quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 220: Controle numérico por computador ou CNC

André Pereira

Olá nobres leitores, obrigado por acompanhar esses artigos que venho escrevendo. Hoje quero falar sobre controle numérico por computador que era uma área exclusiva da mecânica até pouco tempo e está mais e mais presente nas nossas vidas.
Uma prova de que estamos usando esses controles na eletrônica se refere aos drivers que controlam os motores com controle PWM ( modulação por largura de pulso) e que existem inúmeras formas de serem feitos em casa com sucata com transistores, motores de passo de impressoras matriciais ou comuns e componentes discretos que podem ser comprados a preços baixos.
As aplicações de um controle numérico por computador é muito grande. É usado em medicina em cirurgias a distância. Em robótica e máquinas em geral. Existem inúmeras formas de utilizar esse tipo de comando.
Como dito acima o CNC é um comando onde se pode fazer a interpretação de um desenho por meio de códigos dito código G e M que são responsáveis por definir as trajetórias que as máquinas devem seguir para efetuar a operação de soldar, cortar ou fazer o desenho correspondente.

Uma tabela abaixo mostra exemplos :


Nenhum comentário:

Postar um comentário