sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jornal Ícone - Ed. 204 - Vírus nas TV’s SMART – É possível?

Fernando asaphe Jr.

Em tecnologia, podemos dizer que até o impossível hoje já é possível.

Os vírus de computador já atingem também os celulares e agora podem começar a se infiltrar nas novas TV’s SMART (TV’s com acesso a INTERNET) que estão se tornando uma nova moda em todo mundo!
Realmente, um TV que permite uma integração com as redes sócias que é uma febre entre os ditos “cidadãos conectados”, é uma maneira de deixar as pessoas em casa um pouco mais próximas umas das outras já que é possível a todos ao mesmo tempo verem tudo que se passa no FACEBOOK de cada um deles, sem que cada um tenha de ficar trocando de lugar em frente ao PC ou que o celular tenha de ficar passando de mão em mão!
Pode-se até conversar ON LINE com outros amigos ou familiares de uma forma onde todos podem ver e falar com todos ao mesmo tempo se a SMART TV possuir a tecnologia de câmera embutida (item presente nas TV’s com reconhecimento facial e comando de voz)!
Se tudo parece tão bom, prepare-se pois os problemas estão começando a surgir!
Leia a transcrição da reportagem publicada no BLOG da Revista SUPER INTERESSANTE:
Hacker mostra como invadir TVs da Samsung pela internet – para danificar o aparelho, roubar senhas ou espionar o dono!


Por: Bruno Garattoni 17 de dezembro de 2012

A empresa de segurança ReVuln, do italiano Luigi Auriemma, diz ter descoberto um
método que permite invadir certos modelos de SMART TV da Samsung através da sua conexão de rede à internet, e assumir remotamente o comando do aparelho.
Segundo ele, é possível fazer a TV ficar reiniciando sem parar, roubar as senhas armazenadas nela (de serviços como Netflix, por exemplo que já é conhecido aqui no Brasil) e até ligar a câmera, se a TV for do tipo mais moderno que possui reconhecimento facial. Desta forma, além de roubar dados do usuário, o pirata cibernético poderá literalmente espionar a casa da vítima, vendo e ouvindo o que se faz e o que se fala no ambiente onde o TV estiver instalado.

O método consiste em plantar determinados arquivos na memória da televisão – que, para não estimular a ação de pessoas mal-intencionadas, Auriemma não revela quais são.
Existe um grande, porém a favor dos usuários:
- Se a TV estiver ligada à internet por meio de um roteador, o que quase sempre é o caso, o truque não funciona. Além disso, a Samsung (que admite o problema, mas diz que ele só se manifesta em “condições extremamente incomuns”) promete lançar uma atualização de software no início de 2013 para tapar a brecha.

Teoricamente a preocupação dos usuários deveria ser mínima, mas a notícia mostra que, além de aplicativos e recursos bacanas, a era das TV’s inteligentes também pode trazer algo muito ruim – as falhas de segurança que no caso podem afetar a família inteira, afinal, quanto mais parecida com um computador a TV se torna, por definição, mais vulnerável ela fica. Males do progresso.
Estejam atentos então, para orientar e explicar aos clientes que possuam ou que pretendam adquirir este tipo de TV, sobre os riscos envolvidos no uso do acesso a INTERNET que é proporcionado pelo mesmo e oriente o usuário a nunca manter o TV conectado diretamente ao MODEM e sim, através de um ROTEADOR, para minimizar os problemas que podem ocorrer.
E outra dica é manter o TV do cliente sempre atualizado em relação as novas versões de FIRMWARES disponíveis nos sites dos diversos fabricantes dessas TV’s!
Quem sabe é mais uma maneira de se ganhar um troco!!!!

Até a próxima se DEUS permitir!!!!

Fernando José Asaph Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de Redes e PC’s, Técnico em Segurança do Trabalho e faz parte da equipe do Clube do Técnico – RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário