sexta-feira, 31 de maio de 2013

Jornal Ícone ed. 207: Atualização de SOFTWARE? Tenha cuidado para não pagar mico!!!!




Fernando Asaph Jr.

Olá caros leitores!

Todos sabem que minha área de atuação não é exatamente a bancada de reparação de TV’s, mas sim a parte relativa a INFORMATIZAÇÃO ligada ao reparo dos equipamentos e a reparação de equipamentos de INFORMÁTICA.

Tenho observado que muitos têm um temor muito grande em fazer uma atualização de SOFTWARE em uma destas modernas TV’s LCD ou LCD LED!

Preferem cobrar o orçamento de troca da placa MAIN do TV (o que encarece sobremaneira o valor deste orçamento) a fazer uma simples atualização do SOFTWARE do mesmo!

É claro que alguns vão dizer que existem tantas restrições e recomendações que o fabricante faz em relação a isto, que temem deixar a TV em pior situação do que quando a receberam para conserto!

Vejam que recomendações existem e realmente devem ser levadas em conta, mas cada uma se aplica a situações localizadas.

Vejam por exemplo:

Recomenda-se que as tomadas da bancada não apresentem mau contato pois caso o TV desligue durante o processo de atualização, tudo estará perdido!

Eu pergunto: Você consegue trabalhar em uma bancada onde o ferro de soldar se desliga sozinho ao menor esbarram de uma mosca sobre a tomada?

- Claro que não, não é mesmo!!!!

Outra recomendação: Não se deve realizar o procedimento de atualização durante uma tempestade elétrica!

Você é daqueles que fica segurando uma chave de fenda pela haste metálica durante um temporal?

- Com certeza não!!!!




Então amigos, tenham em mente que as recomendações existem sim e cada uma serve para um determinado caso!

Agora, se na sua bancada, todas as tomadas estão com mau contato, à energia elétrica onde você está fica variando entre 90 e 127 volts permanentemente e quando o vizinho liga o chuveiro a iluminação da sua loja apaga e ai caem raios e trovões o tempo todo, neste caso é melhor procurar o Padre Quevedo para expulsar os maus espíritos que andam por ai!!!!!

Agora para fechar, uma dica importante:

Um técnico esteve em duas oficinas de amigos, tentando realizar uma atualização em um TV AOC que ficava travado na imagem do LOGOTIPO do fabricante!

Nas duas lojas em que ele esteve, tentaram realizar a atualização e não tiveram êxito!

Ele que não tem (ou melhor, não tinha) muita afinidade com as atualizações (esta era a sua primeira e por isso ele procurou quem já tivesse mais experiência na tarefa), estava nesta situação já prestes a devolver a TV ao cliente, quando baixou aquela luz sobre ele e tomado de coragem, pegou o LAPTOP do filho, formatou o PEN DRIVE em FAT32 como manda o boletim técnico do fabricante (aliás, de todos os fabricantes) e instalou neste PEN DRIVE de 4GIGA, o arquivo que os tais amigos haviam passado para ele, caso ele resolve-se tentar em mais algum lugar, fazer a atualização que nenhum deles conseguiu fazer!

Para espanto e felicidade, a atualização iniciou normalmente e ao término, a TV foi ressuscitada!






Conclusão: Uma das recomendações que o fabricante faz e que provavelmente não havia sido seguida pelos outros técnicos: FORMATAR o PEN DRIVE em FAT32 a cada atualização feita. Desta forma você evita que algum arquivo anterior fique armazenado na FLASH MEMORY do PEN DRIVE, e desta forma, impeça a realização do processo de atualização!

Espero ter ajudado você a aumentar sua coragem em se iniciar na atividade de atualizar o SOFTWARE dos novos TV’s, mas lembre-se:

Embora até o cliente possa fazer este procedimento, a grande maioria não saberia fazer da forma correta e iria acabar sim, por danificar o equipamento.

Então, não ensine o cliente a fazer, cobre para fazê-lo!!!!!

Até a próxima edição se se o pessoal lá de cima deixar!!!!!

Fernando Asaphe Júnior é Técnico em MONTAGEM E MANUTENÇÃO de MICROS e REDES e também Técnico em Segurança do Trabalho e faz parte da equipe do Clube do Técnico - RJ


Técnico em Segurança do Trabalho e faz parte da equipe do Clube do Técnico - RJ




Um comentário:

  1. Sou Técnico em eletrônica, mim deparo com isso demais e não consigo encontrar os software ou firmwere específico dos modelos pra baixar. Alguns modelos como Samsung consigo atualizar conectando a tv diretamente na net.

    ResponderExcluir