terça-feira, 4 de abril de 2017

Jornal Ícone - É preciso “resolver nossos monstros secretos”




Carlos Dei
 
“Precisamos resolver nossos monstros secretos, nossas feridas clandestinas, nossa insanidade oculta. Não podemos nunca esquecer que os sonhos, a motivação, o desejo de ser livre nos ajudam a superar esses monstros, vencê-los e utilizá-los como servos da nossa inteligência. Não tenha medo da dor, tenha medo de não enfrentá-la, criticá-la, usá-la.”

Michel Faulcault

 Não tenho dúvida de o quanto foi complexo e ambíguo o ano que passou , com todos os acontecimentos ditos “legais” e ao mesmo tempo indigestos. Nesse emaranhado de golpes e contragolpes, ficamos nós, a massa que põe a mão na massa, à deriva da incerteza da falta de perspectivas, do afundamento do que se construiu, do “joga fora no lixo” tudo o que se ergueu a duros suores, dos impedimentos aos direitos básicos e fundamentais, em troca de uma falsa moralidade, de um acerto de contas que não contraímos, que não usufruímos, que não nos responsabilizamos, tampouco passamos procuração para que o fizessem em nosso nome.  Ou será que o fizemos e não nos lembramos? Ou será que nos traímos e não consentimos? Ou será que assinamos  e nos arrependemos? “Será que será”?
 Agora “a inês é morta”, “...é tarde demais para ser reprovado”  “por onde andará Stephen Fry?”. “Às vezes me preservo / Noutras, suicido!” e como a Fênix, a despeito de todos os equívocos, conscientes ou casuais, “a gente vai levando”. Somos milhões de sem vergonhas, em matéria de ação para mudanças radicais do nosso destino, entregamos nosso timão na mão de corjas e mais corjas; “entra em beco, sai em beco”, as santas e santos com nossos nomes estão de saco cheio dos nossos medos e hipocrisia, do nosso comportamento de “cabresto”, de ‘burros’ encurralados nas metades de tijolos, dentaduras, remédios, cestas básicas, presentinhos, migalhinhas, bolsinhas de ‘estuduzinhos’, campinhos de ‘futebolzinhos’, “assistencinhas sociaizinhas”, dos nossos  “faz de contas que governas, que faço de contas que está tudo bem” e, enquanto isso, “a gente vai tomando” e vai coroando essas corjas como nossos representantes maiores, que só arruinam a nossa vida. E continuamos com a cantilena -“na hora eu só sei dizer: ah é, ééé, ah é, ééé?”.
 Constatado o óbvio, resta-nos nos reerguer e caminhar, em busca da nossa eterna utopia, mas acreditando nas próprias forças e fazendo como o velho marinheiro, em meio ao nevoeiro “leva o barco devagar”, com a certeza de que reencontrará seu norte, seu rumo, sem naufragar.
 A despeito de toda essa maré revolta, chegamos ao final de mais um ciclo para iniciar um outro, para o qual “... renova-se a esperança/ Nova aurora a cada dia/ E há que se cuidar do broto/ Pra que a vida nos dê flor e fruto...” Desejamos a todos Boas Festas e um Ano Novo de renovadas esperanças, de conquistas, para que encaremos nossas “dores”, nossos “medos”, transformando sonhos em realizações, que nos dêem frutos concretos das perspectivas que vislumbramos  para nossa vida. 
Grande abraço! 


Jornal Ícone - Teclas para entrar no bios do Notebook e/ou PC Desktop

S.O.S. Info


Jonathas Albuquerque

(Em construção)

1.Sony Vaio: tecle F12 assim que ligar. Em alguns casos pressionar a tecla ASSIST,
2.Dell: Pressionar f12 logo ao ligar (Funciona nos mais novos)
3.Sim+: tecle F11 assim que ligar,
4.Samsung Ultraboot: Ligar o note com a tecla f2 pressionada,
5.Samsung R430: Ligar o note com a tecla ESC pressionada,
6.HP Pavilion g4: Pressionar ESC na inicialização e escolher a opção f9,
7.Positivo mobo 5500: F2
8.LG: F2. Já no modelo N460 precione a tecla "WINDOWS" + "i", a tela "Configurações" vai aparecer. Selecione "Liga/Desliga" e precionando "SHIFT" clique em "REINICIAR". Então, siga os passos: Solução de Problemas > Opções avançadas > Configurações de firmware UEFI > Reiniciar > Secure Boot Option > Erase all Sucure Boot Settings > Enabled > F10=Save and Exit > OK. Ao reiniciar já pressione várias vezes (ou segure pressionada) a tecla F2 para entrar no Bios. *1.
9.Acer: F2. Precionar f2 logo depois de ligar. Testado com: Acer Aspire E1-672-6_BR648
10.Avell Titanium B115: Ligar o note com a tecla f2 pressionada.
11.Lenovo VIUS3: Ligar o note com a tecla fn pressionada e ao mesmo tempo pressionar várias vezes a tecla f2..
12.Asus K45VM: Ligar o note com a tecla F2 pressionada. (tive que usar um teclado externo USB)
13.Asus V550C series:
1° PASSO: Precione a tecla "WINDOWS" + "i" e na tela "Configurações" que aparecer selecione "Liga/Desliga" depois pressionando "SHIFT" clique em "REINICIAR". Assim que iniciar o Setup do Windows 8 prossiga com os demais  passos:
2° PASSO: Solução de Problemas > Opções avançadas > Configurações de firmware UEFI > Reiniciar. O note reinicia e entra no Bios.
3° PASSO: Agora finalmente na(o) Bios da vá até a aba "Security" coloque em "Disabled" a opção "Secure Boot Control" em seguida pressione "F10" e confirme com "Enter" na opção "Yes". O notebook reinicia novamente,
4° PASSO: Repetir o passo 1,
5° PASSO: Novamente no software do(a) Bios, na aba "Boot" coloque a opção "Launch CSM" em "Enabled" e a opção "Launch PXE OpRom" em "Enabled". em seguida pressione "F10" e confirme com "Enter" na opção "Yes". O notebook reinicia normalmente mas agora a tecla "F2"  quando pressionada logo que o note é ligado vai dar acesso ao software da Bios quando você assim desejar.
14.Lenovo Thinkserver ts140: teclar "f1" logo que o PC é ligado, quando aparecer o logo "ThinkServer"
15.CCE ultrabook Win - tecle F2 assim que ligar.
16.Intelbrás i60: F2 (logo ao ligar quando aparece o logo)
17.Positivo C14CU51: Ligue o notebook com a tecla F2 pressionada
Teclas para Recovery do Sistema para o estado de fábrica:
1.Acer - Notebooks: Alt+F10. Acer Aspire 4736Z: teclar F8 logo ao ligar, depois escolha "Reparar o computador" e por ultimo a opção "Recovery".
2.Samsung - Notebooks Ultrabook, RVxx: F4 (Obs.: Necessário primeiro entrar no Bios, na aba BOOT, em  "Secure Boot" mudar para "desabled" e em "OS Mode Selection" mudar para "CSM OS"
3.Samsung - Notebooks  RVxx: Presionar F4 logo ao ligar o note.
4.Sony - Notebook  Vaio: ligar o note pela tecla Assist
5.MSI - Notebooks MSI: F3
6.Dell - Notebooks Inspiron: Windows 7:
a)Pressionar a tecla F8, várias vezes logo ao ligar o note,
b)Escolher a opção "Reparar o seu computador",
c)Logo a seguir escolha "Layout do teclado" e o "usuário",
d)Próxima tela selecione a opção "Dell DataSafe Restore and Emergency Backup",
e)Próxima janela é possível escolher entre "Restaurar o computador", "Fazer backup" e outros.
7.Positivo - Desktops: F7 (pressione e reze, talvez funcione o pouco acessível "Sistema de Recuperação Eletrônica")
8.HP pavilion: Pressionar ESC na inicialização e pressionar a tecla F11.
9.LG A410: Pressionar a tecla F11 na inicialização.

 

Jornal Ícone - Verificando sinais seriais


 Paulo Roberto

 (Em construção)

 Este artigo visa levar ao leitor conhecimentos para enriquecer o trabalho em bancada. Como os sinais seriais não são lembrados na manutenção, venho aqui levantar pontos a serem incorporados na manutenção, pois em algumas situações esquecemos-nos da verificação destes e, consequentemente, aumentamos o tempo de bancada.
 Os sinais que circulam nas TVs LCD & LED podem sofrer problemas e, consequentemente, apresentarão sintomas na imagem ou funcionamento do televisor. Os sinais DATA e CLK são exemplos destes casos.
 Na figura 1 temos o diagrama de um televisor, no qual podemos identificar estes sinais sendo destacados através de setas.
 Estes sinais são monitorados pelo micro e qualquer eventualidade que ocorra nos circuitos, o microprocessador poderá desligar o aparelho ou simplesmente não deixa o televisor partir. Em situações onde o televisor não esteja ligando uma possibilidade de verificação é a constatação da presença ou alteração destes sinais. Para isso podemos utilizar o osciloscópio com esta finalidade.
 Obviamente os pontos de verificação serão mais evidentes se tivermos o esquema, pois assim basta identificar as linhas onde circulam estes sinais e verificar se os mesmos apresentam o aspecto mostrado na figura 2.
 Para aqueles que não possuam osciloscópio para verificação um macete seria a utilização do multímetro para verificação da tensão de alimentação nas linhas de DATA e CLK. Como estas linhas percorrem o televisor inteiro, e na possibilidade de termos um curto, fica evidente que a tensão nestas linhas tende a cair nesta situação.
 A figura 3 nos mostra as linhas DATA e CLK sendo alimentadas por uma tensão de 3V3 que nos dará cerca de 3V nestas linhas, portanto fácil de monitorar com um multímetro.  Lembramos que em fontes de 5V, que alimentam as linhas de DATA e CLK, podemos aferir estas linhas com valores entre 4,5 e 5V. Lembramos também que consideramos a verificação na situação de curto na linha, porém defeitos que alterem a forma de onda podem não ser identificados desta maneira, portanto o osciloscópio poderá ser mais eficiente.
 A situação mais relacionada com estas linhas é quando o televisor não liga. Como estes sinais percorrem o televisor em várias etapas, conforme visto na figura 1, e estando uma desta com problema, fica fácil entender que curto em qualquer uma poderá afetar os sinais seriais. É comum esquecermos de verificar esta situação, principalmente se o led do stand-by está acendendo. Temos que criar o hábito de fazer a aferição nestas linhas, pois assim descartaremos qualquer eventualidade neste setor.
Não deixe de considerar esta verificação, pois muitas vezes esta aferição poderá diminuir o tempo de bancada. Em meus Treinamentos tenho batido muito nesta tecla, pois acho de extrema importância. Estas informações e outras mais o leitor pode encontrar no meu Livro da Coleção Circuitos de TVs LCD e LED intitulado Testes e Macetes em Circuitos LCD e LED.
 Aproveito para avisar aos leitores que a Universidade Santa Úrsula está recebendo novos alunos para este ano e se o leitor pretende se encaminhar na graduação de cursos superiores, basta fazer uma visita para conhecer as condições. Para aqueles que pretendem a Engenharia podem me procurar nos laboratórios destas, pois terei o prazer de mostrar todos para vocês. Divulgo também, que terei um Treinamento em Dicas de  Defeitos em LCD & LED com mais de 700 defeitos. Para reservas ligar para 996780087 ou contatar treinamentosbte@gmail.com.

Paulo Roberto é Pedagogo com formação técnica em Mecatrônica e especialização em Instrumentação Industrial. Atua na Escola Técnica Triangulo como professor de Mecatrônica, Universidade Santa Úrsula como tecnólogo e como instrutor/palestrante de Manutenção Eletrônica nos Treinamentos BTE. Paulo Roberto possui experiência profissional em eletrônica de 30 anos e atua como professor a 15 anos.

Jornal Ícone - Clientes metidos a Técnicos, Fuçadores, Zé das Couves e outros bichos!





Fernando José

 Olá para todos!
 Estamos de volta com a nossa coluna e vamos tratar de um assunto que tem sido bastante discutido em nossos treinamentos aqui no Rio de Janeiro e também em muitos grupos técnicos no WhatsApp e em Fóruns de Eletrônica na Internet!
 É fato, com a globalização e a internet a informação ficou muito mais rápida e fácil de ser acessada, porém algumas coisas se feitas da forma errada, acabam prejudicando mais do que ajudando!
 Temos recebido vários comentários sobre os Técnicos do YOUTUBE que para poderem ter os seus 15 minutos de fama na mídia, postam vídeos ensinando a qualquer um que assista, como consertar uma série de tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos!
 Isso tem dado margem a que muitos clientes metidos a entendidos e que se acham muito espertos, após assistirem a um desses vídeos, se achem totalmente habilitados e capazes de realizar um reparo em seu TV de 55 polegadas 4K SMART TV, que apresenta um “defeitinho de nada” que pode ser resolvido com a simples troca de um diodo LED que fica escondido atrás da tela do TV!

Esse seria, em tese, um serviço que levaria umas 3 horas em uma oficina capacitada a realizar tal reparo e que teria de contar com no mínimo 2 pessoas para realizarem a desmontagem e remontagem do painel do TV!
 E isso em uma bancada devidamente preparada para tal tipo de serviço.
 Mas, é claro que o nosso Técnico do YOUTUBE mostrou que ele fez em cima da cama dele mesmo e, obviamente, o cliente entendido, vai tentar fazer a mesma proeza!
 Aí, é claro, primeiro o cliente vai aparecer na sua oficina, perguntando o preço de “um” LED, pois ele só precisa de um para consertar o TV dele, pois viu no Youtube que é muito fácil de fazer e só precisa do LED para fazer o serviço.
 Eu, particularmente, recomendo que não se venda peça alguma para quem não é técnico, pois isso em geral vai trazer mais problemas do que lucro.
 Ele compra a peça com você, logicamente o TV não vai funcionar e ele ainda vai aparecer para reclamar que você vendeu peça com defeito para ele!
 Considerando que ele conseguiu o tal LED que eles em geral chamam de “lampadazinha” em algum lugar, e obviamente não conseguiu soldar o LED no barramento, ele vai trazer o barramento para a sua oficina e pedir para dar “uma soldinha”!
 Claro que você vai dizer o que é o padrão nessas situações: Fazemos reparos em aparelhos e não troca de peças avulsas!
 Claro que o cliente vai correr algumas outras oficinas e se ele der a “sorte” de tropeçar com o Zé das Couves ou com um fuçador que acha que, porque trocou um fusível e o aparelho funcionou, é técnico e com superpoderes, um desses vai trocar o LED para o cliente esperto e esse vai voltar para casa e colocar (ou tentar colocar) o barramento de LED de volta no TV.
 Se ele conseguir remontar o TV, temos aí 95% de chances de que ele amanhã apareça na sua oficina com o TV sem a tampa e pedindo para você dar uma “olhadinha”, pois ele trocou a “pecinha” defeituosa e agora o TV está cheio de linha na tela!
 Como você é um técnico experiente, vai ligar o TV ainda no balcão da sua loja, evitando assim que o cliente possa alegar que o defeito foi causado por você e não pelo que ele tentou fazer no TV.
 É claro que você já tem uma ideia do que vai acontecer no final dessa história.
O cliente esperto ao retirar a tela LCD do TV, danificou os FLAT's dos DRIVER's de tela e, agora, um TV 55 polegadas, SMART e 4K, virou uma sucata que não vale mais que R$100,00 para tirar peças!
 Claro que esse cliente pode, ao invés de ter levado o TV para você, ter ido ao fuçador ou ao Zé das Couves e aí, depois que eles constatarem o mesmo que você constatou, obviamente após algumas semanas de idas e vindas do cliente até a barraca onde o fuçador ou o Zé das Couves trabalha, pois eles não têm oficina e muitos trabalham embaixo de uma árvore na esquina, o cliente desiste e pega o TV e leva para a sua oficina.
 Só que agora, o TV que tinha linhas na tela, nem acende mais o LED do STAND BY.
Então agora, o TV que só valia R$100,00 para tirar peças, não vale mais nada pois, provavelmente, o fuçador ou o Zé das Couves acabou de detonar o restante do TV que só serve mesmo como peso de papel!
 A nossa profissão já foi muito conceituada e, infelizmente, por culpa de alguns técnicos que só têm intenção de aparecer e não tem nenhuma consideração com a profissão, agora somos chamados muitas vezes de ladrões por cobrar 300 reais para trocar um componente de poucos reais!
 É interessante que esse técnico do YOUTUBE, nunca fala sobre os custos que uma pessoa tem para se tornar técnico.
 Não fala de quanto tempo se leva para concluir um curso de eletrônica básica e um de manutenção de equipamentos eletrônicos, sem falar no investimento em ferramentas, instrumentos de medição e em livros, apostilas e treinamentos de reciclagem e aperfeiçoamento técnico!
 Então amigos, vamos nos valorizar!
Não dê dicas a quem você não conhece e que não se mostra ao pedir uma dica técnica, como um verdadeiro técnico!
 A informação técnica deve ser sim repartida, mas apenas entre os técnicos ligados àquela profissão e não ao público em geral!
 E um último lembrete: Não passe orçamento ao cliente, relacionando a placa do equipamento onde se encontra o defeito!
 Se popularizou entre os fuçadores, Zé das Couves e clientes metidos a técnicos, que TV, por exemplo, hoje em dia é só trocar placa que resolve!
 Use, ao passar o orçamento, somente termos técnicos e nunca diga em qual placa está o defeito!
 Até a próxima se DEUS quiser!
 Aproveite para passar 2017 se atualizando em Reparação de TV's LCD, LCD LED, PLASMA E OLED!
O Clube do Técnico – RJ continua realizando todo mês um treinamento diferente, relacionado com um tema técnico!
 Entre em contato com a gente e saiba mais detalhes de como se inscrever!
Você pode falar com a gente pelo nosso e-mail: clubedotecnicorj@gmail.com
Pelo nosso WhatsApp: 21 998545745 (só mensagens de texto)
E pelos telefones: 25966942 ou 998394668
Veja abaixo, alguns momentos do treinamento inaugural de janeiro de 2017 que tratou de Reparação de Placas T-CON que foi realizado no auditório da IATEC no centro do Rio de Janeiro: