segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Jornal Ícone - Ed. 203 - Jan/2013 -Analisando Falhas de Imagem dos TV’s LCD e LCD LED!


Fernando José

 Bem vindos amigos leitores ao ano de 2013!                              
 Vamos começar a tratar das maneiras de analisar as falhas mostradas na tela dos TV’s LCD e LCD LED. Será, acredito eu, uma forma de ajudar a todos que trabalham com a manutenção destes equipamentos há reduzir o tempo e o trabalho na procura do ponto causador do defeito no equipamento!
Vou tentar aqui passar um pouco das informações que serão abordadas com maior ênfase em nosso primeiro treinamento deste ano, no próximo dia 19 de Janeiro no auditório da OMEBE aqui no Centro do Rio.
 Aqueles que desejarem mais informações e quiserem se aprofundar nas analises que serão feitas em sala de aula, serão como sempre muito bem recebidos por mim e por nossa equipe, mas devem fazer a sua inscrição o mais breve possível para não ficarem sem a sua vaga!
 Os contatos para reserva da vaga podem ser feitos pelo nosso e-mail que é: clubedotecnico@gmail.com. E também pelos nossos telefones: 0xx21 25966942, 98394668, 80967832, 75674947, 85792128, 96409617 e 35872095, de 2ª à 6ª feira entre 10 e 18 horas! As inscrições feitas mediante pagamento antecipado terão direito a um desconto sobre o valor para pagamento no dia da aula! Inicie o ano conhecendo mais um pouco dos novos televisores e saia na frente da sua concorrência!
 Bem, indo ao nosso tema, vocês lembram-se do livro “Análise Dinâmica em TV” do Isidro Cabrera? Este foi um livro dos mais completos sobre a analise das falhas ocorridas em um TV através da imagem mostrada na tela do mesmo. É claro que hoje isto não é tão simples e fácil como era na época dos TV’s CRT e, ainda por cima, valvulados, principalmente porque os estágios naquela época eram todos discretos e separados uns dos outros, o que não ocorre mais nos dias atuais. Mas de qualquer forma, algumas situações que serão vistas nas telas dos novos TV’s, podem , se corretamente interpretadas, permitir ao técnico chegar mais rapidamente a um diagnóstico do problema, poupando seu tempo e a paciência do cliente!
Vejam que aquelas dicas, do troca “isso pra resolver aquilo” e troca “aquilo pra resolver isso”, de forma simples e direta é com certeza o que todo mundo quer.
 Mas e quando o defeito não é aquele da dica que foi publicada?
 Bom, se você entendeu como funciona o circuito do equipamento, de posse do esquema e de uma boa dose de boa vontade em pesquisar o problema, com certeza você poderá chegar ao causador da pane do aparelho, mesmo sem “aquela dica”, até porque não existe dica para resolver todos os defeitos que aparecem e, pior ainda, sem que primeiro você tenha feito uma análise do circuito do TV e pelo menos reduzido a área a ser pesquisada!
Dicas são sempre bem vindas, mas nem sempre elas existem!
Imagine que você seja o primeiro a se deparar com uma determinada falha em certo modelo de TV! A quem você vai pedir uma dica, se ninguém antes de você viu aquele problema naquela TV ainda?
Então, entenda que muitas vezes você me liga pedindo uma dica e eu posso não saber, porque nunca peguei aquele modelo ainda com aquele defeito. Não se aborreça com isso e vamos juntos tentar chegar a uma solução para o problema trocando experiências!
Estou sempre disponível aos meus leitores e alunos para “tentar” ajudá-los a solucionar os problemas que surgem em suas bancadas e peço mil desculpas se às vezes não posso fazê-lo da melhor maneira possível!

DEFEITOS e SINTOMAS na TELA do TV:

Imagem totalmente distorcida, mas o MENU (OSD) do usuário aparece de forma nítida:
Caso isto ocorra, você pode descartar a TELA e a T-CON, pois as mesmas iriam distorcer toda a imagem, incluindo o MENU.

Imagem congelando em determinados momentos:
Verifique se isto ocorre em todas as funções do TV, HDMI, AV, DTV, RF analógico, VGA.
Se ocorre em todas as funções, a coisa complica, pois até a tela pode causar este tipo de falha, mas se ocorre em apenas determinada função, será com certeza falha na MAIN UNIT e se, por exemplo, o defeito só ocorre em DTV (sintonizando um canal digital) pode até não existir defeito, pois isto pode ocorrer por falha no sinal de antena da casa do cliente.

Falhas de congelamento podem ser causadas até por problemas na alimentação das memórias SDRAM existentes na MAIN UNIT. Um ripple acima do normal pode causar falha no processamento das mesmas.


Se o defeito só ocorre após algum tempo de uso (com aquecimento), podemos utilizar o processo de resfriamento de determinada etapa do TV, com o SPRAY congelante ou na falta do mesmo, com um secador de cabelo com ar frio.
Imagem negativa:
Em geral é causada por falha na T-CON, mais exatamente no IC responsável pelo controle da tensão GAMMA que vai manter um correto nível de preto na imagem.
Falhas neste IC normalmente causam um embranquecimento da imagem (imagem excessivamente clara) ou o surgimento de uma imagem negativa na tela.
Não se engane pelo fato do IC GAMMA não estar aquecendo ao ser tocado pelo seu dedo, pois ele não se apresenta sempre com superaquecimento como muitos dizem. Ele pode estar inoperante e neste caso, não ocorre aquecimento do seu invólucro.
Linha ou linhas finas sobre a imagem:
Este é um sintoma característico de tela LCD defeituosa.
Indica falha na conexão dos IC DRIVE da tela com a mesma.
Embora até existam ferramentas que prometem reconectar a trilha ou trilhas ao circuito da tela, as mesmas são cara e muitas vezes o defeito irá retornar ou, na aplicação do reparo, o defeito acaba por aumentar de intensidade.
Nestes casos, infelizmente não existe uma solução segura, a não ser a troca da tela que é em geral inviável pelo custo da mesma.
Amigos, por hoje é só, até porque o espaço aqui é infinitamente menor do que a quantidade de informação que existe para ser passada.
Procurei aqui fazer uma síntese dos pontos que chamam mais a atenção em relação ao dia a dia da reparação!
Espero ter á todos no dia 19 no primeiro treinamento de 2013.


Lá teremos como de costume o sorteio de brindes de nossos patrocinadores e empresas parceiras!
Venham aprender mais um pouco e trocar idéias com seus colegas de profissão!


Até a próxima edição se DEUS quiser!!!!
Fernando José é INSTRUTOR de Eletrônica há 28 anos e atua como Técnico Reparador há 34.
Atualmente além de INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ, também atua como FREELANCER na Boullevard Assistência Técnica e é autor de diversos livros técnicos voltados a reparação.
Também é o editor da revista técnica “Clube do Técnico em Revista” que é distribuída de forma gratuita aos assinantes cadastrados. Entre em contato por e-mail e faça seu cadastro para receber a revista ON LINE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário