quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornal Ícone - Ed. 205 > Salvando um TV LCD, ou como ressuscitar uma memória FLASH com dados totalmente corrompidos!

Fernado José
 
Olá caras leitores, alunos e amigos!
Mais uma vez aqui estamos para reduzir mais um pouco as dúvidas sobre as formas de reparação dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA, que tem sido a grande dor de cabeça de muitos colegas de profissão!
Infelizmente, não adianta sentar a beira do caminho e ficar lamentando “sobre os transistores danificados”!
O que temos de fazer é arregaçar as mangas, começar a ler, ler muito e investir!
Sei que uma grande dificuldade para alguns é justamente o “investir”, não por não quererem, mas por não ter reservas para tal.
Acreditem, isto não será privilégio só seu. Eu, e com certeza muitos outros também não estamos em situação de investir em novos equipamentos e ferramentas e nem em literatura técnica!
Então, porque não usar o bom senso comum e unir forças com os colegas mais chegados e investirem juntos nos equipamentos mais caros e necessários a nossa sobrevivência no mercado de trabalho?
Venho falando isso já há muito tempo, pois foi assim que eu comecei a eletrônica, unindo forças e investimento junto com amigos que tinham acabado de se formar no curso de “Rádio Técnico” junto comigo!
Para nós deu certo!
Porque não daria para vocês também?
Pensem nisso, pois em muitas situações como a que vou relatar agora, só poderão ser solucionadas com o equipamento certo na sua bancada!
Chegou na oficina uma TV LG LCD 42LG50, totalmente inoperante.
Bom, até aí nada de mais, correto?
Depende:
No caso citado, o cliente trouxe o equipamento, pois já havia levado a mesma em duas outras oficinas e teve a triste notícia em ambas que só a troca da MAIN UNIT poderia resolver o problema do TV dele.
O problema era que por não ser um TV dos mais recentes, havia uma certa dificuldade em se encontrar a placa à venda e o valor da mesma estava girando, naquele momento, em cerca de R$350,00 o que, em condições normais, levaria o orçamento para um patamar próximo dos R$500,00, caso não existisse mais nenhum tipo de problema com o TV.
Como o cliente já estava meio desesperado, ele acabou por entregar o jogo do porque o TV parou de funcionar.
Este modelo, embora possua uma entrada USB, não aceita a reprodução de vídeos via PEN DRIVE ou outro dispositivo USB conectado ao equipamento, apenas a reprodução de “músicas e fotos”!
Como todo cliente se acha muito mais esperto que nós técnicos, (eu disse “se acha” e não que é, correto?), ele achou que fazendo uma atualização do TV, iria passar a ver filmes na sua TV!
Bom, resumindo a história triste, ele baixou um arquivo de atualização sabe-se lá aonde e espetou o PEN DRIVE na TV, acessou o dispositivo USB e mandou rodar o arquivo que estava salvo dentro da FLASH do PEN DRIVE.
Para o azar dele e sorte minha, a TV apagou do nada e começou apenas a piscar o LED do STAND BY, indicando um erro qualquer de operação.
Obviamente, após “n” tentativas frustradas de fazer a TV ligar sem sucesso, ele se deu por vencido e começou a peregrinação com a TV de oficina em oficina.
Como sempre a última é sempre a nossa, e o aparelho em geral já chega todo “ferrado”!
Para minha sorte e do cliente também, até que o pessoal por onde a TV passou não eram “Zés das Couves” e o TV estava da mesma forma como saiu da casa do cliente.
Bom, e aí vocês estão perguntando, como foi a solução do defeito, não é mesmo?
Pelo relato do cliente, o mais certo era que a FLASH queimou, ou os dados do SOFTWARE instalado na mesma estavam tão baratinados, que impediam totalmente que o processo de inicialização do TV  fosse acessado!




Pensando sempre na melhor opção, ao invés de pensar sempre na pior, como alguns fazem, retirei a memória FLASH, que vocês podem ver na foto 1, e coloquei a mesma no gravador de FLASH G540, que eu recomendo para aqueles que querem realmente continuar na luta!









Este gravador (foto 2) permite ler, copiar, gravar e regravar vários tipos de memórias, desde as famigeradas EEPROM, até as nossas FLASH.

Este gravador é uma alternativa ao uso dos JIG's ou INTErFACE (foto 3) de comunicação que o fabricante fornece aos postos autorizados para a realização de gravação e regravação das FLASH dos TV's LCD, LCD LED e PLASMA.



A desvantagem é que você vai ter de remover a FLASH da PCI do TV e com o JIG, basta ligar via HDMI ou VGA para acessar a FLASH.
Como provavelmente você, um mero mortal como eu, não vai ter acesso ao JIG, então, o gravador de FLASH é a melhor opção!
É claro que o IC FLASH, não tem como ser colocado no conector existente no gravador e aí necessitamos de um adaptador que permite soquetar a FLASH neste adaptador e soquetar o adaptador no gravador.

Na foto 4, temos um exemplo do adaptador necessário ao IC FLASH em questão, mas existem diversos tipos de adaptadores para os mais variados tipos e formatos de IC's de memória


















(foto 5).
 
É óbvio que não basta retirar a FLASH da TV e apagar o que foi gravado de forma errada na mesma, pois vazia, ela também não vai permitir que o TV funcione.
Aí entra a necessidade de você se comunicar com o mundo exterior, coisa que venho falando desde o século passado (esqueceu que já estamos no século 21 e que viemos do século 20?).
Para se manter atualizado e ter acesso a informações técnicas você deve ter acesso à internet, e amigos pelos fóruns técnicos da vida, pois é através destes fóruns que eu consegui os dados do SOFTWARE que devia estar gravado na referida FLASH do TV.
Feita a limpeza e posterior gravação dos dados corretos, ressoldamos a FLASH na PCI do TV e, para nossa sorte e do cliente também, a TV voltou a funcionar.
Fica a observação de que segundo a SONY, um dos maiores fabricantes de TV's LCD e LCD LED do mundo, 40% das falhas destes televisores estão relacionadas a problemas de SOFTWARE e são resolvidos com a atualização ou regravação desses dados na FLASH da MAIN UNIT.
Então, fica a dica de que se você quer ganhar dinheiro consertando os novos TV's, terá de investir em novos equipamentos para que seja possível solucionar os mais diversos tipos de problemas que até há alguns anos nem sonharíamos que iriam existir!
Então, lembre-se:
O melhor investimento que você pode fazer é em você e em sua carreira!
Se você não investir em você, quem você acha que vai investir?
Lembre-se, comprar equipamentos e ferramentas, não é gasto, é investimento!
É como uma aplicação financeira, onde você deixa uma certa quantia no banco e, ao final de um determinado prazo, você retira o seu dinheiro que havia deixado no banco e ainda recebe um a mais por isso!
E falando em investimento, neste mês de Abril (13), estaremos realizando um novo treinamento sobre Dicas de Defeitos nos TV's LCD e LCD LED!
Os interessados em participar, devem entrar em contato através do nosso e-mail:
clubedotecnico@gmail.com
Lembro que nossos alunos estão recebendo uma carteira de sócio do Clube do Técnico – RJ e que está carteira dá a quem a possui, o direito de ter desconto a cada 5 cursos realizados conosco e a um atendimento diferenciado na TRIDUAR (tradicional loja de instrumentos e ferramentas da Rua República do Líbano) e na TECHNO AV (revenda de placas e componentes para TV’s LCD, LCD LED e PLASMA) em Niterói!
Venha participar de nossos eventos técnicos e tenha direito a estas e outras vantagens!

Para fechar esta matéria, temos abaixo, alguns momentos do nosso evento do mês de Fevereiro, onde tivemos 73 alunos participando e interagindo sobre o tema “FONTES de ALIMENTAÇÃO dos Tv’s SANSUNG LCD e LCD LED”!
Neste evento, tivemos também o lançamento do meu novo livro, tratando de mais um tema inédito na literatura brasileira, a Reparação das placas T-CON dos TV’s LCD e LCD LED!
No evento foram sorteados exemplares do livro e os que estiverem interessados em adquirir o mesmo, podem se dirigir a LHC Componentes em Cascadura, na Rua Silva Gomes 30 (a loja do Fernando da BRASALFA) ou na Livraria Vitória na Av.Marechal Floriano 151 no centro do Rio.













































Até a próxima se DEUS quiser!!!
Fernando José é Técnico de Eletrônica e atua como INSTRUTOR do Clube do Técnico – RJ e Técnico da Boullevard Assistência Técnica.
Também é editor da revista eletrônica “Clube do Técnico em Revista” que é uma revista técnica mensal, enviada via e-mail aos assinantes.
Para maiores informações, basta entrar em contato pelo nosso e-mail que está no corpo da matéria!

2 comentários: