quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A dor da perda

Carlos Dei
Editor


“Até aqui viajamos juntos. / Passaram vilas e cidades, cachoeiras e rios, bosques e florestas... / Não faltaram os grandes obstáculos.
Freqüentes foram as cercas, ajudando a transpor abismos... / As subidas e descidas foram realidade sempre presente. / Juntos, percorremos retas, nos apoiamos nas curvas, descobrimos cidades... / Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho...
” (Autor desconhecido)
   Pois é, grande deve ser a dor da perda, embora na sequência do caminho tenhamos que superá-la e seguir, intransitivamente. Quando “fui embora” de casa, minha mãe estava muito doente, sofria de um mal que hoje é “fichinha” para a medicina: a asma. E de tantas crises asmáticas e de tantos remédios, um atrás do outro, de tanto desespero e de tanta falta de perspectivas de cura, ela se foi, para sempre.
   Quando minha mãe faleceu eu estava no Rio de Janeiro, há pouco tempo e não tive condições de retornar com a urgência necessária naquele momento. Sofri calado e distante, pedindo a Deus (ou o nome que seja na crença de cada um) que iluminasse a alma daquela que eu tanto amei e que tanto me amava e perdi tão precocemente. Pedi também que me desse forças para eu não entrar em “parafuso”. Três anos depois perdi o meu pai. A história se repetiu, não pude me despedir presencialmente. Alguns anos após, perdi o meu irmão (quase mais velho) e, muitos anos depois, perdi minha irmã (esta, a mais velha dos quatro irmãos; eu, o caçula). Com esta perda acho que caiu a ficha, desabei em prantos e em desespero, por não ter tido condições de fazer nada em vida por nenhum deles, sequer voltar lá e abraçá-los depois de tanto tempo distante, para fazer evaporar a saudade e reviver a energia que nos uniu até o dia em que de lá saí. Mas, entendi que o velho/novo tempo seguia e segue impassível e indiferente aos nossos sentimentos. Não sei o que fiz para me recompor, mas, segui. Hoje digo que não sei como reagiria à perda de um ente querido, tão próximo, como um filho, a esposa, um amigo verdadeiro.... Só sei que deve doer uma dor complexa, difícil de se superar... Sei lá... Ainda tenho um irmão, mai svelho que eu, e espero que nos vejamos com mais frequência, se a vida nos permitir.
  Quero expressar publicamente meus/nossos sentimentos ao amigo e parceiro Osvaldo Pedrote (da Clynk Som e Vídeo e Eletrônica Shopping Cascadura) pela perda da sua esposa Sra. Alda, no mês de julho e também à família do nosso parceiro de outras datas, ainda no tempo da Asaerj, Aldenir Duarte (ex- Politron/RJ), que faleceu em meados do mesmo mês.
  E também lamentar (já em agosto) a perda do mestre flautista, o incomparável Altamiro Carrilho.
  Desejando que todos sejam confortados pela força de sua fé no caminho do bem, da luz, da harmonia e que a vida de cada um não tenha sido em vão para seus familiares, amigos, admiradores...

Um comentário:

  1. Belo texto, Carlos Dei, sobre esse indefinível e vago sentimento que sempre nos atormenta pela partida de alguém em nossas vidas. Nos faz pensar e, por vezes, querer refazer algo no passado, sabendo que isso jamais será possível.

    ResponderExcluir