sexta-feira, 26 de junho de 2015

Jornal Ícone - Ed. 28 Junho de 2015 - Ano Internacional da Luz

Carlos Dei

É inegável a essencialidade da luz em nosso dia a dia, revolucionando a medicina, a comunicação internacional via internet e o alavancar do atrelamento das relações culturais econômicas e políticas no mundo do século XXI.
Em 20 de dezembro de 2013, foi proclamado pela 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies  IYL 2015).
O Ano Internacional da Luz é uma ação mundial para evidenciar o valor da luz e das tecnologias ópticas na vida cotidiana, bem como no desenvolvimento das coletividades no futuro. 
Com foco na ciência óptica e em suas aplicações, com a proclamação de um Ano Internacional da Luz pelas Nações Unidas, fica reconhecida a importância da conscientização mundial sobre a influência das tecnologias baseadas na luz para a promoção do desenvolvimento sustentável, trazendo soluções para os desafios da humanidade com energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. 
Refletindo sobre esta proclamação, resta saber, especialmente em relação ao Brasil, cuja matriz energética é hidroelétrica, quais os cuidados que governo e população têm com sua fonte energética maior: a água, seus nascedouros e seus caminhos, extremamente poluídos e desprezados.
A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em São Carlos (SP), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 12 a 18 de julho, trará como tema “Luz, Ciência e Ação”, alusivo ao Ano Internacional da Lu,z que este ano é celebrado em diversos países.
Junto com a 67ª Reunião Anual da SBPC também acontecerão a ExpoT& com a presença da FAPESP, a SBPC Jovem, a ExpoT& a SBPC Indígena, a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Mirim. As programações e mais informações podem ser conferidas no site www.sbpc.ufscar.br.
(Com informações da Representação da Unesco no Brasil e da Fapesp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário