sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jornal Ícone - Ed. 204 - Dicas de manuseio de FONTES de TV’s LCD, LCD LED e PLASMA!

Fernando José

Caros leitores e amigos, este novo ano começou de maneira muito positiva e espero que continue assim em todos os seus dias para todos nós!
O nosso primeiro evento de 2013 foi um sucesso total, principalmente devido a vocês que me prestigiam em todos estes quase 30 anos como INSTRUTOR.
No dia 19 de Janeiro tivemos a presença de 83 participantes em nosso Treinamento sobre Falhas de Imagem dos TV’s LCD e LCD LED!
Na oportunidade foi possível esclarecer mais alguns pontos sobre o funcionamento dos TV’s LCD e LCD LED relacionados com os defeitos apresentados na imagem dos mesmos. É claro que muito ainda precisa ser analisado, compreendido e explicado, mas já demos mais um grande passo no domínio dessas novas tecnologias e em breve devemos repetir este tema com a inclusão de novas informações e dicas, como é a tônica dos treinamentos do Clube do Técnico - RJ!

Devo aqui também, pedir desculpas pelas falhas ocorridas naquela oportunidade, pois fomos surpreendidos pela grande quantidade de interessados que apareceram para participar do evento e que superou (graças a DEUS) as nossas expectativas.
Vejam que só aprendemos com nossos erros e falhas e estamos atentos para evitar que as ocorridas naquele evento, venham a se repetir nas palestras futuras!

Coloco no nosso e-mail e os nossos telefones a disposição, para que qualquer um que tenha uma reclamação sobre o atendimento que estamos dando aos interessados em nossos cursos possa nos dizer onde erramos pois só assim poderemos corrigir as nossas falhas!
Aproveito para informar e convidar a todos para participarem logo após o Carnaval, no dia 23 de Fevereiro, de mais um evento inédito realizado pelo Clube do Técnico – RJ!

Vamos tratar especificamente da Análise de Funcionamento e Reparação das Fontes de Alimentação dos TV’s LCD e LCD LED da marca SAMSUNG.
Escolhemos esta marca por se tratar de uma das que mais aparece nas bancadas de reparação, junto com outras que serão objeto de análise em outros eventos.
Neste novo treinamento, vamos analisar o funcionamento e as falhas principalmente dos modelos mais comuns desta marca em nosso mercado.
Como de costume, os participantes vão receber um CD com “todo” o material exposto em aula, certificado, apostila e terão um ótimo Café da Manhã e também um Coffee Break no intervalo do evento.
E como sempre teremos também o sorteio de brindes fornecidos pelos nossos parceiros!
Se você deseja garantir sua vaga, entre em contato conosco através de nosso e-mail:
clubedotecnico@gmail.com
Ou por um de nossos telefones: 0xx21 25966942 (oi fixo) - 0xx21 98394668 (vivo) – 0xx21 85722128 (oi) – 0xx21 80967832 (tim) – 0xx21 75674947 (claro) – 0xx21 96409617 (vivo residencial) e 0xx21 35872095 (net fone), de segunda à sexta feira entre 10 da manhã e 18 horas.
 Como ligar uma FONTE de TV LCD, LCD LED ou PLASMA fora do TV!
Com certeza você já foi surpreendido pela necessidade de ter de identificar se uma determinada falha de um TV LCD, LCD LED ou PLASMA, que não liga ou que liga e desliga logo em seguida, tem uma falha na fonte de alimentação ou em outra etapa.
Se deixarmos de ter aquele famoso receio frente a um equipamento ainda meio que desconhecido e nos lembrarmos dos conceitos básicos que sempre vão estar presentes, não teremos dificuldades em chegar a uma conclusão de como fazer este procedimento!
Lembre-se primeiro que uma fonte é uma fonte e nada mais do que isso. Não possui 3 cabeças e nem 7 tentáculos prontos e se enrolar em seu pescoço!!!!
O primeiro ponto a se lembrar é que devemos utilizar a lâmpada série para proteção sua e do equipamento em questão.
Veja a potência indicada na etiqueta traseira do TV e multiplique o valor por 2 e some com a metade do valor indicado na etiqueta. Esta será a potencia da lâmpada (ou lâmpadas) a serem ligadas em série para proteger a fonte e ao mesmo tempo permitir que a mesma possa funcionar corretamente.
Veja na figura 1, como é o circuito básico de uma lâmpada série para a bancada:

Com a lâmpada série devidamente ajustada em sua potência, devemos, incialmente, saber como será a polarização do pino de POWER ON (RELAY ON em algumas marcas) quando a fonte é posta na tomada incialmente.
Algumas fontes ligam diretamente quando ligadas à rede sem a conexão a MAIN UNIT e outras só se forem polarizadas externamente.
Então, antes de polarizar a fonte, verifique se a mesma não ligou no momento em que é posta na tomada. Basta monitorar a linha de 12VDC que sempre será presente após o POWER ON.
Se a mesma aparece quando ligamos a fonte à rede elétrica, a fonte já saiu de STAND BY e se não existir os 12VDC, aí você deve verificar se os 3,3 ou 5VDC que serão (uma das duas) a tensão de STAND BY estão presentes.
Caso afirmativo, a fonte STAN BY ligou e aí devemos medir a tensão no pino PWR ON do conector que vem da MAIN UNIT.
Se existir 0volt neste pino, indica que esta fonte fica em POWER OFF com 0volt e obviamente vai para POWER ON com “nível alto” (entre 2,5 e 5 volts).
Agora, se existir uma tensão presente neste pino, ai a fonte liga com “nível baixo” e neste caso devemos polarizar o pino de POWER ON com um resistor para o GND para que a mesma saia de STAND BY.
Veja exemplo do conector de ligação entre MAIN UNIT e FONTE na figura 2:


Observem que não se deve ligar diretamente o pino POWER ON diretamente ao GND ou a alimentação de 3,3V ou 5VDC.
Devemos utilizar sempre um resistor de 100R por 1/4W.

Assim você terá a garantia de que não ocorrerão danos ao circuito e poderá fazer suas medições com segurança.
Lembre-se de sempre que for manusear uma placa de fonte de TV LCD, LCD LED ou PLASMA, você deve descarregar o capacitor de filtro da fonte e que também é o filtro da tensão de PFC e que por este motivo, pode o mesmo estar carregado com uma tensão de até 400VDC, mesmo que o TV não esteja ligando.
Descarregar o mesmo deve ser ponto obrigatório para evitar acidentes.
Utilize um resistor de 100R por 2W para descarregar o mesmo de forma segura e nunca faça isso apenas fechando um curto com a chave de fenda como alguns têm o costume, pois uma simples fagulha resultante desta prática, pode danificar mais itens do circuito da fonte e aumentar o tamanho do seu problema!
Quer saber mais?
Entre em contato comigo pelo e-mail do Clube do Técnico – RJ ou frequente nossos eventos técnicos mensais!
Você será muito bem vindo!!!!
Terminamos aqui mostrando alguns momentos do evento inaugural de 2013, realizado no auditório da OMEBE no centro do Rio.
Quero agradecer aqui a todos os presentes e também a ICEL MANUAS, ao Albérico e ao Carlos Alberto da TECHNO AV e ao Luiz Russo (revendedor autônomo) pelos brindes que forneceram para sorteio aos alunos!


Dois ângulos da turma e alguns de nossos parceiros.









Abaixo, os premiados no sorteio dos brindes:


Até a próxima edição se DEUS quiser!!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e atua na área de Manutenção de Eletro Eletrônicos a cerca de 33 anos, sendo atualmente técnico FREELANCE da Boullevard Assistência Técnica e INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ.
É também autor de livros técnicos sobre reparação e editor da revista técnica ON LINE chamada “Clube do Técnico em Revista”, que é distribuída de forma “gratuita” via e-mail, aos assinantes devidamente cadastrados.
Para se tornar um assinante, entre em contato conosco através do nosso e-mail para obter maiores informações de como se tornar assinante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário