segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Jornal Ícone - Edição 221 - Imprimindo esquemas com o leitor de PDF!

Fernando Asaph Jr.

Olá meus leitores!

Devo aqui lembrar da data de 5 de Novembro que se comemora o DIA do TÉCNICO de ELETRÔNICA aqui no Brasil.

Em outros países, a data também existe, mas é comemorada em outro dia do ano!
O importante é lembrar-se de todos os colegas de profissão e dar a todos os nossos parabéns por mais este ano de conquistas e de lutas em prol da qualificação de todos os profissionais do setor, tornando-os mais produtivos ao dar-lhes mais conhecimento sobre os novos equipamentos e as novas tecnologias que estão aí batendo em nossas portas!


Aqui deixo os meus parabéns a todos e os parabéns de toda equipe do Clube do Técnico – RJ, da qual faço parte!
Voltando ao tema que iniciamos na última edição, vou  comentar aqui a forma de se conseguir imprimir aquele diagrama que você tanto deseja analisar do jeito antigo, seguindo as linhas e conexões em uma folha de papel e que sempre que você tenta imprimir o referido esquema, ele fica tão pequeno que não dá pra localizar absolutamente nada!








A coisa é relativamente simples depois que se sabe como fazer!
Em primeiro lugar, recomendo que você faça o download do ADOBE ACROBAT READER XI que é uma das versões mais recentes deste programa e que é gratuita!







Recomendo fazer o download no site www.filepuma.com
Neste site você não vai correr riscos de baixar um monte de lixo junto com o programa que você necessita realmente!
Feito o download e a instalação do programa, procure na pasta de seu PC onde você salva os esquemas baixados da internet ou pegue um CD que contenha o esquema que você quer imprimir e coloque-o no leitor de CD ou DVD do seu PC e abra o arquivo.
Com o arquivo aberto, vá à aba superior esquerda onde está escrito “Arquivo” ou “File” se a sua versão do ADOBE estiver em inglês, clicando uma única vez nesta aba com o botão direito do MOUSE.
Deve surgir algo como a imagem abaixo:




































Deslize a seta do MOUSE até a opção “Imprimir” e de um único clique com o esquerdo do MOUSE e devemos passar para a seguinte tela:










































Nesta nova tela, você deve ir na opção “Pôster” e dar um único clique no botão indicado com o botão esquerdo do MOUSE.











Observe que a tela sofreu uma modificação e agora você tem abaixo do botão “Pôster” uma caixa de seleção onde você pode selecionar as dimensões nas quais você pode imprimir o esquema que deseja.
Observe também que a imagem do esquema vista na parte direita desta tela já se mostra dividida por uma linha pontilhada.
Esta linha indica a área onde o esquema será dividido para ser impresso neste caso em duas folhas separadas.














Dependendo do tamanho original do esquema, pode ser que seja possível imprimir o mesmo em duas, quatro ou seis folhas e depois fazer aquele trabalho que muitas vezes vi meu pai fazendo de juntar as partes de um esquema que foi xerocado, com durex para só depois poder analisar o diagrama e poder realizar o reparo de um equipamento.

Veja na imagem abaixo como fica um esquema dividido em 4 folhas para impressão:




Observe que neste exemplo, a porcentagem aplicada foi de 130% para dividir o esquema em quatro partes. O valor será escolhido por você e vai variar de acordo com cada diagrama que você deseje imprimir.
Não existe um valor padrão para dividir o esquema em tantas partes, pois cada arquivo possui um tamanho diferente e desta forma, valores diferentes devem ser experimentados para se chegar ao tamanho ideal para uma boa impressão.

Espero ter ajudado aos amigos de alguma forma e mês que vem tem mais!
Até lá!!!!

Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES e também Técnico em Segurança do Trabalho e especialista em Relações Internacionais, formado pela UFRJ e faz parte da equipe do Clube do Técnico – RJ.

Um comentário:

  1. Eu também sou técnico,trabalhei muitos anos e sou um
    apaixonado pela eletrônica.Qualquer coisa que vem somar algo ao
    nosso conhecimento é válido!...

    ResponderExcluir