sábado, 15 de outubro de 2011

Ferramentas 'open source' para eletrônica

André Pereira

Rio de Janeiro, cidade do samba, do carnaval e do pagode... Culturalmente a cidade da cultura. Cultura do “se dar bem”, do jogar lixo na rua, da falta de educação com os mais velhos e tantas outras culturas boas e ruins.
A cultura da tecnologia, da sustentabilidade, da bondade e do social é o que menos temos por aqui, e por isso ficamos sempre atrás das outras grandes cidades, dentro do Brasil mesmo. Escolas que não ensinam, não incentivam aos alunos a despertar as potencialidades da curiosidade , do desejo do saber e da perspectiva de um futuro melhor mediante as descobertas do seu próprio potencial.
A tecnologia é fruto de trabalho de grandes mentes que deram seu tempo e vida em prol de um mundo melhor, quebrando de vez as amarras da ignorância e da esperteza de pessoas que se aproveitavam dessa ignorância coletiva. Hoje, o mundo é globalizado e cheio de oportunidades, mas, infelizmente ainda existem aqueles que insistem em se apoderarem da ignorância alheia para benefício próprio e é esse tipo de gente que devemos combater com mais educação ao povo e mais conhecimento para as crianças desde cedo, para que estas também continuem a luta por um mundo melhor e, assim, possamos ter o povo que deveria ser um povo unido, coeso nas suas aspirações e necessidades.
Vamos falar de tecnologias Opensource parte 2 , tecnologias estas que foram desenvolvidas para que um número cada vez maior de pessoas possam se beneficiar e ajudar a mais e mais pessoas em diversas áreas do conhecimento, limitando ao capitalismo selvagem que se adeque aos novos tempos, nos quais pessoas não são mais mercadorias, e sim humanos que pensam e possuem necessidades.
Quero comentar com vocês sobre o KICAD, uma ferramenta opensource para criação de esquemas e placas eletrônicas, muito útil para projetos de eletrônica em diversos níveis e sem nenhuma limitação de espaço ou número de layers, e é um produto extremamente profissional. O Blender e o Wings 3D são programas para a confecção de objetos 3D, como um resistor, um capacitor e demais componentes eletrônicos que sejam possíveis ver em uma placa 3D, antes de ser feita a placa real. Isso facilita o projeto na hora de ver como deve e com está a placa e fazer as modificações, antes mesmo de mandar fabricar de centenas a milhares e, só depois, descobrir que poderia ter feito de outra maneira.
Quero falar do LINUX, a distribuição Ubuntu 11.04 é a mais estável e mais fácil de usar. Linux é um sistema operacional usado por uma comunidade grande ao redor do mundo. E é uma das plataformas mais bem desenvolvidas para todas as coisas que são feitas para windows. Não estou dizendo que o que roda em Windows roda em Linux, estou dizendo que existem alternativas de programas em Windows no Linux.
Uma pessoa pode usar Linux em estudos e desenvolvimento com eletrônica, engenharia, arquitetura, história, física e muito mais, tendo programas alternativos de alto impacto, o que garante redução drástica de custo com softwares e a diminuição da cultura de pirataria, que muita gente pratica, mas uns com consciência de que poderá pagar após testes de uso e outras, só mesmo por motivos de esperteza. Não estou criticando ninguém que cometa este ato, pelo contrário, cada um é dono do próprio nariz e faz o que a consciência manda ou permite. Quero apena enfatizar que, se alguém vir a ser um programador, desenvolvedor ou pesquisador, vai descobrir que depois de muito tempo quebrando a cabeça com algum projeto o colocar no mercado e vê-lo copiado e distribuído por “merreca” vai desanimar e parar de produzir estes produtos, o que é ruim para todos.
Outra vantagem do Linux é poder revitalizar computadores antigos para uso em educação tecnológica, que é um dos meus assuntos preferidos. O uso de tecnologias opensource permite que pessoas de todos os níveis interajam entre si. Que pessoas das classes mais baixas evoluam e permite que as crianças desenvolvam o intelecto a fim de poderem sair da situação de pobreza por ter muito mais conhecimento para tanto que sem o uso dessas tecnologias.
É muito grande o número de instituições filantrópicas ao redor do mundo com fins educacionais. Isso se deve ao número cada vez menor de investimentos em educação pelos governos do terceiro mundo, justamente para poder ter um povo sob controle e ignorante, para assim se aproveitarem dessa ignorância e continuarem a explorar essa população. Com as ajudas humanitárias no ramo da educação esses efeitos tendem a desaparecer, pois o conhecimento liberta.
É óbvio que isso não é fácil de ser implantado, pois o perigo é grande quando se luta pela libertação de um povo oprimido e escravo da própria ignorância, o que pode provocar a ira dos agentes do mal. Mas a luta não pode ser cessada e deve ser propagada.
Se você é alguém que tem uma escola, um curso ou algo do tipo, procure nas camadas mais baixas pessoas com potencial alto de desenvolvimento humano e as libere de qualquer pagamento de aprendizado, dê todas as condições de conhecimento para que esta pessoa possa ser a raiz de uma nova árvore que dê muitos frutos de desenvolvimento, crescimento e conhecimento e crie ou produza novas outras árvores e novos outros frutos.
As tecnologias alternativas estão aí justamente para disseminar o conhecimento e deve ser usada para essa finalidade. Afinal, liberdade é sinônimo de felicidade.
Deixo aqui alguns links para serem vistos e que os leitores reflitam muito na hora de votar em pessoas que estão dando migalhas como que estivessem fazendo favores. Lembrem-se, político quando faz algo é por obrigação, pois é dinheiro de impostos pagos e ganhos pelos pagadores com muito suor e esforço e esse esforço tem de valer a pena. Não se iludam com calçadas novas que estão aparecendo nos últimos meses, isso é maquiagem para a copa e olimpíadas, por debaixo existem encanamentos antigos e não consertados ou substituídos que vão dar problemas lá na frente e que serão motivos de pedidos de verbas extras... BRASIL que os brasileiros merecem !
Qualquer queixa, ajuda, reclamação, xingamento ou elogio, estou no e-mail : andrepereira@ig.com.br (Este e-mail é usado no MSN, QQ, facebook,orkut,etc... ) .


Para produtos de impacto no seu projeto aqui no RJ , www.cleapseletroeletronica.com  - 21 91267264 André Pereira da Silva !
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário