sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Jornal Ícone - Ed. nº 204 - Lixo de informática - onde descartar alguns itens?

André Pereira 

(contato :andrepereira@ig.com.br - 21 91267264 )

Com certeza, uma das dores de cabeça de quem gosta de informática é quando se tem aquele equipamento ou produto de informática que queima, ocorre algum defeito ou se faz uma atualização para algo mais moderno e esse material acaba ocupando espaço na casa.
Pensando nisso eu criei um serviço de coleta seletiva desse material em certa quantidade para quem vai jogar fora HDs, modens, placas mães, memórias e uma infinidade de aparelhos de informática, de música e vídeo que muita gente joga no lixo e não se dá conta dos perigos disso no meio ambiente.

Esses materiais seriam descartados e jogados no lixo, nossa missão é dar nova vida a muito disso tudo. Por exemplo, nos HDs ainda bons são instalados sistema operacional Linux para as mais diversas utilidades, como em máquinas computadorizadas que poderiam trazer renda e arte a pessoas necessitadas e assim dar novos horizontes. As placas-mães ainda em uso, associadas a memórias ainda em uso, mas todo esse material que seria descartado, se transformariam em novas máquinas ou produtos, livrando a lixeira de receber esses metais pesados e tóxicos.
Mas, e as peças que não são mais reutilizadas, o que você vai fazer? Eu as destino a empresas de reciclagem, que leva esse material para São Paulo e, depois, para países como China e Alemanha para a purificação e retirada de material reciclável. Então, para o lixo, nada disso é destinado.


Você pode separar esse material, juntar com os vizinhos e amigos e nos comunicar para que se possa fazer a retirada aqui no Rio de Janeiro, dentro de certos limites, para quem mora longe, o correio é um meio, mas não efetuamos o pagamento de frete, isso corre por conta do doador. Infelizmente ainda estamos no início do processo e fica inviável pagar frete, por exemplo, de Manaus para o Rio de Janeiro, motivo este de irmos buscar no local dentro do município do RJ e redondezas. Esperamos a compreensão de quem quer contribuir mas tem esse detalhe como barreira. Com certeza, outras pessoas ou empresas na sua região fazem esse trabalho. Só colabore para que não ocorra de, ao jogar no lixo esse material, ele vai acabe em um lixão e em contato com a chuva e intempéries diversas contaminando o solo.


E os outros produtos de informática e eletrônicos ?
Os celulares, são utilizados os visores em projetos de eletrônica, em que se é retirado o visor e as memórias, além de unidades de rádio e bluetooth embutidos para pequenos projetos. O plástico e a placa restante são enviados a empresas de reciclagem assim como os materiais acima descritos.
Os MP3 e MP4 dentre outros da mesma categoria possuem memórias e dispositivos de rádio e visores ( Telas de LCD) que a gente reaproveita no uso de projetos de eletrônica e descartamos o restante em empresas de reciclagem.

Bom, neste contexto, espero que entendam a finalidade dessa postagem, pois conseguimos dar vida nova a muitos equipamento de informática que se tornaram controladores de máquinas CNC para corte de chapas de metais, madeira e jateadeiras de vidros. Tudo isso graças as doações de pessoas que não jogaram seus produtos de informática no lixo, ao invés, nos deram.
Para mais detalhes, quem tiver Laptops com defeito ou querendo jogar fora, nós aproveitamos as Telas de LCD e os processadores mais as memórias, o restante vai para empresas de reciclagem em SP que depois envia para a China e Alemanha para reciclagem dos metais peasados.
Para ficar claro o que esses produtos podem fazer depois do uso que se destinou, dou como exemplo a construção de máquinas CNC para cortar ferro, madeira e outros materiais, em formatos desenhados pelo criador e permitindo uma melhor opção de geração de renda em locais necessitados. Além de bijuterias feitas desses materiais.
Abaixo alguns exemplos de reuso e de onde são usados seus lixos eletrônicos, que para a gente é material de trabalho.
Máquina opensource de impressão 3D com motores de passo de impressoras usadas.
Abaixo outra máquina de corte a plasma.





Exemplo de portão personalizado feito com essas máquinas controladas com placas mães e outros produtos de informática.





Alguns exemplos de uso e reuso de LCDs de celulares para estudos e desenvolvimentos de projetos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário