sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jornal Ícone ed. 217 - É válido medir a impedância dos alto-falantes com o Ohmímetro?



 Waldyr Souto Maior


Caro amigos leitores, há muito tempo que me deparo com uma situação polêmica e, que gera até discussão entre os colegas de profissão: Será que podemos confiar na medição da impedância de alto-falantes efetuada com um ohmímetro analógico?
Bem, antes de responder que sim, teremos que relembrar alguns conceitos sobre impedância.

Podemos dizer que impedância é o somatório vetorial de todas as dificuldades oferecidas por um circuito à passagem da corrente elétrica. Essas dificuldades são: REATÂNCIA INDUTIVA, REATÂNCIA CAPACITIVA E RESISTÊNCIA ELÉTRICA.
Como a capacitância entre espirais numa bobina de alto-falante é muito baixa, a Reatância Capacitiva resulta num valor muito alto. Como ela equivale a uma capacitância em paralelo com o indutor, sua influência na impedância é desprezível.
Assim, para calcular a resistência do fio da bobina de um alto-falante de uma determinada impedância, podemos utilizar a fórmula apresentada na figura 01.

Uma bobina de alto-falante de 8 ohms possui uma indutância de aproximadamente 400 µH. Podemos então calcular sua reatância indutiva através da fórmula apresentada na figura 02.


Como a freqüência padrão para verificações de impedância é 1000 Hz temos:

 XL = 6.28 x 1000 x 0,000400 = 2,52 Ohm

Jogando tudo na fórmula da figura 01, encontramos um valor de resistência de 7,6 Ohm.Valor bem próximo da impedância, o que comprova que é válido sim, medir a resistência da bobina de um alto-falante para se ter uma ideia da sua impedância. Fiz o mesmo com um alto-falante de 4 Ohm e a resistência do fio resultou em 3,9 Ohm. A medição pode ser feita com o multímetro analógico ou digital.
    Se você é um técnico reparador com experiência em conserto de TV, entenda que os televisores modernos são também aparelhos eletrônicos, formados por componentes eletrônicos e baseados em conceitos eletrônicos elementares.
Estude eletrônica com dedicação para que você possa continuar exercendo sua profissão com ciência e dignidade. 
Além do CURSO DE PROJETOS, a Esate possui cursos diversos nas áreas de Eletrônica e Informática, para especialização dos que estão ingressando agora na profissão e para aperfeiçoamento dos colegas que já são antigos na profissão: ELETRÔNICA ANALÓGICA E DIGITAL; PROJETO DE CIRCUTOS ELETRÔNICOS; INVESTIGAÇÃO DE DEFEITOS EM APARELHOS ELETRÔNICOS EM GERAL; CONSERTO DE AMPLIFICADORES E MESAS DE SOM; CONSERTO DE FONTES CHAVEADAS; CONSERTO DE TV DIGITAL, PLASMA, LCD e LED; OFICINA DE TV (SOMENTE PRÁTICA DE TV LCD e LED); COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA PARA TÉCNICOS; CONSERTO DE PC; CONSERTO DE MONITORES LCD; CONSERTO DE NOTEBOOK; CURSO DE COMPONENTES SMD; CONSERTO DE FORNOS DE MICROONDAS; CONSERTO DE BLUE RAY, DVD E HOME THEATER; ETC.
Se você mora distante do Rio ou em outro estado, pode fazer o curso pelo sistema à distância

Colabore também com a nossa classe profissional, associando-se à ASFETEB, uma associação que existe com o único propósito de ajudar os técnicos no exercício da sua profissão com orientações, esquemas, materiais, cursos e empregos.

Associe-se! Além dos diversos benefícios gratuitos, você ainda obtém excelentes descontos nos cursos da Esate.

As dicas, orientações, esquemas e materiais são solicitados via email e enviados via correios ou email. Quando uma peça não é encontrada nas lojas da sua cidade, procuramos para você no Rio ou em São Paulo. Quando um sócio precisa de uma placa tela, ou peça difícil, acionamos os demais sócios para localizar aquele que tem uma sucata do aparelho em questão.


Se você mora no Rio, pode trazer seu aparelho para obter ajuda em bancada, na nossa Oficina-Escola. É ajuda mútua e gratuita, mas, somente os sócios têm acesso aos benefícios. O nosso endereço é: Av. N.S. das Graças, 138 2º andar - centro - S.J. de Merití - RJ. ( A 150 metros do Metrô Pavuna ).
Você pode também acessar o nosso email: esate.asfeteb@ig.com.br ou, o nosso site: www.wix.com/novaasfeteb/esate para conhecer melhor nosso trabalho. E não deixe de se relacionar conosco também através do Facebook: Esate Asfeteb -http://www.facebook.com/profile.php?id=100003405630763, você estará em contacto com outros amigos da profissão em um ambiente agradável com muitas informações técnicas, vídeos e dicas. Fique com Deus!
Para falar conosco, ligue: (21) 2655 0312 ou, Claro: 97477 4498 ou, Oi: 98461 2689. Obrigado!

Waldyr Souto Maior é professor de eletrônica na ESATE, possui cursos no exterior, é autor de alguns livros técnicos e é vice-presidente da Asfeteb (Associação Federal dos Técnicos em Eletroeletrônica do Brasil: esate.asfeteb@ig.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário