Fernando José
Olá para todos os meus amigos
leitores!
Vamos iniciar essa coluna,
trazendo uma ótima notícia para aqueles que têm o desejo de aprender a
profissão de técnico de eletrônica na área de reparação e ficaram meio órfãos
com o desaparecimento da quase totalidade dos cursos livres de formação básica
para esses profissionais!
Uma parceria entre o Clube do
Técnico – RJ e a Escola Técnica WM de São Gonçalo, está iniciando no mês de julho
próximo, a primeira turma de Eletrônica Básica para a Bancada de Reparação e
também uma turma de CFTV, ambas para o horário noturno, tendo a mim como
instrutor!
Os interessados em aprender
eletrônica ou aqueles que desejam que seus filhos, sobrinhos, etc, tenham
acesso a uma profissão que pode permitir trabalhar sem patrão, devem entrar em
contato diretamente com a secretaria da Escola Técnica WM para obterem maiores
informações sobre valores e data de início das turmas!
O telefone é: 38572907
TV PHILIPS!
Resolvendo alguns problemas!
Vamos agora falar um pouco
sobre falhas que têm sido muito comuns nos TV’s da marca PHILIPS.
Lembrando que desde 2012, a
PHILIPS propriamente dita, não fabrica mais TV’s, nem aqui no Brasil e nem em
qualquer outra de suas fábricas pelo mundo.
A marca entregou a produção
de TV’s a TPV (TOP VICTORY COMPANY) que é uma empresa chinesa da qual a PHILIPS
possui uma certa porcentagem de ações.
Essa marca, TPV é a
fabricante dos nossos conhecidos TV’s AOC e também produz, há algum tempo, os
TV’s das marcas SONY e PANASONIC encontrados em nosso mercado!
Este é com certeza, um dos
motivos para que falhas que eram tão comuns nas AOC, passassem a surgir nos
TV’s de outras marcas, onde se utiliza a mesma tecnologia aplicada na
fabricação dos AOC!
Ironicamente, nos AOC, as soluções
costumam ser mais simples que nos PHILIPS por exemplo!
Além da já conhecida e
comentada falha do travamento do LOGO da PHILIPS na tela inicial do TV (não
conhece a solução para esse problema? Então não deixe de participar do nosso
treinamento técnico do dia 11 de julho, quando vamos abordar as falhas mais
comuns e recentes dos TV’s PHILIPS LCD e LCD LED), um problema que tem ocorrido
é ligado a necessidade da troca da MAIN UNIT do TV (o que deve ser evitado para
reduzir o valor dos orçamentos, mas que nem sempre é possível de se conseguir
por diversos fatores)!
Para uma determinada série de
modelos, a placa MAIN UNIT disponível é sempre programada para a versão de tela
de maior polegada do que a TV que temos em nossa bancada.
Tem sido comum, se precisar
trocar a MAIN UNIT de um modelo de 32 polegadas e só se conseguir a placa com o
software dos modelos de 42 polegadas!
Resultado disso?
O TV até funciona, mas com a
imagem invertida (de cabeça para baixo)!
E aí começa o sofrimento do
técnico pois, se seguir à risca o boletim mais recente fornecido pelo suporte
técnico da TPV, não vai conseguir solucionar o problema.
Não me perguntem porque o
boletim do fabricante não ajuda em nada.
Isso é coisa deles!
Um detalhe a ser sempre
lembrado é que os arquivos de atualização de software que estão disponíveis no
site aberto do fabricante (qualquer um deles) nem sempre vai solucionar
problemas relacionados com defeitos apresentados pelo produto.
Nos sites abertos, em geral a
maior parte dos arquivos é para solucionar falhas do tipo: não aparecem
legendas nos vídeos no formato MPEG2 ou não apresenta o SAP em alguns canais
digitais, ou coisas que não impedem em geral que o TV funcione, apenas sendo
falhas notadas em algumas funções nem sempre muito utilizadas pela grande parte
dos proprietários desses TV’s!
E então, o que fazer nesses
casos de imagem invertida que não se soluciona com a atualização do software
utilizando o arquivo do site que você tem acesso?
Bom, no caso específico aqui,
descobri que temos um boletim anterior que indica um caminho diferente para a
solução do problema, levando o técnico aos arquivos corretos para a solução do
problema.
O inconveniente é que estes
arquivos fazem parte do site fechado do fabricante, onde só o pessoal dos
postos autorizados tem acesso.
Nesses casos, é onde entra o
que já comentei aqui muitas vezes e também em minhas aulas, que melhor do que
fazer inimigos, é fazer amigos, principalmente se esses amigos estão nas redes
autorizadas!
Lembre-se de que “técnico que
tem amigo na autorizada, não morre na praia sem consertar o aparelho”!
É claro que não vou aqui
dizer o nome do santo (pois isso seria falta de ética de minha parte e além
disso, pode causar sérios problemas à pessoa que é meu contato, mesmo não sendo
aqui da cidade), mas todos que tiverem problemas com TV’s PHILIPS com imagem
invertida após a troca da MAIN UNIT, podem entrar em contato comigo através do
e-mail do Clube do Técnico – RJ para obterem as informações necessárias a
solução desse tipo de falha!
Não adianta, nesse caso,
ligar para mim pois o material é extenso e só pode ser enviado por e-mail
mesmo!
Lembrando que nosso e-mail
foi alterado para evitar confusão com os concorrentes e agora é:
clubedotecnicorj@gmail.com
É claro que os que
participarem de nosso treinamento do mês de Julho, onde vamos tratar só de
falhas dos TV’s PHILIPS, vão ter também acesso a essa e a muitas outras
informações novas, diretamente do fabricante e também dicas de reparo obtidas
dos nossos colaboradores por todo o Brasil!
Se estiver interessado, entre
em contato pelo e-mail que citei acima ou por um de nossos telefones:
0xx21 25966942, 998394668
(vivo), 998109037 (vivo), 985792128 (oi), 980967832 (tim), 975674947 (claro) ou
ainda 35872095 (net fone).
Nosso atendimento telefônico
é feito das 10 às 18 horas de segunda à sexta feira!
Por e-mail, 24 horas por dia
de domingo à domingo!
Uma outra dica importante
sobre imagem invertida nos TV’s PHILIPS, é relacionada à troca da T-CON de
alguns modelos onde a T-CON utilizada tem a marca LG.
Você deve estar atento que a
placas sendo vendidas como equivalentes e que vão dar imagem no TV, mas de
cabeça para baixo e não adianta nem ir ao Vaticano fazer promessa ao Papa, pois
se a T-CON não for a correta ou uma sabidamente equivalente, não tem como
colocar a imagem na posição correta!
Observo que a olho nu, as
placas são 99,9% idênticas, mas esse 0,1% de diferença é o suficiente para não
permitir o correto funcionamento do TV. E termino observando que mesmo que você
faça as modificações na placa, copiando os detalhes da placa T-CON original,
não vai dar certo porque o software gravado na mesma, também é diferente!
Estejam atentos a este
detalhe e sempre procurem se informar com a gente sobre os fornecedores dos
quais vocês estão pensando em adquirir determinado item, pois da mesma forma
que existem empresas 100% idôneas e confiáveis, existem aquelas que fazem muito
alarde de seus produtos, mas na hora “H”, te vendem gato por lebre e te deixam
literalmente com as calças na mão, sem saber o que fazer!!!!
Vai comprar, não conhece a
empresa ou o vendedor, pergunte pra gente! É de graça e vai te poupar muitas
dores de cabeça futuras!!!
Uma das funções do Clube do
Técnico – RJ é dar orientação aos amigos técnicos sejam alunos, leitores ou
não!
Aguardamos vocês em nossos
próximos treinamentos!
Abaixo, vocês podem ver um
pouco dos últimos eventos que realizamos aqui no Rio de Janeiro no mês de Maio,
quando tivemos dois eventos, um sobre Testes de MAIN UNIT e outro sobre CFTV!
Teste de MAIN UNT:
Treinamento de CFTV Básico!
Até a próxima edição se DEUS quiser!!!
Fernando José é Técnico de
Eletrônica na área de Manutenção de ÁUDIO, TV, VÍDEO e CFTV e é Instrutor do
Clube do Técnico – RJ.
Atua também como Técnico na
TECHNO AV em Icaraí, Niterói e é autor de vários livros técnicos voltados ao
segmento de reparação e também do Boletim Técnico “Clube do Técnico em Revista”
que é distribuído nas principais lojas parceiras do Clube!
Nenhum comentário:
Postar um comentário