sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jornal Ícone 207: Reparos na fonte da TV LCD Philips 32PFL3605D / 32PFL3805D / 40PFL3605D / 40PFL3805D





 Paulo Roberto

     Venha nesta edição trazer uma dica sobre fontes da TV Philips dos modelos descritos no titulo deste artigo. Estas fontes apresentam uma inoperância causada por uma sucessão de componentes que se queimam. Na realidade o causador é um só, mas o bom senso nos manda trocar alguns que se queimaram e outros que sofreram danos parciais pelo excesso de corrente circulante durante o processo de queima dos outros componentes. Além disso, temos outros componentes a trocar em função da precaução.

     






Evidentemente nem sempre o leitor poderá pegar exatamente os mesmos componentes com defeito, porém numa maioria das vezes, sempre são os mesmos. Fique atento. Segue abaixo a lista dos principais componentes causadores do problema e dos outros que devem ser substituídos:
 
Ø diodo UF4007 (D510)
Ø diodo SB3200 (D210)
Ø integrado 1207A (U501)
Ø FET P6N80C (Q501)
Ø resistor 220R (R513)
Ø resistor 10R (R514)
Ø resistor 10K (R515)
Ø resistor 120R (R519)
Ø resistor 0.33R/2W (R517)
Ø fusível 5A

                                                                                         
  Figura 1 – Kit de reparação 

     No mercado encontramos os chamados kit de reparação para estas fontes da Philips             ( figura 1 ) , porém é sempre aconselhável ver a procedência, pois tenho tido reclamações de alunos em meus Treinamentos referente a qualidade  dos componentes destes kits. Particularmente recomendo um amigo ( Luiz Russo ) que tem confiabilidade em seus produtos, mas existem outros kits no mercado também com a mesma qualidade. A recomendação aqui é saber a procedência para não ter o famoso retorno do aparelho.
     Outra recomendação é comprar o chamado kit completo, pois existem vários tipos de kits, os quais variam a quantidade de peças. Isso ocorre, pois em alguns casos a extensão dos danos não atinge todos componentes citados acima, mas não custa trocarmos os itens relacionados, pois não queremos dores de cabeças futuras.
     Na figura 2 o leitor pode encontrar alguns dos componentes a serem trocados, que estão visíveis pela parte superior da placa. O diodo D210 é extremamente critico em relação a sua originalidade, pois alguns amigos tem encontrado diodos substitutos, porém alguns voltam a dar problema pela má procedência da substituição.

Figura 2 – parte superior da placa e alguns componentes a serem trocados
  
   A parte mais delicada deste reparo está no outro lado da placa onde ficam os componentes SMD, destacando-se o integrado 1207A (U501), mostrado na figura 3 para uma melhor localização de referencia para o leitor.

    Também apresentamos os resistores R513, R514 e R515, porém nem sempre estes podem estar defeituosos, mas conforme dissemos anteriormente é aconselhável sua substituição.
   
   Apesar de serem componentes SMD as dificuldades para sua troca não são grandes, pois o entorno destes componentes não apresenta outros componentes que dificultem sua troca por estarem perto, atrapalhando assim a substituição e manipulação.

Figura 3 – Vista inferior da placa da fonte
     
  Aproveito o espaço para divulgar meu novo Treinamento “ DICAS DE DEFEITOS EM TVS LCD “ onde abordo este defeito em questão e muitos outros. Para aqueles que não me conhecem entrem em contato pelo 25973368 / 96780087 ou treinamentosbte@gmail.com e terei o prazer de esclarecer qualquer duvida e mostrar meus outros Treinamentos e para aqueles já me deram o prazer de sua presença, apresento este novo convite.








 Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita. Colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos



















8 comentários:

  1. olá amigo tenho uma tv q se tirar da tomada e colocar novamente ela nao acende o blacklight já troquei todas as peças citadas acima e não resolveu pode me da uma dica???

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo! È a primeira vez que comento aqui e queria esclarecer só uma dúvida. Não tenho o sb3200,posso usar o sb3100? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. boa noite amigo minha Philips 42 pfl5604 d 78.caiu um raio e ela apagou os capacitores da fonte estão a 160 volt não tem stanbay não tem som e nem imagem por favor me de uma dica ok...robertonunes.nunes38@gmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, minha tv Philips 40 pfl 3805d/78 antes quando eu ligava pedia atualização do software ou ligava e dava imagem, agora não liga mais, tela sem imagem, sem volume apenas a luz do LED quando eu ligo acende luz branca depois acende luz vermelha e muito tempo depois fica piscando, por favor me oriente pois não sei o que fazer, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. bom dia.vc pode me indicar quem vende um kit desse da fonte confiável?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo! Minha Philips 32pfl5604 d 78.caiu um raio e ela apagou não tem standby não tem som e nem imagem por favor me de uma dica.

    ResponderExcluir
  7. Onde fica o eprom na tv philips 32pfl5604/78

    ResponderExcluir