sexta-feira, 13 de março de 2015

Jornal Ícone - Edição número 225 - Março de 2015


Jornal Ícone - Ed. 225 - A essencialidade da mulher em nossa vida!

Carlos Dei

 Nunca é demais falar aqui da importância da mulher no mundo, não só por esse mês ser dedicado a ela (e isso ser interpretado como um modismo), com o Dia Internacional da Mulher (8 de março), mas pelo seu valor como ser -  valor esse infinitas vezes desrespeitado pelo machismo e “valores” moralistas  ou torpes humanos, nos diversos cantos do mundo.

 Cantada em verso e prosa, nas mais diversas cadências e melodias, a mulher tem sido tema dos mais variados poetas, filósofos, historiadores, da antiguidade à contemporaneidade, ficando claro, com isso, a sua essencialidade em nossa vida, traduzida na sensibilidade feminina de mãe, irmã, namorada, esposa, amante, amiga, conselheira, confidente, trabalhadora, artista, guerreira. Contudo, não podemos esquecer que ainda se tem muito o que  fazer para acabar com a violência contra as mulheres, que se dá nos mais diversos níveis de relacionamentos e vivências, especialmente dentro de casa. Sendo assim, a data de 8 de Março é apenas um marco para se trazer à tona as mais profundas reflexões sobre esses fatos e o nosso papel nesse enredo, com atitudes corajosas para transformá-lo em um mundo melhor, equilibrado e, como diz nosso querido poeta/compositor Gilberto Gil, “quem sabe o super homem venha nos restituir a glória / Mudando como Deus o curso da história / por causa da mulher”.

 Muito se poderia falar delas, incansavelmente, mas, nesta edição prestamos uma homenagem a todas as mulheres, através da história de uma delas: a indígena do povo Omágua/Kambeba, Márcia Wayna Kambeba, que hoje desenvolve um belo trabalho antropológico junto aos povos indígenas, em especial do Amazonas.

 Nascida na aldeia Tikuna (AM), por razões particulares Márcia Kambeba conviveu até os oito anos de idade com o seu povo, sendo levada para Olivença (SP), onde cursou o ensino médio. Após isso, mudou-se para Tabatinga (AM), onde graduou-se em Geografia e, em seguida, transferiu-se para Manaus, onde se especializou em Educação Ambiental, daí entrando para a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), para fazer Mestrado em Geografia, sendo a 3ª colocada e, por desistência do primeiro, ficando em 2º lugar.


Márcia Kambeba


 Sua tese de mestrado foi desenvolvida a partir de uma pesquisa sobre o seu próprio povo, Omágua/Kambeba, na aldeia Tururucari-Uka, a partir da qual abriu-se-lhe um infinito universo de poemas. Em 2013, já residindo em Belém (PA), lançou o livro “Ay Kakuri Tama” – “Eu moro na cidade”.  Em seguida, começou também a fazer composições musicais na língua Tupi falada pelo seu povo e em português, a fotografar os povos indígenas e, com a fotografia, contar sobre sua cultura. Hoje, seu trabalho se espalhou por alguns estados, bem como pelas escolas e universidades por onde tem andado. Seus poemas falam da cultura, identidade dos povos indígenas, e da valorização e conscientização ambiental com base em sua vivência.

 Atualmente Márcia Wayna Kambeba visita aldeias de outros povos, levando não só a Educação que vem da cultura do dito "branco", como ela define, mas levando apoio à luta pela valorização da afirmação, “aprendendo com eles a amar cada vez mais a Natureza, pois dela dependemos”. “Com o meu canto, poesia e fotografia, busco contribuir para um mundo mais humano, entendendo que somos todos irmãos e formamos uma só nação”, concluiu, em seu depoimento ao Jornal Ícone.


 Abraços!

Jornal Ícone - Ed. 225 - CNC, um Brasil de oportunidades

André Pereira

 Depois de um mês no estado de Rondônia, especificamente  na cidade de Rolim de Moura, montando um painel de comando e controle para máquinas CNC de corte a plasma, percebi que o Brasil é um país imenso e carente de ajuda governamental para ser maior do que é. 
 Meus nobres leitores, o país está tão defasado e pequeno, no que tange a tecnologia, que basicamente nossos melhores profissionais estão em países do primeiro mundo e não vamos esquecer que são brasileiros e esses brasileiros são tratados como super seres nesses países, contribuindo para a melhoria e a transmissão de conhecimento desses super seres aos habitantes desses países, perdendo o Brasil, que acha que herói é jogador de futebol e professor técnico de futebol e por aí vai, mas quando estão doentes é o médico, que estudou tanto, que vão procurar .
 A mão de obra no Brasil é de qualidade baixa mas com pessoas altamente competentes. Isso por que muitas empresas pararam de investir na formação de novos profissionais e ficou caro aos atuais e antigos se modernizarem, fruto de um sistema injusto de governo que preza tão somente ao lucro nos impostos e falta de incentivos. 
 Não vim aqui atacar a governo algum, mas ao sistema que não ajuda. 
 Em Rondônia pude saber que é uma colonização do povo do Paraná, com isso, cabeças diferentes dos já exploradores do sudeste. Povo guerreiro, trabalhador e empreendedor. 
 Uma cidade que cresceu e vive da criação de gado, da agricultura e máquinas. Sim! Máquinas dos mais diversos tipos e usos. Uma cidade acolhedora, tranquila e bem estruturada dentro de seus limites financeiros e físicos. 
 Cresce o consumo por máquinas e equipamentos de tecnologia e de automação. O empresário lá, investe, sem pena alguma quando ele deseja ter resultados com o seu negócio e não espera governos para crescer e prosperar. Digo governo por que muitas fábricas fecharam. Não tinham como escoar a produção para o estado de origem dos seus cidadãos, o Paraná e restante do país. A solução foi ficar com  o Acre, Amazônia e Pará e vender muito para esses locais, nos deixando de ver e saborear as maravilhas desses lugares aqui no sudeste. 
 Mesmo assim há mercado para serviços diversos, pois o povo se moderniza. Compram ou constroem casas com demandas de automação e segurança e suas empresas, precisando de mão de obra especializada e com fome de equipamentos modernos. 
 Pude ter a felicidade de poder construir dois painéis elétricos de controle e automação para duas máquinas de controle numérico por computador, o famoso CNC e é isso que quero que meus leitores saibam. Que há muitas oportunidades nessas regiões longínquas do meu Brasil e pessoas maravilhosas a conhecerem. 
 Infelizmente, nosso Rio de Janeiro é só Samba, futebol e drogas. Nosso parque industrial já morreu faz tempo, e os governantes nos dando anestesias sociais, como as mencionadas a acima, pois trabalho e renda não é prioridade, não é ? 
andrepereira@ig.com.br 

Jornal Ícone - Ed. 225 - Esate: cursos para início imediato em Abril de 2015


Jornal Ícone - Ed. 225 - Defeitos em TV's LCD Samsung

Paulo Roberto
    
Este artigo vai direcionar ao leitor defeitos relacionados aos televisores LCD da Samsung, já que se trata de uma marca que apresenta vários modelos no mercado.

 O conteúdo deste artigo está incluso no meu novo lançamento da Coleção Multimarcas de TVS LCD sobre esta marca. Este lançamento inclui, além dos defeitos, modo de serviço, macetes diversos e anaáise de circuitos durante o processo de explanação dos defeitos. Recomendo também o número anterior desta coleção que abrange a marca Philips, em que há uma quantidade de defeitos desta marca.
Como o foco deste artigo são os defeitos, iremos direcionar o conteúdo em cima deste eixo, porém temas como análise de circuito estão no conteúdo do livro.

LN26B350F1
Tela escura com imagem no fundo (lâmpadas não acendem)
- CP815 trocar

LN26A450C1
Funcionando apenas em 220V
- Verificar CM807 / CP809 / DP802 / DP803

LN32B350F1
Não liga
- Trocar STR W6252

Verificar resistores RP810 até RP814, conforme mostrado na figura 1.


Figura 1 – Resistores a serem verificados







LN32C350
Parada, mas antes soltou muita fumaça
- CP810 ( mostrado na figura 2 )







Figura 2 – Capacitor defeituoso


LN32A550P3R
Não liga
- Trocar ICB801S e RB806

LE32S71BX
Tensões da fonte com metade do seu valor
- ICM801S

LN37B530P2R
Sem Imagem, som normal
- RB803, RB804, RB805, RB806, RP809, RP810, RP811 e o integrado FAN7530

LN40R81BX
Ativando a funções do teclado sozinha,funções VOL e CH e IR não atuam
 - D101

LN26A330J1
Não liga
- CB808

LE32R74BD
Tensões da fonte oscilando
- DM854
OBS: Este diodo se apresenta em outros modelos e apresenta defeito idêntico. Na iminência de aparecer sintoma semelhante, procurar primeiramente este diodo.

LN40A550P3R
Não liga ou não liga às vezes
- Trocar eletrolíticos na fonte

Figura 3 – Capacitores da fonte



























Paulo Roberto dos Santos é Pedagogo, Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp. É autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita, colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.

Jornal Ícone - Ed. 225 - Atualização de Software, ainda tem Dúvidas?

Fernando José



Quem nasceu primeiro? O Ovo ou a Galinha? 

Olá meus caros amigos, leitores e alunos!
O ano afinal começou!
Então, vamos arregaçar as mangas e voltar ao combate, superando as dificuldades que as novas tecnologias nos trazem todos os dias!
Com certeza você deve estar estranhando o título inicial dessa matéria.
Na verdade coloquei este título para chamar a atenção sobre um inconveniente que tem
surgido de um tempo pra cá em relação ao nosso nome fantasia, o “Clube do Técnico – RJ”!
Como tudo que é bom acaba gerando inveja aos menos competentes, tenho visto surgir por aí, grupos e outros itens usando a ideia do nome com o qual batizei o meu trabalho como Instrutor, desde de Agosto de 2010!
Assim sendo, quero primeiro informar a todos que o Clube do Técnico – RJ não tem filiais, representantes, ou qualquer ligação com algum grupo que possa ter um nome parecido e, sendo assim, informo que qualquer propaganda ou algo semelhante que não tenha o meu nome, o nosso logotipo ou o “RJ” no final do nome, não tem nenhum tipo de ligação com a minha pessoa ou com o meu trabalho!
Estejam atentos para não comprarem gato por lebre!

O logotipo de Clube do Técnico – RJ:


Outro lembrete é sobre o nosso testador de fontes de TV’s LCD, que vem sendo comercializado desde Abril de 2014 entre nossos alunos aqui no Rio e nas outras cidades onde ministro minhas palestras!

Como era de se esperar, um grupo de pessoas sem muita ou nenhuma criatividade, mandou que um concorrente adquirisse um exemplar do referido testador aqui no Rio, e agora estes plagiadores estão divulgando uma montagem semelhante, usando inclusive as mesmas etiquetas que elaborei para o meu projeto (isso provavelmente pelo mesmo motivo de que não sabem fazer nada sozinhos) dizendo serem os “gênios” que bolaram o circuito do mesmo!

É então meu dever informar que o projeto do testador não é realmente de minha autoria, pois o circuito está disponível nos manuais de treinamento da LG e de outras marcas e até a própria LG produz um testador (bem mais sofisticado que o da minha montagem e bem mais caro) para uso exclusivo dos seus postos autorizados e o esquema do circuito para a construção do referido testador já foi por diversas vezes comentado e exposto por mim em meus treinamentos, tanto aqui no Rio, como nas outras localidades onde ministro palestras!

O que eu fiz foi adaptar a ideia do testador da LG, para que o mesmo fosse bem mais barato que o distribuído aos autorizados, e o mais importante, que seja adaptável para testar as fontes e ‘inverter’ de todas as marcas de TV e não apenas de uma marca específica, como é o caso do projeto da LG!

Na verdade, qualquer um podia ter feito esta montagem e não estou aqui a questionar ou reclamar patente ou algo semelhante, mas acho que não seria pedir muito, que eles (os plagiadores) tivessem a capacidade de bolar um formato diferente das etiquetas de identificação do testador para não ficar tão evidente a cópia do mesmo!




Aos interessados em saber mais sobre o testador de fontes e inverter de TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED, o PSU TESTER V1.2, basta entrar em contato com a gente pelo nosso novo e-mail que passa a ser:
clubedotecnicorj@gmail.com

Ainda estamos atendendo pelo nosso e-mail anterior mas logo vamos desativá-lo para inibir os aproveitadores que usam o nosso nome!
Aproveito para informar que já está disponível na versão E-BOOK e logo logo, também na versão impressa, o meu novo livro DICAS de REPARAÇÃO de TV’s LCD e LCD LED – Volume 1, que fala de defeitos e soluções comentadas dos TV’s das marcas AOC e CCE!
E em breve vamos lançar os próximos volumes com dicas das outras marcas nacionais!
As compras devem ser feitas no mesmo e-mail citado acima, através do qual vocês podem obter todas as informações de como comprar!
E quem desejar comprar com cartão de crédito, pode acessar o site da TECHNO AV em www.technolcd.com.br e solicitar informações de como adquirir este e os outros títulos que já temos disponíveis!
E se você ainda tem problemas ou dúvidas de como e quando fazer uma atualização de software de um TV LCD, LCD LED, PLASMA ou OLED, não deixe de participar da nossa aula do dia 14 de Março onde vamos tratar mais uma vez e agora de uma forma mais prática e direta possível, dos procedimentos para a realização bem sucedida de uma atualização de software!
O aluno poderá, inclusive, levar um TV que esteja em sua oficina, e que necessite de ter seu software atualizado, para ser usado em aula e para que o próprio aluno realize os procedimentos necessários ao vivo!

Basta entrar em contato pelo nosso e-mail ou por telefone e agendar a sua ida informando a marca, modelo e código do painel do TV que irá levar!
É claro que teremos um limite de TV’s que podem ser levados, pois temos de respeitar os limites de tempo que temos para o uso do espaço!

Entre em contato pelo nosso novo e-mail já informado acima ou pelos nossos telefones:
25966942, 998394668, 980967832, 985792128, 975674947, 998109037 ou 35872095, no horário de 10h da manhã as 18h, de segunda à sexta feira!

Dando uma canja do tema atualização, é necessário dizer que existem muitos detalhes bem simples que, se não forem observados, nos levam a não obter sucesso no procedimento de atualização!

Um deles e talvez o principal é o medo que muitos técnicos têm em se entender ou mesmo colocar as mãos em um computador!



E isso não é privilégio de nós tupiniquins!
Estive assistindo uma palestra técnica de um instrutor argentino e por lá, e também na Europa (segundo alguns participantes da Espanha e Portugal comentaram), o problema é o mesmo, o medo de usar o computador!
Aí não tem jeito: ou você amigo técnico aprende ou vai sempre depender de outra pessoa para realizar o procedimento de atualização de software!
Eu sei bem que o medo do novo é realmente real em muitas situações mas se não tentarmos pelo menos, vencer este medo, vamos acabar passando o dia escondidos debaixo da cama!!!!
Aprendam então que computador não morde, não rosna e nem faz cara feia se você errar no que está fazendo, e ainda, muitas vezes ele mesmo, te diz que está errado e te indica o caminho certo a seguir!
Vencido o medo do computador, temos a necessidade de saber o que fazer e o que não fazer em um TV e também, quando se pode e quando não se pode fazer uma atualização!
Um detalhe importante é que nem todos os fabricantes adotam os mesmos critérios no projeto de seus softwares e, assim, o que pode ser feito em determinadas marcas, não pode ser aplicado em outras! Ou seja, cada caso é um caso!!!!
É comum, por exemplo, me ligarem perguntando como se faz para atualizar o software de um TV LG ou SAMSUNG que ao ligar, trava na imagem do LOGOTIPO do fabricante e dali não faz mais nada e nem obedece aos comandos do teclado e do remoto!
Infelizmente, a resposta que tenho de dar, até porque não existe outra e eu não posso, não devo e nem gosto de mentir para um aluno, amigo ou simplesmente um técnico que ligou pedindo uma ajuda, é que não tem como atualizar o software dos TV’s dessas duas marcas se o TV não obedecer aos comandos e nem mostrar o MENU do usuário na tela!
Se o técnico for muito, mas muito sortudo, o TV LG ou SAMSUNG que está em sua bancada pertence a um desses clientes mais “hightech” e o mesmo, ao ter ligado o TV pela primeira vez, o plugou com um cabo de rede de internet no TV ou ativou o WI-FI, e configurou o TV para toda vez que for ligado, ele procure automaticamente o site do fabricante (isso obviamente só pode ser feito em TV’s com a função SMART TV) e baixe as atualizações existentes para ele no site!
Se isso tiver sido feito, você pode dar sorte (muita sorte) de ligar o TV no cabo de rede da sua bancada ou no sistema de WI-FI da sua oficina (lembre-se de desabilitar a senha da sua internet WI-FI antes pois, caso contrário, não será possível digitar a senha no TV, pelo fato do mesmo não mostrar imagem) e aguardando algum tempo, o TV pode conseguir acessar o site do fabricante e se auto-atualizar e “derrepente”, “tantantantan”, ele passa do LOGOTIPO do fabricante e volta a mostrar imagem normal!
Mas veja que este é um caso em mil de acontecer!
Infelizmente nos TV’s dessas duas marcas, as soluções mais viáveis serão:
Você ter um gravador de memórias FLASH e os arquivos copiados de um TV de mesmo modelo em perfeito funcionamento para copiar os arquivos para a memória FLASH do TV defeituoso ou, ter alguém em um posto autorizado que disponha do JIG do fabricante, para poder realizar a regravação do arquivo de software diretamente na FLASH da Pci MAIN UNIT do TV!
Fora isso, é a troca da MAIN UNIT por uma nova!
Já para os outros TV’s das outras marcas, a situação é bem menos sombria, pois fora raros casos, AOC, CCE, H BUSTER, PHILIPS, PHILCO e TOSHIBA, podem ser atualizados mesmo que não saiam de STAND BY, desde que, claro, você tenha o arquivo de software correto e tenha as informações de como proceder para atualizar o arquivo da FLASH do TV!
Quer saber mais?
Venha participar de nossos treinamentos e leia os meus livros que estão disponíveis para venda através de nosso e-mail e no site da TECHNO AV, www.technolcd.com.br!
Até a próxima edição de o cara lá de cima quiser!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica, especializado na reparação de eletro eletrônicos domésticos e Instrutor do Clube do Técnico – RJ!
Também atua como Técnico da TECHNO AV em Icaraí, Niterói e é autor de vários livros técnicos direcionados a manutenção de TV e também é o autor, redator e distribuidor do boletim técnico “Clube do Técnico em Revista” que é distribuído aos assinantes via internet e também encontrado nas lojas de eletrônica parceiras do Clube do Técnico – RJ!



Jornal Ícone - Ed. 225 - Display LCD com Arduino




Victor Amadeu

1. Material utilizado

Para demonstrar o funcionamento do experimento, foi utilizado o kit didático Cerne Arduino disponível na figura 1. Todavia, outros modelos de placa Arduino também podem ser utilizados, bastando verificar a pinagem que ficará conectado ao LCD.

Figura 1: Kit Didático Cerne Arduino











Fonte: http://www.cerne-tec.com.br
Como literatura de apoio foi utilizado o livro Arduino – Prático e Objetivo, conforme apresentado na figura 2.


Figura 2: Livro Arduino – Prático e Objetivo

Fonte: https://clubedeautores.com.br/

2. Introdução
O Arduino é uma ferramenta livre, tanto em nível de hardware quanto de software, onde nestes você encontrará os recursos necessários para iniciar seus projetos, sem ser especialista nem em eletrônica quanto em software.
Neste artigo, serão apresentados os passos para mostrar uma mensagem no display LCD de 16x2. Projetos com IHM (Interface Homem-Máquina) são úteis em diversos aparelhos e podem ser aplicados em disciplinas como robótica educacional, automatismos em geral, dentre outros para mostrar alguma informação ao usuário do sistema.

3. Conhecendo o Software
O software usado neste artigo foi o Arduino versão 17, que pode ser baixado gratuitamente no endereço abaixo:
http://arduino.cc/en/Main/Software
Entretanto, versões mais recentes também podem ser utilizadas. A grande vantagem deste software reside no fato dele funcionar em sistemas operacionais do tipo Windows, Linux e MacOS. A vantagem em usar o Linux é dispor de uma ferramenta gratuita que facilite o acesso aos alunos para realização de seus projetos.
Após realizar o download do software, basta descompactar a pasta e abri-la, onde você encontrará o arquivo arduino.exe, bastando sempre abrir este programa quando quiser “rodar” o software arduino. Na figura 3 está ilustrada a tela deste programa.

Figura 3 - Tela do programa Arduino


Basta digitar o código na área de edição, salvá-lo, compilar e realizar o upload para que o arquivo .hex seja carregado na placa de testes.

4.Display LCD

Os displays do tipo LCD são muito usados para mostrar informações do estado de uma máquina. Na figura 4 é apresentado o aspecto típico desta interface.


Figura 4 – Display LCD típico


Existem vários tipos de display, como os de 2x20, que significa 2 linhas por 20 colunas, 4x20, 4x16 e etc. Neste exemplo, será utilizado um display do tipo 2x16, onde estará disposto 2 linhas e 16 colunas. Será apresentado um texto no LCD, de forma a demonstrar como montar um programa no Arduino para comandar o mesmo.

5.Montando o Hardware
Na figura 5 é apresentado a pinagem típica de um display LCD:

Figura 5 Pinagem típica de um Display LCD
Siga a tabela 1 para ligar o display LCD aos pinos digitais da placa Arduino, em que os pinos não citados, não são usados.

Display LCD        Placa Arduino
VCC       5V
VSS        GND
VO          Em série com
resistor de 1kΩ ao GND
RS          Pino 8
RW         GND
EN          Pino 9
D4          Pino 10
D5          Pino 11
D6          Pino 12
D7          Pino 13

Tabela 1 – Conexão do LCD com a placa Arduino



6.Programando o Arduino

Será utilizada uma biblioteca disposta no próprio programa para acessar o LCD. A biblioteca é a LiquidCrystal.h. Além disso, a função lcd.begin será utilizada para configurar o tipo de display conectado a placa Arduino. A seguir é apresentada tal função:
lcd.begin(colunas,linhas);
Em colunas é definido o número de colunas no qual o display possui e em linhas o número de linhas. Feito isso, utiliza-se a função lcd.setCursor para posicionar o ponto inicial no qual o texto será impresso. A seguir, tal função é apresentada.
lcd.setCursor(coluna,linha);

Onde caso a coluna esteja em 0, a coluna 1 estará selecionada e caso esteja em 1, a coluna 2 e assim sucessivamente. Mesma ideia é válida para a opção linha. Finalmente, para imprimir um texto no LCD, utiliza-se a função lcd.print como ilustrado a seguir.
lcd.print(texto);

Observe os passos para mostrar uma mensagem na 1º e 2º linha do display lcd com o programa feito no Arduino.

#include
LiquidCrystal lcd(8, 9, 10, 11, 12, 13);
void setup()
{
  lcd.begin(16, 2);
  lcd.setCursor(0,0);
  lcd.print("Placa Arduino");
  lcd.setCursor(0,1);
  lcd.print("Exemplo LCD");
}

void loop()
{
}

7.Conclusão


Foi apresentado como mostrar uma informação no LCD, uma das interfaces homem-máquina mais usadas atualmente e que serve para apresentar diversas informações pertinentes a máquina a algum usuário de um sistema eletrônico.

Jornal Ícone - Ed. 225 - Falando um pouco sobre NOTEBOOK’s!

Fernando Asaphe Jr.


Eles estão a cada dia mais na moda e também mais sofisticados e obviamente também, cada vez mais caros!
Vamos, então, comentar aqui um pouco sobre este tipo portátil de computador e saber alguns detalhes que você deve estar ciente no momento da escolha de um deles para equipar a sua bancada, por exemplo!
A escolha de um equipamento é muito ligada a finalidade ou finalidades que você irá dar ao mesmo!
Então, se deve pensar no que  precisa no momento e também em um futuro, pelo menos de curto a médio prazo!
Quando se trata de NOTEBOOK’s e seus parentes próximos (netbook, ultrabook e tablet), não devemos pensar em recursos que só serão utilizados em longo prazo, pois como a tecnologia anda a passos cada vez mais largos, provavelmente quando este momento futuro chegar, você vai acabar constatando que o equipamento que você adquiriu não tem mais os requisitos necessários a aplicação para qual você se programou!

Lembre-se de que, diferente de um computador normal (desktop), os NOTEBOOK’s e seus parentes, não permitem muita coisa quando se trata de dar um “tapa no visual” deles (o chamado UPGRADE).

Em um desktop, você pode trocar o processador, aumentar a memória, trocar a placa mãe, acrescentar itens de hardware, etc.
Mas em um NOTEBOOK, em geral o que se pode fazer é acrescentar memória e colocar um HD de maior capacidade de armazenamento, mas não muito mais do que isso!
Então, se você está pensando se é melhor comprar um desktop (computador de mesa) ou um portátil (notebook), leve em consideração todos os prós e contras aqui citados e só depois faça a sua escolha!
Não entre na ideia muito em moda atualmente relacionada à seguinte frase:
“menos é mais”
Até onde eu saiba, menos é menos e mais é mais!
Ou seja, se você pensa nos recursos que vai utilizar do seu NOTEBOOK, não pense que “talvez isso ou aquilo não seja realmente necessário”!
Se é para gastar em algo que vai te ser útil, principalmente em nível profissional, não faça economia, pois aqui realmente o barato vai te sair bem caro depois!
Itens muito importantes, são:
O tipo de memória RAM que o NOTEBOOK utiliza.
Por exemplo: existem equipamentos com placas-mãe mais antigas que usam memórias RAM do tipo DDR2, que não são mais fabricadas e, assim, se você precisar colocar mais memória no seu NOTEBOOK, vai descobrir que o valor dessa memória é a metade do valor de um NOTEBOOK novo!





Atualmente, as memórias mais usadas são as DDR3.
Para saber se o NOTEBOOK que você está cogitando comprar usa este tipo de memória, acesse o site do fabricante e procure as especificações técnicas do mesmo!
Quantidade de conexões USB disponíveis!
Atualmente, muitos itens de hardware podem ser conectados a um computador seja ele um desktop ou um NOTEBOOK via entrada USB e assim, quanto mais entradas disponíveis, melhor!



Preferencialmente, escolha equipamentos que tenham pelo menos uma entrada USB3.0, que é reconhecida por ter o seu conector com um plástico azul em seu interior.

Este tipo de conexão USB apresenta uma velocidade de transferência de dados muito maior do que o USB2.0 usado até então!

Mas lembre-se: A velocidade de transferência só será 3.0 se além da entrada USB do NOTEBOOK, o item de hardware conectado a ela também for!

Saída de vídeo HDMI!

É uma função interessante se pensarmos que hoje todos os TV’s possuem entradas de sinal neste padrão e o mesmo permite uma ótima qualidade de imagem e som!
Então, sempre será uma opção, ligar seu NOTEBOOK no TV de 60 polegadas da sala para assistir aqueles vídeos do YOUTUBE ou filmes baixados da internet!



Um item dos mais importantes é a marca a ser comprada!
Não vou aqui dizer que tem de ser essa ou aquela marca, mas você deve evitar marcas desconhecidas do nosso mercado, dando preferência a marcas que já sejam conhecidas nossas e que, obviamente, tenham postos autorizados para realizar reparos no equipamento caso isso seja necessário!

Tá pensando em usar o NOTEBOOK para ficar jogando os famosos joguinhos ON LINE?
Sinceramente, se você não tem pelo menos uns R$5.000,00 para gastar em um NOTEBOOK e muito menos tem um local refrigerado permanentemente para ficar sentado jogando, desista da ideia enquanto é tempo!

Um NOTEBOOK por melhor que seja, não tem a mesma capacidade de ventilação da parte interna que tem um computador do tipo desktop.

E jogos, sabidamente consomem bastante dos recursos do computador seja ele de que tipo for e esse consumo reflete em aquecimento e em sendo um NOTEBOOK, a sua capacidade de ventilação é bem reduzida e isso vai reduzir drasticamente a vida útil do seu brinquedinho!

Não é necessário falar que ter WIFI e conexão para cabo de rede é um padrão para todos os equipamentos deste tipo atualmente!

Uma webcam integrada embora não seja algo imprescindível, em geral equipa os NOTEBOOK de valor de médio para alto hoje em dia!





Espero que o que falei até aqui possa ter sido útil para aqueles que estejam pensando em comprar um NOTEBOOK e na próxima edição vamos falar um pouco de algumas falhas que podem ocorrer com o uso desses equipamentos!
Até a próxima!

Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES.
Também é formado como Técnico de Segurança do Trabalho e em Relações Internacionais pela UFRJ e é um dos integrantes da equipe do Clube do Técnico – RJ!

terça-feira, 10 de março de 2015

Jornal Ícone - Ed. 225 - Mundo Eletrônico Componentes


Jornal Ícone - Ed. 225 - Treinamento LCD & LED Básico


Jornal Ícone - Ed. 225 - O Brasil fechou janeiro de 2015 com 19,6 milhões de acessos de TV por assinatura

O Brasil fechou janeiro de 2015 com 19,6 milhões de acessos de TV por assinatura, 1,4 milhão a mais que em janeiro de 2014. No primeiro mês deste ano, 29,79% dos 65,9 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, segundo o indicador "Densidade dos Serviços de TV por Assinatura", que é a relação percentual entre o número de assinaturas e o número de domicílios estimado a partir dos dados publicados pelo IBGE, em sua Síntese de Indicadores Sociais1. Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em janeiro de 2015.
A Agência disponibiliza informações sobre acessos de TV por Assinatura na aba Anatel Dados em seu portal na internet. Os relatórios publicados refletem os dados disponíveis em 9 de março de 2015 e podem sofrer alterações.
Veja abaixo o número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por assinatura em janeiro de 2015, por Unidade da Federação e por Região.  
REGIÕESACESSOS EM OPERAÇÃO (2)DENSIDADE (Acessos por 100 Domicílios)
Brasil19.657.67929,79
Região Norte832.67617,13
Rondônia74.93113,34
Acre35.54815,86
Amazonas310.81131,39
Roraima21.28414,11
Pará315.03913,90
Amapá29.70914,82
Tocantins45.3549,75
Região Nordeste2.370.58313,74
Maranhão167.3888,98
Piauí77.0418,24
Ceará416.48815,48
Rio Grande do Norte238.88522,80
Paraíba154.48512,60
Pernambuco421.31914,29
Alagoas130.75413,40
Sergipe89.25512,71
Bahia674.96813,89
Região Sudeste12.060.75442,04
Minas Gerais1.632.97523,74
Espírito Santo286.17221,53
Rio de Janeiro2.659.83445,70
São Paulo7.481.77351,05
Região Sul2.975.70029,47
Paraná981.26526,01
Santa Catarina702.58930,27
Rio Grande do Sul1.291.84632,27
Região Centro-Oeste1.417.96627,83
Mato Grosso do Sul203.88023,16
Mato Grosso250.05022,85
Goiás449.72720,51
Distrito Federal514.30955,44
Tecnologia
Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo - TVC e Fiber to the Home - FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal - MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura - TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite - DTH).
Veja abaixo a distribuição da base de assinantes por tecnologia, em que se destaca a participação majoritária da tecnologia via satélite.   
  Quantitativo de acessos  por tecnologia 
TECNOLOGIAJAN/14FEV/14MAR/14ABR/14MAIO/14JUN/14JUL/14AGO/14SET/14OUT/14NOV/14DEZ/14JAN/15
DTH11.235.22311.298.98511.406.57711.508.19811.629.80211.731.29711.788.40911.886.03012.020.54212.167.87212.276.11311.942.60611.981.962
TVC6.907.4676.937.5026.981.8767.049.1997.113.7607.159.5887.216.8337.274.2477.322.3897.387.2427.430.4807.521.4207.560.686
FTTH40.20943.12547.92751.40356.76861.49167.15473.31178.13784.34789.66395.011100.158
MMDS16.23215.79115.29815.40114.18412.79912.74712.78712.59212.63512.33911.77711.576
TVA3.6673.3753.6793.6813.6813.3893.3893.3413.3423.3423.3283.2973.297
TOTAL18.202.79818.298.77818.455.35718.627.88218.818.19518.968.56419.088.53219.249.71619.437.00219.655.43819.811.92319.574.11119.657.679
  Participação percentual de cada tecnologia  
TECNOLOGIAJAN/14FEV/14MAR/14ABR/14MAIO/14JUN/14JUL/14AGO/14SET/14OUT/14NOV/14DEZ/14JAN/15
DTH61,72%61,75%61,81%61,78%61,80%61,85%61,76%61,75%61,84%61,91%61,96%61,01%60,95%
TVC37,95%37,91%37,83%37,84%37,80%37,74%37,81%37,79%37,67%37,58%37,51%38,43%38,46%
FTTH0,22%0,24%0,26%0,28%0,30%0,32%0,35%0,38%0,40%0,43%0,45%0,49%0,51%
MMDS0,09%0,09%0,08%0,08%0,08%0,07%0,07%0,07%0,06%0,06%0,06%0,06%0,06%
TVA0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%
TOTAL100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%
Grupos econômicos
Os grupos econômicos são compostos por operadoras que atuam em diversas áreas, com várias tecnologias.
Veja abaixo a distribuição da base de assinantes do Brasil por grupos econômicos.
Quantitativo de acessos por prestadora
GRUPO ECONÔMICO JAN/14FEV/14MAR/14ABR/14MAIO/14JUN/14JUL/14AGO/14SET/14OUT/14NOV/14DEZ/14JAN/15
TELMEX (CLARO/EMBRATEL/NET)9.729.3329.794.7289.875.3859.954.06910.035.57910.105.57810.177.14510.259.38310.343.34610.423.55910.501.48610.171.14010.219.698
SKY/DIRECTV5.417.1015.441.5085.480.3465.510.4475.578.8095.616.7135.616.6425.624.1745.644.2755.653.7725.643.2995.643.1935.646.110
OI831.833826.920828.276842.173863.088886.554918.395964.3951.032.3141.122.4581.204.8601.303.0241.264.909
VIVENDI (GVT)701.546717.941752.965776.477785.137799.311803.448821.018837.977854.879870.908881.859899.324
TELEFÔNICA631.718637.499644.759658.772674.678687.810700.747714.865726.619747.591759.992770.247776.097
BIG BRASIL158.691159.073159.737159.772159.571159.195158.655157.096155.916155.422153.571153.606153.294
ALGAR (CTBC TELECOM)135.802135.121135.146134.742134.481133.282130.390127.974125.668123.693122.609121.279119.716
NOSSATV105.137106.820108.422110.370112.086113.748115.308116.969118.582120.904122.694124.223125.984
CABO49.15149.29448.18649.32049.09749.31649.06849.36349.46848.34448.15848.42148.507
PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL16.14213.22012.40711.75411.20103.6273.4653.3483.2373.1313.0442.951
OUTROS426.345416.654409.728419.986414.468417.057415.107411.014399.489401.579381.215354.075401.089
TOTAL18.202.79818.298.77818.455.35718.627.88218.818.19518.968.56419.088.53219.249.71619.437.00219.655.43819.811.92319.574.11119.657.679
  Participação de mercado de cada prestadora
GRUPO ECONÔMICO JAN/14FEV/14MAR/14ABR/14MAIO/14JUN/14JUL/14AGO/14SET/14OUT/14NOV/14DEZ/14JAN/15
TELMEX (CLARO/EMBRATEL/NET)53,45%53,53%53,51%53,44%53,33%53,28%53,32%53,30%53,21%53,03%53,01%51,96%51,99%
SKY/DIRECTV29,76%29,74%29,70%29,58%29,65%29,61%29,42%29,22%29,04%28,76%28,48%28,83%28,72%
OI4,57%4,52%4,49%4,52%4,59%4,67%4,81%5,01%5,31%5,71%6,08%6,66%6,43%
VIVENDI (GVT)3,85%3,92%4,08%4,17%4,17%4,21%4,21%4,27%4,31%4,35%4,40%4,51%4,57%
TELEFÔNICA3,47%3,48%3,49%3,54%3,59%3,63%3,67%3,71%3,74%3,80%3,84%3,94%3,95%
BIG BRASIL0,87%0,87%0,87%0,86%0,85%0,84%0,83%0,82%0,80%0,79%0,78%0,78%0,78%
ALGAR (CTBC TELECOM)0,75%0,74%0,73%0,72%0,71%0,70%0,68%0,66%0,65%0,63%0,62%0,62%0,61%
NOSSATV0,58%0,58%0,59%0,59%0,60%0,60%0,60%0,61%0,61%0,62%0,62%0,63%0,64%
CABO0,27%0,27%0,26%0,26%0,26%0,26%0,26%0,26%0,25%0,25%0,24%0,25%0,25%
PREFEITURA DE LONDRINA/COPEL0,09%0,07%0,07%0,06%0,06%0,00%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%0,02%
OUTROS2,34%2,28%2,22%2,25%2,20%2,20%2,17%2,14%2,06%2,04%1,92%1,81%2,04%
TOTAL100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%100,00%
 1 Fonte: IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2013.