quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornal Ícone 205> Os heróis da profissão - homeangem da Esate/Asfeteb


Waldyr Souto Maior




Está completando 2 meses e meio que o nosso associado e amigo Edecy Guimarães nos deixou.
Para muitos leitores que não o conheceram, pode não parecer importante mencionar o seu nome nesta oportunidade. Acontece que, este mês estava programada a minha matéria em homenagem aos 37 anos de existência da ESATE intitulada OS HERÓIS DA PROFISSÃO onde pretendo apresentar alguns dos nossos sócios, alunos e amigos que nos acompanham por alguns anos, mantendo acesa a chama que alimenta a existência da profissão de Técnico Reparador de Aparelhos Eletrônicos.
É, portanto nesta ocasião que, não podia deixar de colocar o nome do Sr. Edecy Guimarães em primeiro lugar, já que, o temos como o melhor exemplo em matéria de perseverança e amor por essa profissão.
Com um passado brilhante no ramo da eletrônica, tendo trabalhado em algumas autorizadas, incluindo a Panasonic e até chefiado setores nessas empresas, subiu as escadarias da Esate para participar do seu primeiro curso conosco, tornando-se sócio colaborador e amigo, permanecendo ao nosso lado durante os últimos 16 anos de sua vida. Apesar da idade avançada, Sr. Edecy era lúcido, inteligente, atencioso, caprichoso e respeitado entre os colegas de sala de aula e deixou muita saudade.
Por coincidência, seu corpo foi sepultado no dia 8 de janeiro e a Esate completou seu 37º aniversário no dia 8 de março.

Sem desmerecer integrantes de outros ramos, o técnico reparador é aquele que mais luta na busca pela qualidade e pelo seu desenvolvimento profissional e a Esate é a única escola do ramo aqui no Brasil que existe até hoje, graças a esses profissionais.
Este mês resolvi postar aqui palavras de alguns alunos e associados que fizeram questão de parabenizar a Esate com um breve depoimento a respeito da sua vida profissional e do seu convívio conosco. Peço desculpas aos que não tiveram oportunidade já que o espaço é pequeno, mas, adianto, porém que, nenhum dos entrevistados foi omitido e as palavras aqui postadas foram liberadas espontaneamente pelos próprios.





EDU PINHEIRO
Conheci a Esate por meio de panfleto que peguei nas ruas de S. João de Merití. Iniciei na época o meu primeiro curso e logo comecei tirar proveito, adquirindo os conhecimentos que estavam faltando pra eu desenvolver melhor os meus trabalhos de bancada. Hoje, após vários anos, continuo estudando na Esate, no momento fazendo o curso de Conserto de Fornos de Microondas e sou muito grato aos professores por tudo que tenho aprendido aqui. Parabéns!






CARLOS ALBERTO
Quero parabenizar a Esate pelo aniversário e pelas aulas, porque estou há pouco tempo estudando aqui, mas, já estou tirando um bom proveito. Dá pra ver que o curso tem muito o que dar para os alunos, é só se dedicar, e bola prá frente!








JOSÉ RUBINALDO BEZERRA
Foi através do Jornal Ícone que eu fiquei sabendo da Esate. Até então eu tinha muitas dúvidas sobre a Eletrônica e, foi aqui que eu comecei caminhar e com certeza eu melhorei bastante, mas tem muita coisa ainda pra eu descobrir aqui, estão surgindo cada vez mais aparelhos novos aí na praça e..., o caminho certo é esse aí, estudar e estudar.. Parabéns pelo aniversário!







ADÃO TOMÁZ DE QUEIROZ
Eu trabalho com eletrônica há 28 anos e, quando descobri a Esate alguns meses passados, através da Internet, resolvi participar das aulas de aparelhos de LCD que são aparelhos modernos que estão dando bastante defeito e que eu precisava tomar conhecimento deles para que pudesse consertá-los. As aulas aqui têm mostrado como lidar com defeitos diferentes que eu não conhecia, e eu quero permanecer aqui por muito mais tempo pra continuar aprendendo cada vez mais. Parabéns pelo aniversário!



JORGE ANTÔNIO DOS SANTOS
Eu cheguei aqui na Esate por intermédio de um colega de trabalho e estou na Esate há aproximadamente 10 anos desde 2002. Eu cheguei aqui só pra fazer um curso de 6 meses e ir embora, mas, percebi que se manter atualizado era muito importante e fui ficando e estou aqui até hoje e não pretendo parar, porque aqui você se atualiza em aparelhos novos e encontra suporte e incentivo para continuar. Aqui as pessoas são atenciosas e não tem simulação de defeito, os alunos trazem aparelhos prá sala de aula, o aparelho é aberto e o defeito é resolvido na sala de aula junto com o professor com prática em bancada, por isso, é muito importante para os técnicos, é isso aí...


                                              





ALDACIR FELIPE RABELLO
Bem..., partindo do princípio, a Esate é muito importante para os técnicos, principalmente para os técnicos mais antigos que precisam se atualizar, como é o meu caso, muitos anos na profissão, mas, como no campo da eletrônica estão sempre surgindo novidades, percebi que precisava ampliar os conhecimentos, porque o campo é muito vasto. Quero parabenizar a Esate pela ocasião do aniversário e pela qualidade do que é ensinado aqui.






MARCOS FAUSTINO DA ROSA
Bem, eu conheci a Esate através do Jornal Ícone e fui trazido por um amigo aqui pra fazer um curso de eletrônica, mesmo já sabendo eletrônica e..., assisti uma primeira aula pra conhecer o curso e logo percebí que a qualidade do ensino aqui era “de ponta”, principalmente pra quem já é técnico. E o aviso que eu dou para os novos técnicos, essa rapaziada que está chegando aí, é que aqui eles vão aprender a ser técnico, e não, simplesmente trocar placa. Parabéns à Esate pelo aniversário e por ser uma verdadeira escola de eletrônica.




ARMANDO SABINO
Há 4 anos, fui trazido por um amigo que me apresentou aqui na Esate. Bem, na ocasião eu era leigo no assunto e, hoje em dia, 4 anos de Esate, eu aprendi muita coisa aqui.., entendeu..? E, graças a Deus, abri até uma loja de eletrônica... e, estou trabalhando, foi muito construtivo pra mim. Só isso...Parabéns!!








CARLOS ANTONIO NASCIMENTO
Quero parabenizar a Esate pela passagem do seu aniversário de 37 anos agora em março de 2013 e desejo que as suas atividades se estendam por muitos outros longos anos. Foi um amigo que me indicou a Esate. Já estou há 1 ano aqui dentro da escola e, tenho aprendido bastante coisa, tem sido bastante proveitoso.






JORGE ALBERTO
Iniciei na Esate ainda principiante na década de 80, fiz alguns cursos naquela ocasião, comecei a trabalhar com conserto e não parei mais até hoje. Estive afastado da Esate por alguns anos e voltei recentemente pra fazer o curso de TV Digital com telas de LCD e LED e não consegui mais sair de lá. Minha vida profissional evoluiu muito e hoje eu até ministro aulas de computação na Esate pelo prazer de ajudar os colegas de profissão.




No mês de abril a Esate estará lançando um novo curso CONSERTO DE NOTEBOOK, incluindo reparo da placa mãe. No mesmo mês estarei iniciando vários outros cursos de especialização e aperfeiçoamento para técnicos como: Conserto de TV LCD e LED; Conserto de Monitores LCD; Laboratório de TV, Som e Monitores LCD; Investigação de Defeitos em Aparelhos Eletrônicos; Análise de circuitos com Osciloscópio em TV de Plasma e LCD; Eletrônica Analógica e Digital para profissionais das áreas de Refrigeração e Eletromecânica; Aperfeiçoamento em TV Philco e CCE, etc.
E para quem deseja colaborar com a Asfeteb para manter aberto o nosso centro de ensino, associe-se”
Acesse nosso site:
www.wix.com/novaasfeteb/esate . E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook http://www.facebook.com/profile.php?id=100003405630763  e-mail: esate.asfeteb@ig.com.br , você estará em contacto com outros amigos da profissão em um ambiente agradável com muitas informações técnicas, vídeos e dicas. Fique com Deus !
Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário