sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jornal Ícone ed. 217 - Primeiras impressões sobre o TV OLED!


Fernando José

Este artigo é dirigido aos amigos técnicos que sempre estão em busca de informações sobre as novas tecnologias e em especial aos “urubulinos” de plantão (não estou me referindo aos torcedores do Flamengo, cujo símbolo é um Urubu e sim aos que vivem por aí bradando em alto e bom som que tudo está acabado na manutenção dos TV’s porque o TV OLED só tem a tela e o fio da tomada) (aliás, na Bíblia, no Velho Testamento se explica bem o porque de certas pessoas terem de ficar bradando seus desejos em alto e bom tom. É porque nem elas acreditam no que estão falando e acham que se falarem bem alto podem se convencer que é verdade)!
Para estes, tenho de dar a triste notícia que tem mais algumas coisas além da tela e do fio da tomada em um TV OLED, mas como para eles tudo está acabado, acho melhor nem lerem até o final pois vão gastar as letras do jornal!
Já para aqueles que têm a eletrônica como paixão e profissão, sigam a leitura que, mesmo ainda sendo informações iniciais, juntando ao conteúdo que temos desenvolvido (falei “temos” porque não se faz as coisas sozinho e, muito do que sabemos hoje sobre a reparação dos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA, vêm da colaboração de vocês leitores que prestigiando o nosso trabalho à frente do Clube do Técnico – RJ, têm nos dado incentivo a correr atrás de novas informações e adaptá-las às necessidades do técnico brasileiro), já podemos ter alguns vislumbres do que teremos pela frente em relação à manutenção desses equipamentos em um futuro não muito distante, principalmente quando modelos de menor tamanho de tela do que os atuais 55 e 84 polegadas chegarem ao mercado brasileiro, trazendo uma redução do preço deste tipo de TV e assim aumentando a participação dela no mercado!
Desde já é bom frisar que os modelos colocados em nosso mercado atualmente, são os “TOP TOP” de linha, com valores entre R$25.000,00 para o menor modelo e de menor número de funções, até os R$55.000,00 para o de 84 polegadas, 3D, SMART TV!
Uma observação importante em relação aos recursos desses equipamentos é que, pelo menos no momento, ainda não temos modelos nacionais de TV’s OLED na versão 4K.
Todos os modelos disponíveis em nosso mercado são FULL HD, reproduzindo até 1080p (1080 linhas progressivas para formar a imagem)!

Então, embora a LG tenha no mercado TV’s LCD LED com resolução 4K, estes OLED ainda não possuem esta tecnologia incorporada aos mesmos!
As informações que vou passar foram obtidas no treinamento que a LG realizou aqui no Rio de Janeiro nos dias 24 e 25 de Março, no qual estive presente representando a Eletrônica Xavantes que é uma das empresas onde presto serviço como técnico!
Devo citar aqui a alta qualidade do treinamento ministrado pelo Instrutor Antônio Mendes, que nos passou inúmeras informações bastante relevantes para facilitar o dia a dia do técnico, na reparação não só dos TV’s OLED, como também dos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA que ainda serão por um bom tempo os carros chefes no setor de imagem!

Bem, como primeira impressão do TV OLED, podemos citar a qualidade de imagem do mesmo, que é superior a um TV de PLASMA!
Um detalhe que chamou a atenção, foi o consumo do TV que lá nos foi mostrado que era um 55 polegadas e que apresenta um consumo de 257W total.
A meu ver (e acredito que no de vocês também) é um pouco acima das nossas expectativas, já que um LCD LED destas mesmas polegadas não chega a este valor!
Um ponto bem positivo destes TV’s é que a tela produz muito menos calor que as telas LCD e PLASMA, o que pode indicar que teremos menos problemas relacionados com a tela do TV, o que tem sido uma grande dor de cabeça atualmente, pois quando se chega ao diagnóstico que a tela do TV está defeituosa, em 99% dos casos, o TV vai virar sucata, pelo alto valor de um painel para troca!
Isso na verdade só o tempo vai dizer!!!!
Ao lado temos o TV que foi utilizado com tema do treinamento do qual participei:

Na sequência, o momento da entrega dos certificados onde vemos (eu obviamente) junto ao instrutor da LG, Antônio Mendes!

Voltando ao TV propriamente dito, uma informação importantíssima para aqueles que por ventura sejam chamados pelos seus clientes para efetuar a instalação de um TV desses;
O cliente quando adquire um TV OLED LG, já comprou a mesma com a instalação inclusa (item que provavelmente o vendedor vai omitir)!
Se você, que não é técnico de um posto LG, for chamado pelo seu cliente para instalar a TV OLED LG de 84 polegadas que ele comprou, porque ele só confia nos seus serviços, não seja olho grande e mantenha essa confiança, informando ao cliente que:
Caso o TV seja removido da embalagem por pessoal não autorizado e o mesmo (o TV) apresente algum tipo de problema, o mesmo passou a estar fora da garantia, já que a embalagem foi violada!
Então, informe o cliente o fato e diga a ele que o correto será solicitar a visita de um posto autorizado para realizar a instalação, e que caso o cliente deseje, você pode estar lá no dia e hora marcadas pelo posto, e acompanhar a instalação junto com o cliente (você vai aprender alguma coisa sobre o funcionamento do TV e ainda vai ganhar uma taxa de deslocamento técnico para isso)!
Outro detalhe muito importante é que este modelo de tela curva e pedestal de acrílico, não possui a opção de ser instalado na parede!
O mesmo não possui as furações traseiras que permitem nos LCD, LCD LED e PLASMA, serem instalado em suportes específicos para fixação nas paredes!
Caso o cliente queira um TV OLED (pelo menos esses da LG, no momento) terá de optar pelo modelo de tela reta que possui uma moldura para instalação na parede!
E vejam que este modelo para instalar na parede, só pode ser instalado desta forma, não sendo possível a instalação deste modelo sobre uma mesa, por exemplo!
Coisas de coreano com certeza!!!!
Na foto abaixo, vemos a moldura que no caso, é onde ficam os alto falantes e até o fio da tomada do TV e na foto da sequência, temos o suporte articulado que faz parte deste conjunto para a instalação do TV:



Sobre as entranhas do TV OLED, que é uma coisa que sei que todos estão querendo saber, posso dizer que possui exatamente tudo que já estamos nos acostumando a ver em um TV LCD, LCD LED ou PLASMA.
Temos uma Pci de fonte (que inclusive é a mesma da linha LV e LW de TV’s LCD LED LG), a MAIN UNIT idêntica às que hoje temos e a T-CON que apresenta a mesma função, que é receber os sinais LVDS vindos da MAIN  UNIT e gera os sinais RSDS que são enviados a tela para gerar a imagem propriamente dita.  
 Um detalhe que vai diferenciar os TV’s LCD LED dos OLED é que o circuito responsável por gerar a tensão necessária à iluminação da tela, que popularmente conhecemos com INVERTER, mesmo nos TV’s com BACKLIGHT de LED, não mais fica na Pci da FONTE e sim na T-CON!
Esta distribuição das placas dentro do TV pode ser vista na próxima foto:


Visto que as etapas existentes na estrutura de um TV OLED é exatamente a mesma que já estamos começando a dominar, não fica muito difícil entender que as falhas que irão surgir, serão basicamente as mesmas que já vemos há alguns anos nos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA!
É claro que em relação a falhas na tela, ainda não temos muito ou praticamente nada a falar sobre falhas, pois só o tempo de uso em domicílio é que vai mostrar as falhas reais destes novos TV’s!
Um detalhe que podemos dizer é que nas telas desses novos OLED da LG, temos 4 pixel’s ao invés dos 3 que estamos acostumados.
Nessas telas, temos o pixel “R”, o “G”, o “B” e o “W” (pixel branco, White)!
Isso segundo os engenheiros proporciona um aumento no contraste da imagem e, consequentemente, a sua qualidade!
Bem, amigos, por enquanto isso foi uma breve explanação sobre este novo televisor que está entrando em nosso mercado e que, provavelmente, em breve vai aparecer em nossas bancadas para serem reparados!
Enquanto eles não chegam, vamos nos distraindo com os LCD, LCD LED e PLASMA que estão por aí e para ajudar a tirar algumas dúvidas que persistem sobre “Quando e Como” fazer uma ATUALIZAÇÃO de SOFTWARE, consulte o o Clube do Técnico 
Mais informações podem ser obtidas através de nossos e-mail’s que são:
clubedotecnico@gmail.com ou clubedotecnicorj@gmail.com
E também pelo SKYPE que é: clubedotecnico@live.com
E não deixe de visitar nosso site em http://clubedotecnicorj-pro-br7.webnode.pt/
E venha fazer parte da nossa comunidade virtual no FACEBOOK.
Procure a comunidade do Clube do Técnico – RJ e venha se juntar a nós!
Fale com a gente também por telefone de todas as operadoras:
25966942, 998394668  (vivo), – 980967832 (tim)  – 975674947 (claro)  – 985792128 (oi)  – 996409617(vivo)  – 35872095 (net fone) de segunda à sexta feira entre 10 da manhã e 6 da tarde!

IMPORTANTE:

Para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre o trabalho com os componentes SMD ou que querem aprender a dessoldar e soldar os mesmos, utilizando as várias técnicas existentes, o Clube do Técnico – RJ vai realizar em breve uma aula extra para uma quantidade limitada de alunos, onde vamos mostrar como fazer e os participantes “vão fazer” o processo de retirada e de soldagem desses componentes, utilizando as ferramentas necessárias ao correto trabalho com estes componentes!
Aviso que esta turma será uma turma extra e, por este motivo, só será possível marcar a data deste evento, quando todas as vagas estiverem preenchidas e devidamente pagas, pois estaremos locando o espaço neste dia especificamente para esta finalidade, fora de nosso calendário já agendado no local!
Os interessados devem entrar em contato pelos mesmos canais já citados acima para pegarem as informações de como proceder para realizar o pagamento da taxa de inscrição!
Prestigiem a literatura técnica nacional, adquirindo os livros do Clube do Técnico – RJ, à venda na TECHNO AV (Icaraí e Cascadura), Livraria Vitória, FABITEC (Alcântara) e também pelos e-mail’s do Clube!
Veja abaixo os livros da coleção:



Eles estão todos à venda no formato impresso e encadernados em espiral para facilitar o manuseio sem deixar que a capa e as páginas acabem se amassando ou rasgando devido às dobras que ocorrem em outros tipos de encadernação!
Todos os títulos também estão disponíveis em formato E-BOOK que é o formato do livro eletrônico em PDF.
Encerramos agradecendo aos 78 alunos presentes em nosso evento do mês de Abril onde abordamos Dicas e Macetes de Reparação das Fontes dos TV’s LCD, LCD LED e PLASMA das marcas SAMSUNG, AOC, H BUSTER, CCE e SONY.
Este foi mais um sucesso do Clube do Técnico – RJ que só se torna possível pela presença de vocês alunos, leitores e amigos!
O meu muito obrigado a todos vocês!!!!!



Fernando José é Técnico de Eletrônica e atua no setor de manutenção de equipamentos eletro eletrônicos há mais de 34 anos e a mais de 28 é também atuante como instrutor, já tendo trabalhado no Curso Lumiertz de Rádio de TV, ASAERJ e FAETEC. Atualmente é Instrutor e Diretor do Clube do Técnico – RJ.
É autor de vários livros técnicos voltados ao segmento de reparação e da revista técnica “Clube do Técnico em Revista” que é enviada aos assinantes em formato digital e do boletim técnico do Clube do Técnico – RJ que pode ser encontrado nas lojas de eletrônica do Rio de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário