quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Use a tecnologia a seu favor

Fernando José

Parte 1

  Olá meus caros leitores, alunos e amigos (e inimigos também, pois todos os temos, infelizmente)!
  Inicio desejando que todos tenham tido um FELIZ DIA dos PAIS!
  Interessante que sempre que temos uma data de cunho comercial, ouvimos sempre na mídia o seguinte comentário:
  A data “tal” é a segunda mais importante para o comércio, só perdendo para o Natal.
  Depois, na próxima data, ouve-se que esta é a segunda mais importante depois do Natal.
  Na outra, a mesma coisa, ou seja, todas “são” a “segunda” mais importante depois do Natal, menos o Dia dos Pais, que a mídia diz que é a terceira data mais importante depois do Natal.
Significa dizer que o Dia dos Pais é a menos importante das datas festivas e comerciais que temos!
  Isto em minha opinião é uma ofensa a todos nós pais!
  Não pelo fato comercial em si, mas pela desconsideração dada a nós pais, pois afinal de contas, as mães só são mães porque existe alguém que foi o pai, as crianças só são crianças porque tem alguém que foi o pai!
  Por isso peço a mídia, um pouco mais de consideração com todos nós pais!
  Estou falando pelos que são pais de verdade e não aquele que apenas deixaram colocar seus nomes na certidão de nascimento de alguém!
  Voltando ao tema desta coluna, vamos falar um pouco sobre os vários equipamentos eletrônicos que temos a nosso dispor e que muitas vezes não damos conta de que eles podem ser muito úteis no auxílio de nosso trabalho como técnicos no dia a dia!
  Temos hoje uma infinidade de equipamentos eletrônicos à nossa disposição.
  Uns úteis, outros talvez, outros mais ou menos e, outros nem um pouco, mas, no caso dos que são úteis, temos de tirar o máximo proveito de seus recursos e talvez ir além disso!
  Uma ideia em se tratando de trabalhar com as novas tecnologias de TV LCD, LCD LED e PLASMA que sintonizam as transmissões digitais dos canais de TV, será dispormos de um telefone celular dotado de TV Digital integrada para poder diagnosticar "in loco" (na casa do cliente), uma falha relativa à ausência de recepção dos sinais de TV Digital.
Veja que podemos receber um chamado para reparar um TV que não sintoniza os canais digitais.
  Como poderemos saber se realmente o equipamento apresenta defeito ou é uma situação de simples falta do sinal digital no local onde o TV se encontra instalado?
  Devemos lembrar que o cliente dificilmente fala a verdade e, quando fala, omite alguns detalhes.
  Será que realmente aquele televisor já mostrou as imagens de canais digitais naquela localidade?
  Será que ali existe realmente intensidade suficiente de sinal para liberar a sintonia dos mesmos?
  Se você tiver um telefone celular com TV Digital, poderá verificar se o mesmo, estando você no mesmo ambiente onde está instalada a TV, irá ou não sintonizar os canais digitais transmitidos em sua região!
  Se considerarmos que o telefone utiliza-se de uma antena interna para sintonia de TV, o fato do mesmo sintonizar os canais indica que realmente o TV, não sintonizando estes canais, apresenta algum tipo de falha em seu sistema de sintonia.
  Caso o seu telefone também não sintonize os canais digitais, provavelmente o problema é de falta de sinal naquele local e não do televisor!
  Devemos lembrar que o cliente acha, por exemplo, que se ele antes residia em determinado local onde o TV sintonizava normalmente os canais digitais, mesmo que ele tenha se mudado para o outro lado da cidade, ele vai continuar achando que o TV deve continuar sintonizando os canais da mesma maneira!
  Tenha atenção com estes detalhes para não perder seu precioso tempo (sim, o tempo do técnico é tão precioso quanto o de qualquer outro profissional) e acabar, por exemplo, correndo o risco de transportar um televisor que apresenta uma certa fragilidade até a sua oficina, para descobrir que o mesmo não apresenta defeito algum.
  Veja que, além de tempo, você gastou gasolina, pneu e óleo do carro, além, quem sabe, de taxa de estacionamento para, no fim, descobrir que não dá para cobrar nada ao cliente, pois o TV não apresenta defeito!
  Espero que o meu comentário aqui tenha sido útil para alguns de vocês e deixo aqui o espaço em aberto para aqueles que desejem comentar sobre o tema e acrescentar algo a mais ou mesmo discordar do que foi aqui falado!
  Aguardem mais informações em breve!
  Aproveito mais uma vez este espaço para agradecer a todos que estiveram presentes no Treinamento sobre Funcionamento e Reparação de Placas
T-CON e CONTROL, realizado no dia 14 de julho passado no auditório da OMEBE no centro do Rio de Janeiro!
  Tivemos uma presença maciça de técnicos que lotaram as dependências do auditório (76 participantes), mostrando assim mais uma vez que o trabalho que eu, juntamente com meus colegas de trabalho, continua no caminho certo!
  Adianto que o nosso próximo treinamento será no dia 15 de Setembro e vai tratar de Funcionamento e Reparação da Placa MAIN UNIT (placa de sinal ou SSB como também são chamadas) dos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA e também sobre as SMART TV (TV’s que acessam a INTERNET e obedecem a comandos de voz)!
  Aqueles que se interessem em participar podem obter mais informações e fazer suas reservas pelo nosso e-mail que é:
clubedotecnico@gmail.com
  Ou por um de nossos telefones: 25966942 – 98394668 (vivo) – 80967832 (tim) – 75674947 (claro) – 85792128 (oi) – 96409617 (vivo residencial) e 35872095 (net fone), das 10 às 18 horas, de segunda á sexta feira!
  O valor da inscrição é o menor do mercado e é de apenas R$55,00 com todo o material didático já incluído neste valor, tendo também o café da manhã e o Coffee break que são servidos aos alunos!
  Teremos como de costume, o sorteio de brindes fornecidos pela ICEL que é nossa parceira oficial e também pela FLYSOM, tradicional revenda de componentes eletrônicos via correios para todo o Brasil.
  Vou aqui abrir um parênteses para comentar rapidamente sobre um fato que tem sido comum durante as várias ligações telefônicas que recebemos aqui ou que fazemos no atendimento aos nossos alunos.
  Tenho sido cobrado pela ausência de fornecedores de componentes para reposição nos circuitos dos novos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA.
  É comum ouvir que não adianta pegar um equipamento desses para consertar porque não se podem conseguir peças de reposição!
  Devo alertar que já temos um bom número de lojistas que se deram conta do espaço que estavam perdendo por não investirem na aquisição de peças para os novos televisores!
  Aqui mesmo neste jornal vamos encontrar alguns anunciantes que já têm um bom número de itens de reposição para estes televisores e quem for aos meus treinamentos terá sempre na apostila, uma lista atualizada de lojas onde podem encontrar o que procuram para consertar os TV’s LCD, LCD LED e PLASMA que venham a receber para reparo!
  Lembro a todos os nossos alunos e leitores que estou sempre à disposição via e-mail ou telefone, para esclarecer dúvidas técnicas que possam surgir em seu dia a dia de trabalho!
  Estamos sempre às ordens!
Alguns momentos do treinamento do dia 14 de Julho, apresentando os alunos sorteados com os brindes da ICEL, livros sobre LCD e PLASMA de minha autoria e uma visão geral da turma:


Fernando José é Técnico de Eletrônica e INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ.
Ele atua como técnico da Boullevard Assistência Técnica e INSTRUTOR da FAETEC de Niterói.
É autor de vários livros técnicos e também é o editor da revista ON LINE “Clube do Técnico em Revista”, que é uma revista mensal sobre reparação que é enviada via e-mail a todos os assinantes devidamente cadastrados para recebimento da mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário