segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Consertar monitor LCD também é fonte de renda







Waldyr Souto Maior


Hoje, é muito comum ouvir os próprios técnicos reparadores dizerem que a profissão vai acabar porque não há mais TV de tubo nas lojas, porque os esquemas estão difíceis, porque há falta de peças para os modernos aparelhos, porque os aparelhos são descartáveis, etc.
Eu ainda não concordo com isso, porque não há TV de tubo nas lojas, mas, há muitas nas residências, porque, embora os técnicos precisem cada vez menos de esquemas, através da ASFETEB conseguimos quase todos os que precisamos, porque muitas lojas já estão se adaptando aos novos aparelhos e oferecem todo tipo de placas e outros itens, porque não vejo tantos aparelhos assim jogados nas calçadas, principalmente os de telas largas. E se o povo não joga fora é porque precisará de um técnico pra consertar.

Um outro fato que observo é que a maioria dos técnicos não se interessa em divulgar seus trabalhos em outros aparelhos que são muito lucrativos e rápidos de consertar como é o caso do DVD, do APARELHO DE SOM e do MONITOR LCD.
Na minha matéria deste mês resolvi apresentar algumas dicas importantes sobre conserto de MONITORES LCD.

Monitores LCD da Samsung e AOC com o micro NOVATEK código NT68F63LG:
Sintoma: Não abre a imagem e apresenta mensagem na tela dizendo que a resolução usada não é a ideal “Not Optimum Mode. Recomended mode”. Em alguns casos a imagem aparece, mas, a tela fica puxando para o verde.



Solução: Jampear os pinos 5 e 6 do micro. (Veja a figura 1)



Caso não resolva o Micro deverá ser substituído.



MONITOR LCD SAMSUNG 540N


Sintoma: Custa ligar.
Causa: Capacitores da fonte 1000 µF / 25V e 330 µF / 25V.
Obs: se a imagem entrar sem nitidez ressolde IC 200 e IC 400.
Sintoma: Tela tendendo pra verde, vermelho ou azul.
Causa: Troca dos capacitores C106, C401, C612 e C615.
Sintoma: Ao ligar a tela pisca sem imagem entrando em proteção.
Causa: C212 330 µF / 25V.
Sintoma: Tela apagada com as lâmpadas acesas após alguns minutos de funcionamento. Se desligar e ligar ele volta a funcionar normal e desliga novamente após alguns minutos.
Solução: Substituir os diodos D 104 e D 105.
Obs: No multímetro, estes diodos se apresentarão como bons ao serem testados frios. A fuga só aparece quando estão aquecidos. Substituí-los por diodos originais ou de boa qualidade.
Sintoma: Monitor não liga.
Causa: C115 de 1000 µF /10V.
Obs: Monitor às vezes até liga, mas a tela não acende.
Sintoma: Tela acesa sem imagem.
Solução: Alterar o valor do R400 de 10KΩ para 470 Ω.


MODO SERVIÇO, RESET E MODO FÁBRICA:


Muitas vezes, a única maneira de acabar com sintomas causados por problemas de configuração ou conflitos de softwares é resetando o aparelho ou retornando-o para o Modo Fábrica (FACTORY MODE). Este modo nos permite voltar às configurações originais do aparelho, como ele saiu da fábrica.

Alguns aparelhos nos permitem acessar essa função no próprio menu de usuário, mas, muitos só oferecem essa opção no Menu de Serviço. Vamos apontar alguns exemplos de como acessar o Modo Serviço de alguns monitores, onde encontraremos, além do Modo Fábrica, outras opções para ajuste do aparelho.
Monitor ACER:
1 - Antes de ligar o monitor, pressione e segure os botões AUTO e MENU.
2 - Ligue o monitor pressionando a tecla POWER;
3 - Solte todos os botões e pressione MENU.
Um menu com um ícone "F" surgirá acima no canto esquerdo da tela.
Pressione “<” até selecionar o ícone "F" e pressione MENU.
Monitores LG:
Pressione e segure MENU, ligue o monitor;
Solte os botões e pressione MENU novamente.
Monitor Dell:
1 – Mantenha pressionados os botões AUTO (alguns modelos é ENTER) e "+";
2 - Ligue o monitor e solte os botões;
3 - Pressione MENU.
4 - Selecione "FACTORY" e pressione AUTO (ou ENTER).
Monitor Philips:
1 - Pressione e segure os botões AUTO e MENU (alguns modelos é OK);
2 - Pressione POWER;
3 - Solte os botões e pressione MENU;
O Menu extra surgirá;
4 - Selecione o menu extra (o último) e pressione ENTER.
Monitor Samsung:
1 - Reduza os valores de Contraste e Brilho para Zero.
2 - Pressione a tecla SOURCE ou ENTER ou “<- 5="5" de="de" mais="mais" por="por" segundos.="segundos.">Obs: O Reset para os monitores Samsung pode ser conseguido da seguinte forma:
1 – Após apertar a tecla MENU, pressione SOURCE ou ENTER ou “<- 5="5" a="a" brica="brica" de="de" e="e" es="es" f="f" ir="ir" mais="mais" o="o" os="os" padr="padr" piscar="piscar" por="por" restaurados.="restaurados." segundos.="segundos." ser="ser" tela="tela">


DICAS EXTRAS
Lâmpadas queimadas no back-light
Quando há lâmpadas queimadas no Back Light, o monitor geralmente não liga ou entra em proteção logo após ser ligado.
Quando o técnico precisa confirmar se o problema é realmente das lâmpadas ou precisa manter o aparelho ligado por mais tempo para testar as voltagens e observa melhor o sintoma, uma solução bem rápida é instalar um resistor de 47 K a 100 K no lugar das lâmpadas para enganar proteção e permitir assim manter o aparelho ligado por mais algum tempo.
Pixel aceso continuamente na tela.
É muito comum os monitores de LCD apresentarem pontos na tela continuamente acesos ou apagados. Os Pixels apagados (Dead Pixels ) são provocados pela queima do circuito interno na tela e geralmente só tem solução trocando o display. Já os pontos acesos e coloridos (Stuck Pixels) são provocados pela má distribuição do líquido da tela e, em muitos casos, podem ser reparados.
Existem vários softwares que detectam e corrigem o problema trocando a cor do pixel para torná-los imperceptíveis. Os softwares mais populares são: JScreenFix, LCD Stuck Pixel e UDPixel
Mas, antes de tentar os softwares, faça o seguinte:
1 – Ligue o computador, localize o pixel defeituoso e desligue o monitor em seguida.
2 - Faça uma leve pressão sobre o pixel defeituoso com um cotonete por algum tempo de forma a espalhar o líquido interno da tela.
3 – Enquanto pressiona o pixel, ligue o monitor até a imagem aparecer.
4 – Retire o cotonete e verifique se o problema foi resolvido. Caso contrário, você deve tentar novamente aumentando um pouco a pressão sobre o pixel, mas, não exagere na pressão para não danificar a tela.
Como vimos, há muito a se fazer nas áreas de conserto. O conselho que dou aos técnicos reparadores, principalmente aos mais antigos, é que procurem se aprofundar mais na área de informática e, além de estudar os novos aparelhos de TV, interessem-se em consertar outros tipos de aparelhos. No iniciamos agora em novembro na ESATE cursos de COMPUTAÇÃO, APARELHOS DE SOM E MONITORES LCD, com os quais o técnico poderá aprender tudo sobre Internet e muitas técnicas e dicas de reparação.
Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook e-mail esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto comigo e com outros amigos da profissão e poderá obter consultas com profissionais e professores. Maiores detalhes, ligue para a (21)2655 0312. Fique com Deus!
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário