sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Jornal Ícone - 224 - A Eletrônica e seu leque de opções para os técnicos!

Adicionar legenda
Fernando José

- Programação de MODO SERVIÇO dos TV’s SAMSUNG, enfim uma luz no fim do túnel!


 Olá mais uma vez para todos os nossos colegas, leitores, alunos e amigos!
 O ano de 2015 deve realmente começar logo após o Carnaval (como é de costume)!
 Então, por que não aproveitar este começo de ano e começar a ampliar seus horizontes técnicos, abrindo o seu leque de atividades profissionais sem deixar a eletrônica e muito menos a manutenção de lado, mas agregando valor ao seu trabalho e diversificando suas atividades?
 Quem faz parte de nosso clube e tem acompanhando o nosso trabalho já teve, em Janeiro, uma prévia das novidades que estamos trazendo para 2015!

Iniciamos a sequência de treinamentos relacionados com um segmento que a cada dia se faz mais procurado e necessário na vida de todos nós cidadãos de bem, os sistemas de “Segurança Eletrônica”!
 Foi dada a largada com o tema “Introdução ao CFTV” e, agora em Março, vamos abordar o segmento de “ALARMES” com comentários e demonstrações sobre as características desse sistema a os prós e contras de cada tipo de instalação!
 Para muito em breve, logo que todos os nossos sócios estejam devidamente atualizados sobre as características dos equipamentos utilizados nessas instalações, vamos passar para aulas específicas, nas quais vamos treinar os alunos nas técnicas de projeto, instalação, configuração (um dos itens mais importantes e justamente onde os conhecimentos técnicos vão fazer a diferença) e manutenção desses equipamentos!
 A ideia é formar, não um instalador, mas sim um profissional de eletrônica que, além de ser capaz de realizar uma correta instalação de todo um sistema de segurança eletrônica, diferenciando-se de um simples “passador de fios”, que infelizmente é o que mais temos por aí, poderá também realizar uma manutenção dos equipamentos que fazem parte de todo este sistema, tais como câmeras, DVR’s, fontes de alimentação, centrais de alarme, etc, realizando com seus conhecimentos técnicos, a reparação de cada um desses equipamentos, evitando com isso o simples “troca troca” que é apenas o que o “passador de fios” é capaz de fazer!

 Dessa forma, você que já tem uma clientela no segmento de reparação e instalação de TV’s e ÁUDIO, pode passar a também a dar um correto atendimento a este no âmbito dos sistemas de segurança residenciais e também comerciais, fidelizando e literalmente “amarrando” o cliente a você e a sua empresa!
 Para que possamos dar a todos uma qualidade verdadeira no que tange às informações técnicas e às aulas práticas que obrigatoriamente devem ocupar 60% dos treinamentos específicos sobre estes temas, estamos fechando duas parcerias para trazer aos nossos alunos, além de informação real e atual, acesso à compra de equipamentos com preços competitivos e com facilidade de pagamento aos que são possuidores da carteira de sócio do Clube do Técnico – RJ!
 Os nomes desses parceiros serão divulgados no decorrer dos nossos próximos treinamentos aqui no Rio!
E aproveitando a deixa, informo que o próximo evento aqui será no dia 14 de Março, onde vamos dividir o nosso trabalho em dois temas, sendo a primeira parte sobre um procedimento que ainda tem dado uma certa dor de cabeça a muitos técnicos e que é a ATUALIZAÇÃO de SOFTWARE dos TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED!
Neste evento vamos tentar demonstrar de forma prática, os procedimentos que devem ser realizados e os cuidados que devem ser tomados durante este processo para que o final seja positivo, com o TV voltando a um funcionamento normal.

 Devo aqui pedir aos que se interessem em participar desse evento que, caso tenham um TV que esteja com problemas relacionados a SOFTWARE e que possam e é claro desejem levar o TV para ser diagnosticado e talvez solucionado em sala de aula, que entrem em contato previamente para que no ato de sua inscrição possam informar a marca e o modelo correto deste TV pois, não temos como ter à disposição o material para qualquer modelo que venha a ser levado e por isso é necessário informar este detalhe com antecedência.
Também é necessário, por motivos óbvios, que tenhamos que limitar a quantidade de TV’s que estejam disponíveis em sala, pois temos um tempo máximo de utilização do espaço que tem obrigatoriamente que ser respeitado!
 Neste mesmo evento, vamos realizar uma INTRODUÇÃO ao SISTEMA de ALARME RESIDENCIAL, que vai completar o tema Segurança Eletrônica!
Os interessados em participar deste evento, devem entrar em contato pelo nosso e-mail ou telefones para reservar a sua vaga e lembro que no caso de desejar levar um TV para ser analisado e possivelmente atualizado durante a aula, deve informar marca e modelo do mesmo, pois teremos uma limitação a um número de TV’s que poderemos utilizar durante a aula!

Agora, falando do subtítulo dessa matéria, vamos comentar um pouco sobre o sistema de acesso ao MODO SERVIÇO dos TV’s SAMSUNG!
Todos que já frequentam nossos treinamentos há algum tempo, sabem que tanto a SAMSUNG como a LG, para que se faça determinado tipo de ajuste em seus parâmetros operacionais, possuem controles remotos específicos para esta finalidade. No caso da LG, embora se possa fazer praticamente qualquer ajuste dentro do MODO SERVIÇO dos seus TV’s, algumas funções bem específicas, só podem ser acessadas com o uso do remoto de serviço do fabricante.
 Este tipo de remoto para aqueles que por acaso não tenham tido acesso a essas informações, é feito de forma a permitir o acesso ao MODO SERVIÇO do TV de uma forma diferente do procedimento feito com o remoto do usuário do TV e vai também dar acesso a certas funções que pelo remoto do usuário não podem ser acessadas ou modificadas!
 No caso dos LG, o fator mais importante para se ter na bancada um remoto de serviço, é a possibilidade de se aplicar um RESET geral ao TV, através de uma tecla específica do mesmo e também acessar o MODO SERVIÇO sem utilizar o remoto do usuário, o que é bem interessante se estamos na sala da casa do cliente e temos de acessar o MODO SERVIÇO, o que, se for feito na frente do usuário com o próprio remoto que ele utiliza, além de desvalorizar o nosso trabalho, ainda vai permitir que o mesmo possa memorizar o procedimento de acesso ao MODO SERVIÇO e depois de você ter ido embora, ele, com certeza, irá tentar repetir o processo que foi feito por você e caso consiga, irá causar grandes estragos no funcionamento do TV e ainda vai te chamar na garantia do seu serviço!
 Então, se você vai à casa do cliente e leva um remoto de serviço, no caso dos LG, você vai acessar o MODO SERVIÇO com o seu controle que é bem diferente do que o do usuário e, assim, além de valorizar o seu trabalho, não vai deixar que o cliente consiga ter acesso ao MODO SERVIÇO após você ter virado as costas!
Se você ainda não tem um remoto de serviço da LG, entre em contato com a TECHNO AV pelo telefone 26105898 e adquira o seu!
Inclusive com desconto para aqueles que apresentem no ato da compra, a carteirinha de sócio do Clube do Técnico – RJ!
 Já no caso da SAMSUNG, temos alguns fatores complicadores.
 A SAMSUNG não fornece com facilidade este remoto e mesmo os postos autorizados só recebem uma unidade e mesmo assim, após alguma insistência e reclamações de cliente pela demora na solução de problemas de seus TV’s!
 Há pouco tempo tive a oportunidade de estar frente a frente com este remoto misterioso e que os que se acham os “reis da cocada preta”, dizem que não existe!
 O remoto é exatamente igual (pelo menos para os leigos) ao remoto do usuário dos TV’s SAMSUNG, mas ele possui uma programação diferente e o acesso ao MODO SERVIÇO dos TV’s se dá por uma sequência diferente de teclas, o que é interessante, pois mesmo que o cliente veja você acessar o MODO SERVIÇO com um remoto igual ao dele, quando você sair e ele pegar o remoto dele para começar a brincar com o TV, ficará bem desapontado pois não vai conseguir nada apertando as mesmas teclas que você apertou no remoto de serviço!
 Com certeza tem alguém aí reclamando do por eu estar falando isso se no início eu mesmo disse que existe uma dificuldade extrema na aquisição desse remoto e que provavelmente não vamos ter acesso ao mesmo!

 Na verdade, o acesso ao mesmo será difícil até se você trabalhar em um posto autorizado SAMSUNG, mas como sempre existe uma luz no fim do túnel, nem que seja um trem vindo no sentido contrário, tive a feliz oportunidade de ter acesso a uma unidade do referido remoto e na tentativa de ajudar aos colegas técnicos a solucionar problemas que surgem principalmente após a troca de uma MAIN UNIT ou uma T-CON dos TV’s dessa marca, estou oferecendo a opção de, nos casos onde o TV SAMSUNG venha a apresentar imagem invertida, falta de áudio ou algum tipo de problema relacionado com configurações de MODO SERVIÇO, que tragam o TV até a sede da TECHNO AV em Icaraí, Niterói, onde será possível realizar a reprogramação do MODO SERVIÇO do TV, solucionando problemas de configuração!
 Agora é importante lembrar que este serviço é exclusivo para técnicos e só será feito mediante consulta prévia de disponibilidade de horário para atendimento e só se refere a problemas gerados por erros de programação do MODO SERVIÇO e não a defeitos de alguma etapa do TV ou relacionado com erros de diagnósticos!
 Caso você técnico tenha uma situação de troca de placas de um TV SAMSUNG em que a imagem se apresenta invertida ou com algum tipo de falha relacionada ao MODO SERVIÇO do TV, nos procure pelo telefone 26105898, fale com o Carlos Alberto ou com o Albérico (proprietários da TECHNO AV) e consultem o preço do serviço de reprogramação e os horários disponíveis para atendimento!

 Técnico com a carteirinha do Clube do Técnico – RJ tem direito a desconto neste serviço!








Nosso e-mail é: clubedotecnico@gmail.com
Nosso endereço SKYPE: clubedotecnico@live.com
Nosso endereço no FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/clubedotecnicorj/

 Nossos telefones: 25966942 – 998394668 (vivo) – 998109037 (vivo) – 980967832 (tim) – 985792128 (oi) – 975674947 (claro) – 35872095 (net fone), todos de segunda a sexta feira das 10 da manhã até as 18 horas!
 Estamos sempre às ordens para atender nossos amigos, alunos e técnicos que desejem alguma informação técnica que esteja ao nosso alcance, tanto pelos telefones, quanto pelo e-mail, Skype ou mensagem via facebook!
Se precisar de um esquema ou manual de serviço que possa ser enviado por e-mail, também podemos fazer este envio, se o material estiver em nossos bancos de dados, gratuitamente!
 Quero encerrar agradecendo aqui aos alunos presentes em nosso evento inaugural de 2015, realizado no auditório do IATEC no centro do Rio e também aos 83 técnicos que estiveram presentes no 3º Encontro de Técnicos de Eletrônica de Sergipe, realizado nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro na bela cidade de Aracaju – SE, com o patrocínio da Eletrônica FALCÃO e que contou com representantes não só do estado de Sergipe, como de técnicos da Bahia, Paraíba, Alagoas e Minas Gerais!

 Momentos do evento de Janeiro de 2015 no RJ que teve como sempre o apoio da ICEL MANAUS:





















Momentos do 3º Encontro de Técnicos de Sergipe, promovido pela Eletrônica FALCÃO em parceria com o Clube do Técnico – RJ:










Até a próxima edição meus amigos!
 Fernando José é Técnico de Eletrônica especializado na área de Manutenção de equipamentos eletro eletrônicos de uso doméstico e Instrutor do Clube do Técnico – RJ.
 Atua também como autor e editor de livros técnicos relacionados com a reparação de TV’s LCD e do Boletim do Clube do Técnico – RJ que é um informativo mensal distribuído gratuitamente nas diversas lojas de revenda de componentes eletrônicos que são parceiras do nosso clube!
Procure sempre sobre o balcão dessas lojas o nosso boletim e a nossa propaganda do curso do mês!






















Um comentário: