terça-feira, 4 de abril de 2017

Jornal Ícone - Clientes metidos a Técnicos, Fuçadores, Zé das Couves e outros bichos!





Fernando José

 Olá para todos!
 Estamos de volta com a nossa coluna e vamos tratar de um assunto que tem sido bastante discutido em nossos treinamentos aqui no Rio de Janeiro e também em muitos grupos técnicos no WhatsApp e em Fóruns de Eletrônica na Internet!
 É fato, com a globalização e a internet a informação ficou muito mais rápida e fácil de ser acessada, porém algumas coisas se feitas da forma errada, acabam prejudicando mais do que ajudando!
 Temos recebido vários comentários sobre os Técnicos do YOUTUBE que para poderem ter os seus 15 minutos de fama na mídia, postam vídeos ensinando a qualquer um que assista, como consertar uma série de tipos de equipamentos elétricos e eletrônicos!
 Isso tem dado margem a que muitos clientes metidos a entendidos e que se acham muito espertos, após assistirem a um desses vídeos, se achem totalmente habilitados e capazes de realizar um reparo em seu TV de 55 polegadas 4K SMART TV, que apresenta um “defeitinho de nada” que pode ser resolvido com a simples troca de um diodo LED que fica escondido atrás da tela do TV!

Esse seria, em tese, um serviço que levaria umas 3 horas em uma oficina capacitada a realizar tal reparo e que teria de contar com no mínimo 2 pessoas para realizarem a desmontagem e remontagem do painel do TV!
 E isso em uma bancada devidamente preparada para tal tipo de serviço.
 Mas, é claro que o nosso Técnico do YOUTUBE mostrou que ele fez em cima da cama dele mesmo e, obviamente, o cliente entendido, vai tentar fazer a mesma proeza!
 Aí, é claro, primeiro o cliente vai aparecer na sua oficina, perguntando o preço de “um” LED, pois ele só precisa de um para consertar o TV dele, pois viu no Youtube que é muito fácil de fazer e só precisa do LED para fazer o serviço.
 Eu, particularmente, recomendo que não se venda peça alguma para quem não é técnico, pois isso em geral vai trazer mais problemas do que lucro.
 Ele compra a peça com você, logicamente o TV não vai funcionar e ele ainda vai aparecer para reclamar que você vendeu peça com defeito para ele!
 Considerando que ele conseguiu o tal LED que eles em geral chamam de “lampadazinha” em algum lugar, e obviamente não conseguiu soldar o LED no barramento, ele vai trazer o barramento para a sua oficina e pedir para dar “uma soldinha”!
 Claro que você vai dizer o que é o padrão nessas situações: Fazemos reparos em aparelhos e não troca de peças avulsas!
 Claro que o cliente vai correr algumas outras oficinas e se ele der a “sorte” de tropeçar com o Zé das Couves ou com um fuçador que acha que, porque trocou um fusível e o aparelho funcionou, é técnico e com superpoderes, um desses vai trocar o LED para o cliente esperto e esse vai voltar para casa e colocar (ou tentar colocar) o barramento de LED de volta no TV.
 Se ele conseguir remontar o TV, temos aí 95% de chances de que ele amanhã apareça na sua oficina com o TV sem a tampa e pedindo para você dar uma “olhadinha”, pois ele trocou a “pecinha” defeituosa e agora o TV está cheio de linha na tela!
 Como você é um técnico experiente, vai ligar o TV ainda no balcão da sua loja, evitando assim que o cliente possa alegar que o defeito foi causado por você e não pelo que ele tentou fazer no TV.
 É claro que você já tem uma ideia do que vai acontecer no final dessa história.
O cliente esperto ao retirar a tela LCD do TV, danificou os FLAT's dos DRIVER's de tela e, agora, um TV 55 polegadas, SMART e 4K, virou uma sucata que não vale mais que R$100,00 para tirar peças!
 Claro que esse cliente pode, ao invés de ter levado o TV para você, ter ido ao fuçador ou ao Zé das Couves e aí, depois que eles constatarem o mesmo que você constatou, obviamente após algumas semanas de idas e vindas do cliente até a barraca onde o fuçador ou o Zé das Couves trabalha, pois eles não têm oficina e muitos trabalham embaixo de uma árvore na esquina, o cliente desiste e pega o TV e leva para a sua oficina.
 Só que agora, o TV que tinha linhas na tela, nem acende mais o LED do STAND BY.
Então agora, o TV que só valia R$100,00 para tirar peças, não vale mais nada pois, provavelmente, o fuçador ou o Zé das Couves acabou de detonar o restante do TV que só serve mesmo como peso de papel!
 A nossa profissão já foi muito conceituada e, infelizmente, por culpa de alguns técnicos que só têm intenção de aparecer e não tem nenhuma consideração com a profissão, agora somos chamados muitas vezes de ladrões por cobrar 300 reais para trocar um componente de poucos reais!
 É interessante que esse técnico do YOUTUBE, nunca fala sobre os custos que uma pessoa tem para se tornar técnico.
 Não fala de quanto tempo se leva para concluir um curso de eletrônica básica e um de manutenção de equipamentos eletrônicos, sem falar no investimento em ferramentas, instrumentos de medição e em livros, apostilas e treinamentos de reciclagem e aperfeiçoamento técnico!
 Então amigos, vamos nos valorizar!
Não dê dicas a quem você não conhece e que não se mostra ao pedir uma dica técnica, como um verdadeiro técnico!
 A informação técnica deve ser sim repartida, mas apenas entre os técnicos ligados àquela profissão e não ao público em geral!
 E um último lembrete: Não passe orçamento ao cliente, relacionando a placa do equipamento onde se encontra o defeito!
 Se popularizou entre os fuçadores, Zé das Couves e clientes metidos a técnicos, que TV, por exemplo, hoje em dia é só trocar placa que resolve!
 Use, ao passar o orçamento, somente termos técnicos e nunca diga em qual placa está o defeito!
 Até a próxima se DEUS quiser!
 Aproveite para passar 2017 se atualizando em Reparação de TV's LCD, LCD LED, PLASMA E OLED!
O Clube do Técnico – RJ continua realizando todo mês um treinamento diferente, relacionado com um tema técnico!
 Entre em contato com a gente e saiba mais detalhes de como se inscrever!
Você pode falar com a gente pelo nosso e-mail: clubedotecnicorj@gmail.com
Pelo nosso WhatsApp: 21 998545745 (só mensagens de texto)
E pelos telefones: 25966942 ou 998394668
Veja abaixo, alguns momentos do treinamento inaugural de janeiro de 2017 que tratou de Reparação de Placas T-CON que foi realizado no auditório da IATEC no centro do Rio de Janeiro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário