quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É mais fácil localizar defeitos em TV’s de Plasma e LCD





A Esate formou mais uma turma de CONSERTO TV DIGITAL, PLASMA e LCD.

 Por Waldyr Souto
 Pra quem se iniciou recentemente na área de conserto dos modernos televisores de Plasma e LCD, já deve ter percebido que a determinação dos setores defeituosos nesses aparelhos é muito mais fácil que nos antigos aparelhos de tubo.
Esses aparelhos apresentam defeitos e sintomas bem mais objetivos.
Quando a imagem se apresenta com anormalidade em apenas um setor da tela, a suspeita aponta para os Drivers. Nunca se esquecendo que: Anormalidade na parte superior á direita da tela, defeito nos Drivers superiores esquerdos.
Quando o sintoma afeta a luminosidade da tela inteira, no Plasma o defeito é no Sustainer Z. Já no LCD o problema pode ser do Inverter ou do Back Light.
Em aparelhos de Plasma ou de LCD, quando o defeito afeta a luminosidade numa faixa horizontal, o defeito pode ser do Driver Y em questão. Caso o aparelho seja de Plasma, o defeito pode ser ainda do Sustiner Y.
Tanto em aparelhos de Plasma quanto de LCD, se o defeito estiver afetando qualquer sinal como o de áudio ou o de vídeo, o problema deverá ser procurado no VSC.
Em aparelhos totalmente inoperantes, deve-se iniciar as medições pela fonte.
Quando o aparelho está em proteção, ameaça ligar mas não liga, devemos liberar cada setor suspeito, um a um. Aquele que mudar o quadro do sintoma, é o suspeito principal.
Bem,,,, a partir daí é esquema numa mão, instrumento na outra, muito cuidado e força de vontade, não se esquecendo que muitos problemas podem ser resolvidos através do Menu de Serviço.
E por falar de Menu de serviço, veja a seguir como acessar esse menu em alguns outros modelos.


TV LCD LG 32LB3RS / 42LC2RR / 42LP1R
- Mantenha apertado ao mesmo tempo o botão MENU no controle remoto e na TV durante 10 segundos.


TV PHILIPS LCD 32PFL5403/78


1 - Coloque em modo TV analógica.
2 - Digite 062596
3 - Digite em seguida "Status / Info ou Display" dependendo do modelo.


TV LCD GRADIENTE 3230


1 – Pressione a tecla AV.
2 - Aperte a tecla menu
3 - Mova o cursor ate ( ajustes gerais )
4 - Posicione o cursor em cima dos dizeres PADRAO FABRICA, mas não aperte a tecla enter, só deixe o cursor em cima mesmo e digite 2005. PRONTO !!!!


TV LCD SAMSUNG LN32R71B


1 – Coloque a TV em stand-by.
2 – No controle remoto pressione as teclas Info / Menu / Mute e Power.
TV LCD SAMSUNG LN32A550P3R
1 - Desligar a TV pelo controle remoto.
2 - Pressionar a teclas: MUTE, 1, 8, 2 e Power.
Uma vez no modo de serviço, a primeira opção é o OPTION TABLE (SERVICE). Neste caso é apertar a tecla Enter para ver as configurações...
Para SAIR do MENU de SERVIÇO sem ALTERAR nada, é só apertar a tecla power.
Como o leitor pode ver, os procedimentos para entrar no modo serviço são relativamente fáceis, mas, são diferentes de modelo para modelo de TV.
Termino aqui minha matéria com uma recomendação que sempre costumo fazer também aos meus alunos de TV de Plasma e LCD! Ao entrar no menu de serviço de um desses aparelhos, só altere os dados que forem extremamente necessários e anote antes todos os valores originais encontrados.

Mande seu comentário ou usgestão de pauta:
jornalicone@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário