segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jornal Ícone - Edição nº 201 - Novembro de 2012





* “Quem não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve”
* XI Prêmio Abrasa de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental 2012
* Consertar monitor LCD também é fonte de renda
* Novas ferramentas na bancada
* Instalando Micronas
* Testando cartuchos de impressoras jato de tinta (INK JET)
* Tutorial LG Linha 30R, parte final
* Gravando e debugando Zilog Z8 encore com conversor USB-serial em LINUX
* Principais classes de operação de amplificadores de áudio - parte 2 (final)

Para ler cada artigo individualmente, clique no link correspondente, ao lado.




“Quem não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve” (*)

 






Carlos Dei

A percepção do mundo só pode ser aprimorada através da nossa visão. Aproveitando o gancho do nosso colunista Paulo Roberto, em seu artigo “Novas ferramentas na bancada”, não custa lembrar a importância da visão: a orgânica e a perceptiva/filosófica (por assim dizer).

Como abordado na matéria, na bancada estamos com a visão “desarmada”, a olho nu (sem o uso de instrumentos) e, dependendo, do desgaste provocado pelo tempo e condições ambientais, fica difícil enxergar problemas em micro componentes. Já “armada” (com microscópios ópticos, telescópios, binóculos, binóculos infra-vermelhos) ela é ampliada, podendo ver (de modo geral) microorganismos, corpos distantes, estrelas, luz-infravermelha.

Outros instrumentos e aparelhos específicos permitem a “visão de raios X, imunofluorescência, ressonância magnética, dentre outras técnicas ainda mais sofisticadas, que não cabem aqui, por terem uma gama infinita de possibilidades no campo da Astronomia e Medicina para diagnósticos por imagem. E, na visão do Paulo Roberto, com aplicação na bancada do Técnico em Eletroeletrônicos, a câmera fotográfica, também de infinitas possibilidades no dia-a-dia, profissional e pessoal.

O que quero da minha vida? Quais as minhas prioridades?

Já no caso da visão perceptiva, nunca é demais lembrar a sua importância para a caminhada de cada um, seja também no âmbito profissional ou pessoal. É claro que para muitos este tema passou a ser um calo nos pés, já que a comodidade sempre fala mais alto e muita gente boa não tem nem quer ter a paciência de mergulhar na questão. Quando se tem visão e missão claras, ativa-se uma eficaz bússola da vida (negócio e pessoal), facilitando a compreensão de onde e como chegar ou caminhar ao/para o futuro.

Não existem fórmulas, como todos já estão carecas de saber. As receitas de cada um nascem a partir do momento em que se tem claro o que se quer da própria vida e suas prioridades. No caso das organizações, muita gente mantém-se passivo em relação à visão destas. Isto cria uma ferida incurável dentro da mesma e levanta o questionamento: por que alguém se mantém firme onde não está em sintonia, onde não se sente bem, onde não concorda com as regras?

Obviamente, esse questionamento não é privilégio de quem está em qualquer organização alheia. No próprio empreendimento, atividade, vida, observa-se uma atitude de grude e inércia, em que muita gente perpetua e repete a cada dia, a cada segundo equívocos comportamentais, atividades e atitudes, pouco rentáveis, pouco prazerosas, nada promissoras para o negócio, para a vida pessoal.

Vale a pena perpetuar um sofrimento por algo em que não se está mergulhado com paixão? Vale a pena a falta de atitude, o descontentamento parvo, o medo de buscar algo novo que realmente faça o negócio e a vida terem sentido? Vale a pena ficar no engarrafamento de qualquer estrada que vai dar em nada?

(Com reflexões/informações de Iussef Zaiden e Jerônimo Mendes) (*) Lewis Carol

XI Prêmio Abrasa de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental 2012

Em comemoração ao seu 12º aniversário de fundação da ABRASA, a entidade promove o XI Prêmio ABRASA de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental 2012, no dia 26 de novembro, no Palácio Anchieta – Plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, onde serão premiados os melhores “Destaque de Pós-Vendas e Sustentabilidade Ambiental em Eletroeletronicos do Ano”.


O Prêmio tem a finalidade de oficializar o reconhecimento dos executivos e das empresas fabricantes, importadoras e seguradoras de garantias estendidas que inscreverem seus Cases de Sucesso e identificaram dentre seus prestadores de serviços de assistência técnica autorizada as dez melhores empresas que representam sua marca para receberem o Certificado TOP 10 Abrasa 2012 enfatizando a valorização, superação, profissionalismo, competência, produ-tividade do melhor atendimento ao re-lacionamento com a “marca” na excelência dos serviços prestados e satisfação ao “consumidor”.

Consertar monitor LCD também é fonte de renda







Waldyr Souto Maior


Hoje, é muito comum ouvir os próprios técnicos reparadores dizerem que a profissão vai acabar porque não há mais TV de tubo nas lojas, porque os esquemas estão difíceis, porque há falta de peças para os modernos aparelhos, porque os aparelhos são descartáveis, etc.
Eu ainda não concordo com isso, porque não há TV de tubo nas lojas, mas, há muitas nas residências, porque, embora os técnicos precisem cada vez menos de esquemas, através da ASFETEB conseguimos quase todos os que precisamos, porque muitas lojas já estão se adaptando aos novos aparelhos e oferecem todo tipo de placas e outros itens, porque não vejo tantos aparelhos assim jogados nas calçadas, principalmente os de telas largas. E se o povo não joga fora é porque precisará de um técnico pra consertar.

Um outro fato que observo é que a maioria dos técnicos não se interessa em divulgar seus trabalhos em outros aparelhos que são muito lucrativos e rápidos de consertar como é o caso do DVD, do APARELHO DE SOM e do MONITOR LCD.
Na minha matéria deste mês resolvi apresentar algumas dicas importantes sobre conserto de MONITORES LCD.

Monitores LCD da Samsung e AOC com o micro NOVATEK código NT68F63LG:
Sintoma: Não abre a imagem e apresenta mensagem na tela dizendo que a resolução usada não é a ideal “Not Optimum Mode. Recomended mode”. Em alguns casos a imagem aparece, mas, a tela fica puxando para o verde.



Solução: Jampear os pinos 5 e 6 do micro. (Veja a figura 1)



Caso não resolva o Micro deverá ser substituído.



MONITOR LCD SAMSUNG 540N


Sintoma: Custa ligar.
Causa: Capacitores da fonte 1000 µF / 25V e 330 µF / 25V.
Obs: se a imagem entrar sem nitidez ressolde IC 200 e IC 400.
Sintoma: Tela tendendo pra verde, vermelho ou azul.
Causa: Troca dos capacitores C106, C401, C612 e C615.
Sintoma: Ao ligar a tela pisca sem imagem entrando em proteção.
Causa: C212 330 µF / 25V.
Sintoma: Tela apagada com as lâmpadas acesas após alguns minutos de funcionamento. Se desligar e ligar ele volta a funcionar normal e desliga novamente após alguns minutos.
Solução: Substituir os diodos D 104 e D 105.
Obs: No multímetro, estes diodos se apresentarão como bons ao serem testados frios. A fuga só aparece quando estão aquecidos. Substituí-los por diodos originais ou de boa qualidade.
Sintoma: Monitor não liga.
Causa: C115 de 1000 µF /10V.
Obs: Monitor às vezes até liga, mas a tela não acende.
Sintoma: Tela acesa sem imagem.
Solução: Alterar o valor do R400 de 10KΩ para 470 Ω.


MODO SERVIÇO, RESET E MODO FÁBRICA:


Muitas vezes, a única maneira de acabar com sintomas causados por problemas de configuração ou conflitos de softwares é resetando o aparelho ou retornando-o para o Modo Fábrica (FACTORY MODE). Este modo nos permite voltar às configurações originais do aparelho, como ele saiu da fábrica.

Alguns aparelhos nos permitem acessar essa função no próprio menu de usuário, mas, muitos só oferecem essa opção no Menu de Serviço. Vamos apontar alguns exemplos de como acessar o Modo Serviço de alguns monitores, onde encontraremos, além do Modo Fábrica, outras opções para ajuste do aparelho.
Monitor ACER:
1 - Antes de ligar o monitor, pressione e segure os botões AUTO e MENU.
2 - Ligue o monitor pressionando a tecla POWER;
3 - Solte todos os botões e pressione MENU.
Um menu com um ícone "F" surgirá acima no canto esquerdo da tela.
Pressione “<” até selecionar o ícone "F" e pressione MENU.
Monitores LG:
Pressione e segure MENU, ligue o monitor;
Solte os botões e pressione MENU novamente.
Monitor Dell:
1 – Mantenha pressionados os botões AUTO (alguns modelos é ENTER) e "+";
2 - Ligue o monitor e solte os botões;
3 - Pressione MENU.
4 - Selecione "FACTORY" e pressione AUTO (ou ENTER).
Monitor Philips:
1 - Pressione e segure os botões AUTO e MENU (alguns modelos é OK);
2 - Pressione POWER;
3 - Solte os botões e pressione MENU;
O Menu extra surgirá;
4 - Selecione o menu extra (o último) e pressione ENTER.
Monitor Samsung:
1 - Reduza os valores de Contraste e Brilho para Zero.
2 - Pressione a tecla SOURCE ou ENTER ou “<- 5="5" de="de" mais="mais" por="por" segundos.="segundos.">Obs: O Reset para os monitores Samsung pode ser conseguido da seguinte forma:
1 – Após apertar a tecla MENU, pressione SOURCE ou ENTER ou “<- 5="5" a="a" brica="brica" de="de" e="e" es="es" f="f" ir="ir" mais="mais" o="o" os="os" padr="padr" piscar="piscar" por="por" restaurados.="restaurados." segundos.="segundos." ser="ser" tela="tela">


DICAS EXTRAS
Lâmpadas queimadas no back-light
Quando há lâmpadas queimadas no Back Light, o monitor geralmente não liga ou entra em proteção logo após ser ligado.
Quando o técnico precisa confirmar se o problema é realmente das lâmpadas ou precisa manter o aparelho ligado por mais tempo para testar as voltagens e observa melhor o sintoma, uma solução bem rápida é instalar um resistor de 47 K a 100 K no lugar das lâmpadas para enganar proteção e permitir assim manter o aparelho ligado por mais algum tempo.
Pixel aceso continuamente na tela.
É muito comum os monitores de LCD apresentarem pontos na tela continuamente acesos ou apagados. Os Pixels apagados (Dead Pixels ) são provocados pela queima do circuito interno na tela e geralmente só tem solução trocando o display. Já os pontos acesos e coloridos (Stuck Pixels) são provocados pela má distribuição do líquido da tela e, em muitos casos, podem ser reparados.
Existem vários softwares que detectam e corrigem o problema trocando a cor do pixel para torná-los imperceptíveis. Os softwares mais populares são: JScreenFix, LCD Stuck Pixel e UDPixel
Mas, antes de tentar os softwares, faça o seguinte:
1 – Ligue o computador, localize o pixel defeituoso e desligue o monitor em seguida.
2 - Faça uma leve pressão sobre o pixel defeituoso com um cotonete por algum tempo de forma a espalhar o líquido interno da tela.
3 – Enquanto pressiona o pixel, ligue o monitor até a imagem aparecer.
4 – Retire o cotonete e verifique se o problema foi resolvido. Caso contrário, você deve tentar novamente aumentando um pouco a pressão sobre o pixel, mas, não exagere na pressão para não danificar a tela.
Como vimos, há muito a se fazer nas áreas de conserto. O conselho que dou aos técnicos reparadores, principalmente aos mais antigos, é que procurem se aprofundar mais na área de informática e, além de estudar os novos aparelhos de TV, interessem-se em consertar outros tipos de aparelhos. No iniciamos agora em novembro na ESATE cursos de COMPUTAÇÃO, APARELHOS DE SOM E MONITORES LCD, com os quais o técnico poderá aprender tudo sobre Internet e muitas técnicas e dicas de reparação.
Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook e-mail esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto comigo e com outros amigos da profissão e poderá obter consultas com profissionais e professores. Maiores detalhes, ligue para a (21)2655 0312. Fique com Deus!
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br)

Novas ferramentas na bancada





Paulo Roberto

Com o advento da tecnologia, a manutenção sofreu adequações em função deste avanço, em que tivemos que adaptar nossas necessidades, para realizar um trabalho mais eficiente e ágil. Para que isso seja executado, temos que utilizar as ideias que circulam no mercado.
Uma delas é a utilização de câmera fotográfica na bancada.



Na realidade, esta ideia não é nova, mas é extremamente necessária se colocarmos como parâmetro que a maioria dos técnicos reparadores já possui uma idade que necessita de correção visual. Atrelado a isto está, também a redução do tamanho dos componentes. Os componentes SMD têm criado uma certa dificuldade na manutenção, em função do seu tamanho minúsculo, fato este que permite uma dificuldade para aqueles que estão no dia a dia da bancada, mesmo que tenham uma condição visual razoável.


Utilizando a câmera fotográfica, podemos driblar esta dificuldade com procedimentos simples de fotografar e dar zoom na mesma. Na figura 1 temos uma placa T-CON na qual utilizo como exemplo em meus Treinamentos, para os alunos observarem a utilização da câmera fotográfica como ferramenta.

A figura 1 destaca um integrado, selecionado por uma seta, a ser visualizado por esta alternativa de tirar foto. Para o leitor evidenciar que esta nova ferramenta é extremamente útil, peço para observar a figura 2, que mostra a foto tirada do integrado mencionado.
Observe que, na realidade, não só podemos ver com detalhes o integrado escolhido, como também visualizamos nitidamente o integrado menor que está à direita do escolhido. Ao fazer esta demonstração em minhas aulas, os alunos ficam encantados com a qualidade dos detalhes.
Outra observação que se pode utilizar, é

em relação a soldas frias que a placa possa apresentar.

 Se o leitor puder ver mais atentamente a figura 2, poderá identificar os terminais do integrado e suas soldas. Esta recomendação vai para a extensão da placa inteira, pois ao tirarmos fotos e darmos o zoom, poderemos inspecionar o estado de mau contatos que esta possa apresentar. (Veja fig.2).

Não esqueça também nestas condições, de verificar umidade nas trilhas e terminais dos componentes visualizados pela foto. Qualquer detalhe pode ser observado, porém para esta imagem ser de boa qualidade requer que sua câmera fotográfica tenha recursos mais avançados. Quanto maior for a capacidade da máquina, melhor será o resultado visto no trabalho final. Entre os pontos a serem observados estão:
- Tamanho Máximo Imagem: Tem câmeras que vão de 640 x 480 a 3648 x 2736
- Zoom (exemplo: 3x Óptico exemplo: 5x Digital) a qualidade do zoom influencia muito.

Turma de LCD & LED de 20/10/12 com aparelhos abertos

Outro fator importante, é saber utilizar a câmera, aproveitando seus recursos, pois não adianta ter este instrumento e não saber utilizar com perfeição. Fatores como distância, luminosidade e fixação influenciam muito no momento de tirar a foto e, consequentemente, fazem a diferença.

Turma de LCD & LED de 20/10/12. Destaque para Alexandre, Reginaldo e Charles que vieram de Campos para o Treinamento.

Pessoalmente, ainda estou aprendendo a utilizar a minha, pois às vezes pago um mico básico, por esquecer de regular a câmera no momento de fazer a foto. As figuras acima foram fotografadas em sala de aula, porém, em outras ocasiões fiz o mesmo processo e algumas não ficaram tão boas quanto estas mostradas, nesta coluna.
Em outra edição veremos mais ferramentas que estão ocasionando uma melhoria no tempo de bancada e desta forma facilitando nossa vida. Até a próxima.
Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.

Instalando Micronas - Aprendendo com Dicas Técnicas












Wilson Batista de Melo


Instalando o Programa

1º Passo


Crie uma pasta na área de trabalho com o nome Micronas. Figura 1.

Figura 1

Copie todo o CD que acompanha o gravador e coloque na pasta Micronas, para facilitar nossa instalação (figura 2).
Figura 2



2º Passo

Abra a Pasta Micronas, clique em Manual Programas e Drives, Clique em software (figura 3).




Figura 3

Vamos apenas instalar dois programas: e

3º Passo

Quando terminar a instalação dos programas Detup visual 12C v3-1-7c.exe e Setup lptDrv v0202 XP 2000.exe, clique em menu Iniciar todos os Programas, Micronas, e verifique se está no menu (Figura 4).




Figura 4

4º Passo

Dentro da pasta Micronas, copie a pasta (VCT49xyi); depois vá para Meu computador; a seguir, clique em Disco Local C: (figura 5).


Figura 5

Dentro, clique em Arquivos e Programas, depois, na pasta Micronas: logo a seguir, na Visual 12c. Dentro desta Pasta, crie uma nova pasta e nomeie de IC. Dentro da nova pasta que acabou de criar, cole a pasta VCT49xyi. Depois, clique com o botão direito em cima da pasta VCT49xyi, vá em propriedades, verifique a opção atributos somente leitura está marcada. Desmarque essa caixa e clique em aplicar, aparecererão duas mensagens. Deixe marcada a mensagem APLICAR AS ALTERAÇOES DESTA PASTA E ARQUIVOS. Clique em OK e depois OK, Conforme as seguintes imagens (Figuras 7 e 8).



Figura 7










Figura 8




5º Passo

Quando você abrir a pasta 49xyi, procure a pasta VCT49xyi_start; com o botão direito envie para a área de trabalho, minimize a tela e vá para a área de trabalho, na área de trabalho renomeie ele para ( Gravador VCT). É através deste ícone que vamos gravar as Micronas. Ver Figura 9.

Figura 9




6º Passo

Na área de trabalho clique (Gravador VCT). Depois, em File.

Clique em Preferences (preferências), depois, em Lpt preferences. Vai aparecer um quadro e no campo Delay altere para 20, os demais deixe como está, Clique em OK.

7º Passo
Clique em File, e depois em Save.
8º Passo
Clique em TVT, vai aparecer uma tela com diversos caminhos (Figura 10).

Vamos deixar apenas 4 (Figura 11).

BOOTLOADER VERSION

ERASE FLASH

DOWLOAD\BIR CTI.BIN

DOWLOAD\FLASH.BIN

Figura 10






Figura 11




Após ter removido os itens (caminho), sobraram apenas 4. Clique duas vezes em Bootloader Version, vai abrir um quadro. Clique em display e troque a mensagem do quadro: de Number para Hexadecimal (Figura 12). Em seguida, clique em OK.




Figura 12

9º Passo

Clique em File, e depois em Save.

10º Passo

Com o Programa corretamente instalado e configurado, ele está pronto para uso.
Conecte o gravador de Micronas no Computador e no Televisor.
a) Pressione o Botão do Gravador.
b) Ligue a TV na tomada, sem deixar de pressionar o botão do gravador.
c) Aperte a tecla Power do Televisor.
d) Continue pressionando o Botão do Gravador por 7 segundos; após, pode soltá-lo.

11º Passo

No caminho do Bootloader Version no canto direito da tela clique duas vezes, assim ele vai reconhecer sua Micronas.

12º Passo

Agora vamos utilizar as demais funções.
Grave os dados que estão na Micronas para o Computador; pode ocorrer algo de errado na sua gravação e assim você terá uma cópia em seu computador.
Clique em Download\flash.bin.
Agora, vamos achar um lugar para salvar nossa Micronas. Clique ao lado onde tem (3)pontinhos ... Coloque o nome da sua Micronas e salve, conforme a Figura 13. Para ilustrar, vou colocar o nome Wilson, para você ver onde colocar o nome.



Figura 13

Você tem que colocar o nome correspondente a sua Micronas.

Em seguida, clique em abrir e depois, em OK (Figura 14).




Figura 14

Clique em File, depois em Save.
Vai aparecer o caminho onde vamos gravar os dados da Micronas. Clique em Save Flash Bin e sua Micronas vai gravar em seu computador.

13º Passo

Vamos a Micronas do Computador para Televisor
Clique em File, Preferences, depois, Lpt preferences, mude o delay para 100 e clique em OK.
Clique em File, e Save.









14º Passo

Clique em Download Biv.
Clique nos 3 pontinhos ... Vai abrir a pasta Download.
Agora, vamos procurar a Micronas que gravamos, clique em cima dela, e OK.
Clique File Save, dê um clique em Load Bin – Flash, vai iniciar sua gravação, que demora entre 10 e 20 minutos, copie o arquivo do computador para a Televisão.
Abaixo, a foto do seu aparelho para gravar Micronas instalado em seu televisor e seu computador.





Testando cartuchos de impressoras jato de tinta (INK JET)









Fernando Asaphe Jr.

Qual de vocês já não foi pego de surpresa, querendo imprimir alguma coisa (geralmente importante) e a impressora simplesmente se recusa a imprimir, às vezes com o carrinho dos cartuchos se comportando de forma errática e os indicadores luminosos do painel da impressora ficam piscando sem parar? Provavelmente todos!
É possível que em outra época, alguém já tenha descrito aqui, uma maneira de aferir se os cartuchos que estão instalados na impressora e também aquele que você tem de reserva, estão realmente bons ou não.
Como as coisas mudam constantemente e alguns testes que em determinado momento são considerados certeiros, de uma hora para a outra já não servem mais para nada, resolvi expor aqui o que encontrei sobre alguns dos cartuchos mais comuns do nosso mercado.
Espero que as informações que se seguem possam auxiliar alguns de meus leitores.

Antes de testar os cartuchos, limpe os contatos dos mesmos com um lápis borracha, "sem forçar" e retire os resíduos com um pincel. Evite tocar na abertura do cartucho por onde a tinta é expelida, pois pode danificar as saídas de tinta e aí inutilizar o cartucho!
É bom verificar também se os contatos do carrinho onde o cartucho é colocado não estão sujos, pois ocorre de pequenas partículas de tinta acabarem por se localizar nos mesmos, impedindo o contato perfeito entre o circuito do cartucho e o circuito da impressora!


TESTE de CARTUCHO CANON BC-20:


Fixe o multímetro nos pinos 3 e 4, além de 1 e 2, e veja se há corrente. Esses pinos ainda não mostram o resultado definitivo.
Porém, testando os pinos 3 e 4 você tem a certeza de que o cartucho está eletronicamente bom. A leitura entre o 3 e 4 deverá ficar em torno de 59 a 62 Ohms. Se não, esqueça.
No caso acima, exemplificamos um cartucho preto e branco. Em um cartucho colorido as leituras entre os pinos 1 e 2 e entre 3 e 4 devem apresentar resultado maior que 60 Ohms.


TESTE dos CARTUCHOS DA LEXMARK E XEROX:

As impressoras destas duas marcas imprimem até muito bem, mas quando vamos ver o preço dos cartuchos para reposição, descobrimos que sai mais barato comprar outra impressora do que apenas os cartuchos.
Como você já comprou, não tem muito o que fazer, mas é bom saber medir os cartuchos pois é muito comum os mesmos entrarem em curto ao esvaziarem completamente.

A leitura para um cartucho preto é ao redor 31oms e para um cartucho colorido 35 ohms.
Com os grupos B e C a leitura entre o pino chave e o "pino extra" é 55 ohms no cartucho preto.
Nós recomendamos que você não use os pinos centrais localizados abaixo dos pinos-chaves do grupo C para testar, uma vez que os resultados nos mesmos não são consistentes. Caso haja um defeito no cartucho, ela aparecerá durante a verificação dos outros pinos.
Os dois testes abaixo, devem ser feitos com um multímetro digital em sua escala de diodos.
As setas vermelhas indicam o terminal positivo e as pretas o terminal negativo do multímetro. São medidas típicas, o importante é que os valores estejam próximos ao indicado.
LEXMARK













XEROX













HP SÉRIE 600
1º - Selecione o multímetro para a escala de 2000 Ohms.
2º - O teste é feito entre os pontos situados dentro de cada retângulo colorido.
3º - Encoste a ponteira vermelha em cada ponto vermelho. Depois vá encostando a ponteira preta nos pontos brancos de cada cor. Os valores deverão estar conforme a tabela do cartucho testado. Caso os valores estejam acima ou abaixo da tabela, descarte o cartucho, pois a impressão sairá c/ falhas. Caso o valor encontrado seja 1, representa que tal ponto está queimado, sendo necessário descartá-lo também.
4º - Depois, você testará os pontos azuis (N+M) c/ os pontos K e L, observando a tabela de valor p/ cada cartucho.


51629 A


A + pontos brancos > 035 a 037
B + pontos brancos > 035 a 037
C + pontos brancos > 035 a 037
D + pontos brancos > 035 a 037
M + K > 005 a 007
M + L > 068 a 074
N + K > 091 a 093
N + L > 091 a 093


P + Q > 042 a 045
Obs.: valores entre 034 e 038 ohms normalmente indicam cartuchos em boas condições.


516614 A


A + pontos brancos > 035 a 037
B + pontos brancos > 035 a 037
C + pontos brancos > 035 a 037
D + pontos brancos > 035 a 037
M + K > 005 a 007
M + L > 069 a 071
N + K > Não se testa estes pontos
N + L > Não se testa estes pontos
P + Q > 042 a 04
Obs.: valores entre 034 e 038 ohms normalmente indicam cartuchos em boas condições.

649 A e 1816


A + pontos brancos > 035 a 037
B + pontos brancos > 035 a 037
C + pontos brancos > 035 a 037
D + pontos brancos > 035 a 037
M + K > Não se testa estes pontos
M + L > Não se testa estes pontos
N + K > 023 a 026
N + L > 087 a 090
P + Q > 042 a 045
Obs.: valores entre 034 e 038 ohms normalmente indicam cartuchos em boas condições.


HP SÉRIE 700 / 800 PRETO E COLORIDO

Observar que se deve manter a ponta vermelha do multímetro fixa no local marcado, e com a ponta preta ir tocando cada ponto, menos os em azul (pois não tem valor a ser medido). Lembramos ainda que quanto mais baixos forem os valores, significa que os injetores funcionam, mas com uma qualidade inferior que irá se apresentar como uma impressão de cor mais clara que o ideal.
Fico no aguardo de sugestões para novos temas e também perguntas que os leitores desejem fazer.
Podem entrar em contato comigo através do e-mail do Clube do Técnico – RJ que é:


clubedotecnico@gmail.com
Até a próxima edição se DEUS quiser!!!!


Fernando José Assaf Júnior é Técnico em Informática com especialização em Montagem, Manutenção e Instalação de Redes e MICROS e faz parte da equipe do Clube do Técnico - RJ

Tutorial LG Linha 30R, parte final









Fernando José

Amigos, vou aqui fechar este tutorial, apresentando algumas dicas de defeito encontrados e resolvidos por vários colegas técnicos.
Estas dicas foram postadas no site da Eletrônica PT e aqui transcrevo os nomes de cada um que colaborou com sua informação técnica.

Lembro que para uma correta análise do problema que afeta o equipamento, é sempre recomendável começar por analisar o diagrama do equipamento.
Infelizmente sabemos que em sua grande maioria, os manuais dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA, não trazem a parte ou as partes que mais nos apresentam problemas.
No nosso caso em questão, a fonte de alimentação.
Para todos que frequentam os nossos treinamentos técnicos e em especial no do mês de Outubro passado, foi entregue a todos os presentes o diagrama completo de uma das versões de fonte de alimentação da série 30R da LG.

Este diagrama foi gentilmente cedido pelo colega do fórum TECNET, Leandro Palmeira e devo aqui agradecer a ele por mais esta entre tantas outras que ele já fez aos amigos participantes do fórum TECNET.

Fotos (abaixo) de alguns momentos do evento do mês de Outubro:

Sr.Gabriel, representante da TRIDUAR, expõe aos alunos as diversas áreas de instrumentação por eles comercializadas.

 Os leitores interessados em ter acesso ao diagrama da fonte devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico do Clube do Técnico – RJ que é: clubedotecnico@gmail.com
E solicitarem o envio exclusivamente por e-mail deste diagrama.
Aqueles que nos derem o prazer de sua presença em um de nossos treinamentos, poderão adquirir um CD contendo uma vasta coleção de diagramas de FONTES e INVERTER utilizados em vários modelos de MONITORES e TV's LCD.

LG-26LG30R


- TV liga e desliga sozinha e não obedece nem ao remoto e nem ao teclado.
Uma das chaves touch do teclado em curto. Cortesia: Eletrocláudio Águas Belas;

- A TV funciona normal por alguns instantes e, logo em seguida, fica desligando e ligando sucessivamente; Ressoldagem dos SMD da PCI da fonte. Cortesia: Campos, Mogi;
- Desligando a cada 15 minutos. Remover o jumper j 104(proteção). Cortesia: HP Eletrônica;

- TV liga com tela lavada, sem vídeo e c/som. Dá a impressão de ser defeito de tela, mas é o fusível SMD na placa da tela aberto, na entrada dos 5vdc. Fusivel da posição f1. Cortesia: Agnaldo Nunes;
LG-32lg30r
 - TV não liga, embora o LED do stand by mude para azul como se fosse ligar, o mesmo volta a ficar vermelho; substituir o r 128 por um de 15k, retirar c108, zd111 e zd112, trocar c 207 e 208, ambos 3300µf/10vdc e os c111 e 116 de 1µf/25vdc. Cortesia: João Mvjr, Renato Hernane e Leandro Palmeira
LG-37lg30r
- Não funciona em 110v e, às vezes, liga em 220v ou quando liga, fica sem os 24vdc;: r 128, trocar por 12k. Cortesia: Eletrônica Mega.


- TV liga normal quando fria, mas quando desligada, não liga logo em seguida, sendo necessário desligar o cabo força e esperar um tempo p/ligar novamente o tv e ele funcionar normalmente.
Se desligar via controle, é a mesma situação: substituir o r128 por um de 12k e o c108 por um de 22nf.
Cortesia: Pardalzito
LG-42lg30r
- A TV não liga. Trocar r128 de 11k para 20k e caso não funcionar, trocar o r110 de 330k por um de 270k. Cortesia: Jeferson
-TV não liga e nem acende o LED de stand by: q602 em curto. Cortesia: Bruske
- Quando desligada, só liga novamente após muitas horas ou as vezes liga e em outras não: substituir r128 de 11k por um de 18k ou 20k. Cortesia: Francisco Rocha.
Para fechar mais esta edição de minha coluna, quero agradecer aos 82 alunos presentes no último dia 20 de Outubro, quando realizamos mais um Treinamento Técnico sobre DICAS e MACETES na Reparação dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA.
Devo aqui pedir desculpas aos que lá estiveram e não puderam ter um atendimento de acordo com os nossos padrões, mas infelizmente estivemos naquela oportunidade, desfalcados de 2 de nossos colegas que trabalham no apoio ao evento.
Aproveito para convidar a todos vocês para estarem presentes no nosso treinamento do mês de Dezembro e agradecer à presença de todos no treinamento de novembro onde como de costume, fizemos a comemoração do “DIA do TÉCNICO de ELETRÔNICA”, data que é comemorada oficialmente no dia 5 de Novembro.

Tivemos, como de costume, a distribuição de brindes a todos os presentes e o sorteio de brindes fornecidos pela ICEL.
Tembro também que estamos em fase de implantação e distribuição da carteirinha se sócio do Clube do Técnico – RJ.
Todos que tiverem a carteirinha, terão direito a um desconto de 50% em qualquer curso após a realização de 5 cursos devidamente carimbados na carteira e também terão direito a um atendimento diferenciado na TRIDUAR Máquinas e Ferramentas, tradicional empresa do ramo de instrumentos de medição e ferramentas, localizada na Rua República do Líbano 10/12 no Centro do Rio. A TRIDUAR é também representante dos instrumentos da ICEL e lá com certeza você poderá encontrar o instrumento que está faltando em sua bancada com um ótimo atendimento!
Mas lembre-se que só a apresentação da carteirinha do Clube do Técnico – RJ é que vai dar a você estas vantagens!
No dia 10 de novembro, realizamos um treinamento inédito sobre TV's de PLASMA, onde demos ênfase na análise e reparação (quando possível) das placas Y e Z SUS, que são as que mais apresentam falhas nesses equipamentos, juntamente com a fonte de alimentação!
E no mês de Dezembro teremos mais novidades em nossos treinamentos.
Entrem em contato e reservem suas vagas com antecedência pelos nossos telefones:
0xx21 25966942 – 98384668 (vivo) – 80967832 (tim) – 75674947 (claro) – 85792128 (Oi) – 96409617 (vivo fixo) e 35872095 (net fone), de 2ª a 6ª das 10 às 18 horas.
Ou pelo nosso e-mail: clubedotecnico@gmail.com
Peço desculpas pela falta da citação de alguns nomes, mas infelizmente não dá para memorizar o nome de todos. Lembro que aqueles que desejarem adquirir camisas personalizadas para suas oficinas, devem entrar em contato com a Srtª Ana Cristina no telefone: 0xx21 82380720 no horário comercial.
Aquele abraço e até Dezembro se DEUS quiser!!!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e Instrutor da FAETEC de Niterói e do Clube do Técnico – RJ.
Atua também como Técnico da Boullevard Assistência Técnica e é autor de vários livros técnicos voltados à área de manutenção e é editor da revista técnica ON LINE, Clube do Técnico em Revista que é distribuída via internet aos assinantes cadastrados.