Fernando Asaph Jr.
Adaptação de matéria publicada no BLOG Blogtronica em 08-01-2015
Caros leitores, sejamos sinceros;
Qual de vocês já não se deparou com um cliente que se aproxima do balcão da sua loja ou te ligou para perguntar quanto você cobra para trocar "aquelas pecinhas" que dão "tal" defeito no equipamento dele, pois ele já viu na internet o que é que causa o defeito e ele só quer que você troque as tais pecinhas para ele?
Com certeza, mais de um de você já se deparou com uma situação parecida.
Ou com uma outra situação muito comum nas empresas que revendem placas para os TV’s LCD:
O cara liga e quer comprar a placa T-CON do TV modelo X marca Y, isso quando ele sabe o modelo do TV.
Em uma empresa que trabalhe de forma séria neste ramo de venda de placas (como as que indicamos aos alunos do Clube do Técnico – RJ), um dos procedimentos padrão para evitar vendas que irão com certeza dar dor de cabeça, é perguntar ao possível comprador, qual o defeito do TV para o qual ele quer adquirir tal placa e uma das respostas mais comuns é a seguinte: "o TV não tá ligando", por exemplo!
Todo técnico treinado no funcionamento de um TV LCD, sabe por A + B que a placa T-CON em quase todos os modelos e marcas de TV, não causaria do desligamento do mesmo (embora segundo meu pai, toda regra tenha uma exceção), afetando apenas a imagem reproduzida pelo mesmo.
Então, se queremos evitar problemas, sempre devemos dar uma apertada nas perguntas a este possível comprador, como por exemplo:
Como é que ele diagnosticou que é a T-CON a causadora do problema?
Geralmente o cara acaba por soltar a seguinte pérola:
"foi o técnico que mandou que eu comprasse para ele trocar"!
Daí já tiramos as seguintes conclusões:
Primeiro de tudo, técnico que é TÉCNICO não manda cliente comprar peças.
Em segundo lugar, em 99% dos casos, um técnico esteve na casa do cidadão e deu um orçamento para reparar o TV e o cidadão perguntou o que tinha de ser trocado e o técnico por desconhecimento do funcionamento desses novos TV's ou por já desconfiar das intenções do cliente (o mais provável), disse o nome de uma placa que nada tem haver com o defeito do TV!
Aí, na situação que é a mais comum, o tal cliente metido a esperto, diz ao técnico que vai pensar e depois irá ligar para ele vir consertar o TV. Assim que o técnico dá as costas, o cliente vai pro computador e começa a buscar (ou a rezar pro São GOOGLE como diz o Prof. Paulo Brites), informações sobre a marca, o modelo e a placa T-CON do TV dele e invariavelmente ele vai acabar achando, pois este tipo de gente tem tempo de sobra quando se trata de querer se dar bem em cima dos outros!
Aí ele achou a sua loja, e quer comprar a T-CON de um TV que não liga e se você não fizer estes questionamentos antes de qualquer coisa, vai arrumar uma encrenca daquelas pois o cara vai comprar a T-CON, vai trocar ele mesmo ou vai pedir aquele "cunhado mala" que acha que sabe tudo para trocar e como o TV em 99,9% dos casos não vai funcionar, vai começar a te perturbar dizendo que você vendeu a ele uma placa defeituosa, isso se ele ou o cunhado não danificarem a T-CON ao fechar curtos nos terminais do FLAT’s de ligação dela com a tela ou da MAIN UNIT com ela!
E de quem é a culpa pelo fato de hoje se ter tantos clientes que acham que podem consertar seus equipamentos sem pagar a um profissional?
É de nós mesmos!
Nós? Sim, nós que sendo pessoas boas de coração, acabamos por sair por aí dando dicas a qualquer um que aparece em um fórum perguntando sobre tal defeito em tal aparelho!
Infelizmente, eu posso dizer que pelo menos 50% dos que frequentam fóruns de eletrônica e de outras áreas técnicas também como a área de informática que é a minha, nunca sequer passaram na porta de um curso ou escola de eletrônica, mas se acham espertos o bastante para se disfarçarem de técnicos e saírem por aí pegando dicas postadas por pessoas como eu ou você que tem a boa intenção de ajudar os colegas de profissão, pois quando começamos, em geral não tivemos a ajuda que gostaríamos de ter tido e não desejando que os mais novos passem pelos transtornos que passamos para desvendar determinados tipos de defeitos, damos a informação que demoramos as vezes semanas para descobrir e o cara em geral nem agradece e ainda vai sair por aí dizendo que nós os técnicos somos todos uns ladrões e que ganhamos muito dinheiro para trocar umas pecinhas que não custam nem R$10,00!
E não é só em fóruns de eletrônica que eles estão não, nos grupos do FACEBOOK tá cheio deles também querendo se dar bem as custas do trabalho dos outros ou como dizia meu avô, "fazendo cortesia com o chapéu dos outros"!
Vamos nos unir e começar a dar fim a essa raça de espertinhos!
Não dê dicas a ninguém que você não tenha absoluta certeza que é realmente técnico!
Se o cara pelas perguntas, parece técnico (lembre-se de que nem tudo que parece, realmente “é”), faça perguntas bem técnicas sobre os sintomas que o equipamento do qual ele está pedindo a dica está apresentando!
Se ele não souber responder, ou responder com coisas do tipo:
O que é isso?
Onde eu vejo isso?
Onde fica isso?
Pode sair de fininho, pois ele não é técnico e se fosse um aprendiz, já devia ter começado a pergunta informando este detalhe pois isso é um padrão que é ensinado (ou pelo menos deveria) ao aprendiz nas escolas que formam profissionais, pois eles devem sempre se localizar em relação aos seus conhecimentos antes de iniciar um pedido de informação técnica de forma a dar subsídios a pessoa que vai tentar ajudá-lo, na forma como deverá fazer isso para, inclusive, dar mais confiança e conhecimentos a este aprendiz!
LEMBRE-SE: Um cliente metido a técnico é ou um serviço a menos para você ou mais um equipamento que vai virar sucata e poluir mais um pouco o nosso já poluído planeta TERRA!!!!
Dê dicas para quem é técnico e descarte os espertinhos de plantão!!!!!!
Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES de Computadores. Também é Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais, formado pela UFRJ e faz parte de equipe do Clube do Técnico - RJ
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