segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jornal Ícone - Câmera mais rápida do mundo filma reações químicas

Câmera mais rápida do mundo filma reações químicas

Esquema da femtofilmadora, que captura eventos na faixa dos femtossegundos. [Imagem: K. Nakagawa et al. - 10.1038/nphoton.2014.163]
Clique rápido
Pesquisadores japoneses criaram a câmera mais rápida do mundo.
O aparelho - bem mais complexo do que uma câmera digital tradicional - é capaz de capturar 4,4 trilhões de quadros por segundo.
Isto significa que é possível filmar eventos com duração na casa dos femtossegundos - 1 femtossegundo equivale 10-15segundos.
Há poucos dias, uma equipe internacional conseguiu fazer as primeirasfotografias da fotossíntese em ação, também nessa escala temporal, mas usando raios X.
Além de capturar imagens totalmente ópticas, o novo aparelho é uma filmadora completa. Segundo os pesquisadores, ele faz "femtofotografias de imagens em movimento" - ou seja, é uma femtofilmadora.
A equipe batizou a técnica de captura de imagens de STAMP (Sequentially Timed All-optical Mapping Photography - fotografia por mapeamento totalmente óptico sequencialmente temporizada).
Mesmo em sua velocidade máxima, a câmera produz imagens de 450 x 450 pixels, consideradas gigantescas para uma câmera de tão alta velocidade.
Segundo Keiichi Nakagawa e seus colegas das universidades de Tóquio e Keio, a femtofilmadora permitirá a captura de imagens de reações químicas em andamento, ondas vibracionais se espalhando pela estrutura atômica dos materiais e até mesmo da condução de calor.
"Para demonstrar a ampla utilidade da câmera, nós a utilizamos para capturar a dinâmica do plasma e as ondas vibracionais de uma rede atômica, ambas difíceis de observar com os métodos convencionais em uma única tomada e em tempo real," afirma a equipe.
Segundo os pesquisadores, para que os benefícios da nova técnica possam ser usufruídos por toda a comunidade científica, eles vão trabalhar na miniaturização do aparelho - o protótipo mede cerca de um metro quadrado.
Fonte: www.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário