Já a subsecretária executiva da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria Célia Vasconcelos, enfatizou que o governo fluminense “tem a preocupação de fazer um cinturão de proteção à criança e ao adolescente”, principalmente na região metropolitana, abrangendo o Porto do Rio de Janeiro, a Ponte Rio-Niterói e as rodovias de acesso ao estado.
Durante o evento, a ministra Maria do Rosário assinou com o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli, um termo de cooperação técnica para a preparação do adolescente para uma profissão.

Edição: Aécio Amado

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Jornal Ícone - Demanda por energia elétrica deve crescer 4,8% em dez anos

Do Setorial News - Energia
A demanda por energia elétrica no Brasil crescerá 4,8% em dez anos e deverá chegar a 730,1 mil GWh em 2020. Além do acréscimo de 274 mil GWh com relação à demanda atual, o Brasil terá um ganho de eficiência energética com volume semelhante à geração de uma usina do porte de Belo Monte. Os dados são da nota técnica "Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos dez anos", produzida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e divulgada nesta terça-feira (22).
Segundo a EPE, o estudo considera uma taxa de crescimento econômico do Brasil em 5% ao ano pelos próximos dez anos. Ainda de acordo com a pesquisa, o País terá um ganho de eficiência elétrica de 33,9 mil GWh, resultante da redução do consumo no período de uma década a partir de 2010. Este montante equivale a 4,5 mil MWmédios.
Outro fato destacado é da relevância da autoprodução, que responderá por uma parcela importante da demanda. Esta modalidade deverá crescer a uma taxa média de 6,6% ao ano e deverá chegar a 71 mil GWh. O acréscimo na autoprodução deverá ser de aproximadamente 34 mil GWh.
(MG)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jornal Ícone - edição nº 180 - Fevereiro 2011 - clique aqui e baixe a edição completa com Dicas Técnicas e onde comprar peças



Tivemos um início de ano conturbado, vendo esperanças e sonhos deslizarem serra abaixo, sem a menor condição de reagir, não por falta de recursos, técnicos, financeiros mas, exatamente por falta da aplicação destes no destino a que foram alocados, por falta de sabedoria e sensibilidade política e...humana.
   E para que tragédias como as de Angra, de Niterói, da Região Serrana e as do nosso cotidiano não caiam no esquecimento após sonhos e todas as fantasias e carros alegóricos serem incinerados involuntariamente em um estranho incêndio numa “segunda-feira de cinzas”, a um mês do carnaval carioca, é preciso manter acesa a chama da consciência viva, da solidariedade, da coragem e da ousadia de não escorrer como lama e entulho para as valas comuns a que os descasos e armações tentam nos jogar...
   E assim, como as comunidades do samba, as “comunidades” de todos os segmentos abalados, as do segmento de serviços em eletroeletrônicos e afins precisam recomeçar vigorosamente, como a águia (nos conta a lenda que, após 40 anos de vida, ela se recolhe ao topo de uma montanha, se depena, arranca as unhas espiraladas e o bico entortado e hiberna até que estes renasçam, daí alça vôo para mais uns 35 anos de vida)... Recomeçar vigorosamente, sem medo, como a Fênix , e voar...

Grande abraço!

Carlos Dei
Editor

OBS.: Clique duas vezes na imagem para ler os títulos dos artigos desta edição. 
 





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jornal Ícone - Conserte seu monitor TRC - Jornal Ícone edição nº 179 - jan- 2011 - clique e baixe a edição completa, com dicas e anunciantes

Waldyr Souto

Com a chegada dos Monitores LCD, muitos monitores TRC ficaram abandonados nas oficinas. Muitos até com pequenos defeitos. Por outro lado, muitos colegas que evoluíram para o LCD confessam ter saudades do velho Monitor TRC.
O objetivo deste artigo é incentivar os técnicos a reaproveitarem os monitores que foram abandonados nas suas oficinas, seja para uso próprio, seja para venda, o que pode render um dinheirinho extra.
Os defeitos dos Monitores TRC são verificados a partir da avaliação do sintoma, ou seja, é o sintoma que deveremos analisar primeiramente observando como a tela está se apresentando, se há trama, se há imagem, como está a imagem e como a geometria da tela se encontra.
Uma boa avaliação do sintoma encurta bastante o tempo de conserto, pois, nos permite levantar suspeitas mais acertadas quanto ao setor defeituoso.
Em seguida, deveremos efetuar medições, conferindo o valor e a presença das principais tensões envolvidas com o setor suspeito.
São os valores anormais ou ausentes que nos permite desconfiar de alguns componentes, os quais deverão ser retirados para teste e substituição.

DEFEITOS INTERMITENTES


Os defeitos intermitentes são aqueles em que, em alguns momentos, o monitor funciona bem, apresentando defeito em outros momentos, caracterizando um tipo de defeito que muitas das vezes toma tempo e chega a irritar o técnico.
Para solucionar esse tipo de defeito mais rapidamente, o técnico deverá usar técnicas diferentes para cada característica de defeito intermitente.
Defeitos que somem e aparecem ao se bater levemente no gabinete:
O mais provável é solda-fria. Pressionar levemente com um bastão isolado, todos os componentes da placa, um a um, principalmente na área suspeita é uma boa opção. A tendência é a intermitência se manifestar, ao se tocar no componente que está com solda-fria. O bastão pode ser aplicado também do lado da solda.
Se o defeito não se manifestar, o problema pode ser placa rachada ou trilha partida. Provoque leves torções na placa e verifique se o defeito se manifesta. Use uma lupa para descobrir onde está a rachadura.
Defeitos que somem após o aparelho aquecer:
Esse problema pode ser causado também por solda fria, já que, os terminais e os filetes se dilatam com o calor, permitindo o contato. Entretanto, se o defeito vai desaparecendo gradativamente, é mais provável que haja algum ou alguns capacitores eletrolíticos com defeito. Ao aquecer, o óleo eletrolítico se torna menos viscoso e mais úmido, melhorando a sua eficiência no interior do capacitor.
Defeitos que aparecem após o aparelho aquecer:
Para essa característica, além das causas provocadas por solda-fria, deve-se levar em consideração defeitos de fugas em capacitores cerâmicos, cinescópios, transistores e integrados que trabalham quente.
A aplicação de spray congelante ou ar quente sobre a peça suspeita pode ajudar muito na determinação.

DEFEITOS DE TELA APAGADA





Queimando fusível:
Se o fusível queima instantaneamente ao se ligar o aparelho e fica escuro por dentro, é mais provável que o defeito seja da Ponte Retificadora, capacitores ligados a ela ou do Transistor de Potência da fonte.
Se o fusível queima após algum tempo de funcionamento e não fica manchado por dentro, é mais provável que algum capacitor de filtro, diodo ou circuito alimentado pela fonte esteja em curto.
A fonte não apresenta tensões na saída:
Verifique se não há curto nas linhas que alimentam elementos como: Horizontal e Reguladores.
Na linha do horizontal, o curto se manifesta mais nos transitores de potência dos circuitos DC/DC e nos transistores de Saída Horizontal.
Caso não haja curto nas linhas de alimentação, verificar o transistor chaveador de potência da fonte, os resistores do circuito de partida, e se não há curto em algum elemento do secundário da fonte, como diodos zener, diodos retificadores e capacitores.
A fonte apresenta tensões normais na saída:
Caso não haja tensão de filamento nem Screen, o circuito horizontal deve estar parado. Verifique se a alimentação principal chega ao coletor do saída horizontal, teste os transistores envolvidos com o circuito DC/DC e horizontal, teste os componentes ligados ao Fly Back.
Caso o Oscilador e o Driver horizontal estejam funcionando bem, os diodos e capacitores ligados ao fly back e CI de saída Vertical já foram verificados, troque o Fly Back.

DEFICIÊNCIA DE LARGURA

Esse sintoma se manifesta mais nos seguintes elementos:
1º - Diodos e Transistores de potência do circuito DC/DC e do circuito de controle de Largura.
2º - Capacitores de largura.
3º - Elementos ligados à bobina deflectora horizontal.

FALTA TOTAL DE VARREDURA VERTICAL


 
Esse defeito acontece, quase sempre devido a queima do CI de saída vertical.
Verifique, entretanto, se há alimentação para o CI vertical. Esse CI costuma trabalhar com dois + B, um de 9 ou 12  volts e outro de 20 ou 24 volts. Se estiver faltando os 12 volts, o defeito costuma ser do regulador de 12 volts, se estiver faltando os 24 volts, o defeito pode ser do fusistor da linha de 24 volts.
Caso o fusistor esteja queimado, é provável que algum elemento tenha entrado em curto: o diodo ou o capacitor dessa linha ou o próprio CI de saída.

Dicas:
Sansung: CVP4237 Queimando fusível: D601 à D604 / CQB4147 Excesso de largura: Q408 C417 / CVM4697 Caracteres com rastros: Solda fria na placa RGB / CQA4147 Entrando em proteção: C418 / Goldstar: CQ4562 Excesso de largura com +B alto: Q905 R930 e R933 / 1425 PLUS Não liga: D 709 D 910 / 1425 PLUS Largura não atua: Q 609.

Considerações finais:
 As orientações apresentadas aqui não esgotam o assunto, mas, ajudam bastante e servem como ponto de partida para a maioria dos consertos a serem realizados nesses tipos de aparelhos, que ainda oferecem um bom mercado.
Para quem deseja consertar também os monitores mais modernos, a Esate estará iniciando um curso rápido de Conserto de Monitores LCD agora em Janeiro de 2011. Não percam !

Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

Jornal Ícone - IX - Prêmio Abrasa de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental 2010 - personalidades e empresas premiadas

Troféu Institucional Abrasa

Personalidades 2010: Vereador Police, Ver. Pesaro, Ver. Penna (ambos da Comissão Meio Ambiente Câmara Municipal de São Paulo); Honra ao Mérito: Ver. Toninho Paiva; Parceiros Abrasa 2010: Garantec, Samsung, The Warranty Group, Virginia Surety Cia Seguros do Brasil
Gestão Terceir. Ass. Téc. Pós-Vendas 2010: NTA - New Technical Assistence; Gestão de TI Pós-Vendas 2010: GAP Networks; Fabricante Pós-Vendas 2010: Panasonic do Brasil; Mídia 2010: Repórter - Andrea Vialli (Jornal "O Estado de São Paulo); Fabricante - Sustentabilidade Ambiental 2010: HP do Brasil; Seguradora - Sustentabilidade Ambiental 2010: Garantec; Programa Responsabilidade Ambiental Compartilhada 2010:PRAC; TOP 10 Abrasa – 2010: Servicompo Eletrônica

TOP 10 Assistências Técnicas

ASSURANT: Assistência Técnica Pontonet, Central Multimarcas Assistência Eletro, Centro Técnico Eletrônica Duso, Eletrônica Juval, Eletrônica Minas Gerais, Eletrônica Vakassugui – Nakamishi, Help Ti Representações e Comércio, Hemar Ltda, JC Refrigeração, Servicompo Eletrônica;
CARDIF: Cellular Place Telecomunicações, Centro Técnico Eletrônico Duso, Dinamix Comércio e Assistência Técnica, HL Comunicações e Com. Acessórios Telefonia, Inner Trend Com. Serviços em Informática, KCS Comércio de Serviços, Loja do Celular Comércio e Serviços, TAV Novelli, Tecfast Comércio e Serviços Técnicos, Valdemir Araujo & Cia;
CINERAL: Assistência Técnica II Amigos, Dunas Comércio Serviços, Eletrodomésticos, Eletrônica Florença, JU Lima Eletrônica, Naltec Com. Represnetações Serviços, Petel Eletrônica, Suitec Eletrônica, Tegitel Telecomunicações, Telesom Eletrônica e Informática, TV Técnica Fuji;
GARANTEC: A A Consertos Aparelhos Eletrônicos, Ação Eletrônica, Centerlav Eletrodoméstico, Help Assistência Técnica, Loja do Celular Comércio e Serviços, PLL Angélica Celulares, Plustec Comércio e Serviços Técnicos, TAV Novelli, Tecfast Comércio e Serviços Técnicos, WPA Comércio Celulares & Informática;
LUIZASEG: Bela Forma Tapeçaria e Decoração, Celular West Assistência e Comércio, Linaldo José Fernandes Elizeu, Loja do Celular Comércio e Serviços, MCB Comércio e Assistência Técnica, Over Solutions Telecomunicações, Serv Lakes Comércio e Serviços Técnicos, Shadow Technique Eetrônica e Informática Sociedade, TAV Novelli, Tecfast Comércio e Serviços Técnicos;
PANASONIC: AGS Digital Service Com.Cine Foto, Eletrônica Vakassugui – Nakamishi. Exceed Computação Gráfica e Informática, LDA Laboratório Digital Elet.
LCD40 Comércio Equipamentos Eletrônicos, Pana Barra Eletrônica, Panasul Eletrônica, Panatec Audio Vídeo, Sertemar Eletrônica, Valdomiro Bentes;
SAMSUNG: Esc Angélica, Esc Belo Horizonte, Esc Brasília, Esc Campinas, Esc Centro Rio, Esc Fortaleza, Koambra Brasil, Longvideo, Maxima Assistência, Samsung Service Center Rebouças;
SIS SOLUÇÕES INTEGRADAS: Centro Eletrônico Visiontec, Centro Técnico Eletrônico Duso, Compway Informática, Eletrônica Vakassugui – Nakamishi, LVS Assistência Técnica e Comércio de Peças, Plustec Comércio e Serviços Técnicos, Resolv Assistência Técnica Eletrodomésticos, SMGR Service, Tecfast Comércio e Serviços Técnicos, Thomaz Edson Equipamentos;
THE WARRANTY GROUP: Assistência Técnica Pontonet, Centromaq Peças e Serviços, Centro Técnico Eletrônico Duso, Cine Foto ABC, Montadora Modelo Com. Móveis, Nacional TV Vídeo Materiais Eletrônicos, Naltec Comércio e Assistência Técnica, Servicompo Eletrônica, Serv Lakes Com. e Servs. Técnicos, Swanlog Comercial e Serviços;

"DIPLOMA de GRATIDÃO" pela Câmara Municipal de São Paulo - concedido pelo Vereador Toninho Paiva pelo "10º ano de Fundação" / "IX Prêmio ABRASA de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental 2010"
Homenageados: Abrasa, Samsung, Garantec, The Warranty Group, Virginia Surety Cia Seguros do Brasil, Editora C&C - Revista Eletrolar News, Eletros. Abinee, WG & Associados

Clique no título para baixar a edição nº 179 do Jornal Ícone

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jornal Ícone - edição 179 - Janeiro de 2011 - Um Ano Novo de Conquistas para todos



    No final de década de 80 e início da de 90 o boom do videocassete importado com sinal NTSC e a necessidade da transcodificação para PAL-M gerou uma euforia imensa de consumo deste produto e, consequentemente, uma demanda de serviços pouco experimentado por autorizados e terceirizdos, então, com o qual muitos fizeram seu “pé de meia” ou se estruturaram financeiramente.

    Com esta euforia veio a onda de assaltos às oficinas e postos autorizados, cujo objetivo maior da corja eram os tais videocassetes importados. Estas ações escusas terminaram também por quebrar muita gente. E quem não quebrou, teve que buscar um mecanismo forte para continuar trabalhando e tirando o seu pão-de-cada-dia, o seu conforto, o sustento da família, etc. 
    No Rio de Janeiro, o mecanismo forte foi o associativismo, em que se criou a Asaerj – Associação dos Serviços Autorizados do Rio de Janeiro, inicialmente com o foco maior na questão da segurança, mas logo em seguida focando nas demais questões, pertinentes ao segmento, como impostos, qualificação de mão-de-obra e de gestão empresarial, insumos, taxas, atendimento ao cliente, e a crucial relação com os fabricantes, que ia-se tornando cada dia mais apertada.
    Graças à crença na força da rede e à projeção desta união, especialmente através do Jornal Ícone, a Asaerj tornou-se uma entidade forte e respeitada em todo o país, conseguindo, com sua mediação, muitos avanços na relação entre o serviço autorizado, o fabricante, o cliente e os órgãos de Defesa do Consumidor, reabrindo a esperança em dias melhores.
Nesse meio tempo, aproveitando o tema do IX Prêmio Abrasa de Pós-Vendas 2010, “sustentabilidade ambiental”, a Asaerj, já em meados da década de 90 empunhou essa bandeira, em nome da preservação ambiental, com a campanha de coleta de pilhas e baterias e intensa discussão sobre o iminente aumento do lixo eletrônico, obtendo apoio de instituições públicas e privadas, incluindo o apoio do então deputado fluminense Carlos Minc (ex-Ministro do Meio Ambiente do governo Lula), o que trouxe visibilidade e credibilidade para o serviço autorizado, como nunca.
    Infelizmente, com o descaso de grande parte dos fabricantes com a política de assistência técnica e pós-vendas, observado e lamentado pelo segmento de serviço, grande parte dessas micro-empresas caíram num ostracismo acentuado - somado com as regras loucas do “mercado” que tirou boa parte delas de circulação – e, com isso a Asaerj ficou temporariamente desativada, aguardando seus associados se refazerem dos sustos.
Muita coisa, boa e ruim, aconteceu de lá para cá, a tecnologia avançou e avança sem parar, mas a demanda de serviços continua, de forma muito seletiva e criteriosa e quem resistiu, persistiu e reciclou seus conhecimentos e métodos continua em pé. Claro que com muita dificuldade para driblar todas as armadilhas deste avanço tecnológico-econômico-administrativo. Uma das coisas boas destas relações no segmento, sem dúvida, é a famosa garantia estendida, ou garantia pós-venda.
Obviamente para grande parte dos prestadores de serviços em eletroeletrônicos é um enigma o fato de que uma solução como esta não seja compartilhada pela rede que tanto trabalhou e lutou por questões e problemas comuns, conseguindo resultados e benefícios para todos há algum tempo, livrando muita gente de uma quebra inevitável.
    E hoje, a exemplo de outros segmentos, como o supermercados, farmácias e drogarias e até de serviços funerários, mais do que nunca, para se resgatar as possibilidades, se faz necessária a reaglutinação das forças desta rede de serviço pós-venda do segmento de eletroeletrônicos em geral e particularmente no Rio de Janeiro, onde a centelha não se apagou definitivamente, para se reacender a esperança e as possibilidades de, mesmo em dias complexos como os atuais, sobreviver e viver dignamente deste empreendimento que tanto benefício já trouxe e traz ao consumidor de eletroeletrônicos.
Abraços,
Carlos Dei 
Editor


P.S.: 
1. Clique na foto e a amplie para ler os assuntos desta edição.
2. Clique no título para baixar a edição completa em PDF, com Dicas Técnicas e Anunciantes.