quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jornal Ícone - Ed. 219 - Tecnologia Ambilight

Paulo Roberto dos Santos

  A tecnologia Ambilight, implantada pela Philips, consiste na inserção de leds coloridos na parte traseira do televisor, criando assim uma luz de fundo, que cria uma sensação visual diferenciada para o espectador. A figura 1 mostra este efeito num televisor desta linha.


Figura 1 – Luzes traseiras acionadas
 Uma característica desta tecnologia é que as cores visualizadas acompanham a cor predominante na tela naquele momento, ou seja, se o vermelho estiver predominando na tela, a cor de luz traseira será vermelha, se for azul predominando será acionada as luzes azuis na traseira, e assim por diante. Na figura 2 o leitor pode identificar a parte traseira de um televisor que utiliza o Ambilight.
 Nos modelos mais atuais as cores acionadas serão diferenciadas de acordo com setores da tela, assim pode-se ter varias luzes diferenciadas em determinado momento se houver cores diferenciadas em várias partes da tela.

Figura 2 – Luzes na parte traseira do televisor
     Na figura 3 o leitor pode identificar visualmente o aspecto físico dos leds utilizados pela tecnologia Ambilight.  Estas “centopéias” possuem internamente três leds, cada qual com uma cor básica, ou seja, vermelho, verde e azul. Quando acionados pela polarização, cada led transmite a cor primária e, se quisermos cores secundárias, haverá o acionamento simultâneo de dois ou mais leds.


Figura 3 – Leds utilizados nas barras de emissão de luz

     . Na figura 4 temos a configuração de cada um destes componentes. Observe que cada um deles possui internamente os três leds explanados anteriormente.

Figura 4  – Visão interna dos leds e linhas de polarização

 Observe que cada “centopéia” de leds possui interligação com as demais para que assim os leds de cada cor fiquem em série proporcionando uma linha de cores. A polarização começa a ser executada no anodo do primeiro led (direita da figura) e ao final da série os catodos estão ligados a uma linha de controle.
 O controle é simples, pois basta negativar a linha da cor a ser acionada e a diferença de potencial fará a polarização de acionamento desta cor já que na outra extremidade temos a alimentação positiva. Vale lembrar que para cores secundárias teremos o acionamento dependendo da combinação de cores.
 Na figura 5 temos a expansão deste circuito para uma visão mais rica do acionamento. Veja que temos a imagem anterior junto com os transistores de acionamento, que polarizam a régua de leds conforme a necessidade da imagem no momento da tela.
O circuito é mais abrangente, porém, de forma básica, o acionamento é desta forma, portanto, para a manutenção, primeiramente temos que verificar a alimentação, linha de controle e se há algum led defeituoso. Como os leds estão em serie basta um estar problemático para que a linha toda fique desativada.

Figura 5  – Conjunto de leds e linha de acionamento através de transistores

Paulo Roberto dos Santos é Pedagogo,Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp.  Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita,colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos







Um comentário: