segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tutorial LG Linha 30R, parte final









Fernando José

Amigos, vou aqui fechar este tutorial, apresentando algumas dicas de defeito encontrados e resolvidos por vários colegas técnicos.
Estas dicas foram postadas no site da Eletrônica PT e aqui transcrevo os nomes de cada um que colaborou com sua informação técnica.

Lembro que para uma correta análise do problema que afeta o equipamento, é sempre recomendável começar por analisar o diagrama do equipamento.
Infelizmente sabemos que em sua grande maioria, os manuais dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA, não trazem a parte ou as partes que mais nos apresentam problemas.
No nosso caso em questão, a fonte de alimentação.
Para todos que frequentam os nossos treinamentos técnicos e em especial no do mês de Outubro passado, foi entregue a todos os presentes o diagrama completo de uma das versões de fonte de alimentação da série 30R da LG.

Este diagrama foi gentilmente cedido pelo colega do fórum TECNET, Leandro Palmeira e devo aqui agradecer a ele por mais esta entre tantas outras que ele já fez aos amigos participantes do fórum TECNET.

Fotos (abaixo) de alguns momentos do evento do mês de Outubro:

Sr.Gabriel, representante da TRIDUAR, expõe aos alunos as diversas áreas de instrumentação por eles comercializadas.

 Os leitores interessados em ter acesso ao diagrama da fonte devem enviar um e-mail para o endereço eletrônico do Clube do Técnico – RJ que é: clubedotecnico@gmail.com
E solicitarem o envio exclusivamente por e-mail deste diagrama.
Aqueles que nos derem o prazer de sua presença em um de nossos treinamentos, poderão adquirir um CD contendo uma vasta coleção de diagramas de FONTES e INVERTER utilizados em vários modelos de MONITORES e TV's LCD.

LG-26LG30R


- TV liga e desliga sozinha e não obedece nem ao remoto e nem ao teclado.
Uma das chaves touch do teclado em curto. Cortesia: Eletrocláudio Águas Belas;

- A TV funciona normal por alguns instantes e, logo em seguida, fica desligando e ligando sucessivamente; Ressoldagem dos SMD da PCI da fonte. Cortesia: Campos, Mogi;
- Desligando a cada 15 minutos. Remover o jumper j 104(proteção). Cortesia: HP Eletrônica;

- TV liga com tela lavada, sem vídeo e c/som. Dá a impressão de ser defeito de tela, mas é o fusível SMD na placa da tela aberto, na entrada dos 5vdc. Fusivel da posição f1. Cortesia: Agnaldo Nunes;
LG-32lg30r
 - TV não liga, embora o LED do stand by mude para azul como se fosse ligar, o mesmo volta a ficar vermelho; substituir o r 128 por um de 15k, retirar c108, zd111 e zd112, trocar c 207 e 208, ambos 3300µf/10vdc e os c111 e 116 de 1µf/25vdc. Cortesia: João Mvjr, Renato Hernane e Leandro Palmeira
LG-37lg30r
- Não funciona em 110v e, às vezes, liga em 220v ou quando liga, fica sem os 24vdc;: r 128, trocar por 12k. Cortesia: Eletrônica Mega.


- TV liga normal quando fria, mas quando desligada, não liga logo em seguida, sendo necessário desligar o cabo força e esperar um tempo p/ligar novamente o tv e ele funcionar normalmente.
Se desligar via controle, é a mesma situação: substituir o r128 por um de 12k e o c108 por um de 22nf.
Cortesia: Pardalzito
LG-42lg30r
- A TV não liga. Trocar r128 de 11k para 20k e caso não funcionar, trocar o r110 de 330k por um de 270k. Cortesia: Jeferson
-TV não liga e nem acende o LED de stand by: q602 em curto. Cortesia: Bruske
- Quando desligada, só liga novamente após muitas horas ou as vezes liga e em outras não: substituir r128 de 11k por um de 18k ou 20k. Cortesia: Francisco Rocha.
Para fechar mais esta edição de minha coluna, quero agradecer aos 82 alunos presentes no último dia 20 de Outubro, quando realizamos mais um Treinamento Técnico sobre DICAS e MACETES na Reparação dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA.
Devo aqui pedir desculpas aos que lá estiveram e não puderam ter um atendimento de acordo com os nossos padrões, mas infelizmente estivemos naquela oportunidade, desfalcados de 2 de nossos colegas que trabalham no apoio ao evento.
Aproveito para convidar a todos vocês para estarem presentes no nosso treinamento do mês de Dezembro e agradecer à presença de todos no treinamento de novembro onde como de costume, fizemos a comemoração do “DIA do TÉCNICO de ELETRÔNICA”, data que é comemorada oficialmente no dia 5 de Novembro.

Tivemos, como de costume, a distribuição de brindes a todos os presentes e o sorteio de brindes fornecidos pela ICEL.
Tembro também que estamos em fase de implantação e distribuição da carteirinha se sócio do Clube do Técnico – RJ.
Todos que tiverem a carteirinha, terão direito a um desconto de 50% em qualquer curso após a realização de 5 cursos devidamente carimbados na carteira e também terão direito a um atendimento diferenciado na TRIDUAR Máquinas e Ferramentas, tradicional empresa do ramo de instrumentos de medição e ferramentas, localizada na Rua República do Líbano 10/12 no Centro do Rio. A TRIDUAR é também representante dos instrumentos da ICEL e lá com certeza você poderá encontrar o instrumento que está faltando em sua bancada com um ótimo atendimento!
Mas lembre-se que só a apresentação da carteirinha do Clube do Técnico – RJ é que vai dar a você estas vantagens!
No dia 10 de novembro, realizamos um treinamento inédito sobre TV's de PLASMA, onde demos ênfase na análise e reparação (quando possível) das placas Y e Z SUS, que são as que mais apresentam falhas nesses equipamentos, juntamente com a fonte de alimentação!
E no mês de Dezembro teremos mais novidades em nossos treinamentos.
Entrem em contato e reservem suas vagas com antecedência pelos nossos telefones:
0xx21 25966942 – 98384668 (vivo) – 80967832 (tim) – 75674947 (claro) – 85792128 (Oi) – 96409617 (vivo fixo) e 35872095 (net fone), de 2ª a 6ª das 10 às 18 horas.
Ou pelo nosso e-mail: clubedotecnico@gmail.com
Peço desculpas pela falta da citação de alguns nomes, mas infelizmente não dá para memorizar o nome de todos. Lembro que aqueles que desejarem adquirir camisas personalizadas para suas oficinas, devem entrar em contato com a Srtª Ana Cristina no telefone: 0xx21 82380720 no horário comercial.
Aquele abraço e até Dezembro se DEUS quiser!!!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e Instrutor da FAETEC de Niterói e do Clube do Técnico – RJ.
Atua também como Técnico da Boullevard Assistência Técnica e é autor de vários livros técnicos voltados à área de manutenção e é editor da revista técnica ON LINE, Clube do Técnico em Revista que é distribuída via internet aos assinantes cadastrados.



3 comentários:

  1. Eu sou de Cuiabá Mato Grosso e quero participar desse grupo.

    ResponderExcluir
  2. bom dai eu gostaria de saber onde fica esse resistor r128 na placa da fonte da lg 42lg30r

    ResponderExcluir
  3. Bom dia já peguei 2 lg30r sem áudio resolvi trocando a principal uma troquei o vi de audio mas não funcionou pode me da uma dica

    ResponderExcluir