sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jornal Ícone 217 - Os desafios de ensinar quando não querem aprender!

André Pereira

O conhecimento, um item muito importante para a percepção humana no ambiente em que se vive. Um instrumento de defesa e ataque, de sobrevivência e existência, que não deveria ser negligenciado pelas novas gerações, que, seguidos de seus antecessores, sejam pais, amigos ou parentes, não estão alimentando o senso de curiosidade ou a alegria da descoberta.
O conhecimento abre portas, caminhos e a mente. É responsável por tirar a alma da escuridão e de dar asas aos nossos pensamentos e visões de mundo. Sem o conhecimento, todos acabam sendo manipulados a seguirem as massas e a não pensarem e nem questionarem.
Os desafios se mostram cada vez mais complicados. Jovens com seus celulares e fones de ouvidos em plena sala de aula e de conversas paralelas com a do educador, cientes de uma impunidade demasiada. Sem foco no futuro e sem vontade de guiarem-se rumo ao desconhecido na busca do conhecimento que os leve a um caminho de alegria e satisfação. Pessoas que não querem saber das maravilhas do conhecimento e de seus benefícios na vida profissional e pessoal.
Meu BRASIL deu uma ilusão de liberdade irresponsável aos jovens de hoje, fazendo-os achar que tudo é permitido e tudo é libertário, quando na verdade, são amarras as ilusões da vida que parece fácil e eterna e não vêem, em seus pais e avós, que o tempo é curto e passa mais rápido que acham. E chegar em um ponto sem conhecimento por ter negligenciado na infância, lamentando pelos erros do passado é o pior castigo que alguém impõe a si mesmo.
 A internet é um mar de informação e conhecimento, tudo disponível e de graça. Mas a juventude vai garimpando o lixo, o que não presta e o que nada agrega ao seu saber e a seu futuro. Sem saber que essa atitude os levará às lamentações da vida, quando é ele próprio o responsável pelos seus atos, quando na idade adulta e sem o tempo que tinha para ser feliz disponível para as mudanças de atitude.
Agora, a pergunta é: Qual o desafio de ensinar, quando os outros não querem aprender?
Talvez por meios que sigam a tendência desse novo tempo, ou, quem sabe, por meios variados com exemplos de derrotas e de conquistas e tentar mostrar caminhos já percorridos com resultados já sabidos, mas se o aprendiz for arrogante o suficiente para não escutar e não seguir, achando que com ele será diferente? Nesse caso, é lamentar os resultados já sabidos e esperar pela superação ou pela derrota.
Caberia a nós o dever de propor soluções ? Sim! Porém, é mais importante fazer com que as massas se arrependam de pararem de pensar e de questionar e trazê-las a um novo e, quem sabe, moderno pensamento. Quem sabe a uma reflexão do que queremos para a nossa nação. Fazer enxergar que não poderemos ser um país moderno sem ter a coragem de mudar nossos pensamentos manipulados para opinião própria de nossa própria existência nesse mundo e engajar o jovem na busca do saber e do questionar. Sei que isso é difícil e complicado, mas evitemos dar coisas que eles querem sem uma contrapartida compensatória. Por exemplo: Se um filho quer algo que está na moda e quer muito, ensine-o a conquistar com algo que ele não goste, como por exemplo, estudar. SIM! Desafie-o a conquistar o objeto dos desejos com notas, estudos e conhecimento e vá acrescentando mais desafios até perceber um interesse nesse desafio que o incumbiu de superar para ver se esse é o modelo que o faça sair do sistema podre dos dias de hoje que é entreter esses jovens nas coisas mais estúpidas do mundo. Será esse o desafio, ou eu que fiquei atrasado no tempo e não enxerguei que o tempo passou e tudo mudou? Não sei, é um desafio !
André Pereira da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário