quarta-feira, 27 de maio de 2015

Jornal Ícone - Ed. 227 -.Para os que curtem disco de vinil!

Fernando Asaphe Jr.

 Empresa lança um Toca Disco para este tipo de disco que não usa agulha e sim um LASER para realizar a leitura dos sulcos que formam a superfície dos discos!
Com certeza é uma grande novidade e para os entusiastas e principalmente para os colecionadores de discos de vinil, este equipamento se chegar até aqui ao Brasil a um preço aceitável, pode ser a grande solução para poder continuar ouvindo seus discos antigos e, o melhor, sem que os mesmos se desgastem (o maior problema dos vinis) pelo simples fato de colocarmos eles em um toca discos de agulha para serem ouvidos!
Embora não tenha sido possível ainda ouvir o áudio reproduzido por este toca- discos, o fabricante promete que o áudio que é obtido é totalmente fiel ao que está efetivamente gravado na superfície do disco!
 Os audiófilos (não confundir com pedófilos), mais exigentes, dizem que por melhor que seja, o áudio obtido de um CD, não chega aos pés do que se obtém da mesma gravação em um disco de vinil!
Sei que realmente, o som ouvido de um LP de vinil, bem gravado, é muuuuiiiiito bom!
Mas como a audição é algo muito particular, o que é bom prá mim, pode ser ruim para você e vice versa!
 O que sei é que se esse equipamento chegar ao nosso mercado, vai ajudar a indústria brasileira dos discos de vinil a dar uma alavancada nas vendas que voltaram a acontecer aqui desde 2013 e que, para alguns, tem atingido marcas expressivas para uma indústria que tem apenas uma fábrica no RJ.
 Deve-se fazer a observação de que só aqui no Brasil é que se deixou de produzir totalmente discos de vinil com a entrada do CD.
No mundo “civilizado” houve, sim, uma redução na produção mas nunca deixou-se de produzir este tipo de disco!

Vejam abaixo um pouco sobre este modelo de toca discos e sua aparência!
Toca-Discos da empresa ELP inova na reprodução dos antigos discos de vinil 
com tecnologia a laser para leitura dos sulcos, dispensando a tradicional agulha. 
 Unidade ótica com duplo feixe de laser faz a leitura dos sulcos sem contato físico 
com o LP de vinil. Sistema sem desgaste (no wear), segundo o fabricante.

Modelos

LT-1LRC: Reproduz LP's de 33 e 45 rpm
LT-1XRC: Reproduz LP's de 33, 45 e 78 rpm
LT-2XRC: Reproduz discos de qualquer tamanho em 33, 45 e 78 rpm  



Até a próxima edição com mais novidades!
Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES e também é Técnico em Segurança do Trabalho e Especialista em Relações Internacionais, formado pela UFRJ e faz parte da equipe do Clube do Técnico - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário