sexta-feira, 26 de abril de 2013

Jornal Ícone - Edição n° 206 - Abril de 2013

Nesta edição

A Liberdade de Escolha
Projetar circuitos é divertido e necessário
Entendendo e conhecendo Circuitos de Proteção
As novas TV's Philips e seus novos problemas
Aos amigos que o Windows 7 não inicia mais, devido à
 atualização da Microsoft
Zilog - Usando os pinos de I/Os dos Microconroladores Z8 Encore XP - parte 2
Dicas de Conserto TCom (...) - Display de TV LCD (Tela)
Clique no link do blog (ao lado) para ler o artigo.

Sites parceiros do Jornal Ícone:

Cursos Técnicos, Esquemas, Peças e Acessórios
www.atepel.com.br
www.flysom.com.br
www.liatec.com
www.tecnoponta.com.br
www.esquematecavitoria.com.br
www.wix.com.novaasfeeb/esate.com
www.eletronicasimao.com.br
www.eletronicashopping.com.br
www.cleapseletroeletronica.com
www.cleaps-tech.com.br
www.vitalfontoura.com.br
www.technolcd.com.br
www.desenhadorvirtual.com
www.eletronicastudio206.com.br
www.abrasa.com.br

Correios eletrônicos de parceiros do Jornal Ícone

Serviços e peças
oxford@veloxmail.com
teleser@openlink.com.br

Treinamentos Técnicos
clubedotecnico@gmail.com
treinamentosbte@gmail.com

Sucata
clinksomevideo@yahoo.com.br

Peças e Acessórios
lisboariosom@yahoo.com.br
mundoeletronica@yahoo.com.br
GGL Eletrônica Tel.: 21 - 2507-4068

Jornal Ícone 206 - Editorial: A Liberdade de Escolha

Carlos Dei



 “Salve, salve, simpatia!”

Tiradentes aprendeu a duras penas a se superar, trabalhando e pensando no coletivo, conquistando conhecimento, prestígio e posição, logo postergados por “forças” alhures e relegado a reles condições quaisquer, que abafassem e enfraquecessem seus desejos, seus ideais, suas escolhas. Deu no que deu, enforcado e esquartejado. Mas os ecos das suas escolhas não pararam jamais, fomentando outras centenas de milhares de corações e mentes inquietos, até hoje.

Sagrados, profanos, padroeiros, líderes, ídolos, heróis, iguais, diferentes, heterossexuais, homossexuais, regulares, anarquistas, operários, artistas, artífices, religiosos, agnósticos, espirituais, místicos, materialistas, racionais, sentimentais, entre tantos, e também bons, maus, indiferentes, afetados, dedicados, mergulhados, aéreos, falantes, falastrões, falaciosos, uns-sete-uns, moralistas, amorais, ufanistas, utopistas, entre tantos, entretanto...

Salve, salve simpatia! salve a vida, salve o amor, salve o planeta, salve seu arquivo, salve Jorge, salve Zé, salve são, salve todos. Salve a liberdade de escolha, que proporciona dividir e multiplicar simultaneamente e que não mais o medo de censura ou rejeição nos faça desistir das nossas escolhas mais significativas. E não nos sintamos à deriva por causa do grande leque de opções de escolher e/ou de recusar, “escolher ser livre é tomar um caminho difícil e muitas vezes incompreensível” (Viegas), e “Se nada nos salva da morte, pelo menos que o amor nos salve da vida.” (Pablo Neruda), “Salve-se quem quiser, perca-se quem puder!” (Paulo Leminski).

E “viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu”, nesse “abril despedaçado”.
Com todo respeito à escolha de cada um.

Jornal Ícone 206 - Projetar circuitos é divertido e necessário


Waldyr Souto Maior

 Quando me lembro da época em que iniciei na eletrônica e dos motivos que me levaram a escolher esta profissão, sempre me vem à mente o prazer que eu sentia em poder projetar e consertar circuitos eletrônicos.
  Eu, ainda garoto, olhava para o interior dos rádios e ficava me perguntando: como é que alguém pode chegar à conclusão que reunindo aqueles componentes, ligados exatamente daquela forma, pudesse resultar em algo tão fantástico como era um rádio naquela época.

Será que a minha motivação foi a mesma da maioria dos técnicos reparadores mais veteranos? Lembro que um técnico naquela época tinha que, pelo menos, montar rádios e até amplificadores por encomenda, já que esses eram aparelhos ainda muito caros nas lojas e saíam bem mais em conta montados particularmente, porque os componentes eram muito baratos com relação ao preço dos aparelhos.
  Mas, o que me chamava mais a atenção na época era a quantidade de jovens que, como eu, lotava as lojas de eletrônica a procura de ferramentas e dispositivos eletrônicos para fins de montagem de pequenos projetos. O técnico começava montando projetos de outros autores e logo já estava fazendo seus próprios projetos que, além de divertido era necessário, já que, nem sempre existia um projeto já pronto que atendesse a sua necessidade.
  
Nos dia de hoje, quando a eletrônica é praticada mais na área de consertos, não vemos mais tantos jovens envolvidos com a elaboração ou execução de projetos eletrônicos, mas, sabemos que quem tem habilidade com projetos, conhece mais profundamente os circuitos que está consertando e consegue até resolver problemas, projetando modificações nos circuitos defeituosos.
  Nesta matéria, gostaria de divulgar um circuito muito interessante que elaborei juntamente com meus alunos do curso de projeto que estou ministrando atualmente na ESATE, um Testador de Contacto. Trata-se de um circuito muito útil para quem trabalha com eletrônica e precisa testar rapidamente a eficiência de um contacto.
  O aparelho pode ser usado para testar CHAVES DE TOQUE DE PAINEIS DE TV, DVD E APARELHOS DE SOM; CHAVES DE PORTA DE FORNO DE MICROONDAS; RELÉS; CHAVES DA BANDEJA DE CD/DVD, além de servir para avaliar a eficiência do aterramento entre placas e entre aparelhos e instrumentos.
  
  Todos nós já tivemos alguma decepção ao testar uma chave de toque do painel de um aparelho, ou de porta de forno de microondas com o multímetro, a mesma acusar boa no teste e, depois do aparelho todo montado, começar a falhar. No caso das chaves de toque usadas nos painéis dos aparelhos, as funções ficam trocadas de forma aleatória e intermitente. No caso das chaves de forno, elas apresentam problema após alguns minutos de funcionamento, causando um constrangimento ao cliente e ao técnico que consertou o aparelho.
    O circuito do TESTADOR DE CONTACTO é apresentado na figura 1 e é simples tanto na montagem quanto na forma de utilização.

ESQUEMA DO TESTADOR













LISTA DE MATERIAIS

Q1 – BC550
Q1 – BC550
Obs: Os transistores não são críticos, podendo funcionar bem com outros tipos do mesmo porte.
R1 – 2R2 / 2 W
R2 – 2R2 / 2 W
R3 – 10R / 1/2 W
R4 – 470 kΩ / 1/8 W
R5 – 22 R / ¼ W
D1 – IN4148
D2 – IN4148
LD1 – Led comum
Obs: Usamos um Led verde comum, mas, pode ser qualquer Led que não seja de alto-brilho.
Fonte – Pode ser fonte ou bateria de 5 volts com mínimo de 1A.

COMO USAR O TESTADOR DE CONTACTO

  As garras de jacaré devem ser ligadas aos terminais do contacto a ser avaliado. Quando o contacto for acionado, o led deverá acender forte e sem cintilar. Caso o led não acenda ou apresente pouca luminosidade ou cintilação, o contacto deverá ser classificado como ruim. A vantagem do uso deste testador é justamente a simplicidade, a confiabilidade e a rapidez com que o teste é feito. O teste feito com o multímetro é sempre mais confuso, demorado e menos confiável.                                                                                                                   
   No nosso protótipo, partimos para um aperfeiçoamento, instalando um buzzer de 5 volts em paralelo com a carga, ou seja, entre o coletor dos transistores e o + 5 volts. Com essa modificação, o testador a passou a apresentar um efeito áudio-visual, ou seja, além de acender o led, o buzzer sinaliza auditivamente.

PLACA DE IMPRESSO

    Nosso circuito foi montado em PROTO-BOARD, mas, o leitor poderá se utilizar de três artifícios diferentes para elaborar uma placa de circuito impresso: Usar uma Placa Padrão, Desenhar uma placa manualmente ou desenhar uma placa com ajuda de um computador.

Placa Padrão:

  Uma placa impressa padrão é aquela que já vem com as trilhas e as ilhas, as quais deveremos cortar as trilhas que não serão usadas ( Figura 2 ). O acabamento final não é bom neste tipo de montagem e o placa fica geralmente grande.

CIRCUITO IMPRESSO



Desenho Manual:

  Como o nome já diz, é quando compramos uma placa de impresso virgem e desenhamos manualmente sobre ela as trilhas do circuito, reagindo em seguida numa solução de Percloreto de Ferro. Neste tipo de montagem, o acabamento melhora bastante, mas, ainda não é muito bom.

Desenho em computador:

    Existem vários programas que são utilizados para essa finalidade. O programa de minha preferência chama-se “Eagle”. Esses programas permitem desenhar o esquema do circuito com componentes padronizados e criar automaticamente o desenho do circuito impresso. O desenho é passado para a placa virgem por um processo fotográfico, utilizando um material foto-sensível, resultando num acabamento impecável em placas bem menores que as anteriores.
  No dia 11 de maio estarei ministrando um curso na Esate de Confecção de Circuito Impresso através do computador. Neste curso será apresentado todo o processo, desde o desenho do circuito até a confecção final da placa utilizando o Eagle. Após o mesmo, iniciará um curso de Projetos de Circuitos Eletrônicos Gerais.
    No início do mês de maio, a Esate estará também ministrando os seguintes cursos:
 Curso de Conserto de Notebook incluindo reparo da placa mãe; Só prática de Conserto de TV LCD e LED; Conserto de Monitores LCD; Conserto de Fontes Chaveadas; Conserto de TV SLIM Panasonic,CCE e LG.
 E para quem deseja colaborar com a nossa classe profissional e zelar pela Asfeteb, a associação que existe com o único propósito de ajudar, associe-se!
  Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100003405630763  e-mail: esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto com outros amigos da profissão em um ambiente agradável com muitas informações técnicas, vídeos e dicas. Fique com Deus !

Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

Jornal Ícone 206 - Entendendo e conhecendo Circuitos de Proteção

Paulo Roberto

 Venho aqui trazer ao leitor parte do conteúdo integrante de meu novo livro que tem o mesmo titulo deste artigo, o qual aborda o circuito de proteção dos mais variados aparelhos e que causam muitas dificuldades na manutenção. Este tema tem sido solicitado pelos alunos e revertido nesta literatura. Paralelamente estou lançando também um Treinamento Circuitos de Proteção que engloba o conteúdo do livro e aborda televisores de LCD que possuem a mesma dificuldade.

 Veremos os tipos de proteção que fazem parte do capitulo com esta referencia:
  
AUMENTO DE MAT

  Utilizado em televisores e monitores, este tipo de proteção se caracteriza por
monitorar o excesso de alta tensão no cinescópio, situação que abalaria a integridade do mesmo assim como poderia causar danos em vários circuitos. O Fly-back é responsável por gerar MAT para o cinescópio, porém como se trata de um transformador, também gera alimentações em diversos secundários que saem dele. Veja na figura 1 o diagrama de um Fly-back e seus enrolamentos.


Figura 1 – Fly-back e seus enrolamentos

  Eventualmente ocorrendo algum defeito que faça a MAT subir teremos associado o aumento das tensões de secundário, portanto os projetistas costumam colocar o circuito de proteção acoplado a uma ou mais tensões de saída destes secundários. Os dois pontos mais utilizados são:

         Filamento
         ABL

   Estes pontos são escolhidos por serem diretamente críticos e no caso do filamento estar ligado a
durabilidade do cinescópio. Apesar de serem muito utilizados não se exclui a possibilidade de acharmos outros pontos que façam a monitoração do aumento de MAT, pois como estamos sempre lembrando, esta escolha fica a critério do projetista, conforme necessidade e sensibilidade do circuito. Na figura 2 temos em destaque uma etapa de um circuito de proteção onde a referência é retirada do ABL para monitoração do aumento de MAT. Note a indicação P2 na figura, pois indica que há um segundo ponto de entrada neste circuito, porém oriundo de outro tipo de monitoração para o circuito de proteção que não seja por aumento de MAT. Isso ocorre porque muitos projetistas aproveitam o mesmo circuito para monitorar dois ou mais pontos.

Figura 2 – Referência pelo ABL

  Na Sony encontramos pequenos integrados que servem como caminho para monitoração de proteções horizontais, apesar de serem também utilizados para o circuito de PIN-CUSH. Na figura 2-A podemos visualizar um destes integrados e seu posicionamento na placa.


Figura 2-A


AUSÊNCIA DE DEFLEXÃO VERTICAL

  Um tipo de proteção muito utilizada nos televisores e monitores é a de ausência de deflexão vertical. Como os microprocessadores se utilizam de várias informações para que possam realizar seu trabalho e entre estas informações encontramos o V-SINC que é um sinal oriundo do vertical. Inicialmente este sinal tem a função de ajudar a sincronizar os caracteres na tela, porém alguns projetistas se utilizam da sua ausência para acionar a proteção. Numa eventual falha de deflexão vertical, o que acarretaria a famosa linha na tela onde poderia marcar a mesma, usa-se esta supressão de sinal para referenciar o micro que existe problemas nesta etapa. Na figura 3-A encontramos um integrado de amplificação vertical e na figura 3 temos o diagrama do mesmo integrado onde está destacado o sinal do vertical amplificado em sua saída.
 
                     
Figura 3                                                            




Figura 3-A
     Na realidade este sinal além de ir para a defletora também é utilizado para gerar o já mencionado V-SINC orientando assim o microprocessador que tudo está OK na deflexão vertical. Na figura 4 vemos uma representação de um sinal oriundo do vertical chegando ao micro, onde está batizado pelo projetista de Vprot.

                                             

Figura 4

CORRENTE EXCESSIVA

   Este tipo de ponto da proteção, encontramos em qualquer aparelho de: DVD, monitor, microondas, TV, Som e etc. Sua característica consiste em tirar uma amostra de corrente para ser monitorada e caso haja uma elevação que ultrapasse um valor determinado o circuito de proteção atua rapidamente para desativar o aparelho. Em determinados circuitos podemos encontrar até dois pontos de monitoração de corrente. Essencialmente utiliza-se a corrente de fonte e em outras situações a corrente no horizontal (  monitores e televisores ). Apesar de encontrarmos muitas monitorações em fonte existem circuitos que só observam a corrente no horizontal, conforme determinação do projetista.
  Evidentemente não posso estender o assunto nesta coluna em função do espaço, mas convido o leitor amigo para participar do meu novo Treinamento ou adquirir o livro com a abrangência do conteúdo. Informações sobre o curso são dadas pelo (21)25973368 / 96780087 ou treinamentosbte@gmail.com.

Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Jornal Ícone Ed. 206 - As novas TV’s PHILIPS e seus novos problemas!



Fernando José
Conforme já comentado em oportunidades anteriores, a PHILIPS se retirou desde 2012 do segmento de fabricação de TV’s!
Mais porque então continuamos tendo TV’s com a marca PHILIPS à venda no mercado?

A marca permaneceu, mas a fabricação está, a partir das linhas "4000" e "5000" de TV’s PHILIPS, sob a responsabilidade do grupo TPV (TOP VICTORY COMPANY) que faz parte do conglomerado de empresas da PHILIPS e que aqui no Brasil, é representada pela ENVISION que comercializa a marca AOC!
Philips LED 42PFL4007 






Philips LED 42PFL5007G




Embora a quase totalidade dos modelos relativos a esta linha de TV’s ainda esteja em garantia da fábrica, é bom saber que os mesmos apresentam uma falha recorrente de fabricação, relacionada ao seu SOFTWARE instalado na FLASH do TV:
O sintoma:
A TV após ser ligada, trava no "LOGO" do fabricante e não aceita mais nenhum comando, nem do teclado nem do remoto, embora ao acionarmos qualquer tecla do remoto, o LED frontal do TV pisque, indicando que o TV está recebendo as informações emitidas pelo remoto.
A solução:
Só a regravação dos dados da FLASH via JIG (Compair) vai resolver o problema.
Não tendo o JIG, as soluções são:
1-
Troca da MAIN UNIT (não é interessante, pois vai onerar o valor do orçamento, podendo causar a recusa na aceitação do mesmo pelo cliente)!
2-
Remover a FLASH da MAIN UNIT do TV e regravar o SOFTWARE da mesma com a versão mais nova, disponível no site do fabricante ou de uma cópia confiável do mesmo arquivo!
No caso da falha de SOFTWARE da linha "4000" da PHILIPS citada no SLIDE anterior, normalmente o TV começa apresentando falhas durante a operação do mesmo e de forma intermitente.
Caso o TV chegue a sua bancada ainda obedecendo aos comandos (não travada), apenas apresentando sintomas aleatórios que podem aparecer ao ligar ou durante o funcionamento do TV, será possivel para você técnico, realizar o processo de atualização do SOFTWARE do TV via porta USB, baixando o arquivo correspondente no site do fabricante, como podemos ver na imagem reproduzida do site abaixo:




Observem que embora o TV não seja fabricado pela PHILIPS, como utiliza a marca da mesma, as informações sobre atualização de software destes equipamentos estarão disponíveis no site da marca e não no da AOC, que no caso, é a responsável pela reparação do equipamento em si!
Aproveito para convidar a todos os leitores a estarem presentes no nosso treinamento técnico do dia 18 de Maio, quando vamos abordar as fontes de alimentação dos TV’s PHILIPS, incluindo a linha 4000.
Aproveitem para reservarem o mais rapidamente possível as suas vagas, pois as mesmas tem, graças a DEUS e a vocês, se esgotado com rapidez e não desejo deixar nenhum de vocês de fora de mais este evento!
O nosso contato são os telefones que são de todas as operadoras para facilitar a comunicação com todos e também pelo nosso e-mail.
Telefones de contato: 0xx21 25966942 – 98394668 (vivo) – 80967832 (tim) – 85792128 (oi celular) – 96409617 (vivo residencial) – 75674947 (claro) e 35872095 (net fone).
Nosso atendimento telefônico funciona de 2ª à 6ª, das 10 às 18 horas.
Através de nosso e-mail:

Dicas, informações, reclamações e sugestões, podem ser enviadas também pelo nosso e-mail e lembro que o Clube do Técnico – RJ continua mantendo o seu "serviço de fornecimento gratuito" de esquemas via e-mail a todos os alunos e leitores!
Se você deseja algum esquema ou manual de serviço, pode entrar em contato exclusivamente pelo nosso e-mail e fazer a sua solicitação.

Caso o material que você necessita, esteja disponível em nosso sistema, teremos o maior prazer em atendê-lo "gratuitamente"!
Vou terminar aqui agradecendo aos colegas técnicos de Aracaju, a bela capital do estado de Sergipe que mais uma vez me proporcionou uma acolhida maravilhosa em minha rápida estada lá, para ministrar mais um curso técnico para os profissionais daquela região!
Mais uma vez, com o patrocínio da Eletrônica Falcão, tivemos cerca de 100 alunos presentes assistindo as palestras sobre os temas: FONTES de LCD e LCD LED, T-CON e ATUALIZAÇÃO de SOFTWARE!
Como sempre a ICEL MANUAS deu sua contribuição fornecendo brindes para sorteio aos participantes!

Então fechamos aqui com alguns dos momentos lá em Aracaju, (fotos ao lado)e deixo aqui mais uma vez o meu abraço e admiração pelo amigo Mário Falcão que mais uma vez se superou na realização deste evento, atendendo aos colegas técnicos da sua região e vizinhança



Até a próxima se DEUS quiser!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e atua como INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ do qual é o criador. Atua também como técnico da Boullevard Assistência Técnica e é autor de vários livros técnicos voltados para a reparação de equipamentos eletro-eletrônicos e editor da revista eletrônica "Clube do Técnico em Revista" que é enviada de forma gratuita aos inscritos como assinantes da mesma!

Jornal Ícone Ed. 206 - Aos amigos que o WINDOWS 7 não inicia mais, devido a atualização da MICROSOFT!!!

Fernando Asaphe Jr.

Está ocorrendo um rebuliço no mundo da informática depois que a MICROSOFT lançou uma atualização tanto para os PC’s que rodam o sistema em 32 e 64 bits!
Embora a informação seja de que apenas os PC’s com 32 bit’s é que estão sendo afetados, já ouvi relatos de problemas também em máquinas com 64 bit’s.
Bom, a principio a falha afeta apenas os Pc’s aqui do Brasil (afinal, tudo de ruim vem prá, não é mesmo?) e já temos algumas soluções indicadas para aqueles que fizeram a atualização do sistema adicionando a de nome KB2823324, que foi lançada no último dia 9 de Abril.
Os Pc’s que tem a atualização automática ativada, com certeza já devem ter sido afetados pela falha desta atualização.
Os que não têm a opção “automática” ativada, ainda devem estar livres da pane se não foi feita nenhuma atualização desde o dia 9 de Abril.
Então, a recomendação para se livrar de problemas futuros, será sempre manter a opção de atualização automática do WINDOWS desativada!!!!

E agora?

Aualtizei? O PC ficou maluco! O que eu faço?


Uma das possíveis soluções para resolver o problema, se você tem o sistema de restauração do Windows ativado, você deve apertar a tecla F8 durante o processo de inicialização da máquina e selecionar um ponto de restauração do sistema para um ponto antes da data da atualização.
Se você não tem esta opção, ainda não é hora de arrancar os cabelos (se você os tiver é claro).
No site da UOL, foi divulgada uma informação que embora um pouco (ou bem) complicada, pode resolver o seu problema sem que seja necessário lançar mão da formatação do sistema!


Leia abaixo as dicas:


Método alternativo para solucionar o problema da atualização defeituosa:

Caso um ponto de restauração do sistema não esteja disponível, ainda há uma possibilidade de recuperar a máquina usando um comando no terminal. Siga os passos a seguir:
1) Reinicie o computador e antes mesmo do Windows carregar tecle F8 para acessar o menu de Inicialização avançada.
2) Escolha a opção Reparar seu computador
3) Selecione o idioma e tipo de teclado, e clique em Avançar
4) Clique em Prompt de Comando
5) Digite o comando abaixo, seguido de Enter no final:
dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
Se o resultado for uma mensagem de erro, experimente trocar o C: no comando por D:


Evitando a atualização:


Se você recuperar sua máquina a partir de um ponto de restauração do sistema, é provável que o Windows tente instalar a atualização problemática novamente. Para evitar que isso aconteça. Faça o seguinte:
1) Abra o Painel de Controle (clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle) e clique no item Windows Update.
2) Clique em Procurar atualizações no menu no lado esquerdo da janela
3) O Windows irá avisar de que "X atualizações importantes estão disponíveis" (o número exato varia de máquina para máquina). Clique nesse link para ver a lista das atualizações.
4) Encontre o item Atualização de segurança do Windows 7 (KB2823324) e desmarque-o. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione o item Ocultar atualização, para que ela nunca mais seja sugerida.
5) Pronto, agora você pode instalar o restante das atualizações em seu PC sem medo.
Espero ter ajudado a vocês leitores e me coloco a disposição para ajuda-los no que for possível, através do e-mail do Clube do Técnico – RJ que é:
clubedotecnico@gmail.com
Até a próxima dica, se DEUS quiser!
Fernando José Asafe Júnior é Técnico de Informática, especializado em Montagem, Manutenção e Redes e também é Técnico em Segurança do Trabalho e faz parte da equipe de apoio do Clube do Técnico - RJ






Jornal Ícone Ed. 206 - Zilog - Usando os pinos de I/Os dos Microcontroladores Z8 encore XP - parte 2

André Pereira

Continuação:
      Dando continuidade com o nosso trabalho sobre o uso e configuração das I/Os dos microcontroladores da Zilog linha Z8 Encore, vamos falar mais um pouco dos periféricos e outras particularidades do microcontrolador e desenvolver algum exemplo prático.

 Configurando os I/Os para operação de funções alternativas.

     Quando os pinos de I/Os são configurados para operação de funções alternativas, é dado acesso a funções especiais do microcontrolador como os TIMERS, Comunicação serial e demais periféricos. Para definir as I/Os para operação de funções alternativas, o registro de endereço do port em questão, deve ser definido como tipo de função alternativa que se queira naquele pino ou port e o registro de controle deve ser preenchido com valores pertinentes aos pinos do port específico envolvido com a função que se deseja usar nesse pino. A tabela a seguir lista as funções alternativas associadas com cada pino do port dos microcontroladores Z8 Encore XP.
     Por exemplo, digamos que se decida usar o periférico Timer 0 do microcontrolador Z8 Encore XP, configurando ou definindo o pino do PORTA para operação de função alternativa. Só e somente a função de saída no pino é considerado nesse exemplo.
    O código do exemplo 1, mostra como é configurado ou definido o pino PA1 do PORTA para operação de função alternativa configurando os bits apropriados no registradores adequados.
Exemplo 1 :

 /***************************************************/

// inicialização                                                                           //

/****************************************************/

PAADDR = 0x02 ; // Registro do endereço do PORTA seleciona sub-registro de função alternativa.

PACTL |= 0X02 ; // Registro de controle do PORTA seta saída do TIMER0.

PAADDR = 0X01 ;  // Registro de endereço do PORTA sub-registro de direção de dados.

PACTL &= 0Xfd ; // Registro de controle do PORTA define bit 1 como saída, se Timer 0 selecionado.

PAADDR = 0X03 ;  // Registro de endereço do PORTA seleciona o sub-registro de controle de saída.

PACTL &= 0Xfd ; // Registro de controle do PORTA define o bit 1 como push-pull.

PAADDR = 0X00 ;  // Permite bloquear os sub-registros contra alterações inadvertidas depois de configurados.


Exemplo 2 :

/*****************************************************/

// Inicialização                                                                                   //

/*****************************************************/

PAADDR = 0X02 ; // Registro de endereço do PORTA seleciona sub-registro de função alternativa.

PACTL |= 0X01 ;  // Registro de controle do PORTA define entrada do Timer0.

PAADDR = 0X01 ; // Registro de endereço do PORTA seleciona sub-registro de direção de dados.

PACTL |= 0X01 ;  // Registro de controle do PORTA define bit 0 como entrada, se Timer 0 selecionado.

PAADDR = 0X00 ; // Permite bloquear os sub-registros contra alterações inadvertidas depois de configurados.

NOTA: Os registros dos ports de A~H selecionam as funcionalidades dos I/Os acessíveis através dos registros de controle dos ports de A~H. Definindo os pinos dos ports como 1 nos registros dos endereços dos ports de A~H, através dos registros de controle dos ports, habilita o port correspondente para operação de função alternativa.

Definindo as I/Os como operação de modo misto.

  Agora que aprendemos como definir os pinos dos microcontroladores Z8 Encore como entrada, saída e operação de função alternativa, temos, aqui, um exemplo de como usar, simultaneamente, pinos diferentes no mesmo PORT como entrada, saída e operação de função alternativa.

   Por exemplo, assuma que você queira usar o pino do Timer 0 como saída definindo isso no pino PA1 do PORTA. Deseja-se usar os pinos PA4 e PA5 como entrada, deseja-se, também, usar os pinos PA6 e PA7 como saídas dreno aberto. Depois de definir isso nos registradores, você deseja ler dados dos pinos [4,5] e escrever dados nos pinos [6,7] com lógica [1,0].

   O código a seguir ilustra melhor como configurar o PORTA para operação mista.

/******************************************************************************/

// Inicialização                                                                                                                                    //

/*****************************************************************************/

PAADDR = 0x02 ; // Registro de endereço do PORTA seleciona sub-registro de função alternativa.

PACTL |= 0x02 ; // Registro de controle do PORTA define saída do Timer 0, demais pinos livres como I/O.

PAADDR = 0x01 ;  // Registro de endereço do PORTA seleciona sub-registro de direção de dados.

PACTL &= 0x3d ;  //3d = 00111101 define os bits 1,6 e 7 como saída e os pinos 4 e 5, como entrada.

PAADDR = 0X03 ;  // Registro de endereço do PORTA seleciona o sub-registro de controle de saída.

PACTL &= 0Xfd ;   // Registro de controle do PORTA define o bit 1 como push-pull.

PAADDR = 0X00 ;  // Permite bloquear os sub-registros contra alterações inadvertidas depois de configurados.

data = code ; // Lê os dados do registro de entrada do PORTA para dentro da variável 'data'.

data = data & 0x03 ; // Faz uma operação lógica AND com 00110000 para mascarar os valores dos bits 4 e 5.

PAOUT = data | 0x40 ; //Faz uma operação lógica OR do valor em data com 01000000 e escreve no registro de saída do 

                                        PORTA para setar os bits [6,7] para [1,0].

Conclusão :
    Os pinos de I/Os são facilmente configuráveis usando os registros de endereços de ports junto com os registros de controle dos ports e seus respectivos sub-registros como explicado nesse documento.

   O pino de qualquer I/O pode ser usado como fonte de interrupção externa quando configurados, somente, como entrada.

     A tabela neste documento, acima descrita, demonstra que as funções de periféricos on-chip dos microcontroladores Z8 Encore XP depende de posição de bitsnos ports.

    O acesso aos I/Os dos ports é feito através do registro de dados de entrada e de saída.

            Nesse ponto, finalizamos a parte de ensinar a acessar, configurar e usar os recursos de pinos e periféricos dos microcontroladores da Zilog para quem tivesse alguma dúvida. Nos posts seguintes, estarei procurando implementar algumas aplicações de exemplos para que o que foi ensinado possa ser visto no mundo real e ajudar aos demais a entenderem o fascinante mundo dos microcontroladores, em especial, os da zilog, a projetarem seus circuitos e projetos. Espero que tenham gostado e até a terceira parte dessa série.