sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jornal Ícone, ed 217 - Copa do Mundo Fifa 2014: "sangramento fora de hora"?

Carlos Dei

Não cabe aqui julgamento do mérito da questão, mas convenhamos, as controvérsias em relação à realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 traz uma série de “sangramentos” fora de hora que requerem muita, mas muita atenção. Com todo respeito às paixões futebolísticas de parte considerável da população brasileira e mundial, não podemos deixar passarem despercebidas as dicotomias geradas por esse evento e o não consenso em relação ao ‘fim’ e aos ‘meios’.
A estimativa aproximada de “investimentos” (?) é de 183 bilhões de reais, sendo 20 bi de dinheiro público (é o que dizem) e o restante da iniciativa privada (será???) em infraestrutura para receber a Copa, “bagatela” essa distribuída em transportes, segurança e cultura, para o bem-estar da população e dos turistas, 12 estádios moderníssimos, 700 mil postos de trabalho com 330 mil empregos permanentes, aquecimento na economia impactando o PIB (Produto Interno Bruto), gerando algo em torno de 2% das receitas internas. Há maravilha melhor que o “padrão Fifa”?

Opa! Investimento em transportes? A realidade tem mostrado uma face cruel do transporte público: ônibus, trens e metrôs superlotados e desconfortáveis diariamente, tarifas caras, congestionamentos monstros; Polícias despreparadas para lidar com a grande massa, denúncias de corrupção, assassinatos, desaparecimentos; Falta de investimentos nas iniciativas populares e na cultura original popular, abandono dos espaços culturais e dos espaços públicos... E os investimentos na Saúde Pública e na Educação? O que falar dos casos diários de pacientes rolando em macas ou morrendo à míngua pelos corredores dos hospitais públicos? O que falar das escolas depredadas, sem infraestrutura? O que falar da péssima remuneração dos profissionais destes setores, quando... quanto é mesmo que ganha um vereador, um deputado, um senador, um juiz, promotor, zelador da Câmara, do Senado...? Descontentamentos gerais, greves...

E o histórico do superfaturamento das obras (Vila do Pan e nos estádios atuais), das lavagens de dinheiro e evasão de verbas públicas na CBF denunciadas pelo Ministério Público; e da incompetência na finalização de tais obras? E a derrubada do Viaduto da Perimetral, o sumiço de vigas gigantescas, sem que ninguém tenha visto, nem os satélites nem as câmeras de vigilância? E a 73ª posição mundial do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com cerca de 10% da população analfabeta; E o caos na infraestutura aérea?...
...???
20 bi de dinheiro público daria para mudar significativamente a qualidade de vida do país. Queira Deus que consigamos fazer golaços na nossa vida coletiva durante e pós Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, para não virarmos mais uma olim-piada de mau gosto.
Com informações de planetasustentável.abril.com.br
Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário