quarta-feira, 27 de maio de 2015

Jornal Ícone - Ed. 227 - Tecnologia 4K

Paulo Roberto

 Em edição anterior tive a oportunidade de abordar a tecnologia 4K e o leitor pode observar a evolução da tecnologia em função da resolução de imagem. Este artigo vem apresentar um lançamento da LG que apresenta esta tecnologia e ambientar o leitor das evoluções que os aparelhos estão apresentando e automaticamente reciclar nossos conhecimentos para o que podemos encontrar a partir de agora.
 Embora o avanço da tecnologia digital seja mais visível nas telas dos cinemas a cada dia, a maioria das grandes produções do cinema norte-americano ainda prefere captar as imagens utilizando os filmes em película 35 mm. A opção tem uma justificativa: nem mesmo a mais moderna das tecnologias digitais de captação de imagem consegue reproduzir com alta fidelidade de cores e qualidade de imagem como a tradicional película, especialmente em cenas noturnas e ou com pouca iluminação.
 A forma mais usual de exibição das imagens nos cinemas, da mesma forma, ainda é a película. Ou seja: se alguém quiser captar as imagens usando um sistema digital, por exemplo, terá depois que transferi-las para película na hora da exibição.Como essa transição é feita de um suporte com qualidade inferior de resolução para o um suporte de qualidade superior, a percepção de perda de qualidade é maior o que, na prática, torna-se algo desnecessário.Em 2006 os grandes estúdios começaram a testar uma tecnologia de captação de imagens digitais chamada 2K. Esse sistema contempla uma resolução de 2048x1080 pixels. Para se ter ideia, é uma resolução levemente superior a da HDTV que exibe imagens em 1920x1080 pixels.
 Colocando isso em termos comparativos, o resultado final no cinema poderia ser comprometido caso não fosse exibido por meio de um projetor adequado para 2K. Numa televisão, com tamanho menor, a percepção das falhas também é menor, mas numa tela gigante de cinema os mais detalhistas com certeza poderiam encontrar incômodos detalhes. A tecnologia 4K propõe algo bem acima do que você se acostumou a ver. Com ela, a resolução de captação e de exibição salta para impressionantes 4096x2160 pixels de resolução – definição cinco vezes maior do que a melhor das telas de cinema em 2K. Isso significa a compressão de 8 milhões de pixels em uma única imagem e, claro, a possibilidade de telas ainda mais amplas sem que haja algum tipo de perda visível na resolução das imagens.
 Para armazenar imagens de tamanha qualidade também é preciso de um respeitável sistema de armazenamento de dados. Para você ter uma ideia, um segundo de filme na qualidade 4K ocupa cerca de 2GB de espaço em disco. Nessa proporção, um filme com duração de 70 minutos ocuparia impressionantes 2,6 Terabytes.
 A figura 1 apresenta ao leitor a evolução das resoluções de tela até chegar na tela da LG 84LM9600 com 3840X2160, lançada como a 1ª TV ULTRA HD do mundo. Exibindo uma resolução de pixels 4x maior do que uma TV Full HD, seus detalhes são mais nítidos, mesmo quando vistos de perto. São imagens perfeitas.





Figura 1 – Evolução das resoluções/ http://www.lge.com/br/tv/lg-84LM9600

 Assim como acontece com o seu tamanho e detalhes de imagem estonteantes, a TV Ultra HD LG apresenta um dos mais ricos e completos sons quando o assunto é TV. Com áudio de 50W e 2.2 canais, você pode desfrutar da sinfonia de 10 alto falantes, incluindo 2 sub woofers poderosos, acrescentando profundidade e realidade a todos os seus programas favoritos. Este fator é relevante, pois é conhecidamente sabido que a parte de áudio de televisores LCD não é um fator atraente, portanto a manutenção em televisores que apresentem um sistema de áudio mais potente irá gerar maior demanda de reclamações futuramente.
 Vale lembrar ao leitor que este modelo também se encaixa no conceito SMART TV, portanto apresenta conteúdos diversos para esta finalidade. A LG disponibilizou o software para smartphones Android e IOS, permitindo que estes sejam controles remotos do televisor através do software envolvido. Um outro recurso incorporado, é a função Second Display que possibilita o usuário acompanhar programas pelo seu smartphone ou tablet, mesmo se afastando do aparelho. Este televisor apresenta uma imagem 3D muito eficiente com óculos passivos, inclusive, através de relatos, foi atribuído a este aparelho a melhor imagem 3D, mas fato que não é surpreendente em função da maior resolução de imagem.


 Evidentemente um aparelho destes não é barato, portanto a manutenção futuramente poderá ter seus custos relacionados a este conceito. A TV LG 84LM9600 apresenta valores de venda elevados, portanto o leitor pode avaliar que sua manutenção apresenta atrativos quando se menciona valor/custo beneficio, e ainda não mencionamos que internamente este aparelho apresenta os mesmos conceitos de manutenção que uma TV LCD convencional, mas acrescida de software mais evoluído. E uma vez sabedores disso, vale lembrar ao leitor que pense em se inteirar com a parte de software de qualquer aparelho, pois este é um ponto muito crítico e que deve ser acompanhado mais de perto.
 Em meus Treinamentos tenho batido na tecla de software, principalmente quando abordo modo de serviço de televisores LCD, pois em muitos casos basta inicializarmos a TV e o defeito manifestado poderá desaparecer, mas para isso, o leitor deve estar em dia qual as informações pertinentes para cada aparelho. Nesta hora o bom e velho amigo de bancada pode dar uma informação valiosa, portanto crie amizades e troque informações.
Aproveito o espaço para divulgar meu Treinamento “ DICAS DE DEFEITOS EM TVS LCD “ onde abordo variados além de macetes técnicos destes aparelhos. Para aqueles que não me conhecem entrem em contato pelo 25973368 / 996780087 ou treinamentosbte@gmail.com e terei o prazer de esclarecer qualquer dúvida e mostrar meus outros Treinamentos e para aqueles já me deram o prazer de sua presença, apresento este novo convite.

 Paulo Roberto dos Santos é Técnico em Eletrônica e Mecatrônica com especialização em Instrumentação Industrial, atuou por muitos anos na rede Sharp e atualmente trabalha como tecnólogo na Universidade Gama Filho. Paulo Roberto é autor de diversos livros e editor do boletimtecnicorj@gmail.com, distribuído de forma gratuita. Colunista do Jornal Ícone, atuando também como Instrutor e palestrante de manutenção. Possui experiência em manutenção eletrônica com mais de 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário