quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Jornal Ícone 208 - Entendendo circuitos de proteção - Parte 2

Paulo Roberto
Venho aqui continuar a matéria referente a circuitos de proteção, a qual tornou-se fruto de meu novo Treinamento , que teve uma boa incidência de alunos. Gostaria de agradecer especialmente a todos os alunos que prestigiaram este evento e aguardo sugestões para melhorar o desenvolvimento desta aula, pois sempre temos que aperfeiçoar o conteúdo.
Na edição anterior apresentei o livro referente a este tema ( figura 1 ) e esqueci de mencionar que o mesmo está disponível no Stand da editora Almeida e Porto no Eletrônica Shopping Cascadura.
Nesta edição abordarei as proteções de uma linha de televisores da Philips, muito conhecida pelos leitores, ou seja, a linha Philips PT. Para ajudar o leitor serão relatados os componentes mais críticos em seus respectivos chassis dessa linha de televisores.
Figura 1 – Livro do autor
No Chassi L01 – Verifique sempre os componentes descriminados a seguir:
6449 ( BAV99 ) que apresenta fuga
7608 – transistor ligado ao pino 80 do integrado
Soquete do tubo – ao desliga-lo o aparelho para de desligar
No Chassi L03 – Este chassi apresenta uma quantidade de componentes críticos que serão expostos a seguir, e alguns deles devem ser trocados mesmo que as medições não apresentem desconfianças:
Na fonte:
D6540, D6541 e Q7540 ligados ao PW_ADJ
C2452 incluir ou trocar um capacitor de 22K, pois alguns modelos não apresentam este capacitor, portanto deve ser inserido. Para aqueles modelos que já tenham este capacitor, trocar o mesmo pelo valor de 22K. Se já tiver um, deste valor, faça a troca mantendo o mesmo valor.
No horizontal:
R3449 e R3450 – quando antes de desligar apresentar chuvisco;
D6445 – quando antes de desligar apresentar variação no brilho;
Q7440 e C2455 – quando simplesmente desligar- não apresenta sintoma especifico;
R3443 e R3444 – quando ajuste de screen estiver sensível;
C2444 – quando antes de desligar apresentar imagem desmaiada – sem vida;
C2457 – quando antes de desligar apresentar excesso de brilho com retraço;
Fly-back – quando desligar apresentar erro 11;
R3445 – desliga após ligar;
Fly-back – quando desligar após apresentar a imagem espelhada;
Q7491 e Q7496 – quando desligar sem causa aparente mesmo depois de estar funcionando – defeito intermitente – trocar ambos.
Os resistores R3443 e R3444 apresentam ainda os seguintes defeitos:
Vertical fechado e desliga ( tensão de alimentação do vertical sobe);
Desarmando após ligar ;
Desligando conforme o brilho;
No Chassi L04 – Também são apresentados a seguiros componentes mais problemáticos:
D6482
D6451
D6480
Q7604 e Q7605 – apresenta erro 5 após desligar – 5 piscadas no led do painel.
No Chassi L05 – Os componentes abaixo devem ser trocados mesmo medindo bons:
D6480
D6492
D6490
D6491
No Chassi SK5 – Componentes críticos:
D301, Q301 – no vertical ;
ZD401, ZD403 – no secundário do Fly-back;
ZD402 – na linha de proteção;
ZD501 – na placa do cinescópio.
Uma dica para desativar a proteção da linha PT, é tentar digitar o código do modo de serviço antes da proteção ser acionada. Digite 062596+menu e na tela será apresentado o modo de serviço, porém sem o aparelho desligar. Este procedimento nem sempre funciona em todos os casos, mas é um caminho para tentar chegar a um diagnóstico.
Vale lembrar que, ao desligar a proteção através deste procedimento, o televisor apresentará a imagem com algum tipo de deficiência referente ao local do defeito, ou seja, se você estiver com excesso de largura, que faça a proteção ser acionada, a imagem aparecerá com este sintoma.
O pior caso é quando a imagem aparece sem sintomas, ou seja, imagem perfeita. Nesta situação o defeito estará no próprio circuito de proteção. Para chegar ao causador se deve analisar cada etapa de proteção. Como este ponto requer mais detalhes, deixo disponibilizado meus contatos para que, aqueles que queiram conhecer melhor esta etapa participando do meu Treinamento deste tema. Informações no 25973368 / 96780087 ou treinamentosbte@gmail.com
Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.
 
Turmas de LCD & LED          Turma de Circuitos de Proteção                      Alunos e amigos homenageados
Rendo minhas homenagens aos participantes de meus Treinamentos em especial Antonio José de Paula, Dionísio Moreira Alves, José Antonio dos Santos e Ronaldo Farias David pela amizade que se criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário