terça-feira, 4 de abril de 2017

Jornal Ícone - Verificando sinais seriais


 Paulo Roberto

 (Em construção)

 Este artigo visa levar ao leitor conhecimentos para enriquecer o trabalho em bancada. Como os sinais seriais não são lembrados na manutenção, venho aqui levantar pontos a serem incorporados na manutenção, pois em algumas situações esquecemos-nos da verificação destes e, consequentemente, aumentamos o tempo de bancada.
 Os sinais que circulam nas TVs LCD & LED podem sofrer problemas e, consequentemente, apresentarão sintomas na imagem ou funcionamento do televisor. Os sinais DATA e CLK são exemplos destes casos.
 Na figura 1 temos o diagrama de um televisor, no qual podemos identificar estes sinais sendo destacados através de setas.
 Estes sinais são monitorados pelo micro e qualquer eventualidade que ocorra nos circuitos, o microprocessador poderá desligar o aparelho ou simplesmente não deixa o televisor partir. Em situações onde o televisor não esteja ligando uma possibilidade de verificação é a constatação da presença ou alteração destes sinais. Para isso podemos utilizar o osciloscópio com esta finalidade.
 Obviamente os pontos de verificação serão mais evidentes se tivermos o esquema, pois assim basta identificar as linhas onde circulam estes sinais e verificar se os mesmos apresentam o aspecto mostrado na figura 2.
 Para aqueles que não possuam osciloscópio para verificação um macete seria a utilização do multímetro para verificação da tensão de alimentação nas linhas de DATA e CLK. Como estas linhas percorrem o televisor inteiro, e na possibilidade de termos um curto, fica evidente que a tensão nestas linhas tende a cair nesta situação.
 A figura 3 nos mostra as linhas DATA e CLK sendo alimentadas por uma tensão de 3V3 que nos dará cerca de 3V nestas linhas, portanto fácil de monitorar com um multímetro.  Lembramos que em fontes de 5V, que alimentam as linhas de DATA e CLK, podemos aferir estas linhas com valores entre 4,5 e 5V. Lembramos também que consideramos a verificação na situação de curto na linha, porém defeitos que alterem a forma de onda podem não ser identificados desta maneira, portanto o osciloscópio poderá ser mais eficiente.
 A situação mais relacionada com estas linhas é quando o televisor não liga. Como estes sinais percorrem o televisor em várias etapas, conforme visto na figura 1, e estando uma desta com problema, fica fácil entender que curto em qualquer uma poderá afetar os sinais seriais. É comum esquecermos de verificar esta situação, principalmente se o led do stand-by está acendendo. Temos que criar o hábito de fazer a aferição nestas linhas, pois assim descartaremos qualquer eventualidade neste setor.
Não deixe de considerar esta verificação, pois muitas vezes esta aferição poderá diminuir o tempo de bancada. Em meus Treinamentos tenho batido muito nesta tecla, pois acho de extrema importância. Estas informações e outras mais o leitor pode encontrar no meu Livro da Coleção Circuitos de TVs LCD e LED intitulado Testes e Macetes em Circuitos LCD e LED.
 Aproveito para avisar aos leitores que a Universidade Santa Úrsula está recebendo novos alunos para este ano e se o leitor pretende se encaminhar na graduação de cursos superiores, basta fazer uma visita para conhecer as condições. Para aqueles que pretendem a Engenharia podem me procurar nos laboratórios destas, pois terei o prazer de mostrar todos para vocês. Divulgo também, que terei um Treinamento em Dicas de  Defeitos em LCD & LED com mais de 700 defeitos. Para reservas ligar para 996780087 ou contatar treinamentosbte@gmail.com.

Paulo Roberto é Pedagogo com formação técnica em Mecatrônica e especialização em Instrumentação Industrial. Atua na Escola Técnica Triangulo como professor de Mecatrônica, Universidade Santa Úrsula como tecnólogo e como instrutor/palestrante de Manutenção Eletrônica nos Treinamentos BTE. Paulo Roberto possui experiência profissional em eletrônica de 30 anos e atua como professor a 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário