quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As artimanhas das TV's CCE 29 polegadas

Waldyr Souto Maior 

Quem ainda não apanhou de alguma TV 29 CCE, ao lutar com sintomas que nos leva a suspeitas enganosas e a falsas conclusões ?
  Nesta matéria apontarei defeitos apresentados por algumas TV’s CCE 29” que leva o técnico a suspeitar de peças que estão em perfeito estado, incluindo o Tubo.
  OBS: Usarei o modelo HPS 2991 FS como exemplo, mas, os defeitos tratados aqui, podem se manifestar em outros modelos.

  IMAGEM ESPELHANDO COM CORES ESPARRAMANDO

  Diante desse sintoma, o técnico não demora muito pra chegar à conclusão de que o tubo está fraco.   Muitas vezes, o aparelho está custando ligar, entrando em proteção e só conseguimos fazê-lo ligar ao realizarmos um ajuste muito crítico na tensão de Screen.
  É verdade que o defeito pode ser do tubo, mas, em vários casos, o defeito, na maioria das vezes, é do fusistor FR 422 de 10 R da linha de 205 volts.
  Êpa! Mas, sem a tensão de 205 volts, a tela não deveria estar acendendo forte com linhas de retraço e sem imagem? Bem, em outros aparelhos sim, mas, nesses aparelhos o diodo D 412 conecta a linha de 132,5 volts à linha de 205 volts. Assim, quando o fusistor FR 422 abre, a tensão de 205 volts é substituída pela tensão de 132,5 volts que passa pelo diodo D 412, não deixando a imagem sumir. Entretanto, com esse novo valor, que é bem mais baixo, a imagem aparece espelhada, levando o técnico a trocar o tubo em vão.



 














TELA APARENTEMENTE ACESA COM MANCHAS COLORIDAS E SEM IMAGEM

  Neste sintoma, a tela aparece toda acesa, só que um pouco escura e com manchas, como se estivesse com problema de pureza.
  Na verdade, o feixe eletrônico do tubo não está varrendo a tela. Ele está varrendo o canhão por baixo da deflectora, devido a problema com o circuito vertical que se encontra totalmente deslocado para cima, produzindo um reflexo na tela que dá a ilusão de tela acesa.
  É muito comum o técnico achar que o vertical está aberto e funcionando normal, perdendo muito tempo procurando defeito nos circuitos de luminância. Veja a figura 2



  Esse defeito é muito perigoso, pois o feixe eletrônico é muito intenso naquele ponto podendo degolar o tubo com muita facilidade.
  Como esse defeito é produzido pela queima do CI de saída vertical IC 301 (TDA 8359), o sintoma pode se manifestar com uma linha brilhante no centro da tela ou deslocada ligeiramente para cima ou para baixo.
  Mas, o maior problema surge quando, ao trocar o integrado, acontece a queima imediata do fusistor FR 423 da linha de 51 volts que alimenta o vertical. Veja sua localização na figura 3.

  Nesses casos, o técnico geralmente acha que há algum outro problema no aparelho e perde muito tempo tentando encontrar um motivo para a queima do fusistor, perdendo tempo em vão e gastando na troca repetitiva do integrado e de outras peças.

Na verdade, não há outro defeito, o problema encontra-se no CI que é falsificado. Para esse defeito só existe uma solução, colocar o CI original que é fabricado pela Philips. Se você possuir uma sucata, é preferível utilizar um CI retirado de uma placa usada.
  A seguir apresentarei os defeitos mais curiosos nos televisores CCE HPS 2991:

  TV DESLIGA SOZINHA E SÓ LIGA QUANDO QUER

  1º caso: Q 401 intermitente.
  Neste caso, é muito comum o técnico testar o transistor e voltá-lo para o circuito, já que o mesmo se apresenta bom na maioria das vezes que é testado. Assim, o técnico passa a trocar outras peças, inclusive o Fly Back sem obter sucesso e só mata o defeito, depois de dar muitas voltas e resolve trocar o transistor.
  2º caso: Q 802  e  Q805  (BC 337).
  Neste caso, o defeito é também ingrato, já que, o aparelho às vezes funciona horas ou dias sem apresentar o problema, fazendo o técnico acreditar que já o consertou, mas, o mesmo acaba voltando em garantia. De preferência, substituir esses transistores por dois BD135.

  TELA APAGADA COM TENSÕES DE 13 e 51 VOLTS BAIXAS

  C 409 defeituoso.
  Neste defeito, após o trocar vários eletrolíticos sem obter sucesso, como todas as tensões provenientes do Fly back estão baixas, o técnico resolve trocá-lo e gasta dinheiro em vão.

  Para quem já conhece bem as TV TRC e deseja se aperfeiçoar nas TV de LCD e LED, estarei ministrando em setembro na ESATE um curso de Investigação de Defeitos com Osciloscópio e Geradores  em televisores com tela de Plasma, LCD e LED.

  A Esate estará oferecendo também outros cursos muito interessantes como: Eletrônica Analógica e Digital; Oficina de Home Theater e Videocassetes ( Traga seu DVD ou Videocassete para consertar ); Projetos com Mecatrônica; Conserto de Monitores LCD; Substituição de Componentes SMD.
Acesse nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100003405630763  e do Orkut ESATE/ASFETEB e-mail: esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto comigo e com outros amigos da profissão e poderá participar do FÓRUM da comunidade NOVA ASFETEB e obter consultas com profissionais e professores.
Mais detalhes, ligue para a (21)2655 0312. Fiquem com Deus e até o próximo mês !!
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário