quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 220: Desvendando a utilidade de alguns programas úteis ao Técnico de Manutenção em Eletro Eletrônicos!

Fernando Asaphe Jr.

Primeira parte: Leitores de PDF
Pode até ser um assunto batido para muitos, mas com certeza ainda é desconhecido para outros tantos que só agora começaram a se aventurar nos caminhos da informática como forma de se atualizarem e assim se manterem dentro do mercado de trabalho!
Querendo ou não, felizmente ou infelizmente, não tem mais como reverter a cada vez mais crescente informatização de quase tudo em nosso dia a dia, seja na vida cotidiana da forma mais simples, como nas áreas profissionais mais diversas! Hoje você querendo ou não, tudo ou quase tudo é feito utilizando a informática de alguma forma!
Como o foco principal deste jornal é a eletrônica e mais ainda a área de manutenção de equipamentos eletrônicos, não posso deixar de citar que neste segmento em especial, as coisas estão mudando com uma velocidade cada dia maior!
Lembro de que, a cerca de uns 15 anos, a oficina do meu pai tinha dias estantes de arquivo repletas de caixas arquivo com esquemas e manuais das mais diversas marcas e modelos de equipamentos eletrônicos e volta e meia tinha algum amigo dele lá procurando um esquema emprestado!

Já há uns 10 anos, as estantes que eram duas, se reduziram a uma e há 5 anos, a nenhuma, pois todos os esquemas de equipamentos eletroeletrônicos ainda consertáveis nos dias atuais, ou foram digitalizados ou apenas são editados no formato digital, eliminando assim o uso de papel para sua impressão, pelo menos em primeira instância, já que é possível visualizar estes esquemas na tela do computador com relativa facilidade e se pode ainda ampliar determinadas partes que, no caso dos esquemas em papel, iriam requerer no mínimo uma lupa e às vezes quase um microscópio para se poder ver determinadas inscrições!
Mas isso é saudosismo! Vamos ao tema desta matéria que é a utilidade de alguns programas de computador para o dia a dia do técnico reparador!

Como a seção nostalgia falou de esquemas e manuais em papel, o primeiro programa a ser comentado é justamente o que mais é utilizado para que seja possível ler estes esquemas na tela do monitor do seu PC, e que é o ACROBAT READER!
Este programa é, por assim dizer, um item indispensável no PC da bancada do técnico e até mesmo nos PC’s em geral, pois hoje uma grande quantidade de livros é editada apenas em um formato chamado E-BOOK que é um livro eletrônico que só pode ser lido no PC ou no TABLET (e também nos SMARTPHONES)!

Quando você ver que um determinado arquivo está em PDF, significa que você precisa de um programa leitor de PDF para poder visualizar este arquivo.
E é justamente isso que o ADOBE ACROBAT READER faz.
Ele permite aos usuários visualizarem os arquivos feitos em formato PDF!
Como citamos os técnicos como o foco principal aqui, podemos citar que 99% dos esquemas e manuais de serviço de equipamentos eletrônicos são criados para o formato PDF!
Aqui se faz necessário uma observação muito importante:
Arquivos PDF não têm como serem visualizados em equipamentos como DVD’s Player ou leitores de BLU-RAY de mesa.
Os arquivos gerados no formato PDF só podem ser lidos ou visualizados em um PC, TABLET ou SMARTPHONE!

Então, lembre-se que aqueles CD com zilhões de esquemas e manuais de serviço de TV LCD que você achava que estava defeituoso porque o seu DVD da sala não exibia o seu conteúdo, em 99,9% dos casos, estará perfeito.
O que ocorre é que este tipo de arquivo só será lido em equipamentos que tenham o programa (software) leitor de PDF instalado.
No caso, eu citei o ADOBE ACROBAT READER, mas existe também o FOXIT que é outro programa de um concorrente da  ADOBE e que também permite a leitura dos arquivos em PDF!
É claro que existem outros tantos programas que fazem o mesmo que estes dois que eu citei, mas como estes são considerados “padrão”, vamos nos manter focados neles!
Outro detalhe é que muitos computadores comprados montados e Notebooks, não trazem instalado qualquer programa leitor de PDF.
Assim, se você pegou aquele CD de esquemas que o seu DVD da sala não leu e colocou em seu PC novinho, recém-comprado nas “Casas da China”, e o CD também não foi lido, não fique achando que realmente o CD está defeituoso, pois existe a grande possibilidade de que seu novo PC ou NOTEBOOK não tenha vindo com um programa leitor de PDF instalado!
Tenho de abrir aqui um parêntese para lembrar que hoje é comum devido ao tamanho de determinados arquivos, que os mesmos sejam gravados não em um CD e sim em um DVD.
Um exemplo são os arquivos de atualização de software que são hoje a febre entre os técnicos!
Se o disco que você tem com estes arquivos for um DVD e o leitor de mídias de seu PC é apenas um leitor de CD, não adianta apelar prá santo nenhum que o DVD não vai ser lido pelo leitor de CD!
Neste caso, a única solução é a troca da unidade de leitura de mídias por uma capaz de ler mídias de DVD!
E como eu posso saber se o PC tem ou não tem este leitor instalado?
Basta ver, por exemplo, na área de trabalho (tela do monitor) se existem um desses dois ícones (as “figurinhas” como muitos chamam) que indicam que um leitor de PDF se encontra instalado no computador:





É claro que pode ocorrer principalmente em esquemas e manuais da marca LG, que mesmo você tendo certeza de que tem instalado em seu computador um leitor de PDF, o arquivo que você precisa visualizar não é mostrado e pode surgir uma mensagem dizendo que o WINDOWS não encontrou nenhum programa compatível com aquele tipo de arquivo!
Nem tudo está perdido, pois você provavelmente está querendo visualizar justamente um esquema ou manual da LG que foi feito utilizando outro formato de arquivo que é chamado de DJVU (fala-se dijavu)!
Este formato que também pode ser utilizado para gerar livros eletrônicos, embora pouco conhecido, é adotado pela LG para alguns de seus esquemas e manuais.
A vantagem é que arquivos em formato DJVU são bem menores do que no formato PDF e assim se tornam mais fáceis de serem enviados por e-mail através da internet!
Abaixo você pode ver qual é a forma do ícone do DJVU:

Observe que o programa que lê arquivos DJVU e que tem exatamente este nome, nunca vem instalado nos PC’s que compramos e você terá de instalar o mesmo a partir de algum site na INTERNET que disponibilize o mesmo para download.
Não se preocupe porque ele é “gratuito” (com certeza você gostou desta parte), da mesma forma que o ADOBE ACROBAT READER e o FOXIT!
Aqui fica uma sugestão e ao mesmo tempo uma dica:
Atualmente tem acontecido que em uma grande quantidade de sites anteriormente bastante recomendados para se fazer downloads de muitos programas gratuitos para usar no PC como por exemplo o BAIXAKI,  ao fazermos um download, trazemos agregados ao programa baixado, um monte de programas embutidos nos mesmos (poderíamos dizer que na verdade trazemos lixo, pois é isso que são estes programas que vem praticamente escondidos no programa que realmente queríamos baixar)!
Se você não for muito atento no momento da instalação, vai encher seu PC, TABLET ou NOTEBOOK de programas inúteis e que vão tornar o seu computador extremamente lento.
Entre estes “lixos” podemos citar como os mais conhecidos o BAIDU que se mostra como um “poderoso antivírus”, mas que na realidade torna seu PC uma verdadeira carroça, e ainda abre as portas para a entrada de outros lixos.
Outro que é uma praga é o tal de HAO123. Este se instala sem você muitas vezes nem ter tempo de bloqueá-lo e se transforma na página inicial de todos os navegadores de INTERNET que você tiver no PC.
Uma recomendação é utilizar o site www.filepuma.com que não trás estes “lixos virtuais” para o seu PC!
Bom, termino por aqui e na próxima edição, vamos tratar de um detalhe importante sobre os leitores de PDF e que é a forma correta de se conseguir imprimir esquemas de maneira legível para podermos trabalhar com um esquema da forma que vocês técnicos estavam acostumados!
Até a próxima se DEUS quiser!
Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES, Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais formado na UFRJ!
Também atua como integrante da equipe do Clube do Técnico – RJ!
Sugestões e críticas sobre as matérias escritas aqui podem ser enviadas para o e-mail do Clube do Técnico – RJ que é: clubedotecnico@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário