quinta-feira, 28 de março de 2013

Jornal Ícone - Ed. 205 > Trabalhando com o PC na bancada!



Fernando Asaph Jr.



Quais os programas que preciso ter instalados no meu computador? Acredito que a necessidade dos técnicos em manutenção de eletroeletrônicos terem nas suas bancadas um computador já foi muito comentada por muitos aqui e dizer o porquê mais uma vez seria apenas redundante!
Uma dúvida que tenho percebido muito durante o meu trabalho junto à equipe do Instrutor Fernando José, no Clube do Técnico  RJ, é relacionada não com a necessidade de se ter o PC na bancada, mas o que este PC deve conter em relação aos programas de real utilidade na bancada de reparação.
Um item básico, obviamente é o sistema operacional (é o programa responsável pelo funcionamento do PC). Podemos dizer que neste quesito, o WINDOWS é padrão. E as versões XP e SEVEN são as mais indicadas. Por uma questão de funcionalidade e estabilidade, não recomendamos as versões VISTA do WINDOWS e nem a atual, o WINDOWS 8, devido ao fato no caso deste último, de ser mais direcionado a equipamentos com a função TOUCH SCREEN, que em uma bancada de manutenção, não seria uma coisa muito lógica de ser utilizada, já que se trabalhando com ferramentas, equipamentos empoeirados e sujos, sabe-se lá de que, não seria muito produtivo, a cada momento em que se tenha de utilizar o PC, que paremos o serviço para lavar as mãos, de forma a evitar que poeira, gordura, graxa e outros resíduos possam aderir a superfície da tela e prejudicar o funcionamento do PC.
Ficamos com os bons e velhos MOUSE e TECLADO!!! E os programas? Tendo em mente que você quer um PC para a bancada, a fim de ler esquemas e manuais técnicos, ver imagens de partes de um mecanismo, por exemplo, imprimir esquemas e acessar a internet, os programas básicos seriam: O pacote OFFICE do WINDOWS, preferencialmente nas versões 2003 ou 2010. Observe que não se faz necessária à instalação de todo o pacote em um PC de bancada. O que deve ser instalado é o WORD (processador de texto, que serve para ler e digitar textos), o POWER POINT que serve para observar SLIDES de uma apresentação, que é o formato de uma grande quantidade de arquivos de treinamentos técnicos (inclusive os do Clube do Técnico  RJ) e o EXCEL que permite acessar planilhas que podem conter dados de clientes ou tabelas de preços de produtos e componentes.
O restante do pacote OFFICE é desnecessário em uma bancada de reparação e a não instalação completa do pacote, pode poupar algumas centenas de MEGABITES do espaço do HD do seu PC. Outro programa que é fundamental é o ADOBE ACROBAT READER. Este é um leitor de arquivos no formato PDF, que é como são editados 98% dos esquemas e manuais de serviço dos equipamentos eletroeletrônicos. É recomendável utilizar sempre a versão mais recente do programa e uma alternativa a este é o software chamado FOXIT READER que também é um software leitor de arquivos PDF.
Se o seu PC é meio lento e tem pouco espaço no HD, recomendo o FOXIT. Como eu disse acima, se 98% dos esquemas e manuais são feitos em PDF, os 2% que sobraram são editados em que formato? No formato DJVU (pronuncia-se dijavu). A LG é uma das empresas que utiliza muito este software para edição de seus esquemas e manuais e então, ter este leitor de DJVU se faz também necessário.
Devemos observar que se você tem uma loja aberta, existe a possibilidade de um dia, surgir um fiscal querendo ver as licenças de instalação dos Softwares que você tem em seu PC. Neste caso, evite utilizar cópias piratas pois como você é um comerciante legalizado, a fiscalização tem como localizar você, o que já não ocorre se você trabalha em casa por exemplo. O WINDOWS em geral já vem instalado no PC quando o compramos montado, mas normalmente o PC não trás instalados os outros Softwares citados aqui.
Quanto ao ADOBE, DJVU e FOXIT, não existe problemas, pois estes programas são distribuídos gratuitamente pelos seus fabricantes. O problema reside no pacote OFFICE que deve ser adquirido com uma licença válida. O que normalmente não é muito barato. Uma alternativa gratuita será instalar o BR-OFFICE ou o STAR-OFFICE que são pacotes de SOFTWARE com as mesmas funções dos que fazem parte do OFFICE, mas que são de uso livre. O problema será que você irá perder um pouco de tempo para se familiarizar com o uso dos mesmos, pois existem algumas diferenças em relação ao OFFICE que é em geral o que nos ensinam nos cursos de informática!
Uma coisa que muitos perguntam é: Como eu faço para imprimir um esquema de forma que ele fique legível? Eu mando imprimir na minha impressora e o esquema sai muito pequeno e ilegível! Em primeiro lugar, lembre-se de que impressoras de uso doméstico só imprimem em A4, Carta e Ofício, e o tamanho mais utilizado na impressão de esquemas em uma gráfica, é o A3 (que é o dobro do A4). Então, não tem como imprimir o esquema em tamanho grande? Tem sim, sendo que você irá utilizar muitas folhas A4 para isso. O próprio Software de impressão instalado no ato de instalação da sua impressora tem as ferramentas para fazer a divisão exata das partes do esquema que serão impressas em cada uma das folhas, permitindo que após a impressão você possa unir as partes sem cortar componentes ou linhas de ligação do esquema. E como se faz isso? Primeiro, localize o esquema que você quer imprimir:


De um duplo clique sobre o mesmo para que ele seja exibido (aberto) na tela do monitor:



Vá em “ARQUIVO” no topo da tela à esquerda e de um único clique para abrir o MENU de opções desta aba:



Vá até a opção “IMPRIMIR” e de mais um clique:



Na tela que abriu, vá em “INTERVALO de IMPRESÃO” e selecione a opção “VISUALIZAÇÃO ATUAL”:



Agora, vá até a opção “CONTROLE de PÁGINAS” e em “ REDIMENSIOMENTO de PÁGINAS”, escolha a opção “ COLOCAR PÁGINAS LADO À LADO”.
Depois vá em “ REDIMENSSIONAMENTO LADO À LADO e ajuste para a porcentagem que permita a impressão em uma quantidade de folhas que deixe o esquema legível mas sem ocupar folhas em demasia, como por exemplo aparece na imagem abaixo onde uma única folha do esquema será impressa em 15 partes, o que irá desperdiçar papel e deixar o esquema excessivamente grande.



Por hoje terminamos e na próxima edição vamos continuar falando do uso do PC na bancada e de seus programas mais úteis! Até lá se DEUS quiser!!! Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES e também é Técnico em Segurança do Trabalho. Integra a equipe do Clube do Técnico  RJ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário