sexta-feira, 26 de junho de 2015

Jornal Ícone - Ed. 228 - Junho de 2015


Jornal Ícone - Ed. 28 Junho de 2015 - Ano Internacional da Luz

Carlos Dei

É inegável a essencialidade da luz em nosso dia a dia, revolucionando a medicina, a comunicação internacional via internet e o alavancar do atrelamento das relações culturais econômicas e políticas no mundo do século XXI.
Em 20 de dezembro de 2013, foi proclamado pela 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies  IYL 2015).
O Ano Internacional da Luz é uma ação mundial para evidenciar o valor da luz e das tecnologias ópticas na vida cotidiana, bem como no desenvolvimento das coletividades no futuro. 
Com foco na ciência óptica e em suas aplicações, com a proclamação de um Ano Internacional da Luz pelas Nações Unidas, fica reconhecida a importância da conscientização mundial sobre a influência das tecnologias baseadas na luz para a promoção do desenvolvimento sustentável, trazendo soluções para os desafios da humanidade com energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. 
Refletindo sobre esta proclamação, resta saber, especialmente em relação ao Brasil, cuja matriz energética é hidroelétrica, quais os cuidados que governo e população têm com sua fonte energética maior: a água, seus nascedouros e seus caminhos, extremamente poluídos e desprezados.
A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 12 a 18 de julho, trará como tema “Luz, Ciência e Ação”, alusivo ao Ano Internacional da Lu,z que este ano é celebrado em diversos países.
Junto com a 67ª Reunião Anual da SBPC também acontecerão a ExpoT& com a presença da FAPESP, a SBPC Jovem, a ExpoT& a SBPC Indígena, a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Mirim. As programações e mais informações podem ser conferidas no site www.sbpc.ufscar.br.
(Com informações da Representação da Unesco no Brasil e da Fapesp)

Jornal Ícone - Ed. 228 - Memórias dos computadores de vestir já estão prontas

Memórias PRAM flexíveis para computadores de vestir
As memórias PRAM flexíveis apresentaram o menor consumo de energia de todas as memórias de mudança de fase demonstradas até agora. [Imagem: KAIST]



Memórias PRAM
Acabam de ser fabricadas as primeiras memórias PRAM flexíveis, reforçando sua vocação para equipar as novas gerações de equipamentos portáteis e computadores de vestir.
Memórias PRAM (Phase Change Random Access Memory), ou PCM (Phase Change Memory), são fabricadas com materiais que sofrem uma mudança de fase, o que significa que elas não perdem dados na ausência de energia.
Por isso elas são vistas como as sucessoras das memórias flash, já que são muito mais rápidas.
Os materiais de mudança de fase podem alternar entre duas fases estruturais, cada uma delas com diferentes propriedades elétricas, uma cristalina e condutora de eletricidade, e outra amorfa e isolante.
Memórias flexíveis
Byoung You e seus colegas do Instituto KAIST, na Coreia do Sul, desenvolveram agora um processo para fabricar as memórias PRAM em substratos flexíveis.
A tarefa era difícil porque as células de memória precisam ser miniaturizadas à escala nanométrica para garantir a flexibilidade, mas os substratos poliméricos flexíveis não aceitam bem a fotolitografia tradicional, capaz de alcançar essa resolução.
A solução foi encontrada em um processo no qual as nanoestruturas são fabricadas por um processo de automontagem guiado por copolímeros em bloco, que se dão bem com os substratos flexíveis.
Memórias PRAM flexíveis para computadores de vestir
As memórias são construídas por automontagem, um processo guiado por copolímeros. [Imagem: ACS Nano]
O processo gera células de memória na faixa dos 10 nanômetros, que podem ser acionadas por correntes abaixo de 20 microamperes, uma das mais baixas registradas até agora em componentes PCM.
"A demonstração de PRAMs de baixa potência sobre plástico é uma das questões mais importantes para as memórias não-voláteis flexíveis para a próxima geração de dispositivos de vestir. Nossa metodologia simples e inovadora apresenta um forte potencial para levar as PRAMs rumo à comercialização," disse o professor Keon Jae Lee, cuja equipe já havia inovado também na fabricação de memórias resistivas, ou RRAM.
Fonte: Redação do Site Inovação Tecnológica

Jornal Ícone - Ed. 228 - Junho de 2015 - Defeitos em TV's LCD (parte V)

Paulo Roberto

Em artigos anteriores comecei a colocar defeitos de televisores LCD que estão acontecendo com muita frequência. Nesta edição estarei continuando este tópico, pois tenho recebido mais pedidos para continuar com este tema. 
Podemos iniciar com aparelhos da Philips e começando pelo modelo 42PFL5332 que apresenta defeito no foto acoplador U202 que deve ser trocado, quando o aparelho apresenta o acionamento, inclusive mostrado pela mudança de estado do led do stand-by, porém a tela não acende. Neste modelo ainda podemos encontrar o não acendimento da tela por problemas nos capacitores de 470uf /35V que ficam alocados na placa do Inverter, portanto sempre é bom substitui-los.
Quando encontramos a 42PFL3604 não ligando e temos que procurar defeito na fonte devemos verificar o D814e o FR104, porém este diodo deve ser substituído pelo original, pois em alguns casos a não colocação desta originalidade irá implicar no retorno do aparelho. 
Com a Samsung podemos encontrar defeitos nos modelos abaixo: 
LN26A450C1  
Funcionando apenas em 220V 
- Verificar CM807 / CP809 / DP802 / DP803
Sem imagem com som 
- Trocar capacitores da fonte 
Tela toda branca e remoto não funciona 
- Trocar capacitores da fonte 
Dificuldades para ligar ou demora para ligar
- Trocar capacitores da fonte 

LN26R71BAX 
Queimando fusíveis 
- Verificar capacitores na fonte

Se voltarmos para a Philips podemos destacar também um modelo que apresenta um determinado defeito característico que é a 42PFL3403 ou modelos do chassiLC08.1LLA. Estes modelos apresentam o defeito de não obedecer o remoto onde o responsável é o capacitor 2P10 mostrado na figura 1, que está circulado para se destacar. Em alguns casos este capacitor pode dar outro defeito que é o aparecimento de caracteres escrito bloqueado e a TV desliga logo a seguir. Basta fazer a sua substituição em ambos os casos que o problema estará solucionado. 

As 32PFL3403, 42PFL3403 e 42PFL5403 têm apresentado linhas coloridas no sentido horizontal ou vertical e normalmente basta verificar possível falha de contato dos cabos de conexão do display (Cabo LVDS). Não devemos esquecer-nos de verificar também as conexões da placa T-CON. Nestes modelos encontramos também o aparecimento de caracteres ligados ao modo fabrica e para retirar este incomodo basta pressionar simultaneamente as teclas [VOLUME "-" & PROGRAM "-"] no TV por 5 segundos.  
Nestes modelos ainda, encontramos a tela piscando podendo até sumir a imagem após algum tempo. Neste caso devemos substituir o capacitor C302 (0.22 SMD) na fonte de alimentação, pois o mesmo pode estar com uma possível fuga.  
Nas 32PFL3322, 42PFL3322 e 52PFL5432 a tela se apresenta escura. Verificar circuitos relacionados ao "backlight",. Pois os mesmos apresentam muito mau contato. Caso não resolva desta forma adicione um resistor SMD de 1M na posição C1 no Painel Inverter, pois tem apresentado bons resultados com este procedimento. 
Nos televisores da LG podemos incluir dois modelos que apresentam defeitos muito encontrados:

LG 32LC4R
- Funciona um tempo e depois desliga ( trocar C221,C222,C223,C232 e C203 ) 
- Não liga ( R508 ) 
- Ruído na fonte mesmo em stand-by ( ZD501 ) 
- Sem imagem com som ( U701 ) 

32PC5RV
- Tem som, mas não tem imagem ( trocar PC817 e TL431 na fonte )

Podemos finalizar esta edição com alguns aparelhos da Sony que descrevemos a seguir: 

KDL32EX605
NÃO LIGA COM LED STAND-BY APAGADO - COM 3V3 DA FONTE
- D6303

KDL32BX325
DEMORA LIGAR OU NÃO LIGA 
- Atualização de software

KDL32U2000/KDL40U2000
NÃO LIGA MAS LED MUDA DE COR 
- D301
NÃO LIGA COM LED PISCANDO 3 VEZES
- C6055
NÃO LIGA COM LED PISCANDO 4 VEZES
- Fusível da Placa Inverter

Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Santa Úrsula. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 28 anos.

Jornal Ícone - Ed. 228 - Junho de 2015 - Eletrônica Básica! Os cursos estão de volta!

Fernando José

Olá para todos os meus amigos leitores!
Vamos iniciar essa coluna, trazendo uma ótima notícia para aqueles que têm o desejo de aprender a profissão de técnico de eletrônica na área de reparação e ficaram meio órfãos com o desaparecimento da quase totalidade dos cursos livres de formação básica para esses profissionais!
Uma parceria entre o Clube do Técnico – RJ e a Escola Técnica WM de São Gonçalo, está iniciando no mês de julho próximo, a primeira turma de Eletrônica Básica para a Bancada de Reparação e também uma turma de CFTV, ambas para o horário noturno, tendo a mim como instrutor!
Os interessados em aprender eletrônica ou aqueles que desejam que seus filhos, sobrinhos, etc, tenham acesso a uma profissão que pode permitir trabalhar sem patrão, devem entrar em contato diretamente com a secretaria da Escola Técnica WM para obterem maiores informações sobre valores e data de início das turmas!
O telefone é: 38572907

TV PHILIPS!
Resolvendo alguns problemas!
Vamos agora falar um pouco sobre falhas que têm sido muito comuns nos TV’s da marca PHILIPS.
Lembrando que desde 2012, a PHILIPS propriamente dita, não fabrica mais TV’s, nem aqui no Brasil e nem em qualquer outra de suas fábricas pelo mundo.
A marca entregou a produção de TV’s a TPV (TOP VICTORY COMPANY) que é uma empresa chinesa da qual a PHILIPS possui uma certa porcentagem de ações.
Essa marca, TPV é a fabricante dos nossos conhecidos TV’s AOC e também produz, há algum tempo, os TV’s das marcas SONY e PANASONIC encontrados em nosso mercado!
Este é com certeza, um dos motivos para que falhas que eram tão comuns nas AOC, passassem a surgir nos TV’s de outras marcas, onde se utiliza a mesma tecnologia aplicada na fabricação dos AOC!
Ironicamente, nos AOC, as soluções costumam ser mais simples que nos PHILIPS por exemplo!
Além da já conhecida e comentada falha do travamento do LOGO da PHILIPS na tela inicial do TV (não conhece a solução para esse problema? Então não deixe de participar do nosso treinamento técnico do dia 11 de julho, quando vamos abordar as falhas mais comuns e recentes dos TV’s PHILIPS LCD e LCD LED), um problema que tem ocorrido é ligado a necessidade da troca da MAIN UNIT do TV (o que deve ser evitado para reduzir o valor dos orçamentos, mas que nem sempre é possível de se conseguir por diversos fatores)!
Para uma determinada série de modelos, a placa MAIN UNIT disponível é sempre programada para a versão de tela de maior polegada do que a TV que temos em nossa bancada.
Tem sido comum, se precisar trocar a MAIN UNIT de um modelo de 32 polegadas e só se conseguir a placa com o software dos modelos de 42 polegadas!

Resultado disso?

O TV até funciona, mas com a imagem invertida (de cabeça para baixo)!

E aí começa o sofrimento do técnico pois, se seguir à risca o boletim mais recente fornecido pelo suporte técnico da TPV, não vai conseguir solucionar o problema.
Não me perguntem porque o boletim do fabricante não ajuda em nada.
Isso é coisa deles!
Um detalhe a ser sempre lembrado é que os arquivos de atualização de software que estão disponíveis no site aberto do fabricante (qualquer um deles) nem sempre vai solucionar problemas relacionados com defeitos apresentados pelo produto.
Nos sites abertos, em geral a maior parte dos arquivos é para solucionar falhas do tipo: não aparecem legendas nos vídeos no formato MPEG2 ou não apresenta o SAP em alguns canais digitais, ou coisas que não impedem em geral que o TV funcione, apenas sendo falhas notadas em algumas funções nem sempre muito utilizadas pela grande parte dos proprietários desses TV’s!

E então, o que fazer nesses casos de imagem invertida que não se soluciona com a atualização do software utilizando o arquivo do site que você tem acesso?

Bom, no caso específico aqui, descobri que temos um boletim anterior que indica um caminho diferente para a solução do problema, levando o técnico aos arquivos corretos para a solução do problema.
O inconveniente é que estes arquivos fazem parte do site fechado do fabricante, onde só o pessoal dos postos autorizados tem acesso.
Nesses casos, é onde entra o que já comentei aqui muitas vezes e também em minhas aulas, que melhor do que fazer inimigos, é fazer amigos, principalmente se esses amigos estão nas redes autorizadas!
Lembre-se de que “técnico que tem amigo na autorizada, não morre na praia sem consertar o aparelho”!
É claro que não vou aqui dizer o nome do santo (pois isso seria falta de ética de minha parte e além disso, pode causar sérios problemas à pessoa que é meu contato, mesmo não sendo aqui da cidade), mas todos que tiverem problemas com TV’s PHILIPS com imagem invertida após a troca da MAIN UNIT, podem entrar em contato comigo através do e-mail do Clube do Técnico – RJ para obterem as informações necessárias a solução desse tipo de falha!
Não adianta, nesse caso, ligar para mim pois o material é extenso e só pode ser enviado por e-mail mesmo!
Lembrando que nosso e-mail foi alterado para evitar confusão com os concorrentes e agora é:
clubedotecnicorj@gmail.com
É claro que os que participarem de nosso treinamento do mês de Julho, onde vamos tratar só de falhas dos TV’s PHILIPS, vão ter também acesso a essa e a muitas outras informações novas, diretamente do fabricante e também dicas de reparo obtidas dos nossos colaboradores por todo o Brasil!
Se estiver interessado, entre em contato pelo e-mail que citei acima ou por um de nossos telefones:
0xx21 25966942, 998394668 (vivo), 998109037 (vivo), 985792128 (oi), 980967832 (tim), 975674947 (claro) ou ainda 35872095 (net fone).
Nosso atendimento telefônico é feito das 10 às 18 horas de segunda à sexta feira!
Por e-mail, 24 horas por dia de domingo à domingo!
Uma outra dica importante sobre imagem invertida nos TV’s PHILIPS, é relacionada à troca da T-CON de alguns modelos onde a T-CON utilizada tem a marca LG.
Você deve estar atento que a placas sendo vendidas como equivalentes e que vão dar imagem no TV, mas de cabeça para baixo e não adianta nem ir ao Vaticano fazer promessa ao Papa, pois se a T-CON não for a correta ou uma sabidamente equivalente, não tem como colocar a imagem na posição correta!
Observo que a olho nu, as placas são 99,9% idênticas, mas esse 0,1% de diferença é o suficiente para não permitir o correto funcionamento do TV. E termino observando que mesmo que você faça as modificações na placa, copiando os detalhes da placa T-CON original, não vai dar certo porque o software gravado na mesma, também é diferente!
Estejam atentos a este detalhe e sempre procurem se informar com a gente sobre os fornecedores dos quais vocês estão pensando em adquirir determinado item, pois da mesma forma que existem empresas 100% idôneas e confiáveis, existem aquelas que fazem muito alarde de seus produtos, mas na hora “H”, te vendem gato por lebre e te deixam literalmente com as calças na mão, sem saber o que fazer!!!!
Vai comprar, não conhece a empresa ou o vendedor, pergunte pra gente! É de graça e vai te poupar muitas dores de cabeça futuras!!!
Uma das funções do Clube do Técnico – RJ é dar orientação aos amigos técnicos sejam alunos, leitores ou não!
Aguardamos vocês em nossos próximos treinamentos!
Abaixo, vocês podem ver um pouco dos últimos eventos que realizamos aqui no Rio de Janeiro no mês de Maio, quando tivemos dois eventos, um sobre Testes de MAIN UNIT e outro sobre CFTV!
Teste de MAIN UNT:
Treinamento de CFTV Básico!
 Até a próxima edição se DEUS quiser!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica na área de Manutenção de ÁUDIO, TV, VÍDEO e CFTV e é Instrutor do Clube do Técnico – RJ.
Atua também como Técnico na TECHNO AV em Icaraí, Niterói e é autor de vários livros técnicos voltados ao segmento de reparação e também do Boletim Técnico “Clube do Técnico em Revista” que é distribuído nas principais lojas parceiras do Clube!


Jornal Ícone - Ed. 228 - Junho de 2015 - O Windows 10 vem aí!!!

Fernando Asaphe Jr.

Devemos logo atualizar nosso sistema operacional?
Amigos, vamos tratar hoje de um assunto que tem dominado vários setores em que a informática tem lugar de destaque!
A MICROSOFT vai liberar no final do mês de Julho o seu novo sistema operacional que vem para substituir o WINDOWS 8.
Ele é o WINDOWS 10!

Está sendo esperado ansiosamente por todos que literalmente detestam o WINDOWS 8 e o 8.1 (e isso obviamente não é sem motivo), mas pode ser que existam por trás de algumas promessas do desenvolvedor (MICROSOFT) algo de obscuro nesse novo software!
Uma das promessas que mais nos deixa desconfiado é a de que todos que possuem uma cópia não licenciada de um sistema operacional da MICROSOFT (cópia pirata, falando bom português), poderá ter acesso gratuito à nova versão do WINDOWS sem maiores problemas!
Será mesmo?
Será que uma empresa que há anos vende seu software a um preço elevado para os nossos padrões e para o de outros países também vai, de uma hora para outra, passar a dar seu produto de graça?
Como sempre ouvi meus pais falarem, “QUANDO A ESMOLA É MUITA, ATÉ O SANTO DESCONFIA”, e então, pelo menos por enquanto, eu seguindo o que muitos especialistas vêm falando, vou ficar só observando o que vai acontecer com os PC’s das pessoas que são ávidas por novidades e que não podem ficar sem o mais novo sistema operacional do mercado, principalmente porque o PC do vizinho dele ainda usa o WINDOWS XP!
Se daqui a um ano e alguns meses, o PC desse cara continuar funcionando e o WINDOWS 10 realmente vier corrigir todos os erros cometidos pela MICROSOFT no WINDOWS 8 e 8.1, quem sabe eu venha aqui escrever que é uma boa atualizar o seu sistema e que todas as preocupações de agora, eram infundadas!
Por enquanto, SEGURO MORREU DE VELHO e O DESCONFIADO AINDA ESTÁ VIVO!!!
O WINDOWS 8 e seu sucessor, o 8.1, pelo menos na opinião de uma grande maioria de usuários (e quem melhor para dizer se uma coisa é boa ou não, do que as pessoas que a usam?), é um verdadeiro desastre, igual ou talvez pior do que foi o extinto WINDOWS VISTA!
Vamos aguardar com muita atenção as novidades que vem por aí e qualquer informação adicional que eu tenha acesso, estarei comentando aqui!
Por enquanto, recomendo botar as barbas de molho e se você tem uma cópia original do WINDOWS e receber uma notificação para atualizar gratuitamente seu sistema operacional, eu aconselho (mas se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia) a não aceitar e continuar utilizando o sistema até então instalado em seu PC.
E é claro, se sua cópia, da mesma forma que a de milhões de usuários, não é original, nem pense em fazer o UPGRADE!
Deixa seu vizinho curioso e que se acha o rei da cocada preta fazer o UPGRADE no PC dele que tem uma cópia pra lá de pirata (embora ele não admita isso) e ai vá acompanhando a saga dele com o WINDOWS 10.
Se nada de ruim acontecer, passe a observar os PC’s onde já está sendo executado o WINDOWS 10 e se achar que vale a pena mudar, mude!
Mas lembre-se de que se você utiliza certos programas específicos em seu PC, antes de mudar o sistema operacional, você deve se certificar que esses programas podem ser executados no novo WINDOWS.
Faço essa observação, porque muitos técnicos têm relatado que certos gravadores de EEPROM e outros itens que operam associados a um PC, não funcionam no WINDOWS 8 e por isso, espere antes de mudar!
Até a próxima se DEUS quiser!!!

Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de Computadores e REDES, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais formado pela UFRJ e faz parte da equipe de apoio do Clube do Técnico – RJ!

Jornal Ícone - Ed. 28 - Mundo Eletrônicos - componentes


Jornal Ícone - Ed. 228 - Cursos Tecnoponta Informática


Jornal Ícone - Ed. 228 - Curso Básico de Eletrônica