segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Jornal Ícone - Programa transforma desenho à mão em modelo 3D

Site Inovação Tecnológica

Programa transforma desenho à mão em modelo 3D

Os modelos 3D gerados a partir dos esboços a mão respectivos. [Imagem: Baoxuan Xu et al./UBC]
Desenhos que saltam
Um novo programa gráfico promete simplificar dramaticamente a forma como projetistas e artistas desenvolvem ideias de novos produtos.
E também pode ajudar muito os hobistas que desejam projetar gerigonças para fabricar usando suas impressoras 3D.
O programa gera formas 3D complexas a partir de rascunhos simples feitos em papel.
Quem já tentou converter um desenho em um modelo 3-D usando os programas comerciais sabe o quanto isso pode ser um processo complicado e trabalhoso.
Para simplificar tudo, Baoxuan Xu e seus colegas da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, desenvolveram o True2Form, um algoritmo inspirado na forma como os projetistas fazem seus desenhos.
"Quando fazem desenhos a lápis, os projetistas e artistas usam curvas descritivas e pontos de vista significativos para transmitir a forma completa de um objeto," diz o professor Alla Sheffe. www.eletro-parts.com

"O nosso sistema imita os resultados da inferência humana da forma tridimensional para levantar uma rede de curvas em 3-D a partir do esboço, preservando a fidelidade ao desenho original," acrescenta ele para ressaltar que o programa corrige as imprecisões próprias de um desenho à mão, para não gerar modelos deformados.
Segundo a equipe, seu programa gráfico foi projetado para processar uma gama maior de complexidades geométricas do que os programas disponíveis para modelagem por esboços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário