Amigos leitores, vou fazer um comentário aqui que provavelmente vai deixar alguns “colegas” aborrecidos e a eles já adianto que minha intenção não é reclamar da atitude de ninguém, mas sim, alertar para, pelo menos ao meu ver (e acredito que de outros também), uma estratégia de marketing que age contra a nossa profissão de uma forma ampla e perigosa! Abaixo fotos do evento:
O fato é que a cada dia tem sido mais comum o uso da INTERNET na busca de informações, sejam elas técnicas, médicas, jornalísticas, sexuais, etc.
E quem busca estas informações?
Todos com acesso a INTERNET, sem sombra de dúvida!
E então, qual é o problema?
O problema é que tenho visto que para fazer propaganda de seu trabalho, vários profissionais da nossa área, têm postado na INTERNET, dicas e informações muito boas sem dúvida nenhuma. Mas estas informações, se postadas sem os devidos cuidados de “onde” postar, podem acabar (e realmente acabam) nas mãos dos clientes espertinhos (aqueles que querem sempre que o conserto seja “di grátis”)!
Então, antes que queiram me crucificar, digo que o problema não é postar a dica e sim “onde” postar.
Tenho visto muitos técnicos postarem as soluções que encontraram para determinados problemas no YOUTUBE em forma de vídeo!
Acredito que seja para tentar superar o “PSY” em número de acessos, possivelmente!
Veja que estas postagens em geral são feitas de forma aberta, com permissão para que qualquer um acesse a informação ou o vídeo e desta forma, com certeza o usuário comum e principalmente o espertinho, vai ver a informação, vai copiar a mesma e com certeza, 70% deles vai tentar consertar seu próprio aparelho, sendo que destes, 40% podem ter sucesso, o que significa 10 aparelhos a menos em nossas bancadas!
E não esquecendo que uma outra parte dos 70% que tentaram consertar em casa, causaram mais estragos ao equipamento e ai fecham o mesmo bonitinho e levam prá você dizendo que “parou derrepente”!
Ai você abre o equipamento e descobre, por exemplo, que colocaram capacitores invertidos na Pci da FONTE e tudo foi pro espaço, gerando a necessidade da troca da Pci, pois os capacitores explodiram e além de espalhar o eletrólito pela placa impregnando a mesma, levaram um ou dois TRAFOS da fonte e que prá sua sorte, não existem à venda e não podem ser reenrolados!
Isto significa que o um reparo onde você (o técnico) iria trocar 7 eletrolíticos e gastar um valor em torno de R$50, podendo cobrar um total de R$190 à R$220 para realizar o reparo, vai agora ter de comprar uma Pci nova que gira em torno de uns R$300, para cobrar mais R$50 de mão de obra (no barato, prá não espantar o cliente) e torcer muuuuitoooooo, para que o cliente metido a esperto aceite o orçamento sem questionar muito o porque deste valor, já que ele viu na INTERNET que um “colega seu” (seu, do técnico) postou que era um conserto muito simples e que não demorava nem 30 minutos para ser feito e que era baratinho!
Então, antes de querer fazer propaganda do seu trabalho ou da sua oficina, pense na maneira certa de fazer isso sem que a coisa se torne uma “faca de dois gumes” (ou dois legumes como dizia o falecido presidente do Corinthians, Vicente Mateus).
Se você quer postar uma dica de reparo na INTERNET, faça de modo que apenas as pessoas para as quais você envie o endereço eletrônico do servidor onde está a sua postagem, possam acessar este conteúdo. Como é óbvio que você não vai enviar dicas para os clientes finais, mas apenas para técnicos ou estudantes que aspiram se tornar técnicos, ai você vai estar contribuindo para o crescimento da profissão, ajudando os colegas e evitando que as informações técnicas caiam em mãos erradas.
Lembre-se de que uma informação em mãos erradas pode causar um grande desastre!
No nosso caso, este desastre será a redução dos serviços que nos chegam pois os espertinhos de plantão estão ai a espreitar atrás do muro prontos para dar o bote!
Eu hoje não posto mais nenhuma informação técnica em fóruns de discussão técnica na INTERNET, mesmo frequentando apenas fóruns fechados.
Se alguém me pede uma informação, eu envio por e-mail, pois ai sei que apenas aquela pessoa que eu sei quem é e sei que não é um “cliente disfarçado de técnico”, receberá a referida informação.
Bem, este é meu ponto de vista e espero que ninguém fique ou se sinta ofendido pelo que eu disse, pois o que desejo é que todos nós que trabalhamos na reparação de eletrônicos, seja na bancada ou na sala de aula (e eu represento os dois), tenhamos como garantir o nosso ganha pão por muito tempo e que dessa forma, a nossa profissão volte a ser o que era a alguns aos atrás, uma profissão respeitada por todos, inclusive pelos clientes!
Para fechar esta coluna, vão aqui algumas dicas, pois afinal de contas, quem é o técnico que não gosta de uma dica mastigada, não é verdade?
As dicas abaixo em parte foram comentadas em nosso último treinamento sobre FONTES de TV LCD e LCD LED PHILIPS, que realizamos no dia 18 de Maio aqui no Rio de Janeiro!
TV PHILIPS 42PFL3604: TV NÃO LIGA. PERMANECE APENAS EM STAND BY.
CAUSA: CAPACITOR C806 ESGOTADO, DE 4.7µF/400V.
CAUSA: CAPACITOR 2P10 DE 10 NF SMD NA PLACA IR/LED COM FUGA.
OBS: EXISTE UMA DICA A RESPEITO DESTA FALHA CIRCULANDO PELA INTERNET, PORÉM CONSTA NESTA DICA, QUE O VALOR DO CAPACITOR É DE 10 µF, O QUE ESTÁ ERRADO.
Tenha sempre atenção ao buscar informações para verificar se a fonte desta informação é verdadeira e lembre-se: Faça amizades entre os técnicos, pois você nunca sabe quando irá precisar de algum deles!!!!
TV PHILIPS 32PFL3322, 37PFL3322: TV COM A TELA ESCURA. OBSERVAR SE O TV UTILIZA O PAINEL LCD DE 32 OU 37: LC320W01-SLB1 (932225393682) LC370WX4-SLB1 (932225394682).
ADICIONE NESSES CASOS, UM RESISTOR SMD DE 1M NA POSIÇÃO C1 NA PCI INVERTER.
Aqui me despeço de vocês mais uma vez e se DEUS quiser, mês que vem estaremos aqui novamente e aproveito para convidar vocês para o novo treinamento do Clube do Técnico – RJ no dia 15 de JUNHO, quando vamos tratar de ANALISE de FALHAS das MAIN UNIT dos TV’s LCD e LCD LED!
Veja anúncio neste jornal e se informe e faça sua inscrição pelo nosso e-mail:
clubedotecnico@gmail.com
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