quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 220: Ainda falando de Fonte de Alimentação dos TV’s LCD e LCD LED!

Fernando José

Olá caros leitores, amigos e alunos!

Espero que os candidatos de vocês tenham sido eleitos e que as escolhas que fizeram tenham sido as melhores para todos nós!
Vamos por aqui continuar a tratar das formas de testar da melhor forma possível as fontes de alimentação dos modernos TV’s LCD e LCD LED e é claro, também as fontes dos TV’s de PLASMA e dos OLED’s!
É sabido e mais do que comentado que a etapa da fonte desses TV’s é a etapa mais fácil de ser reparada e a que dá ao técnico o maior retorno financeiro, por ser a que em geral se repara apenas com a troca de alguns componentes ou até mesmo apenas com uma ressoldagem feita de forma criteriosa!
É claro que todas as etapas desses TV’s podem ser reparadas com a troca de componentes e não com a simples troca da placa defeituosa (como alguns técnicos “interneteiros” dizem que se tem de fazer)!
Obviamente não é tão fácil, em certas circunstâncias, fazer uma pesquisa de defeitos em uma MAIN UNIT ou numa T-CON, principalmente pela dificuldade de trabalhar com os componentes SMD que compõem todas essas placas, mas, mesmo nessas placas, se você tiver um pouco de paciência (e o cliente também) e um bom ferramental, pelo menos metade das placas que seriam trocadas, poderiam ser consertadas, muitas vezes com a troca de um capacitor eletrolítico vazado ou com ESR alterada e até uma simples solda fria da qual já sabemos muito bem como tratar!
Voltando às nossas fontes, temos de ter sempre certeza do que os testes podem nos dizer sobre a real situação delas.
Um teste já comentado é a simulação do consumo (carga) nas várias saídas da fonte com a utilização do simulador criado por mim ou da forma que cada um achar mais conveniente.
O importante é ter certeza que além das tensões, cada saída da fonte é capaz de gerar a corrente necessária à alimentação de cada uma das outras etapas do TV.
Neste ponto temos de comentar aqui sobre uma daquelas situações em que, embora tudo indique que a fonte está OK, o defeito é nela e não em outra etapa do TV!
Em nossos treinamentos já comentamos várias vezes e neste mês de Outubro iremos mais uma vez comentar no Treinamento de DICAS e MACETES de REPARAÇÃO dos TV’s SAMSUNG LCD e LCD LED, que um teste padrão para a maioria das fontes dos TV’s SAMSUNG é desconectar o cabo que liga a fonte na MAIN UNIT e ligar o TV na tomada. Se a fonte gerar todas as suas tensões e acender o BACKLIGHT, o próprio fabricante nos diz em seus boletins que a fonte e o inverter estão bons e que o defeito do TV é na MAIN UNIT.

Isso é uma regra para 99,9% dos TV’s SAMSUNG, mas para um modelo em especial, essa regra não funciona!
NO UN32D4000, teremos um defeito onde a reclamação do cliente será de que o TV ao se acionar o remoto para ligá-lo, apenas pisca algumas vezes o LED do STAND BY e não liga.
Se aplicar a regra do fabricante, desligando o cabo de interligação da MAIN UNIT com a fonte e ligando o TV na tomada, a fonte irá gerar as tensões de o BACKLIGHT vai acender!

Então, ainda seguindo a regra, temos a indicação de que a falha que impede o TV de ligar é a MAIN UNIT, onde é gerado o comando de POWER ON e não na etapa da fonte!
O problema é que já tivemos várias situações onde o técnico após realizar estes testes, concluindo que o defeito era na MAIN UNIT, fez a compra e a troca da mesma e, é claro, ficou bastante desapontado ao ver que com a nova Pci, o mesmo defeito continuava a se apresentar no TV!
E aí? Onde está o defeito?
Na fonte!
Mas a fonte foi testada e funcionou! Não foi?
Foi!
Porém, da mesma forma que nas fontes que equipam os TV’s LG da famigerada linha 30R, onde se não forem feitas uma série de alterações ou modificações (item bem detalhado em meu livro “Reparando as fontes dos TV’s LG da linha 30R” cuja capa pode ser vista na figura 1), nessa fonte do TV SAMSUNG, só uma modificação irá solucionar o problema!


Figura 1

A isso chamamos espalhamento do valor dos componentes!
Não temos nenhum componente defeituoso, mas a alteração de seus valores, mesmo que dentro de suas porcentagens, na soma de todas elas, acaba por desequilibrar o funcionamento de um circuito e mesmo que se meça componente por componente, não vamos encontrar nenhum alterado a ponto de ser apontado como defeituoso!
Nesses casos, apenas uma ou algumas modificações do circuito é que podem permitir que o equipamento volte a funcionar corretamente!
Isso já ocorria nos TV’s valvulados e foi o causador de muitas dores de cabeça nos antigos TV’s TELEFUNKEN 563, onde ocorria o famoso sintoma chamado de “pisca alerta” onde o TV ficava acendendo e apagando por conta de uma alteração no ponto de atuação da etapa de proteção do horizontal do TV.
No caso deste TV TELEFUNKEN haviam duas soluções: uma radical que era também a mais aplicada; desligar um fio (fio amarelo) que fazia a ligação para a etapa da proteção, desligando a mesma.
A outra, mais técnica, era alterar um resistor da etapa de proteção para mudar o ponto de operação da mesma!
Nos LG 30R é exatamente a mesma situação e no TV SAMSUNG citado, também!
O fator complicador no caso do TV SAMSUNG é não ter o esquema da fonte e assim não poder fazer uma analise mais profunda do porque da necessidade da alteração e em que parte da fonte esta alteração irá agir!
No caso do TV SAMSUNG, teremos de retirar o transistor QQ853 da Pci da fonte para que o TV possa voltar a funcionar corretamente!
Veja na figura 2, parte da placa da fonte onde se localiza este transistor:

Figura 2

É importante lembrar que sempre que faz algum tipo de alteração ou modificação em um circuito eletrônico complexo como é a fonte de um TV LCD, devemos manter o equipamento sob observação e testes por um bom tempo, de forma a nos certificar que não irá ocorrer nenhum tipo de problema decorrente da intervenção que foi realizada!
Quer saber mais sobre reparação dos TV’s SAMSUNG LCD, LCD LED e PLASMA?
Então se inscreva o quanto antes para participar de nosso treinamento de Outubro!
Dia 25 de Outubro no auditório da FASP – RJ, no centro do Rio, na Rua Senhor dos Passos 241, 1º andar, esquina com a Rua Tomé de Souza, vamos abordar DICAS e MACETES de REPARAÇÃO dos TV’s SAMSUNG LCD, LCD LED e PLASMA!
Entre em contato por e-mail ou telefone e saiba como se inscrever!
Nossos e-mail’s são:
clubedotecnico@gmail.com ou clubedotecnicorj@gmail.com
E nossos telefones: 25966942, 980967832 (tim), 985792128 (Oi), 975674947 (Claro), 998394668 (Vivo), 998109037 (Vivo)  e 35872095 (NET fone).
Atendimento telefônico de segunda à sexta de 10 da manhã as 18 horas!
Para terminar quero agradecer aos 83 alunos presentes em nosso treinamento do mês de Setembro onde abordamos os TV’s PHILIPS das linhas 3000, 4000, 5000, 6000, 7000 e os modelos THRILLER e BERLINALE!
O sucesso de nosso trabalho na verdade é a presença de vocês técnicos e a intenção é unicamente levar informação de qualidade para a nossa classe, além de permitir a interação entre todos os profissionais que atuam no ramo da manutenção de eletro eletrônicos!
Abaixo, alguns momentos deste evento de Setembro:

 
Hora do Café da Manhã

















Venda de literatura técnica durante o Coffee Break






A turma









Sorteios:












































Até a próxima edição se DEUS quiser!
Fernando José é Técnico de Eletrônica, especializado na área de manutenção de equipamentos eletro eletrônicos residenciais e também Instrutor do Clube do Técnico – RJ.

Atua também como técnico da TECHNO AV em Icaraí e é autor de vários livros técnicos dedicados a reparação de equipamentos eletrônicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário