sexta-feira, 13 de março de 2015

Jornal Ícone - Ed. 225 - Falando um pouco sobre NOTEBOOK’s!

Fernando Asaphe Jr.


Eles estão a cada dia mais na moda e também mais sofisticados e obviamente também, cada vez mais caros!
Vamos, então, comentar aqui um pouco sobre este tipo portátil de computador e saber alguns detalhes que você deve estar ciente no momento da escolha de um deles para equipar a sua bancada, por exemplo!
A escolha de um equipamento é muito ligada a finalidade ou finalidades que você irá dar ao mesmo!
Então, se deve pensar no que  precisa no momento e também em um futuro, pelo menos de curto a médio prazo!
Quando se trata de NOTEBOOK’s e seus parentes próximos (netbook, ultrabook e tablet), não devemos pensar em recursos que só serão utilizados em longo prazo, pois como a tecnologia anda a passos cada vez mais largos, provavelmente quando este momento futuro chegar, você vai acabar constatando que o equipamento que você adquiriu não tem mais os requisitos necessários a aplicação para qual você se programou!

Lembre-se de que, diferente de um computador normal (desktop), os NOTEBOOK’s e seus parentes, não permitem muita coisa quando se trata de dar um “tapa no visual” deles (o chamado UPGRADE).

Em um desktop, você pode trocar o processador, aumentar a memória, trocar a placa mãe, acrescentar itens de hardware, etc.
Mas em um NOTEBOOK, em geral o que se pode fazer é acrescentar memória e colocar um HD de maior capacidade de armazenamento, mas não muito mais do que isso!
Então, se você está pensando se é melhor comprar um desktop (computador de mesa) ou um portátil (notebook), leve em consideração todos os prós e contras aqui citados e só depois faça a sua escolha!
Não entre na ideia muito em moda atualmente relacionada à seguinte frase:
“menos é mais”
Até onde eu saiba, menos é menos e mais é mais!
Ou seja, se você pensa nos recursos que vai utilizar do seu NOTEBOOK, não pense que “talvez isso ou aquilo não seja realmente necessário”!
Se é para gastar em algo que vai te ser útil, principalmente em nível profissional, não faça economia, pois aqui realmente o barato vai te sair bem caro depois!
Itens muito importantes, são:
O tipo de memória RAM que o NOTEBOOK utiliza.
Por exemplo: existem equipamentos com placas-mãe mais antigas que usam memórias RAM do tipo DDR2, que não são mais fabricadas e, assim, se você precisar colocar mais memória no seu NOTEBOOK, vai descobrir que o valor dessa memória é a metade do valor de um NOTEBOOK novo!





Atualmente, as memórias mais usadas são as DDR3.
Para saber se o NOTEBOOK que você está cogitando comprar usa este tipo de memória, acesse o site do fabricante e procure as especificações técnicas do mesmo!
Quantidade de conexões USB disponíveis!
Atualmente, muitos itens de hardware podem ser conectados a um computador seja ele um desktop ou um NOTEBOOK via entrada USB e assim, quanto mais entradas disponíveis, melhor!



Preferencialmente, escolha equipamentos que tenham pelo menos uma entrada USB3.0, que é reconhecida por ter o seu conector com um plástico azul em seu interior.

Este tipo de conexão USB apresenta uma velocidade de transferência de dados muito maior do que o USB2.0 usado até então!

Mas lembre-se: A velocidade de transferência só será 3.0 se além da entrada USB do NOTEBOOK, o item de hardware conectado a ela também for!

Saída de vídeo HDMI!

É uma função interessante se pensarmos que hoje todos os TV’s possuem entradas de sinal neste padrão e o mesmo permite uma ótima qualidade de imagem e som!
Então, sempre será uma opção, ligar seu NOTEBOOK no TV de 60 polegadas da sala para assistir aqueles vídeos do YOUTUBE ou filmes baixados da internet!



Um item dos mais importantes é a marca a ser comprada!
Não vou aqui dizer que tem de ser essa ou aquela marca, mas você deve evitar marcas desconhecidas do nosso mercado, dando preferência a marcas que já sejam conhecidas nossas e que, obviamente, tenham postos autorizados para realizar reparos no equipamento caso isso seja necessário!

Tá pensando em usar o NOTEBOOK para ficar jogando os famosos joguinhos ON LINE?
Sinceramente, se você não tem pelo menos uns R$5.000,00 para gastar em um NOTEBOOK e muito menos tem um local refrigerado permanentemente para ficar sentado jogando, desista da ideia enquanto é tempo!

Um NOTEBOOK por melhor que seja, não tem a mesma capacidade de ventilação da parte interna que tem um computador do tipo desktop.

E jogos, sabidamente consomem bastante dos recursos do computador seja ele de que tipo for e esse consumo reflete em aquecimento e em sendo um NOTEBOOK, a sua capacidade de ventilação é bem reduzida e isso vai reduzir drasticamente a vida útil do seu brinquedinho!

Não é necessário falar que ter WIFI e conexão para cabo de rede é um padrão para todos os equipamentos deste tipo atualmente!

Uma webcam integrada embora não seja algo imprescindível, em geral equipa os NOTEBOOK de valor de médio para alto hoje em dia!





Espero que o que falei até aqui possa ter sido útil para aqueles que estejam pensando em comprar um NOTEBOOK e na próxima edição vamos falar um pouco de algumas falhas que podem ocorrer com o uso desses equipamentos!
Até a próxima!

Fernando José Asaphe Júnior é Técnico em Montagem e Manutenção de MICROS e REDES.
Também é formado como Técnico de Segurança do Trabalho e em Relações Internacionais pela UFRJ e é um dos integrantes da equipe do Clube do Técnico – RJ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário