Adicionar legenda |
Fernando José
- Programação de MODO SERVIÇO dos TV’s SAMSUNG, enfim uma luz no fim do túnel!
Olá mais
uma vez para todos os nossos colegas, leitores, alunos e amigos!
O ano de
2015 deve realmente começar logo após o Carnaval (como é de costume)!
Então, por que
não aproveitar este começo de ano e começar a ampliar seus horizontes técnicos,
abrindo o seu leque de atividades profissionais sem deixar a eletrônica e muito
menos a manutenção de lado, mas agregando valor ao seu trabalho e
diversificando suas atividades?
Quem faz
parte de nosso clube e tem acompanhando o nosso trabalho já teve, em Janeiro,
uma prévia das novidades que estamos trazendo para 2015!
Iniciamos a
sequência de treinamentos relacionados com um segmento que a cada dia se faz
mais procurado e necessário na vida de todos nós cidadãos de bem, os sistemas
de “Segurança Eletrônica”!
Foi dada a
largada com o tema “Introdução ao CFTV” e, agora em Março, vamos abordar o
segmento de “ALARMES” com comentários e demonstrações sobre as características
desse sistema a os prós e contras de cada tipo de instalação!
Para muito
em breve, logo que todos os nossos sócios estejam devidamente atualizados sobre
as características dos equipamentos utilizados nessas instalações, vamos passar
para aulas específicas, nas quais vamos treinar os alunos nas técnicas de
projeto, instalação, configuração (um dos itens mais importantes e justamente
onde os conhecimentos técnicos vão fazer a diferença) e manutenção desses
equipamentos!
A ideia é
formar, não um instalador, mas sim um profissional de eletrônica que, além de
ser capaz de realizar uma correta instalação de todo um sistema de segurança
eletrônica, diferenciando-se de um simples “passador de fios”, que infelizmente
é o que mais temos por aí, poderá também realizar uma manutenção dos
equipamentos que fazem parte de todo este sistema, tais como câmeras, DVR’s,
fontes de alimentação, centrais de alarme, etc, realizando com seus
conhecimentos técnicos, a reparação de cada um desses equipamentos, evitando
com isso o simples “troca troca” que é apenas o que o “passador de fios” é
capaz de fazer!
Dessa
forma, você que já tem uma clientela no segmento de reparação e instalação de
TV’s e ÁUDIO, pode passar a também a dar um correto atendimento a este no
âmbito dos sistemas de segurança residenciais e também comerciais, fidelizando
e literalmente “amarrando” o cliente a você e a sua empresa!
Para que
possamos dar a todos uma qualidade verdadeira no que tange às informações
técnicas e às aulas práticas que obrigatoriamente devem ocupar 60% dos
treinamentos específicos sobre estes temas, estamos fechando duas parcerias
para trazer aos nossos alunos, além de informação real e atual, acesso à compra
de equipamentos com preços competitivos e com facilidade de pagamento aos que
são possuidores da carteira de sócio do Clube do Técnico – RJ!
Os nomes
desses parceiros serão divulgados no decorrer dos nossos próximos treinamentos
aqui no Rio!
E
aproveitando a deixa, informo que o próximo evento aqui será no dia 14 de Março,
onde vamos dividir o nosso trabalho em dois temas, sendo a primeira parte sobre
um procedimento que ainda tem dado uma certa dor de cabeça a muitos técnicos e
que é a ATUALIZAÇÃO de SOFTWARE dos TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED!
Neste
evento vamos tentar demonstrar de forma prática, os procedimentos que devem ser
realizados e os cuidados que devem ser tomados durante este processo para que o
final seja positivo, com o TV voltando a um funcionamento normal.
Devo aqui
pedir aos que se interessem em participar desse evento que, caso tenham um TV
que esteja com problemas relacionados a SOFTWARE e que possam e é claro desejem
levar o TV para ser diagnosticado e talvez solucionado em sala de aula, que
entrem em contato previamente para que no ato de sua inscrição possam informar
a marca e o modelo correto deste TV pois, não temos como ter à disposição o
material para qualquer modelo que venha a ser levado e por isso é necessário
informar este detalhe com antecedência.
Também é
necessário, por motivos óbvios, que tenhamos que limitar a quantidade de TV’s
que estejam disponíveis em sala, pois temos um tempo máximo de utilização do
espaço que tem obrigatoriamente que ser respeitado!
Neste mesmo
evento, vamos realizar uma INTRODUÇÃO ao SISTEMA de ALARME RESIDENCIAL, que vai
completar o tema Segurança Eletrônica!
Os
interessados em participar deste evento, devem entrar em contato pelo nosso
e-mail ou telefones para reservar a sua vaga e lembro que no caso de desejar
levar um TV para ser analisado e possivelmente atualizado durante a aula, deve
informar marca e modelo do mesmo, pois teremos uma limitação a um número de
TV’s que poderemos utilizar durante a aula!
Agora, falando do subtítulo dessa matéria, vamos comentar um pouco sobre o sistema de acesso ao MODO SERVIÇO dos TV’s SAMSUNG!
Todos que
já frequentam nossos treinamentos há algum tempo, sabem que tanto a SAMSUNG
como a LG, para que se faça determinado tipo de ajuste em seus parâmetros
operacionais, possuem controles remotos específicos para esta finalidade. No
caso da LG, embora se possa fazer praticamente qualquer ajuste dentro do MODO
SERVIÇO dos seus TV’s, algumas funções bem específicas, só podem ser acessadas
com o uso do remoto de serviço do fabricante.
Este tipo
de remoto para aqueles que por acaso não tenham tido acesso a essas
informações, é feito de forma a permitir o acesso ao MODO SERVIÇO do TV de uma
forma diferente do procedimento feito com o remoto do usuário do TV e vai
também dar acesso a certas funções que pelo remoto do usuário não podem ser
acessadas ou modificadas!
No caso dos
LG, o fator mais importante para se ter na bancada um remoto de serviço, é a
possibilidade de se aplicar um RESET geral ao TV, através de uma tecla específica
do mesmo e também acessar o MODO SERVIÇO sem utilizar o remoto do usuário, o
que é bem interessante se estamos na sala da casa do cliente e temos de acessar
o MODO SERVIÇO, o que, se for feito na frente do usuário com o próprio remoto
que ele utiliza, além de desvalorizar o nosso trabalho, ainda vai permitir que
o mesmo possa memorizar o procedimento de acesso ao MODO SERVIÇO e depois de
você ter ido embora, ele, com certeza, irá tentar repetir o processo que foi
feito por você e caso consiga, irá causar grandes estragos no funcionamento do
TV e ainda vai te chamar na garantia do seu serviço!
Então, se
você vai à casa do cliente e leva um remoto de serviço, no caso dos LG, você
vai acessar o MODO SERVIÇO com o seu controle que é bem diferente do que o do
usuário e, assim, além de valorizar o seu trabalho, não vai deixar que o
cliente consiga ter acesso ao MODO SERVIÇO após você ter virado as costas!
Se você
ainda não tem um remoto de serviço da LG, entre em contato com a TECHNO AV pelo
telefone 26105898 e adquira o seu!
Inclusive
com desconto para aqueles que apresentem no ato da compra, a carteirinha de
sócio do Clube do Técnico – RJ!
Já no caso
da SAMSUNG, temos alguns fatores complicadores.
A SAMSUNG
não fornece com facilidade este remoto e mesmo os postos autorizados só recebem
uma unidade e mesmo assim, após alguma insistência e reclamações de cliente
pela demora na solução de problemas de seus TV’s!
Há pouco
tempo tive a oportunidade de estar frente a frente com este remoto misterioso e
que os que se acham os “reis da cocada preta”, dizem que não existe!
O remoto é
exatamente igual (pelo menos para os leigos) ao remoto do usuário dos TV’s
SAMSUNG, mas ele possui uma programação diferente e o acesso ao MODO SERVIÇO
dos TV’s se dá por uma sequência diferente de teclas, o que é interessante,
pois mesmo que o cliente veja você acessar o MODO SERVIÇO com um remoto igual
ao dele, quando você sair e ele pegar o remoto dele para começar a brincar com
o TV, ficará bem desapontado pois não vai conseguir nada apertando as mesmas
teclas que você apertou no remoto de serviço!
Com certeza
tem alguém aí reclamando do por eu estar falando isso se no início eu mesmo
disse que existe uma dificuldade extrema na aquisição desse remoto e que
provavelmente não vamos ter acesso ao mesmo!
Na verdade,
o acesso ao mesmo será difícil até se você trabalhar em um posto autorizado
SAMSUNG, mas como sempre existe uma luz no fim do túnel, nem que seja um trem
vindo no sentido contrário, tive a feliz oportunidade de ter acesso a uma
unidade do referido remoto e na tentativa de ajudar aos colegas técnicos a
solucionar problemas que surgem principalmente após a troca de uma MAIN UNIT ou
uma T-CON dos TV’s dessa marca, estou oferecendo a opção de, nos casos onde o
TV SAMSUNG venha a apresentar imagem invertida, falta de áudio ou algum tipo de
problema relacionado com configurações de MODO SERVIÇO, que tragam o TV até a
sede da TECHNO AV em Icaraí, Niterói, onde será possível realizar a
reprogramação do MODO SERVIÇO do TV, solucionando problemas de configuração!
Agora é
importante lembrar que este serviço é exclusivo para técnicos e só será feito
mediante consulta prévia de disponibilidade de horário para atendimento e só se
refere a problemas gerados por erros de programação do MODO SERVIÇO e não a
defeitos de alguma etapa do TV ou relacionado com erros de diagnósticos!
Caso você
técnico tenha uma situação de troca de placas de um TV SAMSUNG em que a imagem
se apresenta invertida ou com algum tipo de falha relacionada ao MODO SERVIÇO
do TV, nos procure pelo telefone 26105898, fale com o Carlos Alberto ou com o
Albérico (proprietários da TECHNO AV) e consultem o preço do serviço de
reprogramação e os horários disponíveis para atendimento!
Nosso e-mail é: clubedotecnico@gmail.com
Nosso
endereço SKYPE: clubedotecnico@live.com
Nosso
endereço no FACEBOOK: https://www.facebook.com/groups/clubedotecnicorj/
Nossos
telefones: 25966942 – 998394668 (vivo) – 998109037 (vivo) – 980967832 (tim) –
985792128 (oi) – 975674947 (claro) – 35872095 (net fone), todos de segunda a
sexta feira das 10 da manhã até as 18 horas!
Estamos
sempre às ordens para atender nossos amigos, alunos e técnicos que desejem
alguma informação técnica que esteja ao nosso alcance, tanto pelos telefones,
quanto pelo e-mail, Skype ou mensagem via facebook!
Se precisar
de um esquema ou manual de serviço que possa ser enviado por e-mail, também
podemos fazer este envio, se o material estiver em nossos bancos de dados,
gratuitamente!
Quero
encerrar agradecendo aqui aos alunos presentes em nosso evento inaugural de
2015, realizado no auditório do IATEC no centro do Rio e também aos 83 técnicos
que estiveram presentes no 3º Encontro de Técnicos de Eletrônica de Sergipe,
realizado nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro na bela cidade de Aracaju –
SE, com o patrocínio da Eletrônica FALCÃO e que contou com representantes não
só do estado de Sergipe, como de técnicos da Bahia, Paraíba, Alagoas e Minas
Gerais!
Momentos do
evento de Janeiro de 2015 no RJ que teve como sempre o apoio da ICEL MANAUS:
Momentos do
3º Encontro de Técnicos de Sergipe, promovido pela Eletrônica FALCÃO em
parceria com o Clube do Técnico – RJ:
Até a
próxima edição meus amigos!
Fernando
José é Técnico de Eletrônica especializado na área de Manutenção de
equipamentos eletro eletrônicos de uso doméstico e Instrutor do Clube do
Técnico – RJ.
Atua também
como autor e editor de livros técnicos relacionados com a reparação de TV’s LCD
e do Boletim do Clube do Técnico – RJ que é um informativo mensal distribuído
gratuitamente nas diversas lojas de revenda de componentes eletrônicos que são
parceiras do nosso clube!
Procure
sempre sobre o balcão dessas lojas o nosso boletim e a nossa propaganda do
curso do mês!
muito bom professor,como sempre aprendo muito com o senhor.
ResponderExcluir