quarta-feira, 27 de maio de 2015

Jornal Ícone - Ed. 227 -.Não teve jeito, tive que me render


Paulo Brites


 Calma, não foi nenhum assalto, exceto o da conta de luz e do supermercado. Eu tive que me render foi ao e-book (*).
Leitor inveterado como eu sou que lê sobre tudo, para mim começou a ficar difícil arranjar lugar para guardar tanto livro, além de ter que aceitar que as traças viessem “morar” comigo.
 Pouco a pouco fui me acostumando aos e-books e descobrindo as suas vantagens.
 Por outro lado, tive que chegar à conclusão que não dá mais para comercializar livros em papel até porque a Natureza agradece que contenhamos este desperdício imenso de papel, pois no final das contas, papel é feito de celulose que provem de árvores derrubadas.
 A produção do livro em papel além de ser mais cara do que a do livro digital, por razões óbvias, ainda acrescenta ao preço final de venda o valor da distribuição que, às vezes, é maior que o custo industrial do livro.
 Aos que contestam que se o computador pifar ou for formatado perde-se o livro a resposta é simples, perde-se não só o livro, mas tudo que estava lá.
 Perde se quiser, porque basta ter um backup e não se perde nada.
Quantos livros em papel já perdi, por emprestar a pessoas que nunca mais me devolveram... Se fosse um e-book talvez eu não tivesse perdido.
 Hoje temos diversos sistemas de armazenamento na nuvem como Google Drive e o Dropbox, só para citar alguns, que nos facilitam muito fazer um backup seguro dos nossos arquivos mais importantes.
 Atualmente tenho dois e-books de minha autoria à venda: “Ganhe Dinheiro Consertando Fornos de Micro-ondas” e “O que Todas as Pessoas Precisam Saber sobre Eletricidade”, e não pretendo mais editar livros em papel, principalmente em respeito à Natureza.
Meu primeiro e-book é uma reedição totalmente atualizada do meu primeiro livro em papel, já esgotado, editado no ano 2000 com um texto novo e onde as figuras foram substituídas por fotos coloridas reais facilitando a compreensão, principalmente, do técnico iniciante.
 O segundo e-book trata de assuntos sobre Eletricidade, um tema importante s para todas as pessoas, como diz o título, de uma forma que o leigo possa entender, sem uso de fórmulas e as complicações dos livros técnicos.
 Ele é útil para “o ‘leigo-curioso”, mas também para aquele que se inicia na Eletricidade ou Eletrônica, pois explica, de forma clara e objetiva, de um ponto de vista prático, particularidades que os livros técnicos, às vezes, omitem.
 Você pode baixar GRÁTIS algumas partes de ambos os livros no meu site – www.paulobrites.com.br - para avaliar o trabalho antes de comprar.
Ambos podem ser adquiridos por R$9,90 cada um através do meu site. Ao clicar sobre imagem do livro que você deseja comprar (meu ou do Clube do Técnico) você será redirecionado para o Hotmart que é um ambiente seguro de vendas on-line apenas de material digital.
 Assim que o pagamento for confirmado, o comprador receberá um link no seu e-mail cadastrado no Hotmart para baixar o arquivo em PDF sem ter que esperar pela morosidade do correio e sem custo de remessa. Você paga apenas pelo que comprou.
 O livro ficará armazenado lá “eternamente” e se você quiser baixá-lo através de outro computador ou dispositivo móvel, poderá fazê-lo a qualquer momento e quantas vezes quiser, basta ter acesso a Internet.
Portanto, se você estiver fora do seu habitat e precisar consultar o livro, basta ter acesso a Internet e estará tudo resolvido num piscar de olhos.
Caso queira ter o livro à “moda antiga” em papel é só imprimir e mesmo assim pode ser seletivo imprimindo somente as páginas de seu interesse, que é o que eu costumo fazer.

 Outra coisa interessante no PDF é a possibilidade de encontrar rapidamente algum assunto utilizando o comando CTRL + F (F significa find = encontrar) que abrirá uma janela onde se digita uma palavra-chave e a primeira página onde ela está é logo localizada sem que se precise ficar folheando o livro página por página. Também outras ocorrências do mesmo conteúdo aparecerão em destaques.
 Convenhamos depois dessas vantagens todas estou cada vez mais adepto do e-book.
 Novos tempos, novas soluções.
 Ah! Não se esqueça de visitar meu site www.paulobrites.com.br e se cadastrar para ser informado por e-mail de cada artigo novo que eu publicar e assim, estará sempre atualizado.
 (*) Pra quem não sabe, e-book é designação utilizada mundialmente para “livro eletrônico”, ou seja, em arquivo digital, podendo ser em PDF ou outros formatos como EPUB utilizado pela Amazon.
Até sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário