quarta-feira, 27 de maio de 2015

Jornal Ícone - Ed. 227 - Evitando dar orçamentos errados!

Fernando José

Olá amigo!
Vamos aqui tentar ajudar a evitar erros no momento de se fazer um orçamento em um TV.
 Sabemos que é mais comum do que se pode pensar, que após dar ao cliente o valor do orçamento para o reparo de um TV, descobrirmos que o causador do problema não era quem nós pensávamos, ou que existia mais algum item danificado e, em algumas situações, o orçamento dado não vai nem cobrir o gasto com o material necessário à realização do serviço e, literalmente, se formos profissionais de personalidade, vamos ter de arcar com as consequências de nossa análise errada ou apressada e tirar uma grana do bolso para completar o custo do material e manter a palavra dada ao cliente sobre o valor do serviço!
Enfim, “ossos do ofício”!
Mas temos de nos precaver contra essas situações, e uma das maneiras disso é, além de conhecer o funcionamento de cada etapa do equipamento ao qual estamos realizando uma análise, ter ao dispor ferramentas e instrumentos que nos permitam checar as mais variadas etapas dos circuitos do equipamento em questão!
É claro que todos sabemos que, além do multímetro e do capacímetro, o Osciloscópio é uma ferramenta muito útil na análise dos circuitos, de forma a facilitar o isolamento da a região onde o problema está localizado.
Sobre ele, em breve vamos realizar mais uma aula prática na qual os alunos poderão levar seus Osciloscópios e TV’s e praticarem a análise das formas de onda das muitas etapas do TV e as formas corretas de ajuste do Osciloscópio de maneira a poderem obter o melhor aproveitamento deste equipamento!
Mantenham-se informados sobre a data desse evento acompanhando nossas publicações e também através do nosso canal no FACEBOOK, do nosso site e do nosso BLOG, cujos endereços seguem abaixo:
Nosso grupo no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/groups/clubedotecnicorj/
Site:
http://clubedotecnicorj-pro-br7.webnode.pt/
BLOG:
http://blogtronica.webnode.com/blogue/
Agora, além dos equipamentos citados, o medidor de ESR vem se tornando a cada dia uma ferramenta indispensável nas bancadas!


Uma falha que pode ser mais facilmente detectada com o auxílio dele é a falha nos eletrolíticos que filtram as tensões de saída dos Conversores DC/DC e dos Reguladores de Tensão que existem em grande número nas placas MAIN UNIT dos TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED!
Em equipamentos já com alguns anos de uso, temos visto que muitas falhas, com as quais um técnico mais apressado, iria condenar a MAIN UNIT do TV, com o uso adequado do medidor de ESR e de posse do esquema da MAIN UNIT, iremos localizar um ou mais capacitores de filtro do tipo usado antigamente nas placas das Filmadoras VHS, com a sua ESR elevada, e isso vai causar um RIPPLE na linha de alimentação que ele devia filtrar e, assim, esse ruído que é o RIPPLE vai gerar algum tipo de problema no funcionamento do TV!
Um caso típico é na LG SCARLET, que foi um equipamento muito vendido na época de seu lançamento, devido à sua aparência diferente da maioria dos demais modelos, com a sua cor vermelha no gabinete.
Os TV’s dessa linha têm apresentado falhas intermitentes de operação, com que o TV se desliga sozinho, trava as suas funções, muda a cor de fundo das imagens, entre outros problemas, e a falha é causada pelos eletrolíticos da região da memória FLASH do TV.
Com o uso do medidor de ESR, podemos localizar eletrolíticos com problema, sem ter de ficar removendo um a um da PCI, o que pode causar danos às trilhas de impresso dessas placas!

Bom, além do medidor de ESR, outros itens para facilitar as análises desses novos TV’s têm sido criados por mim e por outros técnicos para facilitar a vida de todos.
Um deles já bastante divulgado é o Testador de Fontes e Inverter que lancei em Abril de 2014 e que foi tema de uma matéria aqui no Jornal Ícone na edição 219 de Setembro de 2014 e hoje é copiado por muitos.
Como na verdade, este circuito uma montagem de domínio público, baseada em manuais de alguns fabricantes, qualquer um pode montar o seu! Mas seria ético dizer de onde tirou a ideia e não sair bradando que ele “descobriu a pólvora” quando a verdade não foi!!!
Com esse testador, o técnico pode rapidamente saber se a fonte e/ou inverter está ou não em condições de manter um TV LCD, LCD LED, PLASMA ou OLED em funcionamento!


Esse testador permite que sejam testadas a fonte e o inverter dos TV’s LCD, LCD LED, PLASMA e OLED.
Dessa forma o técnico vai poder saber se um TV não liga ou liga e se desliga logo a seguir, devido ou não a uma falha nessas etapas e, assim, não correr o risco de dar um orçamento pensando em uma MAIN UNIT defeituosa (como tem acontecido em várias situações relatadas pelos nossos parceiros da TECHNO AV, WR Componentes e outras empresas parceiras do Clube do Técnico – RJ).
Mas, e quando o TV chega com a fonte danificada e não sabemos se como está o restante de suas etapas?
Um de nossos amigos teve uma decepção com um TV que foi levado à sua empresa após um dos vários temporais que caíram aqui no Rio de Janeiro e que tiveram uma grande incidência de raios.

O TV da marca H-BUSTER apresentava-se totalmente “morto” e, logo de início, foi possível observar que a fonte estava totalmente inoperante e assim, nada funcionava.
Como o nosso amigo dispunha de uma placa de fonte em bom estado e idêntica à do TV defeituoso, a mesma foi colocada no TV e, aí, viu-se que a MAIN UNIT não liberava o comando de POWER ON para que a fonte gerasse as suas outras tensões. Por sorte, o nosso amigo tinha também uma placa MAIN UNIT que, embora estivesse com defeito de áudio, era capaz de gerar os comandos necessários e também imagem.
Feita colocação agora, além da fonte, também de outra MAIN UNIT no TV, para surpresa do nosso amigo, o TV ligou, sem som (pois era o defeito da placa usada para teste), mas, viu-se que a T-CON devia estar ruim, pois não se tinha imagem na tela, embora a T-CON estivesse alimentada e o BACKLIGHT aceso.
Uma checada mais atenta mostrou que a T-CON não gerava a tensão de VGH e assim não seria possível obter imagem do TV.
Foi trocado o IC Conversor DC/DC da T-CON e ligando a mesma sem que os FLAT’s RSDS fossem conectados na tela, a tensão de VGH apareceu normal, como também as outras tensões da T-CON.
Seguindo a análise, ligou-se os FLAT’s RSDS e aí a tensão de VGH caiu drasticamente e o IC Conversos DC/DC começou a superaquecer, indicando que algo na V_COMM se encontrava em curto!
Bom, neste ponto, chegou-se à conclusão que o TV não teria um reparo dentro de um orçamento aceitável, pois seria necessário reparar a fonte, provavelmente trocar a MAIN UNIT e reparar a T-CON e a V_COMM da tela.
Sendo, no caso, um TV de 32 polegadas, o valor final para o reparo, levava a um valor proibitivo de orçamento e a informação foi passada ao cliente, que resolveu descartar o equipamento.
Mas e se o nosso amigo, não tivesse uma fonte para poder iniciar os testes?
E se ele fosse do tipo apressadinho e condenasse a fonte do TV e só após o orçamento aceito e a fonte substituída é que ele descobre que a MAIN UNIT, a T-CON e talvez até a tela do TV estavam ruins?
E aí? O que fazer?
Se foi dado um orçamento, a melhor opção seria sentar e chorar e, depois, ir até uma loja de departamentos comprar um TV novo para o cliente, pois provavelmente seria mais barato fazer um crediário e dar um TV novo, do que correr atrás de cada placa do TV e ainda ter de achar uma tela para ele!
Justamente para evitar este tipo de problema, andei fazendo testes que, inclusive, foram demonstrados em nossa aula passada, de forma a orientar aos nossos alunos, sobre procedimentos que podem permitir ao técnico, testar o restante do TV, mesmo que a fonte de alimentação do mesmo esteja totalmente ruim!
Dessa forma, o técnico pode fazer o TV ligar, ter som, e até ver imagem na tela com o uso de alguma iluminação externa, descartando possíveis falhas na MAIN UNIT, T-CON, V-COMM e tela LCD!
E tudo se baseia no uso de uma fonte de bancada, que vai ser utilizada para substituir as alimentações que são aplicadas a MAIN UNIT do TV para gerar som e imagem!

Os interessados em aprender mais sobre as formas de testar fontes, inverter, MAIN UNIT e T-CON, devem se manter informados sobre as datas de nossos treinamentos aqui no Rio de Janeiro!
Todo mês realizamos um treinamento diferente, abordando principalmente, temas ligados a reparação dos TV’s das novas tecnologias!
Entre em contato com a gente pelo nosso novo e-mail que é:
clubedotecnicorj@gmail.com
E fique sabendo das datas e temas abordados!
Dê preferência ao um grupo que, há mais de 30 anos, treina e dá suporte técnico a comunidade dos técnicos não só de nossa cidade como de todo o Brasil!
Estamos à disposição de todos vocês, tentando ajudar com dicas, informações e esquemas de nossa biblioteca particular!
E o melhor de tudo:
Esse suporte é “GRATUITO”!
Estamos prontos a te atender 7 dias por semana através de nosso e-mail e de segunda à sexta feira entre 10 e 18 horas através de nossos telefones:
25966942, 998394668 (operadora VIVO), 998109037 (operadora VIVO), 985792128 (operadora Oi), 980967832 (operadora TIM), 975674947 (operadora CLARO) e 35872095 (NET FONE)
Um AVISO sobre o nosso endereço de e-mail:
Fizemos uma modificação no nosso endereço de e-mail, pois existe um grupo de pessoas utilizando um nome copiado do nosso (provavelmente por falta de criatividade) e assim, acrescentamos o “rj” no e-mail para que não haja nenhuma dúvida sobre de quem você está recebendo uma mensagem de correio eletrônico!
Lembre-se leitor amigo:
CLUBE do TÉCNICO – RJ só existe um e não tem filiais!
Nosso próximo treinamento técnico aqui no Rio, vai acontecer dia 13 de Junho e vai tratar exclusivamente de Dicas de Defeito dos TV’s LCD e LCD LED! Entre em contato para reservar a sua vaga e poder além de ter acesso às informações passadas na aula, trocar informações com seus colegas de profissão!
Aproveitem para visitar a nossa loja virtual na internet e adquirir nossos livros e o testador de fontes!












O endereço da nossa loja virtual é:
https://clubedotecnicorjprobr.tudonavitrine.com.br
Para não perder o costume, seguem abaixo alguns momentos de nosso treinamento do mês de Abril onde abordamos a Análise das Falhas de TELA, Placas T-CON e V_COMM!
Como de costume, tivemos o sorteio de brindes da ICEL que é nossa patrocinadora oficial!
Até a próxima edição se DEUS quiser!























































Fernando José é Técnico de Eletrônica especializado em Manutenção de TV, SOM, VÍDEO, MICRO ONDAS, CFTV, etc.

Já trabalhou em diversas autorizadas dos fabricantes mais renomados do nosso mercado e atualmente trabalha na TECHNO AV em Icaraí, Niterói. Também é autor de diversos livros técnicos e do Boletim Técnico Clube do Técnico – RJ em Revista, que pode ser encontrado nos balcões das principais revendas de componentes eletrônicos da cidade do Rio de Janeiro e cidades vizinhas!


Eletrônica Básica



Aos amigos do Rio de Janeiro e em especial aos que estão na região de São Gonçalo, Niterói e adjacências!
O Clube do Técnico - RJ em parceria com a Escola Técnica WM de São Gonçalo, está abrindo turmas de Eletrônica Básica direcionada para o aprendizado da manutenção dos vários tipos de equipamentos eletrônicos e também um curso de CFTV e Alarmes, ligado ao segmento de Segurança Eletrônica!

O Curso de Eletrônica Básica tem sido um pedido de muitos que tem tido uma grande dificuldade em encontrar assistentes para suas oficinas, pois não se tem mais a profusão de cursos livres de eletrônica que tínhamos aqui no Rio até cerca de 10 anos.
Agradeço aos amigos, leitores e alunos que possam indicar aos interessados, o nosso local e os telefones de contato que seguem no banner exposto abaixo, para que em breve possamos estar formando mais profissionais para atuarem em suas oficinas.
Peço que não encarem os novos profissionais recém formados, como concorrentes pois existem muito mais equipamentos para serem reparados do que pessoal qualificado para realizar esses reparos e que hoje, eletrônica não está restrita a área de ÁUDIO e VÍDEO, mas em praticamente todos os segmentos, desde eletrodomésticos dos mais simples, passando pelos refrigeradores, máquinas de lavar e chegando a área automobilística em que 98% dos automóveis hoje presentes nas ruas, possuem um número cada vez maior de itens eletrônicos e para todos esses segmentos, um conhecimento de eletrônica pode gerar um bom aumento em seus lucros!
Ajude-nos a divulgar esse trabalho!




Nenhum comentário:

Postar um comentário