quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Jornal Ícone: Mudança Urgente - "Dicas e Macetes de Reparação dos TV's Samsung"

Nota do Clube do técnico

Mudança de data e local

Em razão de ter ocorrrido um daqueles imprevistos que nunca pensamos que vai acontecer com a gente (O porteiro do prédio não apareceu e assim não tivemos como realizar o evento) - Estamos remarcando o mesmo para dia 1º de Novembro no mesmo horário mas em um novo local.
Anote aÍ o endereço: Avenida Gomes Freire 197, 2º andar, no Centro.



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 220 - Outubro de 2014


Jornal Ícone Ed. 220: Salvemos as crianças!

Carlos Dei

Salvem todas as crianças! Felizes sejam as crianças todos os dias e em todos os lugares!
Salvemos as crianças, as que estão ao nosso redor - próximo e distante - e as que adormecem dentro de nós! Vamos correr e pular com a sua energia para arejar esse mundo cinzento e rancoroso, individualista, odioso, consumista, coisificado.
Aproveitando essa homenagem aos nosso pequenos e futuros grandes seres, fazendo um link com a relação das crianças com o novo digital, acreditamos que precisamos implementar ações que a ajudem a não se transformarem em mostrinhos digitais, robozinhos a serviço de um sistema consumista, e não percam jamais a poesia das brincadeiras de criança em que basta a imaginação para se criar novos mundos felizes e coletivos. Publlico aqui umas dicas do blog http://blogmarketingdigital.com.br/o-exagero-da-resolucao-no-163-do-conanda/ para a utilização da informática como elemento/ferramenta educativa.
Informática Educativa: 10 dicas para você implantar a informática educativa na sua escola (que pode ser implementada em casa também (grifo nosso)
1 - Melhorar o rendimento em sala de aula;
2 - Aliar o uso do computador com os conteúdos escolares;
3 - Proporcionar maior interação entre alunos e professores;
4 - Despertar interesse nos alunos para com o uso de novas tecnologias;
5 - Utilizar diferentes mídias, trabalhando com a humanização;
6 - Proporcionar aulas mais atrativas e didáticas aos alunos;
7 - Capacitar professores nas atividades que incluem a informática educativa;
8 - Trabalhar o projeto pedagógico da escola com a visão   tecnológica;
9 - Utilizar softwares educacionais;
10 - Interagir com redes sociais, aproximando a gestão da escola com os pais.
Sejamos crianças e criemos um mundo novo e saudável para uma convivência pacífica e feliz.

Obs.: A ilustração de capa foi composta por reprodução de imagens dos seguintes blogs: http://blogmarketingdigital.com.br/o-exagero-da-resolucao-no-163-do-conanda/
http://meusconteudospedagogicos.blogspot.com.br/p/consultoria.html
http://arteivancruz.blogspot.com.br/

Abraços!

Jornal Ícone - Ed. 220: Controle numérico por computador ou CNC

André Pereira

Olá nobres leitores, obrigado por acompanhar esses artigos que venho escrevendo. Hoje quero falar sobre controle numérico por computador que era uma área exclusiva da mecânica até pouco tempo e está mais e mais presente nas nossas vidas.
Uma prova de que estamos usando esses controles na eletrônica se refere aos drivers que controlam os motores com controle PWM ( modulação por largura de pulso) e que existem inúmeras formas de serem feitos em casa com sucata com transistores, motores de passo de impressoras matriciais ou comuns e componentes discretos que podem ser comprados a preços baixos.
As aplicações de um controle numérico por computador é muito grande. É usado em medicina em cirurgias a distância. Em robótica e máquinas em geral. Existem inúmeras formas de utilizar esse tipo de comando.
Como dito acima o CNC é um comando onde se pode fazer a interpretação de um desenho por meio de códigos dito código G e M que são responsáveis por definir as trajetórias que as máquinas devem seguir para efetuar a operação de soldar, cortar ou fazer o desenho correspondente.

Uma tabela abaixo mostra exemplos :


Jornal Ícone - Ed. 220: Estudo das Fontes Chaveadas de TV LCD E LED

Waldyr Souto Maior

As fontes de aparelhos de TV são sempre um tópico que se deve rever a cada tecnologia que surge. Isso é necessário, pois elas vêm se modificando ao longo do tempo para que possam se adaptar às novas tecnologias.
As fontes chaveadas trabalham com elementos semicondutores, que abrem e fecham em altas velocidades como se fossem chaves que ligam e desligam numa frequência geralmente elevada.
Como o sinal de chaveamento é uma onda quadrada, no caso de um transistor, ele estará ou cortado ou saturado, não havendo situações intermediárias de condução. Sendo assim, a irradiação de calor será muito baixa, reduzindo o tamanho do dissipador, ou até dispensando o seu uso em alguns casos.
Esse fato permitiu também o uso de transistores menores e incentivou o uso de mosfets na função de chaveadores de potência.
A operação em frequências cada vez mais altas contribuiu com a redução do tamanho dos transformadores e com o uso de capacitores de valores cada vez mais baixos, reduzindo assim o tamanho e o peso dessas fontes.
O consumo também caiu em muito, devido ao alto rendimento, já que as fontes chaveadas não transformam muita energia em calor.
    FONTE PRIMÁRIA
    É a parte envolvida com a tensão de entrada da rede. A fonte primária é formada pelos estágios de retificação e filtragem, oferecendo uma saída em torno de 170 volts DC para alimentar o transistor Chaveador de Potência, através do enrolamento primário.
Quando a fonte é dotada de circuito PFC, circuito que controla o fator de potência da fonte objetivando uma economia maior de energia, a voltagem primária aparece com valores mais altos. 
    CIRCUITO DE PARTIDA
    É um pequeno circuito formado principalmente por alguns resistores de alto valor, que serve para alimentar e dar partida ao oscilador no momento em que a fonte é alimentada.
    FONTE SECUNDÁRIA
    São as voltagens obtidas por indução no secundário do transformador, retificadas e filtradas por diodos e capacitores eletrolíticos, alimentam os circuitos do televisor. Muitas delas passam por reguladores antes de serem utilizadas pelos circuitos da TV.
    CIRCUITO DE CONTROLE
   É um circuito que mantém as tensões de saída da fonte dentro de uma faixa confiável. Para isso, ele pega a amostra de uma das voltagens geradas no secundário, e a envia para o primário através de um Foto-acoplador ou do transformador, a fim de utilizá-la como tensão de controle para alterar a frequência ou a largura dos pulsos das ondas de chaveamento que estão sendo gerados no primário da fonte.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA FONTE DA TV LCD TOSHIBA 32HL86 E 26HL86
Obs: Para melhor compreensão, o leitor deverá acompanhar a descrição com o esquema da fonte do aparelho em mãos.
FONTE PRIMÁRIA:
A tensão da rede passa pelo fusível F 801 e outros componentes de proteção, alcançando T 801 que tem a função de Filtro de Rede. Esse filtro evita que as frequências oscilantes da fonte alcancem a rede de alimentação da residência, podendo interferir em outros aparelhos da casa.
A tensão da rede vai direto para a ponte retificadora DE01 pertencente à FONTE STANDBY, mas depende do relé SR81 para alcançar a ponte D801 pertencente a FONTE PRINCIPAL.
Isso acontece porque as tensões geradas pela FONTE STANDBY devem estar presentes o tempo todo, mesmo quando o aparelho estiver em STBY, enquanto que as tensões geradas pela FONTE PRINCIPAL só aparecerão quando o aparelho for ligado, ou seja, quando o aparelho for retirado do modo STBY.
Para retirar o aparelho de STBY, o usuário deve pressionar a tecla power no controle remoto ou no painel do televisor. Nesse momento, o pino 21 do micro (QA01), envia um nível alto à base de Q852, o qual, ao conduzir, alimenta a base de Q 851 que, ao saturar, energiza a bobina do relé SR81, fechando o contacto que permite alimentar a ponte retificadora D801.
A tensão retificada pela ponte D801 é filtrada pelo capacitor C 810 e segue para o pino 1 do CI Q801. Esse pino pertence ao dreno do transistor interno que irá amplificar os pulsos de chaveamento que são gerados por um oscilador localizado no interior do CI.
O pino 8 do CI destina-se à sua alimentação proveniente de D 813 e a sua partida, providenciada pelo resistor R 827. O pino 9 do CI destina-se ao controle de sobre-tensão da voltagem gerada e o pino 10 ao controle de sobre-tensão da voltagem de entrada.
A tensão retificada pela ponte DE01 é filtrada pelo capacitor C E10 e segue para o pino 1 do transformador TE62. O retorno desse enrolamento ( pino 3 ) é ligado ao pino 1 do CI QE01 ( Dreno do Mosfet interno ) que, ao amplificar os pulsos gerados no oscilador interno, os transfere para o enrolamento  primário ( Pinos 1, 2 e 3 de TE62 ).
    O pino 4 do CI destina-se a sua alimentação proveniente de DE06 e a sua partida, providenciada pelos resistores RE03 e RE04.
    O pino 6 do CI QE01 pertence ao oscilador interno que é controlado pelo transistor do Foto-acoplador QE26. Esse foto-acoplador baseia-se numa amostra de tensão retirada da fonte de 18 volts gerada na fonte standby.
FONTE SECUNDÁRIA PRINCIPAL:
 O secundário da fonte principal gera duas voltagens: Uma voltagem de 12,4 volts regulados pelo CI Q860, e que serve para alimentar principalmente os circuitos de áudio, e uma voltagem de 24 volts, que serve para alimentar o circuito de potência do Inverter e é também reduzida para 5 volts pelo CI regulador QR71 para alimentar integrados do Inverter e outros circuitos do aparelho.
A tensão de 5,1 volts é constante, pois é responsável pela alimentação do microprocessador, mas a tensão de 9 volts é chaveada pelo micro através dos transistores QE53 e QE52, QE95 e chave Mos QE96.
Os transistores Q853, Q854, Q855 e Q856, formam um circuito que avisam o micro sobre uma eventual falta de energia, para que o mesmo salve as configurações importantes do aparelho rapidamente, antes que o micro esteja totalmente desalimentado.
FONTE SECUNDÁRIA STANDBY:
A fonte Standby gera 2 voltagens: 40 volts que é posteriormente regulada para 32 volts para alimentar o circuito de sintonia e uma tensão de 18 volts que é posteriormente regulada para 9 volts pelo regulador QE90 e para 5,1 volts pelo regulador QE40.
Colabore com a nossa classe profissional, associando-se à ASFETEB, a associação que existe com o único propósito de ajudar os técnicos com orientações, esquemas, materiais, cursos e empregos.
Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate ou envie um e-mail para: esate.asfeteb@ig.com.br, solicitando maiores informações. Fique com Deus!

Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-Presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil : esate.asfeteb@if.com.br).

Jornal Ícone - Ed. 220: Ainda falando de Fonte de Alimentação dos TV’s LCD e LCD LED!

Fernando José

Olá caros leitores, amigos e alunos!

Espero que os candidatos de vocês tenham sido eleitos e que as escolhas que fizeram tenham sido as melhores para todos nós!
Vamos por aqui continuar a tratar das formas de testar da melhor forma possível as fontes de alimentação dos modernos TV’s LCD e LCD LED e é claro, também as fontes dos TV’s de PLASMA e dos OLED’s!
É sabido e mais do que comentado que a etapa da fonte desses TV’s é a etapa mais fácil de ser reparada e a que dá ao técnico o maior retorno financeiro, por ser a que em geral se repara apenas com a troca de alguns componentes ou até mesmo apenas com uma ressoldagem feita de forma criteriosa!
É claro que todas as etapas desses TV’s podem ser reparadas com a troca de componentes e não com a simples troca da placa defeituosa (como alguns técnicos “interneteiros” dizem que se tem de fazer)!
Obviamente não é tão fácil, em certas circunstâncias, fazer uma pesquisa de defeitos em uma MAIN UNIT ou numa T-CON, principalmente pela dificuldade de trabalhar com os componentes SMD que compõem todas essas placas, mas, mesmo nessas placas, se você tiver um pouco de paciência (e o cliente também) e um bom ferramental, pelo menos metade das placas que seriam trocadas, poderiam ser consertadas, muitas vezes com a troca de um capacitor eletrolítico vazado ou com ESR alterada e até uma simples solda fria da qual já sabemos muito bem como tratar!
Voltando às nossas fontes, temos de ter sempre certeza do que os testes podem nos dizer sobre a real situação delas.
Um teste já comentado é a simulação do consumo (carga) nas várias saídas da fonte com a utilização do simulador criado por mim ou da forma que cada um achar mais conveniente.
O importante é ter certeza que além das tensões, cada saída da fonte é capaz de gerar a corrente necessária à alimentação de cada uma das outras etapas do TV.
Neste ponto temos de comentar aqui sobre uma daquelas situações em que, embora tudo indique que a fonte está OK, o defeito é nela e não em outra etapa do TV!
Em nossos treinamentos já comentamos várias vezes e neste mês de Outubro iremos mais uma vez comentar no Treinamento de DICAS e MACETES de REPARAÇÃO dos TV’s SAMSUNG LCD e LCD LED, que um teste padrão para a maioria das fontes dos TV’s SAMSUNG é desconectar o cabo que liga a fonte na MAIN UNIT e ligar o TV na tomada. Se a fonte gerar todas as suas tensões e acender o BACKLIGHT, o próprio fabricante nos diz em seus boletins que a fonte e o inverter estão bons e que o defeito do TV é na MAIN UNIT.

Isso é uma regra para 99,9% dos TV’s SAMSUNG, mas para um modelo em especial, essa regra não funciona!
NO UN32D4000, teremos um defeito onde a reclamação do cliente será de que o TV ao se acionar o remoto para ligá-lo, apenas pisca algumas vezes o LED do STAND BY e não liga.
Se aplicar a regra do fabricante, desligando o cabo de interligação da MAIN UNIT com a fonte e ligando o TV na tomada, a fonte irá gerar as tensões de o BACKLIGHT vai acender!

Então, ainda seguindo a regra, temos a indicação de que a falha que impede o TV de ligar é a MAIN UNIT, onde é gerado o comando de POWER ON e não na etapa da fonte!
O problema é que já tivemos várias situações onde o técnico após realizar estes testes, concluindo que o defeito era na MAIN UNIT, fez a compra e a troca da mesma e, é claro, ficou bastante desapontado ao ver que com a nova Pci, o mesmo defeito continuava a se apresentar no TV!
E aí? Onde está o defeito?
Na fonte!
Mas a fonte foi testada e funcionou! Não foi?
Foi!
Porém, da mesma forma que nas fontes que equipam os TV’s LG da famigerada linha 30R, onde se não forem feitas uma série de alterações ou modificações (item bem detalhado em meu livro “Reparando as fontes dos TV’s LG da linha 30R” cuja capa pode ser vista na figura 1), nessa fonte do TV SAMSUNG, só uma modificação irá solucionar o problema!


Figura 1

A isso chamamos espalhamento do valor dos componentes!
Não temos nenhum componente defeituoso, mas a alteração de seus valores, mesmo que dentro de suas porcentagens, na soma de todas elas, acaba por desequilibrar o funcionamento de um circuito e mesmo que se meça componente por componente, não vamos encontrar nenhum alterado a ponto de ser apontado como defeituoso!
Nesses casos, apenas uma ou algumas modificações do circuito é que podem permitir que o equipamento volte a funcionar corretamente!
Isso já ocorria nos TV’s valvulados e foi o causador de muitas dores de cabeça nos antigos TV’s TELEFUNKEN 563, onde ocorria o famoso sintoma chamado de “pisca alerta” onde o TV ficava acendendo e apagando por conta de uma alteração no ponto de atuação da etapa de proteção do horizontal do TV.
No caso deste TV TELEFUNKEN haviam duas soluções: uma radical que era também a mais aplicada; desligar um fio (fio amarelo) que fazia a ligação para a etapa da proteção, desligando a mesma.
A outra, mais técnica, era alterar um resistor da etapa de proteção para mudar o ponto de operação da mesma!
Nos LG 30R é exatamente a mesma situação e no TV SAMSUNG citado, também!
O fator complicador no caso do TV SAMSUNG é não ter o esquema da fonte e assim não poder fazer uma analise mais profunda do porque da necessidade da alteração e em que parte da fonte esta alteração irá agir!
No caso do TV SAMSUNG, teremos de retirar o transistor QQ853 da Pci da fonte para que o TV possa voltar a funcionar corretamente!
Veja na figura 2, parte da placa da fonte onde se localiza este transistor:

Figura 2

É importante lembrar que sempre que faz algum tipo de alteração ou modificação em um circuito eletrônico complexo como é a fonte de um TV LCD, devemos manter o equipamento sob observação e testes por um bom tempo, de forma a nos certificar que não irá ocorrer nenhum tipo de problema decorrente da intervenção que foi realizada!
Quer saber mais sobre reparação dos TV’s SAMSUNG LCD, LCD LED e PLASMA?
Então se inscreva o quanto antes para participar de nosso treinamento de Outubro!
Dia 25 de Outubro no auditório da FASP – RJ, no centro do Rio, na Rua Senhor dos Passos 241, 1º andar, esquina com a Rua Tomé de Souza, vamos abordar DICAS e MACETES de REPARAÇÃO dos TV’s SAMSUNG LCD, LCD LED e PLASMA!
Entre em contato por e-mail ou telefone e saiba como se inscrever!
Nossos e-mail’s são:
clubedotecnico@gmail.com ou clubedotecnicorj@gmail.com
E nossos telefones: 25966942, 980967832 (tim), 985792128 (Oi), 975674947 (Claro), 998394668 (Vivo), 998109037 (Vivo)  e 35872095 (NET fone).
Atendimento telefônico de segunda à sexta de 10 da manhã as 18 horas!
Para terminar quero agradecer aos 83 alunos presentes em nosso treinamento do mês de Setembro onde abordamos os TV’s PHILIPS das linhas 3000, 4000, 5000, 6000, 7000 e os modelos THRILLER e BERLINALE!
O sucesso de nosso trabalho na verdade é a presença de vocês técnicos e a intenção é unicamente levar informação de qualidade para a nossa classe, além de permitir a interação entre todos os profissionais que atuam no ramo da manutenção de eletro eletrônicos!
Abaixo, alguns momentos deste evento de Setembro:

 
Hora do Café da Manhã

















Venda de literatura técnica durante o Coffee Break






A turma









Sorteios:












































Até a próxima edição se DEUS quiser!
Fernando José é Técnico de Eletrônica, especializado na área de manutenção de equipamentos eletro eletrônicos residenciais e também Instrutor do Clube do Técnico – RJ.

Atua também como técnico da TECHNO AV em Icaraí e é autor de vários livros técnicos dedicados a reparação de equipamentos eletrônicos!

Jornal Ícone - Ed. 220: Desvendando a utilidade de alguns programas úteis ao Técnico de Manutenção em Eletro Eletrônicos!

Fernando Asaphe Jr.

Primeira parte: Leitores de PDF
Pode até ser um assunto batido para muitos, mas com certeza ainda é desconhecido para outros tantos que só agora começaram a se aventurar nos caminhos da informática como forma de se atualizarem e assim se manterem dentro do mercado de trabalho!
Querendo ou não, felizmente ou infelizmente, não tem mais como reverter a cada vez mais crescente informatização de quase tudo em nosso dia a dia, seja na vida cotidiana da forma mais simples, como nas áreas profissionais mais diversas! Hoje você querendo ou não, tudo ou quase tudo é feito utilizando a informática de alguma forma!
Como o foco principal deste jornal é a eletrônica e mais ainda a área de manutenção de equipamentos eletrônicos, não posso deixar de citar que neste segmento em especial, as coisas estão mudando com uma velocidade cada dia maior!
Lembro de que, a cerca de uns 15 anos, a oficina do meu pai tinha dias estantes de arquivo repletas de caixas arquivo com esquemas e manuais das mais diversas marcas e modelos de equipamentos eletrônicos e volta e meia tinha algum amigo dele lá procurando um esquema emprestado!

Já há uns 10 anos, as estantes que eram duas, se reduziram a uma e há 5 anos, a nenhuma, pois todos os esquemas de equipamentos eletroeletrônicos ainda consertáveis nos dias atuais, ou foram digitalizados ou apenas são editados no formato digital, eliminando assim o uso de papel para sua impressão, pelo menos em primeira instância, já que é possível visualizar estes esquemas na tela do computador com relativa facilidade e se pode ainda ampliar determinadas partes que, no caso dos esquemas em papel, iriam requerer no mínimo uma lupa e às vezes quase um microscópio para se poder ver determinadas inscrições!
Mas isso é saudosismo! Vamos ao tema desta matéria que é a utilidade de alguns programas de computador para o dia a dia do técnico reparador!

Como a seção nostalgia falou de esquemas e manuais em papel, o primeiro programa a ser comentado é justamente o que mais é utilizado para que seja possível ler estes esquemas na tela do monitor do seu PC, e que é o ACROBAT READER!
Este programa é, por assim dizer, um item indispensável no PC da bancada do técnico e até mesmo nos PC’s em geral, pois hoje uma grande quantidade de livros é editada apenas em um formato chamado E-BOOK que é um livro eletrônico que só pode ser lido no PC ou no TABLET (e também nos SMARTPHONES)!

Quando você ver que um determinado arquivo está em PDF, significa que você precisa de um programa leitor de PDF para poder visualizar este arquivo.
E é justamente isso que o ADOBE ACROBAT READER faz.
Ele permite aos usuários visualizarem os arquivos feitos em formato PDF!
Como citamos os técnicos como o foco principal aqui, podemos citar que 99% dos esquemas e manuais de serviço de equipamentos eletrônicos são criados para o formato PDF!
Aqui se faz necessário uma observação muito importante:
Arquivos PDF não têm como serem visualizados em equipamentos como DVD’s Player ou leitores de BLU-RAY de mesa.
Os arquivos gerados no formato PDF só podem ser lidos ou visualizados em um PC, TABLET ou SMARTPHONE!

Então, lembre-se que aqueles CD com zilhões de esquemas e manuais de serviço de TV LCD que você achava que estava defeituoso porque o seu DVD da sala não exibia o seu conteúdo, em 99,9% dos casos, estará perfeito.
O que ocorre é que este tipo de arquivo só será lido em equipamentos que tenham o programa (software) leitor de PDF instalado.
No caso, eu citei o ADOBE ACROBAT READER, mas existe também o FOXIT que é outro programa de um concorrente da  ADOBE e que também permite a leitura dos arquivos em PDF!
É claro que existem outros tantos programas que fazem o mesmo que estes dois que eu citei, mas como estes são considerados “padrão”, vamos nos manter focados neles!
Outro detalhe é que muitos computadores comprados montados e Notebooks, não trazem instalado qualquer programa leitor de PDF.
Assim, se você pegou aquele CD de esquemas que o seu DVD da sala não leu e colocou em seu PC novinho, recém-comprado nas “Casas da China”, e o CD também não foi lido, não fique achando que realmente o CD está defeituoso, pois existe a grande possibilidade de que seu novo PC ou NOTEBOOK não tenha vindo com um programa leitor de PDF instalado!
Tenho de abrir aqui um parêntese para lembrar que hoje é comum devido ao tamanho de determinados arquivos, que os mesmos sejam gravados não em um CD e sim em um DVD.
Um exemplo são os arquivos de atualização de software que são hoje a febre entre os técnicos!
Se o disco que você tem com estes arquivos for um DVD e o leitor de mídias de seu PC é apenas um leitor de CD, não adianta apelar prá santo nenhum que o DVD não vai ser lido pelo leitor de CD!
Neste caso, a única solução é a troca da unidade de leitura de mídias por uma capaz de ler mídias de DVD!
E como eu posso saber se o PC tem ou não tem este leitor instalado?
Basta ver, por exemplo, na área de trabalho (tela do monitor) se existem um desses dois ícones (as “figurinhas” como muitos chamam) que indicam que um leitor de PDF se encontra instalado no computador:





É claro que pode ocorrer principalmente em esquemas e manuais da marca LG, que mesmo você tendo certeza de que tem instalado em seu computador um leitor de PDF, o arquivo que você precisa visualizar não é mostrado e pode surgir uma mensagem dizendo que o WINDOWS não encontrou nenhum programa compatível com aquele tipo de arquivo!
Nem tudo está perdido, pois você provavelmente está querendo visualizar justamente um esquema ou manual da LG que foi feito utilizando outro formato de arquivo que é chamado de DJVU (fala-se dijavu)!
Este formato que também pode ser utilizado para gerar livros eletrônicos, embora pouco conhecido, é adotado pela LG para alguns de seus esquemas e manuais.
A vantagem é que arquivos em formato DJVU são bem menores do que no formato PDF e assim se tornam mais fáceis de serem enviados por e-mail através da internet!
Abaixo você pode ver qual é a forma do ícone do DJVU:

Observe que o programa que lê arquivos DJVU e que tem exatamente este nome, nunca vem instalado nos PC’s que compramos e você terá de instalar o mesmo a partir de algum site na INTERNET que disponibilize o mesmo para download.
Não se preocupe porque ele é “gratuito” (com certeza você gostou desta parte), da mesma forma que o ADOBE ACROBAT READER e o FOXIT!
Aqui fica uma sugestão e ao mesmo tempo uma dica:
Atualmente tem acontecido que em uma grande quantidade de sites anteriormente bastante recomendados para se fazer downloads de muitos programas gratuitos para usar no PC como por exemplo o BAIXAKI,  ao fazermos um download, trazemos agregados ao programa baixado, um monte de programas embutidos nos mesmos (poderíamos dizer que na verdade trazemos lixo, pois é isso que são estes programas que vem praticamente escondidos no programa que realmente queríamos baixar)!
Se você não for muito atento no momento da instalação, vai encher seu PC, TABLET ou NOTEBOOK de programas inúteis e que vão tornar o seu computador extremamente lento.
Entre estes “lixos” podemos citar como os mais conhecidos o BAIDU que se mostra como um “poderoso antivírus”, mas que na realidade torna seu PC uma verdadeira carroça, e ainda abre as portas para a entrada de outros lixos.
Outro que é uma praga é o tal de HAO123. Este se instala sem você muitas vezes nem ter tempo de bloqueá-lo e se transforma na página inicial de todos os navegadores de INTERNET que você tiver no PC.
Uma recomendação é utilizar o site www.filepuma.com que não trás estes “lixos virtuais” para o seu PC!
Bom, termino por aqui e na próxima edição, vamos tratar de um detalhe importante sobre os leitores de PDF e que é a forma correta de se conseguir imprimir esquemas de maneira legível para podermos trabalhar com um esquema da forma que vocês técnicos estavam acostumados!
Até a próxima se DEUS quiser!
Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais formado na UFRJ!
Também atua como integrante da equipe do Clube do Técnico – RJ!
Sugestões e críticas sobre as matérias escritas aqui podem ser enviadas para o e-mail do Clube do Técnico – RJ que é: clubedotecnico@gmail.com



quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Jornal Ícone: Novo motor transforma diretamente eletricidade em rotação

Site Inovação Tecnológica 

Motor eletrostático transforma diretamente eletricidade em rotação
No motor eletrostático, somente o eixo gira, simplificando o projeto e reduzindo
drasticamente a manutenção pela diminuição das partes móveis.
[Imagem: Dan Ludois]

Movimento sem contato

O engenheiro Dan Ludois, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiu tornar prático um conceito de motor elétrico perseguido há séculos.
Benjamin Franklin e vários outros descreveram os princípios de funcionamento e construíram protótipos de motores elétricos baseados em forças eletrostáticas nos séculos 18 e 19.
Mas ninguém havia conseguido torná-los práticos.

As vantagens de um motor eletrostático são várias, a principal das quais sendo a possibilidade de movimentar coisas sem contato. Mas esses motores também têm potencial para serem mais baratos, mais leves e desgastarem-se muito menos.

Motor eletrostático

Nos motores elétricos tradicionais, a eletricidade é convertida em movimento mecânico giratório através do magnetismo.
No motor eletrostático, os campos elétricos são convertidos diretamente em movimento giratório.
"Uma carga se acumula na superfície dos pratos, e se você puder manipular a carga, você pode converter a eletricidade em movimento rotativo ou transferir a potência elétrica de um conjunto de pratos para outro," explica Ludois.

Foi justamente isso que ele conseguiu fazer, justificando que seu feito foi possível graças a inovações que incluem um controle eletrônico preciso das altas tensões e da alta frequência do campo elétrico, além de conhecimentos recentes no campo da mecânica dos fluidos.
Os pratos são separados por uma distância equivalente à espessura de um fio de cabelo, e são mantidos separados durante o funcionamento do motor por um colchão de ar, semelhante ao que evita que a cabeça de leitura de um disco rígido toque a superfície dos pratos e destrua o disco.

Gerador eletrostático

Como motores elétricos e geradores de eletricidade são essencialmente imagens espelhados uns dos outros, o motor eletrostático também poderá ser usado como gerador em turbinas eólicas, por exemplo.

Ludois já fundou uma empresa, a C-Motive Tecnologies, para comercializar seu motor/gerador.