segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novas ferramentas na bancada





Paulo Roberto

Com o advento da tecnologia, a manutenção sofreu adequações em função deste avanço, em que tivemos que adaptar nossas necessidades, para realizar um trabalho mais eficiente e ágil. Para que isso seja executado, temos que utilizar as ideias que circulam no mercado.
Uma delas é a utilização de câmera fotográfica na bancada.



Na realidade, esta ideia não é nova, mas é extremamente necessária se colocarmos como parâmetro que a maioria dos técnicos reparadores já possui uma idade que necessita de correção visual. Atrelado a isto está, também a redução do tamanho dos componentes. Os componentes SMD têm criado uma certa dificuldade na manutenção, em função do seu tamanho minúsculo, fato este que permite uma dificuldade para aqueles que estão no dia a dia da bancada, mesmo que tenham uma condição visual razoável.


Utilizando a câmera fotográfica, podemos driblar esta dificuldade com procedimentos simples de fotografar e dar zoom na mesma. Na figura 1 temos uma placa T-CON na qual utilizo como exemplo em meus Treinamentos, para os alunos observarem a utilização da câmera fotográfica como ferramenta.

A figura 1 destaca um integrado, selecionado por uma seta, a ser visualizado por esta alternativa de tirar foto. Para o leitor evidenciar que esta nova ferramenta é extremamente útil, peço para observar a figura 2, que mostra a foto tirada do integrado mencionado.
Observe que, na realidade, não só podemos ver com detalhes o integrado escolhido, como também visualizamos nitidamente o integrado menor que está à direita do escolhido. Ao fazer esta demonstração em minhas aulas, os alunos ficam encantados com a qualidade dos detalhes.
Outra observação que se pode utilizar, é

em relação a soldas frias que a placa possa apresentar.

 Se o leitor puder ver mais atentamente a figura 2, poderá identificar os terminais do integrado e suas soldas. Esta recomendação vai para a extensão da placa inteira, pois ao tirarmos fotos e darmos o zoom, poderemos inspecionar o estado de mau contatos que esta possa apresentar. (Veja fig.2).

Não esqueça também nestas condições, de verificar umidade nas trilhas e terminais dos componentes visualizados pela foto. Qualquer detalhe pode ser observado, porém para esta imagem ser de boa qualidade requer que sua câmera fotográfica tenha recursos mais avançados. Quanto maior for a capacidade da máquina, melhor será o resultado visto no trabalho final. Entre os pontos a serem observados estão:
- Tamanho Máximo Imagem: Tem câmeras que vão de 640 x 480 a 3648 x 2736
- Zoom (exemplo: 3x Óptico exemplo: 5x Digital) a qualidade do zoom influencia muito.

Turma de LCD & LED de 20/10/12 com aparelhos abertos

Outro fator importante, é saber utilizar a câmera, aproveitando seus recursos, pois não adianta ter este instrumento e não saber utilizar com perfeição. Fatores como distância, luminosidade e fixação influenciam muito no momento de tirar a foto e, consequentemente, fazem a diferença.

Turma de LCD & LED de 20/10/12. Destaque para Alexandre, Reginaldo e Charles que vieram de Campos para o Treinamento.

Pessoalmente, ainda estou aprendendo a utilizar a minha, pois às vezes pago um mico básico, por esquecer de regular a câmera no momento de fazer a foto. As figuras acima foram fotografadas em sala de aula, porém, em outras ocasiões fiz o mesmo processo e algumas não ficaram tão boas quanto estas mostradas, nesta coluna.
Em outra edição veremos mais ferramentas que estão ocasionando uma melhoria no tempo de bancada e desta forma facilitando nossa vida. Até a próxima.
Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário