quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 219 - Equipamentos Eletro Eletrônicos podem matar?

Fernando Asaph Jr.

 Podem, e com certeza já mataram muitas pessoas desavisadas que acham que podem abrir um equipamento elétrico ou eletrônico e mexer em seus circuitos sem ter os conhecimentos mínimos necessários para fazer isso com segurança!
 É claro que não estou falando aqui sobre nada parecido com o “CHUK o Brinquedo Assassino” ou algo parecido e sim sobre casos reais!

 Vamos relembrar um caso ocorrido em 2009:

 A notícia não é recente, mas traz à tona os riscos de uma prática que tem se tornado (infelizmente) comum nos dias de hoje!
 O proprietário de um equipamento elétrico ou eletrônico, daqueles que é muito “conectado às redes sociais”, ao se deparar com, por exemplo: o seu TV LCD LED de 52 polegadas inoperante, entra no seu FACEBOOK perguntando se alguém conhece um bom técnico para indicar.
 Aí aparece o “amigo da onça” e diz que “não precisa de técnico” para consertar o TV, pois isso “é moleza” e o técnico só vai querer arrancar a grana do cara para trocar “umas pecinhas baratinhas” que o próprio dono do TV pode trocar gastando só R3,00!
 Aí o nosso amigo conectado entra na conversa do espertalhão e sai à procura de informações na internet sobre o seu TV e o defeito que o mesmo está apresentando.
 Vai então achar um vídeo onde um cidadão, para aparecer na mídia, faz comentários sobre o “roubo” que os técnicos cometem contra o pobre coitado consumidor, cobrando uma fortuna para trocar as “tais pecinhas” como ele diz (pois não sabe nem o nome dele mesmo, e muito menos das peças a que se refere)!
 Ou pior ainda, na minha opinião, vai achar um vídeo de um técnico de verdade que “desejando aparecer na mídia como o salvador da pátria”, da mesma forma que o “internauta usuário metido a técnico”, relatando “como é fácil” consertar esse e aquele defeito, insinuando que é uma “grana fácil de ganhar” , assim depreciando anos e anos de estudos de muitos técnicos para chegarem ao patamar de conseguir realizar da forma segura e correta a manutenção de um equipamento elétrico ou eletrônico.
Primeiro, que se fosse realmente fácil, qualquer um conseguiria fazer e nós que temos uma formação técnica, por mais básica que seja a mesma, sabemos muito bem que não é assim “fácil” como os espertinhos saem por aí falando.
Segundo, e talvez de suma importância: o manuseio indiscriminado de um aparelho elétrico ou eletrônico sem se ter os devidos conhecimentos de onde tocar e onde não tocar, pode e irá com certeza levar a acidentes graves ou até a notícia que coloquei logo no início deste artigo!
 Embora não seja a minha área de atuação, tenho observado, pelos comentários de meu pai e de seus amigos técnicos, que tem sido comum o cliente aparecer em balcão de loja de venda de peças, querendo comprar as tais “pecinhas” pra consertar, por exemplo, o TV dele, porque ele viu a internet que era só trocá-las, que o TV volta a funcionar!
 Aí este esperto consegue comprar as tais “pecinhas”, e se mete a trocar as mesmas, sem ter noção de soldagem ou de onde existem tensões perigosas dentro do TV.
 Vejam o caso do cidadão que morreu tentando consertar seu MICRO ONDAS: ele, além de não ser e nem ter formação técnica, não tinha ferramentas adequadas, já que estava utilizando uma faca para mexer no equipamento e ainda estava com o equipamento, que é metálico, em seu colo, e com o mesmo ligado à tomada!
Ou seja, podemos dizer que ele simplesmente cometeu “suicídio”!
  Fica aqui a dica para vocês técnicos:
- Orientem seus clientes sobre os riscos de se manusear um equipamento que é ligado à rede elétrica sobre os riscos de manusear o mesmo sem saber o que se está fazendo!
- Mostrem a reportagem que citei acima. A mesma está disponível na internet até hoje, e você pode imprimir um pôster e usar como aviso aos clientes, colado na vitrine da sua loja!
- Quando chegar um desses clientes que acham que sabem o defeito do equipamento deles, mostre-lhe que determinadas partes do equipamento possuem tensões elevadas que podem até matar se a pessoa não souber onde pode e onde não pode colocar as mãos!
 E lembre-se, cliente morto não paga o conserto!
 Então informe seu cliente dos riscos que ele corre e mantenha-o vivo, para que ele pague a você para reparar os equipamentos dele!
 Até a próxima edição!
 Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES e também Técnico em Segurança do Trabalho e formando do curso de Relações Internacionais da UFRJ.
Participa também da equipe de colaboradores do Clube do Técnico - RJ



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